EntreContos

Detox Literário.

Regulamento do Desafio “Engrenagens da Criação”

Bem-vindos ao Desafio Engrenagens da Criação!

I – Inscrições

O desafio é aberto a quaisquer escritores que sejam, com igual orgulho e dedicação, leitores.

Para participar basta escrever um conto inédito, abordando de forma livre o tema Criação ou o tema Engrenagens. Ou ambos. E outros mais se você quiser também, desde que o tema central seja um dos dois citados. Ou não, mas aí suas chances de ganhar ficam bem pequenas. Mas vai saber. O texto deverá ser enviado para o email desafio.entrecontos@gmail.com.

II – Contos

— O texto deverá ser inédito. Por inédito entende-se jamais publicado, seja por via impressa ou virtual. Nem mesmo em guardanapos de lanchonete. Checaremos uma por uma. Plagiadores serão enviados para uma máquina de tortura de engrenagens fumegantes que guardamos em um porão desde os primórdios da Criação.

— O prazo para o envio vai até às 23h59 do dia 20/02/2021, sábado, horário de Brasília. Se sua criação não engrenar até lá, fica para a próxima.

— O conto deverá respeitar o limite máximo de 2.000 (duas mil) palavras, excluindo o título.

— Ao enviar o conto, o participante deverá se identificar e indicar um pseudônimo com o qual o texto será identificado no certame. O pseudônimo não poderá ter quaisquer referências ao nome real do autor, ou a pseudônimos usados anteriormente em desafios do site.

— Os textos deverão ser enviados em arquivo .doc, .docx, ou .odt. Arquivos em .pdf não serão aceitos.

— É livre a inclusão de uma ilustração, que deverá ser enviada juntamente com o conto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado. A responsabilidade sobre os direitos autorais respectivos caberá exclusivamente ao participante que indicá-la. Nosso corpo jurídico não se envolverá em possíveis pendengas artísticas.

III – Formato do desafio

O certame se desenvolverá em três etapas.

— A primeira se inicia no dia 21/02/2021, quando todos os textos serão publicados, em ordem aleatória.

­— Nesse mesmo dia, cada participante receberá uma lista de leitura, contendo cerca de um terço dos contos publicados. As listas serão elaboradas de forma que distribuam os comentários de maneira o mais igualitária possível em cada texto. O prazo para a leitura será divulgado junto com as listas. Tal prazo será estipulado tendo em vista o número de contos enviados.

— Os participantes deverão comentar todos os textos de suas listas de leitura, utilizando seus nomes reais. Também podem comentar textos que não estejam em sua lista, se assim quiserem.

— Finalizada a primeira etapa, aqueles que não comentarem em todos os contos de suas listas de leitura, serão eliminados e terão seus textos enviados para o Limbo dos Criadores com Engrenagens Preguiçosas.

— A segunda etapa, que iniciará no dia seguinte ao término da primeira, seguirá o mesmo sistema: cada participante receberá uma lista de leitura, já sem os possíveis contos eliminados, e terá um prazo para comentar os textos indicados. Finalizado o prazo, quem não comentar todos os textos de sua lista, será eliminado e terá seu texto retirado do site.

— Terceira etapa, mesmo processo: lista de leitura, prazo, quem não comentar tudo é defenestrado do andar mais alto da Torre de Babel.

— O autor que, por algum motivo, não puder seguir no certame e não quiser atrapalhar seu andamento, pode comunicar à moderação e terá seu conto imediatamente removido, recebendo o sagrado Perdão Dos Leitores Sem Tempo e escapando da condenação ao Limbo.

— O participante que frustrar o anonimato, seja o seu ou de outro autor, será desclassificado.

 IV – Comentários

— Os comentários serão fechados. Ou seja, ficarão sob moderação até o término da terceira etapa, quando todos serão liberados de forma conjunta.

— Os comentários deverão ter fundamentação. O que significa que comentários genéricos, sem apontar elementos relevantes do texto não serão aceitos. É preciso que fique claro que o comentarista leu e analisou o conto em questão. Caso a moderação entenda que o comentário não foi bem fundamentado, pedirá ao participante para que o refaça. Em caso de recusa, o participante poderá ser eliminado.

V – Avaliação

— Juntamente com o início da terceira etapa, será aberto um post de votação. Os participantes deverão atribuir notas de zero a dez para cada conto lido, podendo se utilizar de uma casa decimal. Com o fim da terceira etapa, igualmente se encerra o prazo de votação.

— Também podem votar aqueles que lerem e comentarem todos os contos, mesmo não participando do certame como autores. Tais leitores, não tendo listas de leitura, podem comentar os contos na ordem que lhes convier e ganharão uma vaga direta para o Paraíso dos Leitores Generosos.

VI – Resultado

— Ao fim do processo de avaliação, será divulgado o resultado, que se dará pela média alcançada pelas notas de cada conto. As duas notas mais altas e as duas mais baixas serão desconsideradas, para conseguirmos uma média mais equilibrada, com menos riscos de distorções. Será divulgada uma tabela geral de classificação com todos os textos e suas respectivas notas.

— Em caso de empate para alguma das três primeiras colocações, o critério de desempate será o maior número de notas mais altas alcançadas pelo conto. Persistindo o empate, a moderação decidirá, baseando-se nos comentários dos autores empatados.

Também serão divulgados os nomes reais dos autores de cada texto. Ou o pseudônimo com que costumam assinar sua obra. Ou ainda outro pseudônimo que escolherem por não se sentirem seguros para lançar seus contos oficialmente. Enfim, o nome indicado no email.

VII – Premiação

Os três primeiros colocados serão agraciados por livros generosamente doados pelo singular Leandro Santos, o Redimido.

O terceiro colocado receberá um exemplar de Futuros (Im) Prováveis, de Bia Machado.

Ao vice campeão caberá A redenção do Anjo Caído, de Fábio Baptista.

E o grande vencedor leva para casa a coletânea Família do Beco 4, de Anderson Prado.

Num ato de igual generosidade e particular carinho com este que vos fala, Bia Machado, A Imparável, dona da maravilhosa Editora Caligo, decidiu oferecer para o campeão um exemplar de A Linha Tênue, de Rubem Cabral, para marcar o primeiro desafio organizado pela raposa emocionada aqui. E quem tiver o livro em mãos lerá uma das melhores histórias com raposas já feitas.

Então o desafio terá um campeão premiado com dois livros, nesse desafio com dois temas, organizado por um maluco com duas personalidades.

Quaisquer dúvidas serão sanadas aqui mesmo neste tópico. E não se envergonhe de perguntar, se não sou bom em seguir regras, sou pior ainda explicá-las.

Boa escrita e leitura a todos!

Atenciosamente, Bruno Raposa, o Desatento.

7 comentários em “Regulamento do Desafio “Engrenagens da Criação”

  1. Sarah S Nascimento
    4 de fevereiro de 2021

    Perdão, não vi que havia mandado dois comentários iguais, sinto muito

  2. Sarah S Nascimento
    4 de fevereiro de 2021

    olá, gostaria de saber se o tema criação pode ser ampliado em todo sentido da palavra?

  3. Sarah S Nascimento
    4 de fevereiro de 2021

    Olá, gostaria de saber se o tema criação pode ser ampliado em todo o sentido da palavra?

    • Bruno Raposa
      8 de fevereiro de 2021

      Olá, Sarah.

      Desculpe pela demora na resposta, falha minha.

      Como diz o regulamento, você pode abordar o tema de forma livre. Então sim, você pode ampliar o sentido da palavra da forma que lhe convier.

      O conto será lido e avaliado pelos próprios participantes do Desafio, logo, sempre pode haver algum ruído na percepção do encaixe ao tema. Mas não se sinta podada por isso.

      Sinta-se à vontade para escrever e participar com toda a liberdade. 🙂

      A pluralidade é mais do que bem bem-vinda.

      Abraço.

  4. Adilson Goncalves
    30 de janeiro de 2021

    Desafio interessante. Algumas perguntas:
    a) como será o envio dos comentários? Por e-mail também?
    b) é possível receber os mesmos contos para avaliar nas três etapas. Se for o caso, posso enviar o mesmo comentário da etapa anterior?
    c) está prevista a publicação de antologia com os selecionados?
    Grato&Abraços
    Adilson Roberto Gonçalves

    • Bruno Raposa
      30 de janeiro de 2021

      Olá, Adilson, tudo bem? Respondendo suas dúvidas:

      a) O comentário você faz no próprio post do conto. Ele não irá aparecer para os demais participantes, pois durante o desafio todos os comentários ficarão aguardando moderação. Ao fim do certame, serão liberados para que os participantes possam ver.

      b) Não. Em cada etapa você receberá contos diferentes em sua lista de leitura. Ao fim do desafio, terá lido todos os contos que se mantiverem classificados até o final. Então haverá um post de avaliação onde você dará sua nota para cada um deles.

      c) Normalmente, ao fim do ano é publicada uma antologia chamada Devaneios Improváveis com os melhores contos dos desafios. Você pode ver algumas delas aqui no canto direito inferior do site. Pode inclusive baixá-las. Confesso que não sou eu quem as organizo, comecei agora a gerenciar os desafios, mas caso precise de mais detalhes, me informo para te passar.

      Boa sorte caso decida participar. Será muito bem-vindo.

      Abraço!

      • Adilson Goncalves
        31 de janeiro de 2021

        Muito obrigado, Bruno Raposa, pela pronta e esclarecedora resposta. Vamos lá, respirar fundo e encarar a empreitada. Abraços!

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 29 de janeiro de 2021 por em Engrenagens da Criação e marcado .
%d blogueiros gostam disto: