EntreContos

Literatura que desafia.

Resultados do Desafio “Realidade Histórica Alternativa”

Historia

Caros participantes, amigos e curiosos de sempre.

Um desafio fantástico, extremamente difícil mas igualmente recompensador. Vinte e sete contos inscritos e apenas dois desclassificados, dando novas versões a fatos históricos conhecidos e outros nem tanto, mas em todo caso, subvertendo a lógica e o senso comum, como aliás, é praxe por aqui.

A tabela abaixo contém os títulos dos contos, os pseudônimos e os nomes verdadeiros de cada participante:

autoria_rha

Abaixo vê-se o quadro de comentários:

comments

E, por fim, o quadro de pontuação:

notas

Como vencedor, “Travessia“, de Gustavo Araujo, com 229,5 pontos e média de 8,827:

“Um grupo de homens começou a remar com as mãos, no que foi seguido por outros. No afã de chegar ao destino, fizeram o barco girar. Os contrabandistas reagiram com chutes empurrões, levantando os incautos pela camisa e atirando-os contra outras pessoas. De todo modo, a ondulação ganhou força e o barco ameaçou adernar. José segurou Miguel junto de si, certificando-se de que o colete salva-vidas estava bem apertado.

‘Aconteça o que acontecer, não saia de perto de mim’, disse ao menino. O filho fez que sim com a cabeça, agarrando o braço do pai.

Em segundo lugar, com 224,6 pontos e média de 8,638, “A Teoria das Cordas“, de Daniel Reis:

Ao ouvir as batidas na porta, Luísa ajeitou mais uma vez o vestido e verificou no espelho, apressadamente, se estava tudo certo com sua maquiagem e adereços. Conferiu mais uma vez o decote e vacilou por um instante. Mas, pela insistência do chamado, tomou a decisão de levar o plano adiante e foi até lá, respirando fundo para tomar coragem. Ao abrir a porta, encontrou no corredor um homem que, aparentemente, não poderia ser o mesmo que um dia havia conhecido.

Completando o pódio, com 223,1 pontos e 8,581 de média, “O Outro“, de Gustavo Aquino:

Subitamente, inusitada como um ciclone tropical, Coralita Yuca irrompeu das escadas. Pisando firme, os punhos cerrados, seguiu na direção do quarto de Ibagué. Niche ergueu-se de pronto, derrubando o improvisado assento para trás; o olhar vadiou por toda a circunferência daquelas pernas torneadas, espalhou-se na banda de uma nádega deixada para fora do short vermelho e cravou-se no bico dos seios que roçavam a blusinha azul cingida no torso de deusa africana: era Iansã e Ogum, a alegria e a fúria da vida.

Lembrando que o campeão receberá em casa, livre de custos, impostos e CPMF, um exemplar de “O Sol é para Todos”, de Harper Lee.

Conforme a tradição, oferecemos aqui alguns prêmios honorários:

Troféu “Galvão Bueno” vai para a Simoni Dário, pela incansável defesa do ídolo Ayrton Senna.

– Troféu “Teclado Viciado (2)” vai para o Wilson Barros Junior, cuja generosidade na atribuição de notas demonstra que seu computador possui somente as teclas 1 e 0.

– Troféu Cross-Dresser (ou “Incorporou a Cláudia”) vai para o Daniel Reis, cujo conto “A Teoria das Cordas” fez (quase) todo mundo pensar ter sido escrito por uma mulher.

– Troféu “Fair Play” vai para o Olisomar Pires, que aceitou como um cavalheiro o pedido da moderação para refazer os comentários.

– Troféu “Ayrton Senna” (já que é para falar de automobilismo) vai para o Victor Brian Lancaster Faria, que mais uma vez foi o pole-position nos comentários e na postagem de notas.

– Troféu “Mahatma Gandhi” vai para a Juliana Calafange e para a Anorkinda Neide, que comentaram todos os contos e votaram mesmo sem terem se inscrito como autoras. Todos nós agradecemos o empenho!

Troféu “Hitler van Gogh” vai para o Rich Dan, que não conseguiu deixar de mencionar o Führer em seu conto.

Troféu “Livro do Tico” (é, não esquecemos dele…) deve ser dividido entre a Anorkinda e o Leo Jardim, que adivinharam grande parte das autorias lá no grupo do FB.

Uma vez mais parabenizamos todos os participantes pela preocupação que demonstraram em dar o melhor de si, tanto na elaboração dos próprios contos, como principalmente nos comentários realizados.

Mais do que isso, agradecemos aqueles que dedicaram horas preciosas para analisar os contos postados, que perceberam que este espaço só funciona porque todos se ajudam.

A partir de agora os comentários referentes à votação estão liberados.

Até o próximo desafio… com novidades bem interessantes!

Equipe EntreContos.

Anúncios

26 comentários em “Resultados do Desafio “Realidade Histórica Alternativa”

  1. Thomás
    6 de junho de 2016

    Dividir este espaço com vocês é um grande aprendizado e ótima inspiração.

    Parabéns aos vencedores!!

    Que venha o próximo.

  2. Pedro Luna
    5 de junho de 2016

    FOI LOUCO (bêbado)

  3. Simoni Dário
    4 de junho de 2016

    kkkkkkkk, obrigada pelo Troféu Galvão Bueno, agora é correr atrás do prejuízo!
    Tinha certeza absoluta que Teoria das Cordas fosse da Claudia. Parabéns aos dois então, Claudia e Daniel, excelentes escritores. Parabéns também aos outros dois vencedores, difícil dizer qual texto foi o melhor.
    Acho que o troféu Ayrton Senna deveria ser dividido entre o Bryan e o Fabio Baptista a quem quero prestar uma homenagem usando uma frase do próprio Senna:
    “É irreal pensar que vou vencer sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana.” Excelente texto Fabio!
    E para o Eduardo Selga dizer que a admiração continua e vou, como sempre, esperar ansiosa pelos comentários dele nos próximos desafios. É sincero, de coração.
    Abraço a todos os escritores deste desafio, foi o mais difícil dos que participei e um dos mais divertidos por incrível que pareça. Estão todos de parabens!

    • Fabio Baptista
      5 de junho de 2016

      Senna é meu grande ídolo, talvez o único ídolo que tive realmente. E frases como essa (essa eu não conhecia, mas é excelente!) são inspiradoras.

      Muito obrigado, Simoni!

    • angst447
      5 de junho de 2016

      Não conhecia essa frase do Senna e realmente é muito incentivadora. Sinto-me lisonjeada por você ter pensado que Teoria das Cordas fosse meu. Agradeço por me ver como uma boa escritora, excelente já é exagero ( fiz meus exercícios de disciplina do ego..rs). 🙂

    • Eduardo Selga
      5 de junho de 2016

      Obrigado, Simoni. Sinceramente.

  4. Olisomar Pires
    4 de junho de 2016

    Realizei algumas alterações no meu conto, seguindo o conselho de vários colegas, acho que melhorou um pouco:

    http://www.olisoblog.com/#!O-que-seria-do-futebol-/c1sbz/575342ab0cf2a5fcbcc7e47b

  5. JULIANA CALAFANGE
    4 de junho de 2016

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk Muito honrada em receber o troféu “Mahatma Gandhi”!!!! Parabéns a todos!!!!

  6. Swylmar Ferreira
    4 de junho de 2016

    Parabenizo a todos os colegas que participaram deste desafio sensacional, principalmente aos três vencedores. Apesar de serem maravilhosos, gostei mais de alguns que de outros, isto é normal no ser humano.
    Nos vemos nos próximos desafios.
    PS.
    Gostaria de sugerir um Encontro ou Seminário dos autores do Entrecontos, onde poderíamos em um dia apresentar os contos escritos, discutir e conversar sobre esta forma de escrita que tanto gostamos.
    Um forte abraço a todos.
    Swylmar Ferreira

    • Anorkinda Neide
      4 de junho de 2016

      ahh encontros, adoro!!

      • Swylmar Ferreira
        7 de junho de 2016

        Podemos pensar?

  7. angst447
    4 de junho de 2016

    Parabéns para os vencedores e todos os outros que se empenharam tanto para participar de mais um empolgante desafio. Acho que com essa experiência e lendo quase todos os comentários, consegui compreender um pouco mais da tal RHA. Valeu pelas dicas. Foi bem divertido. 🙂
    Obs.: Ainda estou deprimida por não ter escrito A Teoria das Cordas e todo mundo achando que a autora do conto era eu. Sniff

  8. Brian Oliveira Lancaster
    4 de junho de 2016

    Parabéns aos ilustres (e novos) vencedores!
    Caramba (sim eu ainda falo isso), mais um troféu honorário para a coleção! É que eu trabalho no Financeiro, então há dias em que carrego montanhas, mas outros cheio de marasmo – por isso leio bastante e comento nos intervalos. Estava suspeitando da Catarina, mas do chefe “todo mundo” sabia. E Gustavo Aquino, que conto foi aquele? Palmas! Parabéns ao Daniel Reis que incorporou a Cláudia também (Cláudia ficando famosa).

    • angst447
      4 de junho de 2016

      Só estou ficando famosa porque sou arroz de festa por aqui – sempre presente, insistente, teimosa como a mula preta empacada de D.Pedro I. Ainda estou curtindo uma ressaca por não ter escrito A Teoria das Cordas. Fazer o quê? Daniel Reis foi o cara!

      • Wilson Barros
        4 de junho de 2016

        Nada de arroz de festa. Você é uma grande escritora.

      • angst447
        4 de junho de 2016

        Agora até me animei. 🙂 Obrigada!

      • Daniel Reis
        5 de junho de 2016

        Ops, Cláudia, eu é que fiquei feliz em ver tanta gente atribuir a você o texto, sinal de que eu estou evoluindo e um dia posso chegar lá! Um abraço e obrigado!

      • angst447
        5 de junho de 2016

        Não percebeu que você já chegou lá? Novamente, meus parabéns (um tanto invejosos, confesso). 🙂

  9. Olisomar Pires
    4 de junho de 2016

    Parabéns aos vencedores, o resultado é prova da justiça literária. Agradeço a oportunidade, aprendi muito nesse espaço ( inclusive comentar criticamente), agradeço igualmente às críticas recebidas, bem como aos elogios generosos. Um equipe de muitos bons escritores, aguardo ansioso o próximo evento. Fiquei muito feliz quanto troféu “Fair Play” – a admoestação foi super importante para a confecção dos meus comentários, confesso que estava receoso de tecê-los livremente. Minhas sinceras escusas se fui rude em algumas críticas, tentei o máximo possível, ater-me às impressões que o texto me passava, claro que sujeito às minhas falhas de interpretação ou preconceitos. No mais, até a próxima !!! Um abraço a todos.

    P.S. : Pensei realmente que o conto “A Teoria das Cordas” tivesse sido escrito por uma mulher, isso é um elogio ao autor.

    • angst447
      4 de junho de 2016

      Muitas vezes, os homens são mais sensíveis do que as mulheres. Não generalizemos!

  10. Catarina
    4 de junho de 2016

    Fiquei muito feliz com o justíssimo pódio. Parabéns! E, em nome do maior personagem de todos os tempos, Deus, agradeço mais esta oportunidade de crescimento. Postei uma mensagem nos comentários de meu conto “E se fosse Eva?” sobre a ideia de usar o nome Dele para mexer com a cabeça das pessoas.

  11. Anorkinda Neide
    4 de junho de 2016

    Parabéns, gurizada!
    Parabéns aos Gustavos, parabéns ao FB, parabéns Daniel.. veio disfarçando com tudo e mereceu o pódio com uma escrita impecável!
    Acabei gostando de não participar, ganhei dois trofeus!! Acho q vou continuar assim!! 🙂
    Abração a todos os amigos e amigas e um cumprimento especial pra Deus!

  12. Davenir Viganon
    4 de junho de 2016

    Esse desafio foi especial para mim. Primeiro, por ser Historiador; segundo, porque eu sugeri o tema; terceiro, o pessoal abraçou a ideia na votação e o resultado foi esse desafio massa que todo mundo se puxou pra bolar estórias que gostei muito de ler. Sintam-se todos abraçados 🙂
    Estou bem satisfeito com minha colocação (13º). Como disse nos desafios anteriores, sinto que estou melhorando e vocês me ajudam muito.
    Quanto ao meu conto, eu cheguei revisar, então mudei coisas da estória de última hora e deveria ser revisado de novo, enfim. Tenho que melhorar isso. Apesar da premissa dele ser simples (A URSS ainda existir) foi difícil imaginar como seria esse cenário. Queria ter sido mais criativo e não ficar apenas uma atualização de algo que existiu antes de 1990 e se prolongou por anos. Tentei usar a copa do mundo de 2014 e a vigilância na internet para atualizar o cenário, mas acho que escolhi o caminho fácil demais, por medo de um cenário complexo demais que não fosse entendido.

    Curiosidades do conto Órbita Vermelha:
    1) Anna Cullman foi inspirada na espiã russa Anna Chapman. https://pt.wikipedia.org/wiki/Anna_Chapman
    2) Banes é inspirado no Smiley do John Le Carré (ele se faz de idiota. 😉 )
    3) O título foi inspirado no conto: “Estrela vermelha, orbita invernal”, que também imaginou a URSS ainda existindo mas a estória é totalmente diferente.
    4) UNSCARE é um anagrama para CENSURA, pode conferir 🙂
    5) COSMOVITA é um anagrama para MOSCOVITA.
    6) O autor leu todos os livros do Ian Flemming e (quase) Tom Clancy; além da trilogia Bourne do Robert Ludlun e um e outro do John Le Carré mas acho que isso já tava meio na cara quando leram meu conto né? :v

  13. Fabio Baptista
    4 de junho de 2016

    Gostaria de parabenizar os amigos que ficaram no pódio e todos os demais participantes. Foi um certame de alto nível e muito comprometimento, sem dúvidas – isso se refletiu no baixo número de desclassificados e na qualidade dos comentários: não fiquei com impressão de ter recebido nenhum comentário feito “na correria” dessa vez, o que é ótimo.

    Às vezes eu brinco com a questão de ficar puto com o resultado, socar paredes, etc. A maior parte disso é zoeira, claro. Mas tem um fundo de verdade, sim. Eu fiquei chateado com essa quarta posição, por exemplo. E o dia em que eu não ficar mais bravo porque perdi, nem ficar mais feliz porque ganhei, o dia em que eu não sentir mais tesão por essa competição, que reflete meu próprio tesão pela escrita, nem sentir vontade de ir além e me aperfeiçoar, eu simplesmente paro de escrever. Não terá mais sentido.

    Só gostaria de deixar muito claro que, quando falo isso, não é minha intenção menosprezar as posições abaixo, tampouco diminuir as vitórias dos colegas. É uma “cobrança” que eu tenho comigo mesmo. Eu sei que o São Paulo não vai ganhar todos os campeonatos, porque ele está competindo com um monte de outros times tão grandes quanto, mas fico chateado quando ele perde, mesmo assim. É mais ou menos esse o sentimento. Espero não ter ofendido ninguém com essas coisas, seja agora, ou nos desafios passados.

    Um grande abraço, fiquem com Deus (magistralmente interpretado por Catarina Cunha nesse desafio).

    E até o próximo!

    (E daqui a pouco tem ranking, XP e Level UP! :D)

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 4 de junho de 2016 por em Realidade Histórica Alternativa e marcado .