EntreContos

Detox Literário.

Resultados do Desafio Fantasmas

ghostwriter_still

Caros participantes, leitores e almas desenganadas; as doze badaladas anunciam, chegou a hora da liberação dos resultados!

Por isso, pare de arrastar correntes e balançar castiçais pelo ar e confira quem é o autor daquele conto que você adorou:

nomes-gustavo

Embora a tarefa de comentar 63 contos pareça fantasmagórica, muitos dos participantes se empenharam e reconheceram o esforço dos demais. Parabéns a todos pelo envolvimento!

comentários-gustavo

E como não poderia faltar, que façam silêncio no umbral, pois eis os vencedores!

votos-gustavo

Vale ressaltar que, segundo o regulamento, para a apuração de votos e comentários só foram consideradas as postagens feitas antes das 23:59hs no horário de Brasília do dia 15/01/2014. Desta formas, temos o seguinte resultado:

1) “Quatrilho” – (Seu Jorge) Bia Machado; 193 pontos

2) “Morto e Burumé” (Papai Noel)  – Leandro Barreiros; 182 pontos.

3) “Borboletas Brancas” (Doutor Pompeu P. P.) – Ana Paula Lemes; 166 pontos.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes! São vocês que motivam e permitem que os desafios existam. A equipe do Entre Contos agradece imensamente aos autores e leitores, e esperamos contar com suas participações no próximo Desafio!

127 comentários em “Resultados do Desafio Fantasmas

  1. bellatrizfernandes
    19 de janeiro de 2014

    Parabéns para todo mundo (Não só para os ganhadores!)
    Infelizmente eu tive que viajar no período de votação e não consegui nem ler nem comentar todos, mas nos próximos dias vou ver se me atualizo. Não prometo nada, porém.
    Gostaria de agradecer a todo mundo que votou nos meus contos. Realmente não entrei no desafio para ganhar.
    Há muito tempo fico dizendo a mim mesma que eu perdi o tempero que eu tinha antes para escrever e isso acabou me desestimulando. Então peguei o Juntos Para Sempre, que eu considerava o meu melhor conto e mandei junto com o Missão de Julia, escrito só para o desafio. E provei para mim mesma que eu melhorei – e muito! – minha escrita!
    Obrigada e parabéns à todos!
    E em fevereiro tem mais!

    • Claudia Roberta Angst
      19 de janeiro de 2014

      Gostei bastante do seu conto Missão de Julia. Sem dúvida alguma, você evoluiu bastante. O verdadeiro desafio aqui, creio que seja o de nos superarmos, de vencermos nossos bloqueios e lapidarmos o bruto cristal da escrita. Parabéns.

    • Ana Google
      19 de janeiro de 2014

      Eiii, você está me devendo explicações sobre a Missão de Júlia! Valeu, rs!

      • bellatrizfernandes
        20 de janeiro de 2014

        Ah, é verdade!
        Você tem facebook? Pode me adicionar lá e eu te explico direitinho (/bender.bells). Ou me manda um e-mail com as suas dúvidas (themusicsensacao@gmail.com).

  2. Pétrya Bischoff
    17 de janeiro de 2014

    Só tenho que parabenizar aos organizadores, participantes e, é claro, os vencedores.

    Foi ótimo participar e adquirir experiência aqui, estou ansiosa pelos próximos desafios 🙂

  3. Monta de Biaggio
    17 de janeiro de 2014

    Excelente desafio! Gostaria de parabenizar aos organizadores pelo fantástico trabalho, e agradecer a oportunidade de participar desde desafio. Foi uma experiência ímpar, cuja me alertou tanto para os pontos positivos do meu texto, quanto para os negativos, principalmente. Coisa que me alegrou bastante, pois pude tomar noção de uma série de fatores que poderão vir a melhorar a minha escrita. Desta maneira, agradeço a todos os que comentaram meu texto, e também aos que votaram em mim. Sinceramente foi uma surpresa que tenham gostado, digo, é minha primeira “viagem”! ^^

    Parabenizo principalmente os vencedores, Bia, Leandro e Ana Paula. E desejo a todos cada vez melhores escritos.

    Espero o próximo desafio! =D

    • Ana Google
      17 de janeiro de 2014

      Obrigada, Ryan! E parabéns pelo seu texto. Tem uns ajustes pra fazer, mas é um texto muito bom, que muito me cativou!

  4. Gustavo Araujo
    16 de janeiro de 2014

    Primeiro quero agradecer – e muito – o empenho do Vitor na organização deste Desafio. Graças a ele tive um fim de ano mais ou menos normal, rs. Sei que não é fácil gerenciar os comentários e computar os votos, mas isso foi feito de maneira impecável por ele. Bom para nós 🙂

    Também quero parabenizar todos os que participaram do Desafio. Parabéns, em especial, aos primeiros colocados, cujos contos dispensam longas digressões a respeito da excelência da escrita. São a prova cabal da qualidade do que se posta por aqui.

    Parabéns a todos aqueles que entendem que o Entre Contos é um espaço para escritores E leitores. Àqueles que comentaram os contos dos demais, meu mais sincero agradecimento. É isso que faz os Desafios darem certo. É por causa desse pessoal, que não só escreve de maneira brilhante, mas que também se preocupa em analisar e passar suas impressões, que tudo tem funcionado maravilhosamente bem por aqui. O sucesso do EC decorre desse amor, que vocês escritores-leitores, têm pela literatura. Obrigado mesmo! Tenham certeza de que estamos trabalhando para deixar o blog ainda mais interessante. Aguardem, novidades fantásticas vêm por aí!

    Por fim, quero agradecer àqueles que leram, comentaram e, eventualmente, se emocionaram com o conto “Clair de Lune”, que escrevi. Na verdade, eu pretendi fazer uma experiência, escrevendo um conto cuja leitura equivalesse ao tempo de execução da famosa música de Debussy. Não pude, então, descer a fundo na narrativa – algo que sempre faço – tendo que optar por algo mais contundente, breve mas certeiro, como a música é. Isso funcionou para quem estava mais familiarizado com a história de Anne Frank, mas não tocou aqueles que a desconhecem. Um risco que eu decidi correr. Em todo caso, gostei do resultado.

    Apenas deixo como sugestão a quem não conhece a história da Anne que não deixe de ler o famoso “Diário”. É uma experiência de vida, mais do que uma leitura corriqueira. E, se puderem, visitem o museu do Anexo Secreto, nem que seja de modo virtual http://www.annefrank.org/en/Subsites/Home/

    Abraços a todos. Nos vemos em breve.

    • Bia Machado
      17 de janeiro de 2014

      Valeu, Gustavo! =)

    • Ana Google
      17 de janeiro de 2014

      Ainda vou ler Gustavo, seu texto me motivou a lê-lo! Abraço!

  5. Leandro B.
    16 de janeiro de 2014

    Galera, fico muitíssimo feliz com esse resultado. Tenho que admitir que também tentei vencer a madrugada na esperança da revelação da votação e dos autores, mas acabei me rendendo ao sono. Que alegria quando abri o blog!

    Meus parabéns à Bia e à Ana Paula. Mereceram muito a colocação. O desafio foi extremamente apertado, muito texto bom, muita surpresa agradável. Achei fantástica a quantidade de propostas diferentes para o tema. Me peguei, uma vez mais, admirando textos de linguagem poética. Textos com finais felizes convincentes, de excelentes enredos e narrativas, personagens extremamente carismáticas, como o senhor perdedor profissional ou a encantadora Júlia, fora outras históricas fantásticas, com ambientações soberbas. Sinto que cresci, não apenas pelas críticas, mas pelas leituras que todos proporcionaram. Vocês estão de parabéns.

    Aliás, agradeço muito pelas leituras e comentários. Acredito que vão somar muito à versão final do conto. Agradeço também pelos votos. É de uma satisfação desconcertante saber que gostaram do conto. Aos que não gostaram, reforço que agradeço muito as leituras e as críticas. Somarão muito.

    Os colegas já iniciaram, mas endosso o coro de agradecimentos e congratulações à equipe do EntreContos. Organizam, leem, escrevem, comentam, ajudam… Não é pouco. Tenho certeza que muita gente aqui chegará longe escrevendo e sempre manterá esse blog no coração.

    Sobre os pseudônimos, errei TODOS os meu palpites. Ou quase todos. Fiquei dividido em dois que acabei “acertando”. Achei que “O segredo do Natal” teria sido escrito ou por Thata ou pela Ana Paula e que Sr. Villari seria do Raione, do J.G.G. ou do Holloway. Intuí e, quase poderia apostar, que “Aparição” seria do Doutor Elton, que “os mortos andam sobre cinza” era da Bia… em resumo: sou um péssimo detetive.

    Ótimo desafio, pessoal. Espero poder participar do próximo.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Parabéns, Leandro! Seu conto é muito bom! Você me respondeu lá sobre o demônio que se sobressaiu, mas eu não sei, talvez seja coisa minha mesmo. Pra te falar a verdade, eu não gosto muito de contos com demônios, o seu pra mim e um do Asimov, o Azazel, são os mais aceitáveis, rs. Veja se participa do próximo! Você é ótimo! E acho que pensou que “Os mortos…” era meu pela temática, por causa do “O terceiro menino”, deve ser por isso? =)

      • Leandro B.
        16 de janeiro de 2014

        hahaha, valeu, Bia! Como disse, o seu comentário lá me trouxe certo alívio. Tem um universo da mitologia judaico-cristã aos poucos se formando na minha cabeça, então talvez você tenha que aguentar um ou outro chifrudo em alguns textos, mas prometo que não vou usá-los a esmo! rs

        É muito possível que tenha sido pela temática, embora não tenha te relacionado como autora a outros contos ambientados no período. Talvez esse tenha sido um dos fatores, mas não o único. Eu identifiquei uma… aura de sensibilidade na história, principalmente na relação construída entre o protagonista, a menina e o cachorro (como mencionei lá, a morte do animal foi o ápice do drama para mim). É possível que essa aura tenha me lembrado a própria relação entre o menino e o velho de seu conto, inclusive no que diz respeito ao protagonista adulto saber e se preocupar com o mundo que seu protegido teria de descobrir, algo presente em ambos os textos.

        Não elaborei essa comparação rasa quando li, mas as coisas devem ter se conectado na minha mente de maneira obscura, o que explicaria o tiro errado que eu dei. rs

        Se tem outro motivo, não consegui pensar agora rs

    • Thata Pereira
      16 de janeiro de 2014

      Leandro, gostei muitíssimo do seu conto! E fico feliz que descobriu um dos meus contos (e que pensou que também poderia ser da Ana). Parabéns!!

      • Leandro B.
        16 de janeiro de 2014

        Eu só posso retribuir os parabéns, Thata. E tenho que fazer em dobro rs

        O final de Alex e Lisa, como mencionei, trouxe uma perturbação muito bizarra para mim. Talvez pela sutileza da cena. O que poderia trazer mais horror à Lisa? E você fez com que me importasse com a personagem.

        E a desconstrução que você fez do Noel… soberba, apenas isso.

        parabéns e parabéns!

      • Ana Google
        17 de janeiro de 2014

        Leandro, parabéns! Você é muito gentil… Realmente mereceu a colocação! Só que eu sou que nem a Bia, historias com o chifrudo não costumam me agradar…

        Adorei saber que você achou que O Segredo de Natal era meu! Pra mim é uma grande honra, já que era o meu top 1.

        Vou ficar atenta quando ver algo da mitologia judaico cristã. Saberei a autoria… Rsrsrs.

        Abraço!

      • Leandro B.
        18 de janeiro de 2014

        Haha, muito obrigado, Ana.

        Falei demais. Vou ter que tomar cuidado no próximo, ou vou acabar me entregando rs

        Também achei a sua colocação muito merecida. Quando acabei de ler “Borboletas Brancas” eu sabia que estaria no topo. Era bem visível que se tratava de um conto com qualidade ímpar. Acabou não entrando na minha lista pelo o que comentei por lá: não entendo nada de música, só gosto de ouvir (rs) e, por isso, senti que eu tinha perdido uma das grandes sacadas do texto (não a única, claro), que parecia dizer respeito a sua estrutura.

        Aliás, acho que não comentei, mas achei fenomenal a ideia da cidade fantasma. Obviamente você tinha outras preocupações na história, mas eu leria facilmente páginas e mais páginas daquele mundo.

        Abraços!

    • Ricardo Gnecco Falco
      16 de janeiro de 2014

      Como disse mais lá embaixo, parceiro… Parabéns pelo trabalho! Seu conto também foi para o meu pódio, em 4º lugar! Virei fã! 🙂
      Abração!

      • Leandro B.
        16 de janeiro de 2014

        Haha, como mencionei, nossas indicações foram recíprocas! rs
        Muito obrigado, Ricardo.

        Grande abraço!

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Mitologia judaico-cristã é uma coisa bem obscura pra mim! Escreva mais sim, vou adorar conhecer mais sobre isso! =)

  6. Edson Marcos Nazário
    16 de janeiro de 2014

    Nossa Bia, que orgulho de ser campo-grandense!!
    Parabéns pelo merecido 1º lugar, e muito, muito obrigado a você e à Inês Montenegro por terem escolhido o “Vida por vidas” como seu conto preferido. Parabéns aos vencedores Leandro e Ana Paula pelas excelentes criações.
    Agradeço também pelo mesmo presente ao Marcellus, Claudia, Marcelo Porto, Felipe França, Cácia Leal, Thata, Jeferson Lemos, Gunther, Pedro Luna, Raione, Nilton Lima, Pedro Viana, Gustavo Araújo e Paula Melo, e terem ajudado meu conto a ser o 3º mais votado e o 5º na pontuação geral; nunca imaginei que conseguiria tal posição num concurso abarrotado de pessoas tão talentosas.
    Agradeço de forma especial ao Gustavo e ao Vitor; este site está mudando minha vida. Quem leu meu primeiro conto no “Viagem do Tempo” e agora este segundo no “”Fantasmas”, pode notar a evolução de minha escrita, tudo graças aos experientes comentários que recebi aqui. Espero um dia poder retribuir o favor na mesma altura e intensidade. Obrigado!
    Também quero me desculpar com os colegas por não ter votado. Infelizmente as oscilações de energia na minha região quase me deixaram louco; não consegui enviar meus votos antes do horário de encerramento. Perdão a todos.
    Outra lição que aprendi é sobre os comentários. Se tivesse comentado todos os contos, minha colocação seria outra, e quem sabe, faria parte da coletânea do Entrecontos; aprendi da pior forma. Acho que vou arrastar esta corrente por toda a eternidade! (snif!!)
    Obrigado mais uma vez e parabéns a todos os participantes e organizadores pelo excelente trabalho!
    Abraços e sucesso a todos nós!!
    (Bia, vou querer um autógrafo no meu “!”)

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Mais uma vez te agradeço, Edson, obrigada pelas palavras! Você é daqui, então? Uma hora esse pessoal daqui tem que marcar um encontro, o povo de Campo Grande escreve também! =D Mas ó, eu sou campo-grandense torta, porque cheguei aqui em 1993… Eu gostei demais, demais do seu conto, e isso mesmo, continue escrevendo! Gostei muito da sua escrita! =)

    • Thata Pereira
      16 de janeiro de 2014

      Edson, eu estava muito curiosa para descobrir quem era o autor de “Vida por Vidas”. Parabéns, adorei seu conto!!

    • Inês Montenegro
      16 de janeiro de 2014

      Ora, votei porque além de bom, também aquele que mais gostei a título pessoal. Não há que agradecer =)

  7. Ricardo Labuto Gondim
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns aos vencedores. Parabéns ao EntreContos pelo sucesso do Desafio. Muito obrigado a todos. Passando pela pequena Arcádia, visite a biblioteca.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Parabéns! Gostei muito do seu conto! =)

      • Ricardo Labuto Gondim
        22 de janeiro de 2014

        Muito obrigado, Bia. Parabéns.

    • Ricardo Gnecco Falco
      16 de janeiro de 2014

      Ricardo, sua sensibilidade é perceptível em cada linha de seus textos. Virei um grande fã de suas obras. Foi um grande prazer poder tê-los conhecido por aqui!
      Grande abraço!
      😉

      • Ricardo Labuto Gondim
        22 de janeiro de 2014

        Muito obrigado, Querido. Abração. 🙂

    • Claudia Roberta Angst
      16 de janeiro de 2014

      Obrigada, Ricardo, por ter votado tão generosamente no meu conto Teus Olhos em Mim. Fiquei cheia e convencida por algumas horas…rs. Parabéns pelo seu conto. Votei nele também. 🙂

      • Claudia Roberta Angst
        16 de janeiro de 2014

        Ih, esse agradecimento era para o Ricardo Labuto Gondim, mas também tenho de agradecer pelo seu voto, Ricardo G. Falco. É muito Ricardo para administrar..rs.

      • Ricardo Gnecco Falco
        17 de janeiro de 2014

        😉

      • Ricardo Labuto Gondim
        22 de janeiro de 2014

        Obrigado, Claudia. Adorei o modo como o seu texto progride.

  8. Jefferson Lemos
    16 de janeiro de 2014

    Muito obrigado, todos vocês que leram e comentaram meus contos (Crepúsculo em Tons de Cinza e O Homem Planta o Que Pode, e Colhe o Que Plantou), e proncipalmente a todos que votaram em mim, agradecimento especial â Pétrya Bischoff que meu deu a honra de estar seu primeiro lugar.
    Agradecimento aos organizadores do Entre Contos por esse trabalho magnífico, e pela oportunidade que tive para melhorar. E congratulações aos três primeiros lugares, vocês mereceram com absoluta certeza. Pelo pouco que pude ver, nunca imaginaria que aquele conto pudesse ser da Bia Machado. Queria pedir desculpas a Ana. Por um erro bobo meu, acabei deixando o seu conto fora da minha lista e só depois fui perceber.

    Enfim, aprendo muito com esse pessoal e espero aprender cada vez mais. Estou no início da minha jornada literária e pata mim, o céu é o limite.
    Parabéns e que possamos continuar por aqui, trocando experiências.

    • Jefferson Lemos
      16 de janeiro de 2014

      Ignorem o “pata”(para), pois,meu swype é uma bênção.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Parabéns, Jefferson! 😉

    • Ana Google
      17 de janeiro de 2014

      Ahhhh, que gracinha! Só de saber, já fico feliz. Vou me considerar como se realmente estivesse na sua listinha… Essas coisas acontecem!!! Obrigada!

  9. Pedro Luna
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns para os vencedores, para a ruma de participantes e para os organizadores. rs.. E queria agradecer quem gostou dos Assombrados Anônimos. Foi muito bacana participar 😉

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Pedro, gostei muito do seu conto! =)

  10. Andrea Carvalho
    16 de janeiro de 2014

    Quero agradecer todos os comentários feitos em meus textos. Assinei três deles. “Brincando no Mausoléu” – Karenina Austen; “A garota da biblioteca”, Judith Curtis e ” Anita, Olhos de Capitu ,Alice Blackwood. Não levo o troféu mas estou muito feliz por constar em algumas das listas aqui divulgadas. Dos comentários feitos nos textos levo muitas lições, aprendi muito, algumas coisinhas que discordei, mas quero só agradecer, até os comentários mais “espinhosos”. UM BEIJO PRA TODOS VOCÊS E VALEU MUITO. OBRIGADA.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Obrigada por participar. O importante aqui é isso: escrever para ser lido e comentado, e ler e comentar os dos colegas, para ajudar no que for possível. Até a próxima! =)

  11. Caio
    16 de janeiro de 2014

    Gente, não consegui votar porque eu manejei mal meu tempo, coisa de marinheiro de primeira viagem. Terminei de ler o último era umas 23:50 e nem tinha esboçado lista nenhuma, não consegui escolher a tempo.

    Parabéns aos três, os contos são mesmo ótimos. Vitor e Gustavo, não dá nem pra pensar no trabalho que vocês têm todo mês, todo mundo agradece, tenho certeza. Comentar tudo foi um super esforço, mas valer a pena é pouco. Obrigado a todos que leram e comentaram uns aos outros, esse blog existir me deixa feliz pra caramba.

    Até o próximo

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Até o próximo, Caio, que você esteja aqui com a gente, de novo! Obrigada! 😉

    • Leandro B.
      16 de janeiro de 2014

      Uma pena que você não tenha conseguido votar, Caio. Independente disso, acho que todos os autores concordariam que sua participação no desafio foi muito, muito construtiva.

      • vitorts
        16 de janeiro de 2014

        Com certeza! O Caio é responsável por alguns dos melhores comentários daqui. Os teus também estão na lista, Leandro!

      • Bia Machado
        16 de janeiro de 2014

        Com certeza!²

      • Leandro B.
        16 de janeiro de 2014

        Haha, valeu, Vitor!!

  12. Weslley Reis
    16 de janeiro de 2014

    É minha primeira participação no EntreContos e só o fato de estar entre os quinze citados, já é motivo de enorme orgulho da minha parte.

    Quero parabenizar os vencedores e concordar que merecem esse prêmio. Além disso, quero parabenizar a todos pela ótima recepção e o site pela iniciativa.

    Aos que votaram no meu conto – O Portão do Inferno – o DOBRO de agradecimentos. A evolução que tive com críticas externas e imparciais foi absurda.

    Espero poder participar mais vezes.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Obrigada pelas palavras, Weslley, e espero que participe dos próximos sim! =D

  13. Ana Google
    16 de janeiro de 2014

    Gente, vocês acreditam que eu me esqueci que o resultado do concurso saía hoje? Quando vi o e-mail, fiquei ansiosa (e meu coração aos pulos!), vim aqui e fiquei muito, mas muito surpresa com o resultado! Meu coração continua saltitando, mas de pura alegria! Vocês não tem ideia do quanto foi gratificante pra mim receber esse terceiro lugar! Cheguei mês passado, no desafio Noir, a convite de minha amiga Thata, e, definitivamente, sinto-me em casa. Não contava chegar ao pódio já nesse segundo momento, ainda mais com a concorrência tão pesada e com tantos contos incríveis!

    Queria agradecer em especial ao Pedro Viana e à Mariana, que me deram o top 1. Vocês não têm noção da alegria que me proporcionaram com seus comentários e com seus votos! E também à Thata, que, além de me apresentar ao blog e ser um primor de amiga, me deu o top 2 e à Cácia, que me deu o top 3. E queria agradecer a todos que votaram no meu conto!

    Parabéns à Bia e ao Leandro!!! Foram muito merecedores da classificação… E parabéns também a todos os participantes, que nos agraciaram com belos contos nesse mês.

    Meus sinceros parabéns ao Vitor e ao Gustavo. São muito queridos e dedicados, que tornam esse desafio tão especial. Somente queria sugerir que no próximo limitassem o número de contos por autor a somente um, pois faço coro aos que disseram que foi bastante complicado ler e comentar os 63 contos. Também notei na votação que muitos não conseguiram ler todos. Creio que limitando, a qualidade também aumente (embora eu fique triste, pois o Ricardo figurou em meu pódio com os três contos, a Thata com os dois, e assim por diante).

    Pois bem, fiquei surpresa com o fato também de que embora eu tenha acabado de conhecer alguns autores, eu tenha adivinhado a autoria de vários contos. Vejamos o Gustavão com Clair, José Geraldo com Ismael, dentre outros. Destaco também que tinha certeza que o autor do Sr. Villari era o Raione. Somente pelos comentários do mesmo em outros contos (e por outras “cositas más”), a certeza era plena!!!

    Obrigada a todos… de verdade! E até o próximo desafio!

    • Thata Pereira
      16 de janeiro de 2014

      Parabéns, Ana! É uma felicidade, para mim, ler seus contos aqui no desafio. Não fiquei entre os três primeiros, mas só de vê-la entre eles, fiquei extremamente contente!

      Estou aguardando, ansiosa o tema do próximo mês.

      • Thata Pereira
        16 de janeiro de 2014

        Ah, quase me esquecendo. Obrigada por ter colocado “O Segredo do Natal” no topo dos seus votos. Lembrando que tive a inspiração durante a formatura da sua filha, Sarinhah, quando aquele papai noel feio apareceu. rsrsr’

        Beijos!!

    • vitorts
      16 de janeiro de 2014

      Parabéns pela colocação, Ana Paula! Obrigado por reconhecer nosso trabalho.

      Quanto à limitação de inscrições, a adotaremos para o próximo concurso. Acredite, montar essas tabelas e gerenciar os comentários dá tanto trabalho quanto ler os textos, hahaha.

      • Claudia Roberta Angst
        16 de janeiro de 2014

        Parabéns pelo trabalho bem realizado, Vitor. Não deve ter sido nada fácil. Acho que a limitação se faz necessária mesmo.

      • vitorts
        16 de janeiro de 2014

        Obrigado, Claudia! Dá trabalho para montar, mas também deu trabalho para vocês lerem e comentarem tudo isso. A Bia comentou e resumiu bem isso; não é nenhum sacrifício, é uma demonstração de nosso amor pela literatura. É pela união de vocês e do Gustavo (que fez as apurações dos últimos concursos SOZINHO) que já me sinto em casa aqui no EC.

      • Ricardo Gnecco Falco
        16 de janeiro de 2014

        Irmão, quem ama a nossa Literatura já é por mim eternamente amado. Quem TRABALHA DE GRAÇA por ela, então… Sem palavras para descrever o trabalho de vocês! E que O Cara lá de cima continue permitindo a vocês executarem este serviço tão bem realizado!
        Parabéns, mesmo! 🙂
        E vida longa à Entrecontos!!!

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Obrigada, Ana Paula! E Vitor e Gustavo merecem o reconhecimento, não é qualquer um que faz o que esses dois fazem aqui! Sou muito grata pela oportunidade de tê-los conhecido na vida real, dos dois serem autores da Caligo e, mais que isso, pelo carinho e pela amizade!

      • vitorts
        16 de janeiro de 2014

        Sabe demais essa minha editora! 😉

      • Thata Pereira
        16 de janeiro de 2014

        Eu estava com tanto sono após ter esperado o resultado do desafio que fiz um comentário vago aqui embaixo e esqueci de parabenizar os rapazes e pedir desculpas pelo Vitor, pois sempre que via que algo entregava o autor nos links dos comentários com os pseudos eu ia e cutucava ele hahahaha’ Eu dei dor de cabeça esse mês, mas como sempre, é tão prazeroso participar. Estou mais uma vez muito feliz ^^

    • Ricardo Gnecco Falco
      16 de janeiro de 2014

      Parabéns, Ana!!! E ó… Agradeço de coração mesmo pelos seus votos, moça… Fico muito feliz em conseguir tocar algumas pessoas com meus rabiscos! E mais ainda quando estas pessoas tocadas conseguem tocar ainda mais outras pessoas com os seus rabiscos! Isso pra mim é mágica! Mágica do Bem! E o “pozinho do Pirlimpimpim” aqui neste meio – a nossa tão amada Literatura – chama-se EMOÇÃO!
      Arte é vida e a missão dela é tocar as pessoas, abraçá-las com força e fazê-las SENTIR.
      Parabéns pelo pódio, parceirinha! Você merece!!!
      🙂

      • Ana Google
        17 de janeiro de 2014

        Obrigada, Ricardo!!! De coração. Fiquei surpresa quando vi que você era o autor de três textos que eu amei. Realmente parabéns, você manda muito bem! ; )

  14. Frank
    16 de janeiro de 2014

    Felicitações aos vencedores, mais que merecido! Muito sucesso sempre! Grande abraço a todos e vamos que vamos.

    • Frank
      16 de janeiro de 2014

      Ops, falha técnica: de coração agradeço a todos que lerem e deram sugestões para a melhoria do trabalho – “O próximo passo”. Grande abraço.

      • EntreContos
        16 de janeiro de 2014

        Pô, Frank, comentou um monte! Podia ter votado, né? 😛

      • Frank
        16 de janeiro de 2014

        Hahahaha…verdade. A correria vai fazendo com que eu deixe as coisas pro prazo final e minha mulher quase me espancando por ter passado o dia lendo os contos…já viu! Mais uma vez ganhei o troféu “achei que dava”…hahaha. Abc.

      • Bia Machado
        16 de janeiro de 2014

        Valeu pela participação, Frank! Aquele conto é muito doido! =D

      • Ricardo Gnecco Falco
        16 de janeiro de 2014

        Também gostei bastante, parceirão! Até ousei deixar uma sugestãozinha toda especial lá para “o autor”. E olha que eu costumo sugerir alguma coisa nas histórias que eu muito gosto! 🙂
        Mais uma vez, parabéns pela sua imaginação! Conto muito “visual” (a gente vai visualizando quase que como num filme as cenas!)
        Abração e até o próximo!
        🙂

    • Frank
      16 de janeiro de 2014

      Oi, Bia. Obrigado, gosto de coisas doidas…hahahaha. Espero que as musas loucas (as normais não quero) continuem assoprando no meu ouvido.

      • Bia Machado
        17 de janeiro de 2014

        É isso aí! Foi uma ideia muito boa! 😉

  15. Claudia Roberta Angst
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns aos vencedores. Vocês mereceram os votos de verdade.
    Agradeço os votos recebidos pelos meus atentados (desculpo-me mais uma vez pela pressa e descuido): Enfim sós, Fantasmas – Inspiração – Teus Olhos em Mim.
    Fiquei muito contente com o feedback, com as sugestões recebidas e luz oferecida. Foram muito importantes para mim.
    Exausta, mas feliz. Até o próximo desafio!

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Que imaginação, menina! Mas ó, foi o seu conto “Inspiração” que acabou me fazendo escrever o “Quatrilho”. Lembrei do Jorge Amado, de como seria ele contando algo do além, rsss… E que história ele contaria. =P

      • Ricardo Gnecco Falco
        16 de janeiro de 2014

        Claudinha… Não lhe deixarei em paz até você contar pra gente o final do maravilhoso “Enfim sós, Fantasmas” (meu 6º voto)… Pra mim, nada tira de minha mente que a moça pulou por aquela janela, ao “atravessar” aquela parede… 🙂

  16. Inês Montenegro
    16 de janeiro de 2014

    Muitos parabéns à Bia, ao Leandro e à Ana Paula. Houve contos muito bons, acredito ter sido renhido 😉
    Agradeço também aos votos em “Benedita”, mas acima de tudo as críticas e opiniões.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Parabéns, Inês, seu conto é muito bonito!

    • Ana Google
      17 de janeiro de 2014

      Obrigada, Inês, Benedita é lindo! Foi amor à primeira vista!

  17. Marcellus
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns mais que merecidos para a Bia, o Leandro e a Ana Paula! Ótimos contos, que mereceram cada voto!

    E também parabéns a todos os outros participantes, pela coragem, tenacidade e criatividade.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Obrigada, Marcellus! Isso mesmo, parabéns a todos! Todos participando, isso é que fez a diferença. =)

      • Ricardo Gnecco Falco
        16 de janeiro de 2014

        Marcellus, querido… Agora fiquei com MEDO de você, parceiro…
        Vou te chamar de “cotoco” mentalmente por um bom tempo ainda…
        . 😉 .

      • Bia Machado
        16 de janeiro de 2014

        Verdade! Eu nunca tinha sentido medo, medo mesmo, com um conto… Até ler o seu. o.O

      • Marcellus
        16 de janeiro de 2014

        Calma, pessoal. Eu não como criancinha nem tô de braço com o Tinhoso. 😉

        Mas eu realmente queria escrever um conto que incomodasse, amedrontasse, causasse nojo, asco, horror. E consegui com a maioria, imagino. Foi um enorme desafio pra mim, que não acredito em espíritos nem nada e também nunca havia escrito uma linha de terror.

        E, como comentei lá no conto, encontrei muita coisa realmente… esquisita… na pesquisa. Talvez isso renda vários outros contos ambientados no orfanato da tia Vera… 😉

    • Ana Google
      17 de janeiro de 2014

      Marcellus, muito obrigada! Aiii, seu conto também ficou um BOM tempo na minha cabeça! E olha que não sou lá muito fã de historias de terror. Rsrsrs. Parabéns!

  18. Marcelo Porto
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns Bia! Orgulhoso de ter uma “vizinha” no topo do pódio.

    Satisfeitíssimo com o resultado, os ganhadores realmente estão um passo à frente. Agradeço as valiosas criticas, que se pudesse resumi-las em apenas uma, seria assim: O conto é bom, mas o final é uma m…! (rsrs).

    Garanto que o meu conto – Pacto – chegará a um próximo nível (parafraseando uma das criticas mais embasadas), com os ajustes que farei baseado nas observações de vocês.

    Nunca tinha escrito nada parecido, só escrevia Ficção Cientifica e não era fã de contos de terror. Nos desafios anteriores ou eu já tinha um esboço, ou um conto antigo que apenas ajustei, mas neste comecei do zero e acho que deu pro gasto.

    O estímulo para criar, talvez este seja a maior contribuição do EntreContos. Sem contar com o modelo, que nos poupa anos de aprimoramento na solidão das nossas escrivaninhas.

    A intensa participação dos outros escritores e a qualidade das criticas continuam fazendo a diferença por aqui. Espero que continue assim e que eu tenha capacidade de participar do próximo, senão, certamente serei um leitor assíduo.

    Agradeço os votos recebidos e até a próxima.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Que legal, Marcelo, espero que esteja aqui nos próximos, sim, você definiu bem o que é o Entre Contos. =D

    • Leandro B.
      16 de janeiro de 2014

      Caramba, Marcelo, eu nunca imaginaria que foi a sua primeira história de terror. Só posso esperar ansioso para quando você retomar o estilo se sentindo mais confortável.

      • Ricardo Gnecco Falco
        16 de janeiro de 2014

        Leandro, você arrasou também, irmão! Levou meu 4º lugar e ganhou mais um fã! 🙂
        Parabéns pela obra e pela pontuação total recebida! Merecidíssimo!!!
        . 😉 .

      • Marcelo Porto
        17 de janeiro de 2014

        Pois é Leandro, o que um bom estímulo não faz?!

        Comecei a história com ideia de mostrar os “invisíveis” da sociedade, criando um link entre as funções ditas subalternas, como garis, serviços gerais e outras do tipo, transformando-os em fantasmas em vida.

        Lá pelo meio da narrativa o estalo surgiu, e Pacto nasceu.

        Fiquei muito satisfeito com as criticas que recebi, vou investir um pouco mais na história. Com as dicas que recebi o conto vai evoluir muito!

    • Ricardo Gnecco Falco
      16 de janeiro de 2014

      Marcelão (já fiquei íntimo! rs!), seu conto levou o meu segundo lugar, irmão! 🙂
      E olha que eu tenho “mão boa” para apontar os que sinto possuir o “dom”… rs! Tenho certeza que, em muito pouco tempo, você será um dos vencedores por aqui! 😉
      Abrax e, novamente, parabéns pela obra!
      . 😀 .

      • Marcelo Porto
        17 de janeiro de 2014

        Temos mais em comum do que muitos amigos de longa data, a nossa intimidade se constrói com base nas loucuras que escrevemos e pelas ideias que defendemos. Então intimidade é que não falta! Rsrs

        Velho, a sua critica foi uma das que mais me deixou feliz. Foi um dos poucos que comprou a mensagem edificante que eu queria deixar com a redenção final.

        Agradeço imensamente o voto, e acho que todos nós somos vencedores aqui no EC, não é todo dia que temos a oportunidade de colocar as nossas histórias sob o crivo de tanta gente boa

    • Leandro B.
      16 de janeiro de 2014

      Grande Ricardo, muito obrigado. Como mencionei lá no post, fico muitíssimo agradecido pela sua crítica.

      Olha só que curioso: eu fui o quarto da sua lista e você foi o quarto da minha. Será tudo armado? rs

      Aliás, meu camarada, que texto foi aquele?! Sempre tive uma resistência a literaturas poéticas e líricas. Me sentia constantemente perdido e distante do que lia. Seu conto não foi apenas ótimo. Foi uma aula. Autores como você, a Cláudia e a Inês, estão me ensinando a gostar desse estilo.

      Grande abraço!

      • Ricardo Gnecco Falco
        17 de janeiro de 2014

        Rs! Pois é, parceiro… Às vezes dá a impressão que é tudo armado! Eu e a Claudia, então… Parece até que a gente combina voto!
        Fiquei feliz que tenha gostado do “Castelo de Areia”; é uma historinha que realmente eu tenho muito apreço. Quando li seu comentário lá no post do conto, falando exatamente sobre você normalmente não admirar o tom poético nos contos e, naquele, ter meio que “se rendido” (rs!), fiquei mais feliz ainda! 😉
        Já me disseram em alguma ocasião que meu Eu Lírico era feminino… rs! Como se sentimento tivesse sexo! 🙂
        Ah… E aula quem deu foi você, parceiro, com aquela movimentação e tensão toda das suas personagens!
        Abração, e bora combinar os votos para o próximo Desafio então; de repente não ficam tão parecidos! (hauhauhaua!) . 😀 .

      • Claudia Roberta Angst
        17 de janeiro de 2014

        Leandro, seu conto foi um dos meus escolhidos. Muito bom mesmo. Parabéns.
        Quanto ao meu estilo, sempre torci um pouco o nariz para o lado lírico, mas ele me dominou totalmente. Agora, já incorporei a tal prosa poética.
        Como disse o Ricardo, saber que você gostou do meu conto mesmo sendo resistente ao estilo é, de fato, uma grande alegria. Nem vou mais brigar quando aquela dama romântica aparecer por aqui querendo brincar com as palavras.
        Abraço!

      • Leandro B.
        18 de janeiro de 2014

        Muito obrigado, Claudia. Interessante saber que você tinha alguma aversão ao lirismo e, atualmente, consegue expressá-lo tão bem. Aliás, faça um favor para todos nós: não brigue mesmo! rs

        Abraços!

  19. Tom Lima
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns a todos. Todos mesmo.

    Esse espaço acabou sendo muito mais do que eu esperava. Eu imaginei que seria só um concurso. Mas se mostrou um espaço de amadurecimento para escritores iniciantes com ótimas criticas e ótimo material.

    Parabéns Bia, Leandro e Ana.

    Obrigado a todos pela paciência.

    Qual é o próximo? 🙂

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Oi, Tom, parabéns por sua participação e que na próxima você esteja aqui! 😉

    • Ana Google
      17 de janeiro de 2014

      Valeu Tom! Abraço.

  20. Felipe França
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns aos vencedores e a todos que participaram deste “fantasmagórico” desafio. Até a próxima!

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Parabéns, Felipe, até a próxima! =)

  21. Pedro Viana
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns aos vencedores Bia, Leandro e Ana. Todos mereceram muito!

    Fico feliz (e surpreso, completamente surpreso) que um de meus contos terminou em uma boa colocação nesse desafio. Além da quantidade de textos, também é notável a qualidade de muitos dos inscritos que participaram deste desafio.

    Agradeço todos os que leram “Os Mortos Andam Sobre Cinzas” e “Helen” e também todos os que votaram nos dois. Um agradecimento especial a Paula Melo, Gustavo Araujo, Jefferson Lemos e Claudia Roberta Angst por terem considerado “Os Mortos Andam Sobre Cinzas” um dos melhores contos do desafio. Sinto-me honrado por ter recebido os votos de vocês.

    Reafirmo que foi um prazer imenso participar como autor, leitor e eleitor desse desafio. Espero ansiosamente o próximo e torço para que eu consiga participar.

    Por fim, gostaria de deixar um abraço pra todos e parabenizar outras pessoas que suaram muito nesse desafio e nos seus antecessores. Gustavo e Vitor, pela organização sempre impecável dos desafios do EntreContos, meus parabéns!

    • Claudia Roberta Angst
      16 de janeiro de 2014

      Continuo achando o seu conto “Os Mortos Andam Sobre Cinzas” ótimo. Parabéns.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Parabéns, Pedro! 😉

    • Ana Google
      17 de janeiro de 2014

      Obrigada, Pedro! Fiz ate um agradecimento especial pra você e pra Mariana no meu post lá em cima! Vocês foram muito gentis com o meu conto. O seu também é soberbo, os personagens foram extremamente cativantes. Você estava no meu pódio também! Parabéns! Um abraço.

      • Pedro Viana
        17 de janeiro de 2014

        Também agradeço, Ana! Se você considera o meu conto soberbo, como eu posso descrever o seu? rsrsrs Foi minha escolha desde o momento em que o li! Meus sinceros parabéns por ele! Outro abraço.

  22. Thales
    16 de janeiro de 2014

    Qual será o tema do próximo desafio?

    • EntreContos
      16 de janeiro de 2014

      Aguarde o lançamento da enquete na página do EC no facebook, Thales.

  23. susyramone
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns!!! Adorei participar e o retorno foi de grande valia =D

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Que bom, Susy! Nossa, eu achava que o seu conto era outro, hhahha! Te vejo nos próximos, hein? =)

  24. rubemcabral
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns a Bia, ao Leandro e a Ana Paula! Pena eu não ter conseguido participar desta edição, mas seguramente participarei da próxima.

    Bia: já reparou que houve sempre um ou mais participantes da antologia “!” em todos os pódios da EC? Turminha danada a nossa! 😀

    • Claudia Roberta Angst
      16 de janeiro de 2014

      O fato é que vocês são bons mesmo!

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      É muito bom ter a Contos Fantásticos no “currículo”! Que bom que o Gustavo deu continuidade com o Entre Contos, esse é um grande espaço de aprendizado, com certeza! =)

    • Leandro B.
      16 de janeiro de 2014

      Valeu, mestre Rubem.

      Senti falta da sua presença nesse desafio. Muita mesmo. Estive parando para pensar, e é possível que eu possa estar errado, mas desde o primeiro desafio que participei (antes mesmo de entrar para a HT) você também estava lá. Acho que esse foi o único desafio literário que participei que não contou com a sua presença. Coisa estranha. Espera. Deve ter algum erro aí.

      Pensando nisso, aproveito para te agradecer em especial, meu camarada. Três pessoas tiveram uma importância muito grande para que eu continuasse escrevendo, depois de quase desistir, e melhorasse um pouco. Dentre elas estão você e o Doutor Elton!

      Grande abraço.

    • Ana Google
      17 de janeiro de 2014

      Obrigada, Rubem!

  25. Ricardo Gnecco Falco
    16 de janeiro de 2014

    Parabéns Bia, Thata, todos e todas! 😉 Este Desafio foi mesmo uma delícia e aproveito a oportunidade para oferecer meu voto para o primeiro lugar no próximo Desafio a quem mais dinheiro me enviar (depois passo o número de minha conta, inbox). Desde que cheguei por aqui (no 2º Desafio), que não “erro a mão”! (rs!)
    Holloway, Gustavão e agora a Bia! . 🙂 .

    PS: Aceito pagamento em forma de livros que ainda não tenha lido. 🙂

    • Ricardo Gnecco Falco
      16 de janeiro de 2014

      Oops… Corrigindo: Holloway, Rubão e agora a Bia! . 🙂 .

    • Claudia Roberta Angst
      16 de janeiro de 2014

      Vou fazer o mesmo, já que parece que combinamos os votos…rs.

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Na próxima, pergunto: você votou em mim? Se não, já ficarei preocupada, hehehehe =P!

    • Ricardo Gnecco Falco
      16 de janeiro de 2014

      😛

    • Marcelo Porto
      17 de janeiro de 2014

      Seus textos são deliciosos. Não deu pra ler “Dentro da Gaveta”, mas vou resolver isso logo, os outros dois são excelentes. Como disse num deles, o reli não para criticar, mas para saborear.

      Parabéns!!

  26. Bia Machado
    16 de janeiro de 2014

    Ebaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Valeu, valeu muito!!! Obrigada a todos que votaram, a todos que participaram, comentaram, gente, tá uma delícia isso aqui! Parabéns ao Leandro, à Ana Paula, a todos, todos… é hoje que eu não durmooooooo!!!! Valeu Thata, Rick e Claudia, que me aguentaram no chat, valeu, Amado e Drummond, que não me falharam nessa hora, hahahahhahah! Tô em estado de graça!

    • Claudia Roberta Angst
      16 de janeiro de 2014

      Foi muito divertido o nosso momento plantão-ansiedade-resultado. Seu conto mereceu cada voto, cada elogio! Já era mesmo o meu primeiro lugar escolhido. Parabéns, Bia!

      • Bia Machado
        16 de janeiro de 2014

        E pelo seu comentário, nem dava pra desconfiar disso, rs… =)

    • Thata Pereira
      16 de janeiro de 2014

      Ah, foi muito agradável conversar com vocês pelo post da Claudia. Mais de 300 comentários hehe’

      Parabéns, Bia! 🙂

      • Bia Machado
        16 de janeiro de 2014

        Parabéns pra nós! =D

  27. Thata Pereira
    16 de janeiro de 2014

    Mais uma vez, parabéns anos vencedores e aproveito para agradecer todos que votaram em “Alex e Lisa” e “O Segredo do Natal”, sobretudo ao Marcelo Porto, que votou em primeiro lugar em “Alex e Lisa” e fez um comentário no seu voto que me deixou muito feliz.

    Esse mês foi intenso, estou curiosa pelo tema do próximo desafio 😉

    • Bia Machado
      16 de janeiro de 2014

      Eu também, já estava aqui pensando quais seriam as minhas sugestões, rs…

      • Thata Pereira
        16 de janeiro de 2014

        Sabe que eu não consigo pensar em nada… rs’
        Só vou votar mesmo. 🙂

    • Marcelo Porto
      17 de janeiro de 2014

      Pois é Thata. Pra mim não teve pra ninguém, a sua história marcou na minha mente desde o primeiro momento.

      A sua prosa e o “Peter Pan psicopata”, muito bem batizado pelo Pedro é um marco pra mim.

      Meus sinceros parabéns!

E Então? O que achou?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 16 de janeiro de 2014 por em Fantasmas e marcado .