Caros EntreContistas,
Um dos desafios mais criativos, abrangentes e apertados dentre todos os certames que já promovemos – menos de um ponto separou o segundo do terceiro colocado! Quarenta e quatro contos inscritos, seis desclassificados, abordando as diversas faces do folclore brasileiro, celebrando a nossa identidade cultural em sua essência. Mais de 1800 comentários demonstrando o comprometimento de nossos participantes em ajudar e em aprender.
A tabela abaixo contém os títulos dos contos, os pseudônimos e os nomes verdadeiros de cada participante:
Abaixo vê-se o quadro de comentários:
E, por fim, o quadro de pontuação:
Como vencedor, “Formigas“, de Gustavo Araujo, com 332,1 pontos e média de 8,515 pontos:
“O Negrinho… Ele pediu segredo. A Virgem pediu, na verdade. Foi o que ele disse. Se alguém mais soubesse, ela ficaria triste. Talvez lhe virasse o rosto. Pior, talvez o Negrinho fosse embora. Não, não queria que isso acontecesse. O Negrinho era bom. Quase um santo.”
Em segundo lugar, com 326,4 pontos e média de 8,369, “De Lobos e Ovelhas“, de Olisomar Pires:
“Minha face deve ter se transformado numa máscara cômica, pois ouvi muitos risos por todo o ambiente, inclusive dos negros que nos serviam. Claro que eu conhecia a história – homens virando lobos ou monstros – Mas o quê, em nome de Deus, o mito grego estava fazendo no interior do Brasil ? – perguntei.“
Completando o pódio, com 325,5 pontos e 8,346 de média, “Encantamento“, de Evelyn Postali:
“Enquanto Jandira trocava fuxico com as outras duas, Jacinto ajeitava a gola da camisa fora de moda, olhava para os sapatos sem brilho, observava os ladrilhos do chão. As mãos suavam. Sentia o cheiro dos lírios. A escolha das flores não poderia ser mais funesta. Lembrava-se daquelas flores enfeitando os caixões. Aquele era o seu funeral.“
Lembrando que o campeão receberá em casa, livre de custos, um exemplar de ““Um Fio de Prosa”, com contos e crônicas de
Uma vez mais parabenizamos todos os participantes pela preocupação que demonstraram em dar o melhor de si, tanto na elaboração dos próprios contos, como principalmente nos comentários realizados. Agradecemos em especial à Bia Machado e à Iolandinha Pinheiro, que comentaram e avaliaram todos os contos mesmo não participando como autoras.
Mais do que isso, agradecemos aqueles que dedicaram horas preciosas para analisar os contos postados, que perceberam que este espaço só funciona porque todos se ajudam.
A partir de agora os comentários estão liberados.
Até o próximo desafio!
Equipe EntreContos.
pois é. Já disse, mas gostaria de reiterar aqui no espaço oficial, o meu orgulho com o quinto lugar. A alegria em ter sido o autor que mais notas dez obteve. Senti que as críticas feitas ao meu primeiro trabalho aqui, no desafio dos micro contos, ajudou-me a afiar a caneta. Que venha o próximo. Tomara que a inspiração me chegue e possa participar. Abraços de parabéns aos vencedores e aos demais 43 participantes, somos todos ganhadores.
Gente, queria agradecer os comentários no “Formigas”. Sinceramente eu não esperava que o conto fosse tão longe. Escrevi a história durante uma viagem, sem aquela dedicação toda. Minha expectativa era ficar entre os dez, mas para minha surpresa, foi pódio. Não acho que merecia – e não estou falando por falsa modéstia. O conto tem inúmeras falhas e, como bem observado pelo Fabio Baptista e pelo Pedro Luna, lembra mais um enredo de novela das 18h (acho até que a Isis Valverde poderia fazer o papel da Carolina). De todo modo, pretendo reescrevê-lo, pois talvez sem o limite de palavras a história fique melhor. Por fim, e mais importante, quero parabenizar não só a galera que chegou ao topo, mas todos aqueles que se empenharam neste desafio, seja para escrever, seja principalmente para comentar (esse, sabemos, é o verdadeiro tesouro do EC). Um parabéns especial aos autores de meus contos favoritos: Rafael Sollberg (Sob(re) Mitos e Lendas) e Eduardo Selga (O Sequestro da Mãe d’água). O desafio teve contos muito bons, o que demonstra, na verdade, que há espaço para ousar, para demolir o status quo. É isso. Abraços a todos.
Parabéns aos ganhadores e a todos os participantes!
O nível do EC está subindo demais da conta! Cada leitura sensacional!
Parabéns aos autores participantes e leitores. Sucesso a todos!
Parabéns a todos! Muito bom poder participar lendo e comentando. 😉
Muito honrado e até mesmo, surpreso, com a segunda colocação do meu conto “De lobos e ovelhas”. Agradeço às notas generosas e às críticas sempre bem vindas.
Há muito o que se corrigir, mas estou (estamos) no caminho. O escritor que eu era antes do Entrecontos já evoluiu bastante, como disse em outras oportunidades.
Parabéns a todos os participantes pelo trabalho e paciência.
Show, parabéns! É sempre um grande prazer participar deste encontro de pessoas e contos, ainda que sem um conto para ser avaliado. Sucesso e já estou esperando o próximo.