EntreContos

Detox Literário.

Mata matraca catraca (Adorável Mundo Novo)

Cinco e cinco, nasce em noite de lua nova e céu estrelado. O pai ouve o primeiro choro no momento em que um risco de fogo corta caminho pelo meio da constelação do Cruzeiro do Sul.

Mata matraca catraca

Seis e dez, pula da cama na primeira chamada, chuveiro, mingau, fruta, sanduiche. Escova dentes e cabelo,  uniforme, lenço, cadernos, livros, estojo, mochila, meias brancas, tênis, caderneta. Quantos planetas tem o Universo? Por que uns são planetas e outros satélites? A gente conta os satélites da NASA também? E se ele for muito grande a gente chama de planeta? E se ele crescer demais vai bater aqui na Terra? A Terra já foi satélite, meteoro ou estrela? Por que Saturno usa anel e não pulseira?

Fecha essa matraca e a porta ou vai se atrasar. Não esquece a lancheira. Olha para os dois lados antes de pensar e nada de conversar com estranhos.

Beija a testa dos pais.

Mata catraca matraca.

Seis e quarenta, escorrega da cama na quinta chamada, meia hora de banho, café, sanduiches, calção de praia por baixo do jeans rasgado, tênis, caderno desbeiçado, caneta, mochila, fone de ouvido, uma perna de grilo, fósforos, troco para o lanche. Astronomia ou astronauta?  Qual a distância entre a constelação Ursa Maior e o Trópico de Câncer? Existe Ursa Menor? Por que de Câncer e não de Caranguejo ou de Aquário?   Quem quadriculou a Terra em latitude, longitude, meridianos e paralelos? Podemos fazer o mesmo com os outros planetas?

Cala a boca, bate a porta e não pula a catraca do ônibus. Nada de ficar vagabundeando no Planetário e na praia, direto para casa. 

Tchau.

Matraca catraca mata.

Sete e vinte, cai da cama, litro de coca, mochila, chinelo, celular, fone de ouvido, murrão, ceda, isqueiro, camisinha, ingresso para a chopada. Por que mesmo faço Direito? Existiria Direito Astronômico com especialização em defesa de extraterrestres? Vou criar o primeiro Tribunal Intergaláctico. Escreverei a primeira Constituição Universal.  

 Essas besteiras que você fala ainda vão te matar. Olha lá o que você anda fumando, cheirando e bebendo.  Não quero cuidar o resto da vida de uma ameba. E não ouse pegar carona com os colegas e volte para casa vivo.

Fui.

Matraca mata catraca.

Seis e dez, sai da cama, café com leite,  pão com manteiga, presunto e queijo. Banho, barba, escova dentes e cabelo, terno, gravata, meias pretas, sapatos, lenço, cigarros, isqueiro, pasta, canetas, relatórios, agenda, vale transporte, vale refeição, crachá. Audiência de Conciliação e Julgamento no Tribunal de Pequenas Causas. Petição inicial, pesquisa jurisprudência.

Fecha a porta. Não esquece de trazer o dinheiro da feira,  e vê se não se atrasa para o jantar.

Beija a mulher e os filhos.

Catraca mata matraca.

Quatro e quinze. Corre para o banheiro. Volta pra cama e alonga as catracas enferrujadas. Levanta às seis. Remédios.  Mingau de aveia, suco, pão integral, queijo branco.  Banho, hidratante, óculos, bermuda, camisa polo, meias listradas, tênis. Escova dentadura. Bolsa, boné, protetor solar, remédios, água, toalhinha, pedido médico, RG, carteira do convênio, celular com número de emergência.

Encosta a porta. Não esquece o resultado dos exames e cuidado onde pisa.

Beija a mulher.

Catraca matraca mata.

Que horas serão? Cuidadora com mãos leves, remédios, lenço umedecido, fraldão, cinta ortopédica, pijama, meias compressivas, cinta e sandálias ortopédicas, mingau, chá, remédios, aparelho auditivo, óculos, remédios, janela embaçada. O céu chama os olhos cansados para um risco de fogo. O brilho estelar pulsa na retina opaca, enquanto a mão corre ao ar prendendo o sorriso oco entre os dedos. Leva a presa à boca, engole o sonho e viaja rumo ao infinito.

Quantos planetas tem o Universo?

Catraca, catraca, catraca.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado em 21 de fevereiro de 2021 por em Engrenagens da Criação.