EntreContos

Literatura que desafia.

Trocas Macabras – Resenha (Pedro Luna)

TROCAS_MACABRAS_1374372762B

Stephen King é um escritor americano que vem tendo obras publicadas no Brasil há muitos anos. Na década de 80 até o início dos anos 90, um período de efervescência produtiva do mestre do horror, diversos títulos saíram por aqui e por diferentes editoras.

Porém, nem todos esses llivros receberam segundas, terceiras, quartas edições por parte de suas editoras. Sem falar que algumas dessas editoras chegaram até mesmo a falir, deixando essas obras perdidas. Os anos passaram e encontrar esses livros nas prateleiras das tradicionais livrarias se tornou uma tarefa impossível. Com sorte, o interessado leitor poderia encontrá-los em sebos ou nas mãos de algum colecionador.

Com Trocas Macabras, o livro alvo dessa resenha, precisei passar por esse procedimento. Escrito por King em 1991 e publicado aqui no ano seguinte pela tradicional editora Francisco Alves, o livro logo tornou-se um artigo raro, pois a editora passou por problemas, chegando a ser vendida, e inúmeras obras de seu catálogo não ganharam novas edições.

Consegui encontrar o livro em 2012, através de uma comunidade de vendas no Orkut. Na ocasião, uma simpática moça me vendeu por modestos R$ 40,00 reais. Confesso que na época eu não imaginava que era um livro tão procurado e não me dei conta de minha sorte. Hoje em dia, já cheguei a ver anúncios (pouquíssimos) de sua venda por R$ 190,00 e 300 reais.

Esses valores não chegam nem perto dos 1.500 reais que alguns vendedores pedem pela obra Os Livros de Bachman, do próprio King (um livro que contém uma história proibida pelo autor, mas que, obviamente, foi lançado aqui antes de sua proibição), mas demonstram os traços do mercado de livros raros e nunca republicados.

A História (sem maiores spoilers)

O palco da trama é a pequena cidade de Castle Rock, que King já havia visitado em outras histórias como O Corpo, Cão Raivoso, A Zona Morta e A Metade Negra. Tudo aparenta estar em paz, até que um estranho homem chamado Leland Gaunt se instala ali e abre uma loja chamada Coisas Necessárias.

A loja parece atrair determinados tipos de clientes, que sempre estão em busca de algo. E por mais incrível que pareça, o senhor Gaunt sempre tem o que eles precisam em seu estoque. O preço? Um pequeno favor para o misterioso homem, ou praticar um trote em alguém, algo simples, só para assustar. Porém, a medida que os trotes acontecem, uma sensação de animosidade começa a surgir, deixando os moradores de Castle Rock paranóicos uns para com os outros e a beira da destruição.

No decorrer das páginas, King nos apresenta dezenas de personagens, suas vidas e rotinas, criando um impressionante ambiente familiar para o leitor. Acompanhamos o xerife Alan Pangborn e sua namorada Polly Chalmers, tentando descobrir a causa dos estranhos eventos que estão jogando os habitante uns contra os outros, antes que seja tarde demais. Para piorar, um antigo delinquente da cidade retorna decidido a tentar uma vida nova, mas pode ser mais uma peça controlada pelo sinistro Gaunt para chegar ao seu aterrador objetivo final.

 

Trocas Macabras é um excelente livro de King, daqueles grandões. Tem personagens bem desenvolvidos e carismáticos, ação, algumas partes cansativas sim, mas no geral, tem uma trama muito bem costurada. Em minha opinião, não deve ser lido por iniciantes no autor. Para não se perder com o grande número de personagens, é ideal que já se tenha lido obras como Sob a Redoma e A Coisa, pois apesar de serem livros gigantes e com muitos personagens, a ligação entre eles fica mais explícita, não confundindo o leitor.  Uma espécie de treinamento.

Um outro motivo para não ser lido por iniciantes, é que por se passar em Castle Rock, diversos personagens de livros anteriores do autor que também se passaram ali, reaparecem, criando uma agradável sensação de nostálgia para quem já os leu.  Na internet é fácil encontrar listas com a ordem correta das obras a serem lidas, se houver o interesse.

No entanto, também é possível ler se você for um iniciante. A leitura continuará agradável.

Por fim, fica a dica de uma bom livro onde King explora personagens muito humanos, tratando de temas como inveja, mesquinharia, poder, amor e ódio, sem esquecer do sobrenatural.

Boas notícias

A editora que atualmente lança os novos livros de Stephen King no Brasil está fazendo um excelente trabalho, inclusive relançando as obras raras. Em 2016, anunciaram o relançamento de Cão Raivoso e A Incendiária, para a alegria dos fãs.

Ou seja? Quem sabe Trocas Macabras pinte por aí novamente. Definitivamente uma boa história que deve estar ao acesso de todos.

Serviço

Trocas Macabras (Needful Things)
Stephen King
1991 (Publicado no Brasil em 1992)
Editora Francisco Alves
554 páginas

Anúncios

6 comentários em “Trocas Macabras – Resenha (Pedro Luna)

  1. Gardel Dias
    29 de abril de 2016

    Parabéns Pedro. resenha direta, clara e sem rodeios, muito bom mesmo.

  2. JULIANA CALAFANGE
    10 de abril de 2016

    Uau!!! Vc tem esse livro!!! Amo o King! Mais uma vez faço minha campanha para um desafio de Terror!!! E, puxa vida, Pedro Luna, quanto vc quer pra me emprestar esse livro? rsrsrsrsrs 🙂

    • Pedro Luna
      11 de abril de 2016

      Oi Juliana, infelizmente esse livro não sai da minha estante..rs. E realmente desafio terror seria bem legal. ^^

      • JULIANA CALAFANGE
        12 de abril de 2016

        se eu tivesse um também não sairia da minha… rsrs

  3. Gustavo Castro Araujo
    9 de abril de 2016

    Ótima resenha. O fato de se tratar de um livro raro só me deixou com mais vontade de ler.

    • Pedro Luna
      10 de abril de 2016

      Thanks, Gustavo. Vamos torcer pela republicação ^^

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 9 de abril de 2016 por em Resenhas e marcado , , .