EntreContos

Detox Literário.

Resultados do Desafio “FanFic”

Caros entrecontistas, chegou o grande momento!

Com um total de 32 contos inscritos, o Desafio “FanFic” nos permitiu ir muito além do universo midiático tradicional das HQ, do cinema e da televisão. Foi uma empreitada que nos permitiu resgatar muito da tradição literária mundial e — grande surpresa — nacional.

Conforme previsto no regulamento, os participantes foram divididos em dois grupos. As autorias são reveladas conforme as tabelas abaixo:

Os participantes do Grupo 1 leram, comentaram e avaliaram os do Grupo 2 e vice-versa. No Grupo 2, tivemos um empate duplo no quinto lugar, tornando necessária a aplicação do critério de desempate previsto no regulamento — maior quantidade de notas mais altas. Ainda assim o empate persistiu, obrigando a moderação a definir.

As tabelas abaixo demonstram as notas, já desconsiderando os contos desclassificados. De acordo com o previsto, os cinco primeiros de cada grupo passaram à fase final.

A apuração final durou uma semana, com os finalistas lendo, comentando e avaliando os demais contos. Além dos próprios finalistas, outros cinco participantes realizaram todos esses passos, credenciando-se, assim, a votar: Fátima Heluany, Marco Piscies, Claudia Roberta Angst, Pedro Paulo e o estreante Marcio Caldas. Parabéns, pelo espírito de grupo!

Em terceiro lugar, com 61 pontos e média de 4,36, o sensacional Paredão, a releitura de Grande Sertão: Veredas escrita por Fernando Cyrino:

Alma tem cheiro? Pois afianço que sim. Senhor, se estivesse lá, iria sentir o odor delas ao se libertarem dos corpos. Morria gente demais e eu, no alto da torre da igreja, sem poder fazer nada. No desespero de nem dar um tiro que fosse, porque distância dos inimigos era maior que o alcance do meu cano. Cheiro de medo é o suor que a gente começa a gotejar na batalha. Pois eu estava empapado lá no esconderijo do alto. A guerra tinha escapado dos pastos e estava quase entrando na pequena vila. Eles estavam vencendo. “

Adiante. A escolha do vencedor. Isso porque nunca na história do Entre Contos houve um empate na primeira posição. Dois contos chegaram lá com pontuação igual — no caso, 64 pontos, média de 4,57. O desempate se deu pelo critério de notas mais altas, no caso, 9 X 8.

Assim, o segundo lugar, depois de muito mistério, ficou com o instigante Entre Irmãos – De Volta à rua Morgue, fanfic de Edgar Allan Poe invejavelmente concebida por Rafael Sollberg:

Diante deste quadro estranho e desolador, o Comissário me apresentou, impostando a voz tal qual um cabaretier de circo itinerante. Mera formalidade, tendo em vista que, vez por outra, minha foto estampava as capas dos hebdomadários encimando adjetivos bastante elogiosos; C. Auguste Dupin, magnifico, fantástico, estupendo. Todos bregas, embora merecidos. Acenei de forma comedida para o trio, deixando que meu silêncio agisse como cavalos fechando o cerco em um tabuleiro com poucas peças. Ciciei no pé do ouvido de Jean Baptiste e pedi que me levasse até o local do ato assassínio.”

Por fim, como campeão, uma fanfic genuinamente brasileira, o fenomenal O Coronel que, este sim, matou o Lobisomem, homenagem de Anderson Prado a José Cândido de Carvalho:

O caso ficou resolvido nos conformes de minha solução: livro sem orelha e narrado por mim na tal da primeira pessoa. O moço de Carvalho voltaria na manhã de todos os dias. Não no muito cedo nem no muito tarde: Ponciano é bicho madrugador, pois vaca só dá bom leite nas horas primeiras. E é por isso que acordo cedo e me ponho na vigia do galo. Se o pio tarda, dou pipoco de garrucha: – Acorda pra dá pio, desgraçado!

A tabela abaixo contém a classificação geral e as notas atribuídas.

O campeão receberá em casa, na tranquilidade do lar, um exemplar de “60 Anos Depois“, a rebelde e não autorizada FanFic que Fredrik Colting escreveu como continuação de “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J. D. Salinger.

Uma vez mais parabenizamos todos os participantes pela preocupação que demonstraram em dar o melhor de si, tanto na elaboração dos próprios contos, como principalmente nos comentários realizados.

Parabéns em especial àqueles que comentaram todos os contos do desafio — Anderson Prado e Padro Paulo, mais uma vez.

Como sempre, nosso muito obrigado àqueles que dedicaram horas preciosas para analisar os contos postados. Este espaço só existe por causa de vocês, autores engajados.

A partir de agora todos os comentários estão liberados.

Até o próximo desafio!

Equipe EntreContos.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 20 de setembro de 2020 por em FanFic, FanFic - Finalistas, FanFic - Grupo 1, FanFic - Grupo 2 e marcado .