EntreContos

Literatura que desafia.

Resultados do Desafio “Fantasia”

fairy_tales_kids-3840x2160

Caros participantes, amigos e curiosos de sempre.

Um desafio inovador em muitos sentidos, com o propósito de abordar universos de fantasia sob todos os sentidos. Ao todo, quarenta e oito contos inscritos, demonstrando toda a abrangência do tema.

Conforme o regulamento, os participantes foram divididos em quatro grupos. As tabelas abaixo, contendo o nome do conto, o pseudônimo e o nome verdadeiro do autor, demonstram como foram divididos.

grupo1 grupo2 grupo3 grupo4

Na primeira etapa, os participantes comentaram e avaliaram os contos do grupo imediatamente posterior. No cômputo das notas, foram descontadas a mais alta e a mais baixa. Passaram à fase final os cinco contos de melhor média em cada grupo.

classif1.

classif2.

classif3

.classif4

Por fim, os autores classificados para a etapa final comentaram a e avaliaram todos os textos. Não só eles, mas também cinco dos autores que não passaram à segunda fase, que tiveram as notas atribuídas devidamente consideradas. Para a média final, a exemplo do que ocorreu na primeira etapa, foram descartas as notas extremas. O resultado final pode ser conferido na tabela abaixo:

fantasia-classif-final

Como vencedor, “Draemant“, que rendeu o segundo campeonato ao Marco Piscies, com 192,0 pontos e média de 8,73:

“Eu já havia ouvido falar de fadas que morreram de tanto consumir mana, masaquela quantidade de fadas mortas era incomum. O rastro de corpos pequeninos me guiou o resto do caminho até uma antiga torre de vigia, provavelmente dos tempos das Guerras Élficas, abandonada ao tempo e ao vento, meio tombada e esperando o seu fim.

Em segundo lugar, com 190,8 pontos e média de 8,67, “Mesmo que custe sua alma“, de Fabio Baptista:

— Degolem todos, menos um. Coloquem as cabeças dentro de uma das máquinas e mande esse um que sobrou voltar, dizendo que considerei um insulto o líder deles não ter vindo se curvar diante de mim. Peguem as máquinas restantes e diga aos nossos engenheiros que façam o que for preciso para descobrir os segredos delas.

Completando o pódio, por critério de desempate, com 189,1 pontos e 8,60 de média, “Miragem“, de Gustavo Araujo:

Perry fez soar a sineta junto ao timão, convocando os marinheiros em condições de se levantar. Quatro deles se apresentaram, todos maltrapilhos, barbas ensebadas e fedendo como leões marinhos. (…) Não tardou até que voltassem. Os quatro marujos subiram ao convés trazendo o tripulante da nau perdida. Um garoto. Oito anos no máximo. Um garoto.

Para efeitos de ranking, será adotada a seguinte classificação:

fantasia-ranking

Lembrando que o campeão receberá em casa, livre de custos, um exemplar de “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess. O segundo colocado, um exemplar da Antologia “!”, cortesia da Caligo Editora, e o terceiro lugar, um exemplar de “A Linha Tênue”, do autor Rubem Cabral, também cortesia da Caligo Editora.

Uma vez mais parabenizamos todos os participantes pela preocupação que demonstraram em dar o melhor de si, tanto na elaboração dos próprios contos, como principalmente nos comentários realizados.

Parabéns, especialmente àqueles que, mesmo não tendo passado à segunda fase, leram, comentaram e avaliaram todos os textos finalistas: Catarina Cunha, Claudia Roberta Angst, Wender Lemes, Vitor Leite e Anorkinda Neide.

Mais do que isso, agradecemos aqueles que dedicaram horas preciosas para analisar os contos postados, que perceberam que este espaço só funciona porque todos se ajudam.

A partir de agora os comentários referentes à votação estão liberados.

Até o próximo desafio!

Equipe EntreContos.

Anúncios

20 comentários em “Resultados do Desafio “Fantasia”

  1. Simoni Dário
    5 de abril de 2016

    “Esse pódio já está um pouco batido, meio clichê..” Que nada! Parabéns ao trio vencedor, foi difícil votar, como alguns comentaram, um certame de alto nível e estão todos de parabéns! Agradeço muito por ter sido finalista, podem imaginar meu sorriso como se no pódio estivesse!!
    Só lamentei ter visto algumas notas tão baixas vez ou outra, acho que um 5 já deixaria bem claro que uma pessoa achou o texto abaixo da média, afinal, repetindo e concordando com alguns comentários, os textos estavam de alto nível, e os finalistas por ali estarem, mereciam melhores avaliações. Só opinião pessoal.
    No mais, como sempre, muito divertido e enriquecedor o desafio!
    Abraços a todos!
    P.S: De 44 contos, 35 foram escritos por homens, de 20 finalistas apenas 2 mulheres e raramente uma mulher no pódio…que tal um desafio com um tema, digamos, mais difícil ao universo masculino? Só não me perguntem qual, estou só confabulando…

    • Fabio Baptista
      5 de abril de 2016

      Estamos debatendo sobre esse tema “mais difícil ao universo masculino” lá no Facebook nesse exato momento! ahuahahuahu

      • Simoni Dário
        5 de abril de 2016

        Se é que existe, né Fabio, nem na cozinha ganhamos mais… só nos levem a sério, por favor..kkkkkk. .Que tal “”Intuição?” Ah, tbm tenho dúvidas…

  2. Leonardo Jardim
    5 de abril de 2016

    Pessoal, parabéns por mais esse desafio.

    Minha vida, tanto pessoal quanto profissional tá uma loucura sem tamanho e precedentes, mas assim como o nosso grande campeão, prometi estar sempre participando do EC, pois acho muito importante pra mim não parar de escrever. Isso que acontece aqui é especial. O EC é o único lugar em que meu texto é realmente lido e avaliado. Acho isso essencial.

    E, claro, ainda tenho o prazer de ler esses textos ótimos que foram escritos. Achei o nível muito bom. Adoro fantasia e fiquei muito satisfeito com os textos que li (ignorem, por favor, se meu comentário foi muito rabugento, pois lá eu faço uma análise mais técnica e comparativa). Gostaria de ter tempo para ler e comentar todos, mas infelizmente a fase não ajuda.

    Parabéns aos vencedores e a todos que participaram e comentaram os textos.

    Respondi os comentários feitos no meu conto. Se quiserem dar uma olhada: https://entrecontos.com/2016/03/05/homem-santo-sir-ralph-st-leger/#comments

    E que venha o próximo desafio.

  3. Laís Helena
    4 de abril de 2016

    Gostaria de parabenizar os vencedores! “Draemant” foi de fato meu favorito neste certame, apesar de eu ter tirado meio ponto por algumas minúcias técnicas na narrativa. Adoro mistura de magia e tecnologia e histórias de fantasia que fogem do cenário medieval, e toda a ideia por trás do conto. Também gostei muito da transformação do protagonista de “Mesmo que custe sua alma”, e como comentei em “Miragem”, não encontrei nenhuma falha técnica, além de ter gostado bastante do enredo envolvendo navios e fantasmas. Por isso, parabéns a todos vocês, Marco, Fábio e Gustavo. E também aos autores de “A Terra Sem Males”, “Olhai!”, “O Lobo”, “Uádi” e “O Feitiço de Verínia”, dos quais gostei muito.

    Queria também agradecer pelo empenho de todos vocês em ler e comentar meu conto, escrito às pressas e enviado faltando poucos minutos para findar o prazo. Certamente o feedback de vocês me ajudará muito na reescrita. E espero que meus comentários sejam úteis para vocês (e peço desculpas se fui detalhista ou peguei pesado demais, rs).

  4. Fabio Baptista
    3 de abril de 2016

    Parabéns aos participantes, aos que leram, votaram, comentaram. Foi um certame de altíssimo nível.

    Estou naquela depressão de fim de desafio + fim de domingo, me achando um escritor em decadência por ter perdido. Mas logo passa. Quando chegar o próximo desafio, passa.

    Que venha logo! 😀

    Fiquem com Deus e grande abraço!

    • Brian Oliveira Lancaster
      4 de abril de 2016

      Sabe que, depois do Penta, vem o 7×1 né?

    • Piscies
      4 de abril de 2016

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!! Brian foi demais, rs rs rs.

      Engraçado é Fabio baptista em depressão por estar decaindo na escrita, por ter ficado em SEGUNDO LUGAR.

      • Leonardo Jardim
        5 de abril de 2016

        Que raiva que eu tenho desse cara! 😀

        Mais ainda por estar sempre ajudando os textos dele a estarem no pódio!

  5. Carlucci Sampayo
    3 de abril de 2016

    Parabéns a todos os participantes! Pude perceber a qualidade, a criatividade e o alto nível de cultura dos contistas. Excelente proposta e um valioso espaço para os autores. Li quase todos os contos, comentei cerca de metade destes, ainda pretendo continuar a leitura de tantas boas histórias! Obrigada pela oportunidade! Ao próximo desafio que certamente será tão bom quanto este! Espero participar. Abraços, amigos!

    • EntreContos
      3 de abril de 2016

      Seja bem vinda, Carlucci! Esperamos vê-la como autora na próxima oportunidade!

  6. EntreContos
    3 de abril de 2016

    Mais uma vez, parabéns para todos que participaram, seja escrevendo, lendo ou comentando. Gerenciar o certame é trabalhoso, mas também fantástico. Em desafios ultra disputados, como este, é emocionante ver como os contos se alternam nas posições. Cada voto mexe com a tabela toda, invertendo postos e, não raro, colocando no páreo quem já estava longe da ponta. Aqui não foi diferente. O voto do Rodrigues definiu as primeiras posições com diferenças de centésimos. Pelo que me recordo, nunca tivemos um desafio tão apertado, o que prova que o nível dos participantes está se aproximando de um padrão de excelência. Ótimo para o site, melhor ainda para os autores! Parabéns e obrigado!

    • Piscies
      4 de abril de 2016

      Cara tínhamos que contratar o Galvão Bueno pra narrar a apuração das notas.

      HAAAAAAAAAAAAAAJA CORAÇÃO!

  7. Wender Lemes
    3 de abril de 2016

    Parabéns aos que contribuíram com este desafio. O pódio foi muito justo e o nível da competição foi ótimo. Além disso, o ambiente cresce cada vez mais e os novos participantes estão de parabéns. Quanto mais estilos diferentes, mais rico o desafio, o E.C. evolui com seus autores. Indo bem ou mal, no pódio ou na lanterna, é sempre um prazer participar de cada certame.

  8. Emerson Braga
    3 de abril de 2016

    Parabéns a todos os participantes, principalmente aos vencedores. Quase pensei em desistir, devido a quantidade de trabalho que me consome no momento, mas a qualidade dos textos e o respeito pela dedicação dos organizadores me levou adiante. Marcos Piscies, feliz aqui por sua vitória. Seu sucateiro é um grande personagem. Sucesso!

    • Piscies
      4 de abril de 2016

      Obrigado Emerson!

      Cara eu passei pelo mesmo que você. Eu tinha desistido de participar deste desafio, por quê estava trabalhando demais e não tinha tempo. Três dias antes do final do prazo de entrega, pensei muito a respeito disso. O Entre Contos é, no momento, a única coisa que me mantém escrevendo. Tenho andado sem tempo até pra respirar. No início do ano, eu havia prometido para mim mesmo que participaria de todos os desafios do Entre Contos de 2016. Desistir de um não seria apenas desistir da minha meta de ano novo, mas também seria o estopim para outras desistências futuras.

      Resultado: sentei a bunda na cadeira e escrevi como se não houvesse amanhã. Esse primeiro lugar me fez mais feliz do que eu acho que faria em qualquer outra ocasião, por quê me mostrou o quão importante foi ter mantido o foco e não ter desistido dos meus objetivos!

  9. Davenir Viganon
    3 de abril de 2016

    Consegui meu melhor resultado aqui tanto em notas e posição, quanto nos comentários. Quem conseguiu gostar do conto escreveu coisas muito bacanas de ler. Nunca sai tão feliz de um desafio. 🙂 Um dia ainda ganho um livro daqui :v

  10. Pedro Luna
    3 de abril de 2016

    Ferrado e com insônia por causa do TCC da faculdade, mas participei, li e comentei. Valeu a pena. Mais um grande trabalho, Gustavo, e geral.

  11. Brian Oliveira Lancaster
    3 de abril de 2016

    Parabéns aos vencedores e ao primeiro colocado, que também estava na lista dos meus favoritos! Parabéns também à galera nova pelo empenho em comentar e trazer novos mundos recheados de ideias.

  12. Anorkinda Neide
    3 de abril de 2016

    Parabéns a todos! Foi muito bonito este desafio com mundos tão diferentes pra se mergulhar! Valeu Pisces, FB e Chefinho! Merecido pódio!

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s