EntreContos

Detox Literário.

Resultados do Desafio Retrô Cemitérios

38a795f703_8218553_med

Caros participantes, amigos e curiosos de sempre.

Um Desafio à altura dos três anos de Entre Contos. Uma disputa apertada, em que o vencedor foi definido apenas no último voto!

Ao final, foram 46 (quarenta e seis) textos inscritos, trazendo gente que há tempos não aparecia e também uma porção de novos autores. A tabela abaixo contém os títulos dos contos, os pseudônimos e os nomes verdadeiros de cada participante:

autorias

Ao final, apenas seis desclassificados, demonstrando um excelente grau de comprometimento pelos participantes, especialmente por conta do sistema “aberto” de comentários! Confiram abaixo quem comento ou quê:

comentarios

Por derradeiro, a pontuação final, já desconsiderados os contos eliminados.

votos

Como vencedor, o conto “Mea Culpa“, de Daniel Reis, com 158 pontos:

“— Ainda que eu caminhasse pelas ruas escuras como se fossem o vale da morte, em silêncio, carregando a angústia e as ferramentas necessárias para cumprir minha obsessão, o coração não se deixava aquietar; e, ao mesmo tempo, não se envergonhava em gozar, por antecipação, o prazer de ver satisfeito aquele desejo secreto.

Em segundo lugar, com 155 pontos pontos, “Ficções“, de Gustavo Araujo,

Sob a luz mortiça de uma vela fincada em um pires de barro, empunhou um toco de lápis e abriu um caderno pautado, passando as costas da mão na borda interna para firmar a página. Os dedos carcomidos e rachados, trêmulos pela exigência de anos de trabalho, ganharam firmeza no exato instante em que o grafite feriu o papel.

Completando o pódio, com 135 pontos, “Belinha“, de Anderson Henrique:

Meia-noite, cabra! Cêdemais pra chamar de dia, tardemais pra não chamar de noite. A hora escura em que tudo acontece e gente só sabe na manhã seguinte quando a vizinha passa no batente como quem não quer assunto, mas vai logo dizendo Marilene, cê num sabe da última. Sei não mulher, conta? Conto, mas num gosto de fofoca. E lá se vai mais de hora de papo, a gente de butuca numa virada de parede pra saber se o assunto é de tragédia ou de saliência, se é a irmã de algum conhecido que tá de bucho ou se foi alguém que morreu de faca.”

Conforme previsto no Regulamento, o campeão receberá em casa um exemplar do sensacional “Trem Noturno para Lisboa“, de Pascal Mercier.

Para resgatar aquele velho costume lúdico, passamos à entrega dos Troféus Honorários do presente Desafio:

– O Troféu “Lápide Reluzente”, de melhor estréia, vai para a Iolandinha Pinheiro, que, com seu “Uma Prece para Maria”, abocanhou o quarto lugar nesta acirrada disputa.

– O Troféu “Lázaro, Levanta-te”, de Ressuscitação, vai para o José Geraldo Gouvea, para a Márcia Saito e para a Evelyn Postali, que depois de um bom tempo afastados voltaram a iluminar este espaço literário.

– O Troféu “Coroa de Flores” vai para a Catarina Cunha, cuja criatividade na hora de comentar a credencia para as melhores funerárias deste ou de outros mundos.

– O Troféu “Missa de Sétimo Dia” vai para o casal Olisomar Pires e Tatiane Mara que comentaram, juntos, todos os contos em menos de uma semana.

– O Troféu “Nós que aqui estamos por vós esperamos” vai para todos aqueles que, ansiosos, ficaram no aguardo das considerações do Eduardo Selga.

– O Troféu “Rigor Mortis” vai para o Felipe Rodrigues, que ensaiou uma recuperação nos comentários no último dia do prazo, mas no fim terminou paralisado frente à quantidade.

– O Troféu “Sete Palmos” vai para os participantes que enviaram seus contos, receberam no mínimo quarenta comentários e que, na hora de retribuir… viram-se sepultados.

e finalmente

– O Troféu “Jardim da Saudade” vai para o Piscies, o Rubem Cabral, o Jeffe Lemos,  Rafa Sollberg e, claro, o Léo Jardim, que fizeram falta, muita falta, neste certame.

Uma vez mais parabenizamos todos os participantes pela preocupação que demonstraram em dar o melhor de si, tanto na elaboração dos próprios contos, como principalmente nos comentários realizados.

A partir de agora os comentários referentes à votação estão liberados.

Até o próximo desafio!

Equipe EntreContos.

Anúncios

24 comentários em “Resultados do Desafio Retrô Cemitérios

  1. Simoni Dário
    18 de outubro de 2016

    Parabéns ao EntreContos pela comemoração dos 3 anos. Que continue por muitos, conquistando leitores e escritores! Parabéns aos vencedores do desafio comemorativo.

    O tema deste realmente foi denso e torci o nariz (como muitos) quando li sobre o que seria, mas sabe que acabei me surpreendendo? Achei que a cada conto que eu lesse, ficaria pra baixo, seria melancólico demais, triste demais, e acabou que aprendi muito, que de um tema denso dá pra fazer comédia, romance, policial, futurista, infantil e…panfletagem! Rsrs.

    Enfim, vivendo e aprendendo, gostaria de dizer que estou muito feliz de fazer parte dessa turma já e queria parabenizar a todos os que participaram. A gente sofre a cada comentário, dá um frio no estômago quando vem aquela critica severa, mas depois que passa, dá uma saudade…e a torcida que venha o próximo duma vez! Uma coisa é certo, me sinto cada vez melhor a cada desafio!

    Beijo no coração de todos! Até o próximo.

    • EntreContos
      18 de outubro de 2016

      Oi, Simoni! Você podia entrar no facebook e aderir à comunidade de escritores do EC. O negócio pega fogo por lá. Pensa nisso 🙂

      • Simoni Dårio
        18 de outubro de 2016

        Oi, obrigada, mas eu sou daquelas que não tem facebook. Tem como participar mesmo assim?

      • EntreContos
        18 de outubro de 2016

        Acho que não… é preciso ter um perfil no FB pq a comunidade está hospedada lá.

  2. vitor leite
    17 de outubro de 2016

    Detestei o tema, mas gostei muito de ler alguns textos neste desafio. Parabéns especiais aos vencedores, ou seja, nós todos. Muito obrigado a todos os que leram e comentaram o meu texto, e ainda um obrigado maior para o Gustavo por todo o excelente trabalho que tem a gerir tudo isto

  3. Claudia Roberta Angst
    17 de outubro de 2016

    Parabéns aos vencedores e a todos os participantes. Meu conto favorito venceu!
    Foi um desafio e tanto, com batalha de comentários, polêmicas a parte, mas sempre com muita interação e saldo positivo.
    Ainda estou satisfeita com o meu conto Vende-se uma Alma, embora tenha de rever alguns pontos, umas pontas que ficaram soltas.
    Parabéns novamente ao Gustavo Araújo pelo trabalhão que tem só para manter esses escritores doidos na ativa e pelos cálculos, planilhas, etc e tal.
    Enfim, adoro isso aqui!
    Abraços a todos.

  4. Maria Flora
    17 de outubro de 2016

    Parabéns a todos! Adorei participar deste desafio que me proporcionou muitas lições! Dentre os comentários, me surpreendi pelos elogios à minha escrita! Isso me animou demais! É muito bom fazer parte do blog@@@@!!!

  5. Gustavo Castro Araujo
    17 de outubro de 2016

    Parabéns ao Daniel Reis e ao Anderson Henrique pelos contos excelentes. Será uma honra tê-los na versão impressa da próxima antologia. Parabéns, também, a todos aqueles que se dedicaram a este desafio, comentando, escrevendo e tentando ajudar os demais participantes.

    Do lado da moderação, digo que foi um certame bem atribulado, especialmente no final, quando tivemos que fazer contato com vários autores para dar aquele empurrãozinho visando ao cumprimento dos prazos. Infelizmente, ainda há aqueles que não entendem a proposta do site e, mesmo com tantas impressões em seus próprios contos, preferem criar uma desculpa para si mesmos para não retribuir a atenção de tanta gente.

    Como participante, acredito que o desafio foi bacana por trazer gente nova e talentosa para o EC e, principalmente, por produzir um vencedor inédito (ainda que o Daniel já estivesse beliscando o lugar mais alto do pódio há algum tempo).

    Também acho que foram legais as discussões ideológicas surgidas, bem como as argumentações sobre textos panfletários (ou não). Nesse sentido, fico contente que as ideias tenham sido apreciadas com educação e elegância, ainda que nem sempre no mesmo viés.

    Por fim, quero agradecer os comentários e os votos no “Ficções”. Tentei uma abordagem mais poética desta vez, como se fosse um exercício, e gostei muito disso. Na verdade, foi um dos contos que mais gostei de escrever em muito tempo. Não há reviravoltas mirabolantes, não há explicações sobrenaturais. É um texto adulto, ou melhor, maduro, longe do estereótipo adolescente, fantasioso ou juvenil. Nada contra essas vertentes – até porque já escrevi muito nesse âmbito -, mas não queria que meu texto flertasse com essas ideias desta vez. Alguns comentários aludiram a Nelson Rodrigues – à vida como ela é. Foi exatamente o que eu quis fazer. Em suma, creio que o resultado foi bom, pois muitos entenderam a intenção escondida nas linhas tortas do velho varredor, inclusive afirmando, categoricamente, que o conto só poderia ter sido escrito por uma mulher. Encaro isso como o maior elogio que poderia receber.

    Um abraço a todos e mais uma vez obrigado.

  6. Rodrigues
    16 de outubro de 2016

    Opa, bacana. Mais um concurso, pude ler muitos textos bacanas, mas infelizmente não consegui comentar todos os trabalhos. Recebi diversos comentários no meu texto, muito interessante ver a discrepância das avaliações, acho quase 50% gostaram e 50% não gostaram. Chamaram meu conto de humor Zorra Total *valeu, Gustavo!* hahahah e também de Monty Python. Para quem se interessar em ler o conto atualizado, maior e melhor, acesse no meu blog – https://toomuchmonkeybusiness.wordpress.com/2016/10/17/o-bom-partido/

    valeu!

  7. mariasantino1
    16 de outubro de 2016

    Parabéns a todos!

    Gostei do desafio mesmo não tendo gostado do tema (questão de afinidade). Encontrei técnicas muito boas como a de fazer do conto uma espécie de cemitério (sem titulo). O regionalismo de “Belinha” e a construção psicológica dos personagens que saem das linhas. Batuque e Reza (Madagascar! !!) e tanta coisa boa. Fiquei um pouco triste com os comentários no conto da Fada Madrinha Capitão Nascimento, e fico feliz do autor ser o Fábio (que não se abala) , mas queria muito que não houvesse má educação, arrogância e chavecagem (do mal) por parte dos colegas (mas já passou e tá tudo enterrado).
    Obrigada pela gentileza de ler e pelos comentários, e muito mais ainda por aparecer na lista de alguns.

    Até o próximo!

    Sucesso pra gente 😉

  8. Paula Giannini - palcodapalavrablog
    16 de outubro de 2016

    Adorei!!! Parabéns a todos os premiados e aos participantes, companheiros animados dessa jornada de morrer. Já por auqi aguardando o próximo!

  9. Brian Oliveira Lancaster
    16 de outubro de 2016

    Parabéns aos escolhidos! Como é de praxe, também figuraram em minha lista pessoal. Cada desafio é uma experiência nova. Aprendi bastante com um tema que me incomodou muito. Diversidade gera criatividade.

  10. phillipklem
    16 de outubro de 2016

    É sempre maravilhosa a experiência de participar de um desafio Entrecontos.
    Muito obrigado a todos os que leram e comentaram meu humilde conto e parabéns ao meressidissemos vencedores.
    Até a próxima pessoal!

  11. Bia Machado
    16 de outubro de 2016

    Parabéns aos vencedores, merecidamente! Parabéns a todos e todas que chegaram até aqui. De novo, foi muito bom. Obrigada novamente, Gustavo, pela organização. 😉

  12. Pétrya Bischoff
    16 de outubro de 2016

    Parabéns ao pódio, galera! Todos trabalhos digníssimos de suas colocações.
    Também gostaria de agradecer a todos os comentários que puxaram minha orelha para algumas questões de revisão gramatical e para o uso absurdo de adjetivos (mesmo que eu não vá obedecer ao segundo, pq sou um exagero mesmo hsuahush).
    Dizer, também, que não há outro grupo, de qualquer natureza, onde eu me sinta mais em casa, mais entre amigos que o EC. E essa temática foi mesmo um baita sentimento de pertencimento.
    Agradecer, ao Gustavo por manter essa trupe firme e em frente! e, finalmente, ao JC, que me puxou de volta aos desafios, mesmo que ele próprio não tenha participado desse.
    Muito feliz por ter voltado! 😀 ❤

  13. Pedro Luna
    16 de outubro de 2016

    Já tem quase dez anos que percorri, junto de mais três amigos e da minha cadelinha Priscila (que tenho tatuada em meu braço e que morreu alguns anos depois num lamentável acidente), a orla inteira da Praia da Taíba, no Ceará. Foi lá que encontramos o cemitério abandonado. Por causa do EC, virou conto.

    Muito obrigado pela oportunidade.

    Parabéns ao trio do pódio e a toda a turma.

    • Pétrya Bischoff
      16 de outubro de 2016

      Mds, Pedro, que louco! Teu conto foi um dos que mais me emocionou e remeteu-me à atmosfera King. Belíssimo trabalho e história linda. Parabéns!

    • Gustavo Castro Araujo
      17 de outubro de 2016

      Poxa, emocionante! Muito bacana saber que foi inspirado em fatos reais. Como disse a Pétrya, há um pouco de SK aí – “Conta Comigo” na veia!

  14. danielreis1973
    16 de outubro de 2016

    Sensacionais os troféus!!

    • EntreContos
      17 de outubro de 2016

      Vindo de um publicitário, o elogio deve ser comemorado!

  15. Fheluany Nogueira
    16 de outubro de 2016

    Foi uma alegria participar deste Desafio. Obrigada pela atenção de todos. Parabéns a todos pela participação e aos premiados, em especial. Até um próxima oportunidade. Abraços.

  16. Catarina
    16 de outubro de 2016

    Linda coroa de flores. Fiquei lisonjeada. Muito obrigada!

  17. Olisomar Pires
    16 de outubro de 2016

    Parabéns a todos, mais uma vez foi bastante divertido participar e aprender. Até a próxima !!!

  18. Iolandinha Pinheiro
    16 de outubro de 2016

    Show, comecei bem. Obrigada a todos pela recepção calorosa, comentários, e votos. Adorei a experiência. Agradeço à paciência do Gustavo. Abraços.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 16 de outubro de 2016 por em Retrô Cemitérios e marcado .