EntreContos

Detox Literário.

O Mundo de Rocannon – Resenha (Davenir Viganon)

O Mundo de Rocannon (The Rocannon’s World) é o primeiro livro de Ursula K. Le Guin. Nesta obra ela consegue em poucas páginas trazer uma história rica onde aborda os mitos e a etnografia de forma profunda sem ser pedante. Esta é uma de suas características mais cativantes, com uma escrita habilidosa, trazer temas complexos de forma prazerosa ao leitor. O livro também é o primeiro do que viria a se tornar o “Ciclo de Hainnish” junto com mais seis livros, incluindo seu mais notório “A mão Esquerda da Escuridão”.

o_mundo_de_rocannon

Rocannon é um etnógrafo espacial que faz parte da “Liga de todos os Mundos” sediada no planeta Hain. Em missão num planeta desconhecido não cartografado, que orbita a estrela Formalhaut, O planeta possui várias espécies inteligentes, algumas divididas em senhores e servos e outras em tribos coletivistas. A nave de Rocannon é destruída, por uma força rival a Liga, com a tripulação dentro e ele é o único sobrevivente. Começa um jornada para conseguir enviar um pedido de socorro para a liga. Rocannon parte com uma expedição junto com os senhores de Harlam, seus aliados.

Durante a jornada é fácil achar que estamos em meio a uma aventura deFantasia, pelos personagens que vivem em um sistema parecido com o feudal uma visão particular que eles tem do viajante espacial. É nesta relação que Le Guin brinca com os mitos que se formam entorno de Rocannon. Existe a justificativa cientifica, pois quando Rocannon está em sua nave FTL (“mais rápida que a luz”) no espaço  o tempo passa mais devagar, e suas primeiras visitas ao planeta o fizeram conhecer gerações diferentes dos habitantes do planeta. Existe a explicação mitológica para a existência de Rocannon, o “Olhor”, “senhor das estrelas” aquele que guarda uma joia sagrada/amaldiçoada para o povo de Haram, um amigo e aliado de Rocannon.

Nesta primeira obra já temos uma ideia de como a escrita de Le Guin consegue fazer uma simples aventura se destacar das demais do gênero. Sem exibicionismo em relação a ciência, nem a Fantasia. Um romance rápido de e sem excessos. Contudo é difícil de encontrar, mas a leitura compensa.

Originalmente publicado em: http://www.wilburdcontos.blogspot.com.br/2015/12/resenha-o-mundo-de-rocannon-ursula-k-le.html

Anúncios

3 comentários em “O Mundo de Rocannon – Resenha (Davenir Viganon)

  1. Brian Oliveira Lancaster
    2 de fevereiro de 2016

    Tenho curiosidade em ler títulos dela, mas como você mesmo mencionou, são difíceis de encontrar. Pelo menos conseguimos ter um relance de suas histórias nessas breves resenhas. Estou quase completando a coleção Asimov/Clarke, depois parto pra essa.

    • Renato Silva
      2 de fevereiro de 2016

      Não cheguei a procurar seus livros para poder corroborar sua afirmação, mas acabei de achar num pesquisa de um minuto o livro em formato digital 😉

      Gosto muito de ler no Kindle todas as noites antes de dormir.Já virou hábito. Não tem uma noite que eu não pegue o aparelho para ler algumas páginas antes de cochilar de vez.

      Dá uma conferida aqui:

      http://lelivros.website/book/download-livro-a-mao-esquerda-da-escuridao-ursula-k-le-guin-em-epub-mobi-e-pdf/

      • Davenir Viganon
        2 de fevereiro de 2016

        Justo o mais notório e famoso da Le Guin (A mão esquerda da escuridão) eu não li ainda. Junto com “Os Despossuidos”, são os mais fáceis de se encontrar em português, ainda mais que a Aleph tá prometendo uma nova edição deste. Já os outros menos conhecidos como “O Mundo de Rocanon”, “Floresta é o nome do mundo”, “Planeta do exílio” e “Cidade das ilusões”, são difíceis de se encontrar até pirateadão em pdf. Se achar algum desse compra porque é raro.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 1 de fevereiro de 2016 por em Resenhas e marcado , , .