EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio “Ficção Científica”

51

I – Do Texto e do Envio

1) A participação no Desafio EntreContos é totalmente gratuita. O Desafio é voltado a ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

2) Os interessados em participar poderão encaminhar UM ÚNICO TEXTO, INÉDITO, sobre o tema “Ficção Científica“, com livre abordagem.

3) O texto deverá ser enviado para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.comO Assunto da Mensagem deverá ser indicado como “Ficção Científica – Nome do Conto”.

4) O participante deverá indicar o pseudônimo com o qual o conto inscrito será identificado. Por pseudônimo entenda-se uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante. Atenção: NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS PSEUDÔNIMOS JÁ INDICADOS EM OUTROS DESAFIOS.

5) O texto deverá ser enviado em arquivo .doc, .docx, ou .odt, não podendo ultrapassar o limite de 2.000 (Duas mil) palavras, excluindo o título. Uma vez remetido ao endereço acima, não será permitida a republicação. Revise bem antes de enviar. Plagiadores serão banidos para o hiperespaço além da lua da Endor.

6) É livre a inclusão de ilustrações, que deverão enviadas juntamente com o texto proposto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado.

7) O prazo para envio terminará às 23h59 do dia 23 de julho de 2015, quinta-feira (hora de Brasília, DF).

8) O texto enviado será postado no blog na Categoria “Ficção Científica”, pelos moderadores, logo após recebido, sendo identificado apenas com o pseudônimo indicado pelo participante, podendo receber análises e comentários daí por diante.

II – Dos Comentários

9) É obrigatória a realização de comentários em todos os demais textos enviados para o desafio. Para tanto, recomenda-se que o participante utilize seu NOME VERDADEIRO.

10) O sistema de comentários será FECHADO, isto é, os comentários permanecerão “aguardando moderação” até a divulgação dos resultados. Portanto, sugere-se aos participantes que se organizem e façam um controle pessoal, de forma paralela, já que as impressões postadas ficarão invisíveis até que os vencedores sejam conhecidos.

11) O participante que não comentar todos os demais contos postados terá seu próprio conto desclassificado do certame. O texto será, nesse caso, deletado do blog quando da divulgação dos resultados.

12) A moderação e a Administração do site se reservam o direito de solicitar aos participantes que refaçam comentários sem fundamentação (p.ex, “gostei/não gostei”), sob pena de desclassificação.

III – Da Votação

13) Em 24 de julho de 2015, a moderação do blog disponibilizará um post específico para Votação. Nesse post será definido o prazo final para leitura e para a realização de comentários nos textos enviados. Tal prazo será proporcional ao número de contos participantes de forma a possibilitar um tempo razoável para o término da apreciação.

14) Em todo caso, a votação será realizada por meio de notas, de zero a dez, em números inteiros, a serem atribuídas pelo participante a cada texto, com exceção de seu próprio.

15) Será atribuída uma bonificação a cada conto, considerando-se para tanto a data do respectivo envio, conforme a tabela abaixo (*):

bonificacao

16) Para votar, reforce-se, os participantes do desafio deverão ter comentado todos os contos. Excepcionalmente, não-participantes poderão votar, desde que também tenham comentado todos os contos postados.

17) O participante que não votar terá seu conto desclassificado e deletado, ainda que tenha comentado todos os demais contos.

18) As notas eventualmente atribuídas por participante desclassificado não serão computadas para efeito algum.

IV – Do resultado e da Premiação

19) Após o prazo definido no post de votação, a moderação publicará um novo post contendo a ordem de classificação dos contos conforme os pontos atribuídos pelos votantes, do maior para o menor, sagrando-se vencedor o autor do texto com maior pontuação, considerando-se as notas e a bonificação.

20) O desempate só será aplicado para definição do primeiro lugar. Neste caso, será utilizado como critério a maior ocorrência de pontuações máximas, decrescendo, se necessário, gradativamente. Persistindo o empate, a moderação decidirá.

21) O campeão receberá um vale-presente da Livraria Cultura, no valor de R$ 100,00 (cem reais).

22) Ao vencedor será atribuído, ainda, um post específico na galeria de campeões do site EntreContos, contendo mini biografia e links diretos para seus textos.

V – Das Disposições Finais

23) Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores do blog. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado.

24) O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

————————————————–

(*) Contos enviados entre os dias 30/06 e 01/07, receberão 10 pontos de bônus; entre os dias 02/07 e 03/07, 9 pontos; entre os dias 04/07 e 05/07, 8 pontos; entre os dias 06/07 e 08/07, 7 pontos; entre os dias 09/07 e 11/07, 6 pontos; entre os dias 12/07 e 14/07, 5 pontos; entre os dias 15/07 e 17/07; 4 pontos; entre os dias 18/07 e 20/07, 3 pontos; no dias 21/07, 2 pontos; e, por fim, no dia 22/07, 1 ponto. Contos enviados no dia 23/07 não terão direito à bonificação. Para o cômputo será considerada a hora de recebimento da mensagem conforme a hora de Brasília.
Anúncios

50 comentários em “Regulamento Desafio “Ficção Científica”

  1. Laís Helena
    3 de agosto de 2015

    Enquanto fazia a leitura e os comentários, observei que o conto “A Biblioteca (Azathoth)”, que é o número 14 na lista de votação, não está aparecendo na página do desafio. O que aconteceu? Foi um erro? Foi excluído do desafio?

    • EntreContos
      4 de agosto de 2015

      Oi, Laís,
      O conto foi removido a pedido do autor.

      • Laís Helena
        4 de agosto de 2015

        Ok, obrigada pelo esclarecimento!

  2. marcio
    3 de agosto de 2015

    ola… para votar eu repondo no tópico “votação – ficção científica”?

    • EntreContos
      3 de agosto de 2015

      Exato, Marcio. Insira as notas cono se fosse um comentário àquele post, utilizando a lista q disponibilizamos lá mesmo.

  3. jose Marcos costa
    24 de julho de 2015

    Boa tarde, não ficou muito claro para mim a forma de votação, eu devo copiar a lista de contos votar e depois enviar para o e mail da entrecontos.
    obrigado

    • EntreContos
      24 de julho de 2015

      Olá, José. Você deve inserir as notas no post específico “Votação”, como se fosse um comentário. Para tanto, você utiliza a lista que preparamos, acrescentando as notas. Não há necessidade de envio de email.
      Se ficar na dúvida, dá uma olhada nos desafios anteriores, para ver como o pessoal fez.
      Se a dúvida persistir, por favor, entre em contato.

  4. kleberm2015
    14 de julho de 2015

    Nobres administradores do EC.

    Estou com um problema.

    Seguinte; eu cometi um erro e preciso de esclarecimentos(e provavelmente de ajuda….hehehe). Acontece que – por um lapso da minha parte – comentei a maioria dos contos com o meu pseudônimo e só depois me lembrei que não deveria proceder assim. Me perdoem por favor. E como se não bastasse, esqueci que eu possuía um perfil do WordPress que poderia utilizar para tal.

    Dito isto pergunto:

    Serei banido para além das luas de Endor?

    Há algo que eu possa fazer para corrigir esta caquinha?

    Fico no aguardo.

    Abraço!

    • EntreContos
      14 de julho de 2015

      Olá, Kleber. Embora haja recomendação p q se comente com o nome verdadeiro, o fato de estarmos utilizando um sistema “fechado” permite contabilizar mesmo os comentários feitos sob pseudônimo. Então, fica seu critério continuar do modo como iniciou ou não. Abraços!

      • kleberm2015
        14 de julho de 2015

        Ufa!

        Grato pelo esclarecimento. Estou aliviado!

        Abraço!

  5. Ivanice
    10 de julho de 2015

    Algumas dúvidas:
    Onde estão os contos e como são feitos os comentários?
    Fiquei sabendo desse concurso a pouco tempo por uma amiga e isso não ficou claro.
    E como vou saber se o pseudônimo escolhido já foi utilizado?

    • rubemcabral
      10 de julho de 2015

      Olá, Ivanice.

      Para ver os contos que estão concorrendo no desafio de FC, selecione no menu, à esquerda, logo abaixo do logo do site, “Desafios Literários”, “Ficção Científica”. Isso “filtrará” todos os contos do site e você somente verá os textos que estão concorrendo no presente desafio.
      Os comentários são feitos nos próprios tópicos. Você clica num conto que queira ler e, ao fim do texto há um campo onde se lê “E aí? O que achou?”. Os comentários feitos no presente desafio ficarão “escondidos” até a divulgação dos resultados, de forma que as impressões de um leitor não influenciem outros.
      Quanto ao pseudônimo, o tópico do desafio quis dizer que você escolha um pseudônimo que você mesma não tenha usado aqui, no Entrecontos.

      Abraços.

      • Ivanice
        13 de julho de 2015

        Obrigada por responder 🙂

  6. catarinacunha2015
    9 de julho de 2015

    Achei cruel ganhar pontos por mandar o conto antes. A galera fica de birrinha questionando a qualidade dos “mercenários”. Isso magoa a sensibilidade dos poetas.

  7. catarinacunha2015
    9 de julho de 2015

    L E Peret, entre na página do EntreContos no face e venha fofocar sigilosamente com os autores e leitores.

  8. José Marcos costa
    8 de julho de 2015

    gostaria de fazer uma pergunta. Estou escrevendo pela primeira vez e gostaria de saber se existe algum critério pré estabelecido na votação, ou se é exclusivo de cada pessoa?

    • rubemcabral
      8 de julho de 2015

      Oi, José.

      Não existem critérios pré-estabelecidos para se votar. Você pode usar o que preferir. Em geral, os participantes tentam pesar o que consideram importante num conto: enredo, qualidade da narração, diálogos, atender bem ao tema do desafio, gosto pessoal.

      Abraços.

  9. Mariza
    6 de julho de 2015

    Olá, tenho algumas dúvidas:

    No e-mail, tenho que colocar meu nome junto do pseudônimo?
    Pode-se começar a comentar antes do dia 24 ou só a partir dele?
    Tenho que comentar na minha própria história?

    Desde já agradeço. ^^ Abraços.

    • EntreContos
      6 de julho de 2015

      Oi, Mariza,

      Você manda o email normalmente, de sua conta pessoal para o endereço “desafio.entrecontos@gmail.com”. Nessa mensagem, você informa o pseudônimo e anexa o arquivo com o conto que deseja inscrever. Pode começar a comentar desde já. E não, não precisa comentar o próprio conto.

      Ficamos no aguardo.

      Obrigado!

  10. Jauch
    4 de julho de 2015

    Eu tenho uma informação que acho importante…

    Eu já comentei dois textos em que o Rubem depois comentou…
    Como eu sei que ele já comentou? É que eu marquei a opção “Avise-me sobre novos comentários por email”.

    Não sei se é um bug do wordpress ou se o Rubem tem algum privilégio e ultrapassa a necessidade de autorização do comentário e esqueceu disso, ou se a moderação autorizou sem querer (e depois escondeu o comentário outra vez, já que o comentário não aparece lá), mas efetivamente, esses dois comentários chegaram à minha caixa de correio…

    lol

    Abraços 😉

    • EntreContos
      4 de julho de 2015

      O Rubem é moderador, Edu. Provavelmente o que ocorreu foi isso: ele postou o comentário e depois o tornou indisponível. Como você havia marcado a opção “receber…”, foi avisado. De todo modo, isso só acontecerá em relação a ele. Ou você recebeu a notificação sobre comentários de outros participantes?

      • Jauch
        4 de julho de 2015

        Só dele. Por isso que imaginei que pudesse ser algo assim 😉
        Mas achei melhor avisar em todo o caso. rs
        Abraços!

      • EntreContos
        4 de julho de 2015

        Valeu!

    • rubemcabral
      4 de julho de 2015

      Já responderam, Edu: quando eu comento meu comentário fica automaticamente aprovado. Daí, segundos depois, eu vou lá e rejeito meu próprio comentário.

      • EntreContos
        4 de julho de 2015

        Acho que uma solução seria vc comentar com seu perfil do fb, Rubem. Aí a aprovação não é automática. Experimenta da próxima vez. Comigo pelo menos funciona.

      • rubemcabral
        4 de julho de 2015

        Vou passar a fazer assim então!

  11. L E Peret
    3 de julho de 2015

    Uma dúvida: se eu postar no meu perfil no Facebook o link para o meu conto e pedir que as pessoas o leiam, avisando que para dar nota é preciso comentar todos os contos, estarei quebrando alguma regra? Acredito que haja autores com uma base de fãs que vão querer ajudar na votação, mesmo com a regra sobre o uso de pseudônimos.

    • rubemcabral
      4 de julho de 2015

      Oi L E Peret.

      Não se pode fazer isso! É preciso manter-se anônimo até o final da votação. Se você pedir leituras no Facebook pode acabar desclassificado. Podem existir autores com base de fãs, mas até hoje não pediram leituras ou votos.

      Explicando melhor: ficaremos todos anônimos até o fim da votação. Depois, a moderação revelará o autor de cada conto, os votos e liberará todos os comentários.

      Abraços.

    • EntreContos
      4 de julho de 2015

      Como disse o Rubem, é imprescindível que se mantenha o sigilo quanto à autoria 🙂

    • Jauch
      4 de julho de 2015

      O Rubem e o EntreContos já responderam, mas eu gostava apenas de alargar o comentário deles.

      Porque manter o anonimato, e qual o problema da base de fãs?

      O anonimato serve justamente para que os comentários e a votação não sejam influenciados por sabermos a quem pertence o texto. E acredite, isso influencia. É uma tentativa de que os comentadores/avaliadores consigam olhar para o texto da maneira mais isenta possível.

      Se um autor pede que a sua base de leitores/fãs vá comentar todos os textos e assim possam votar, há grandes chances de que a base de fãs vote nele não por ser o melhor texto ou o que mais gostaram, mas tão somente por fidelidade/amizade. E acredite, isso também acontece.

      Por isso a regra do anonimato. E por isso é que não se deve chamar os fãs 😉

      Abraços!

      • L E Peret
        4 de julho de 2015

        Eu compreendi a regra e a sua importância e concordo totalmente, só que ao mesmo tempo vi que existe essa possibilidade de driblar a regra sem parecer que se está driblando. Por exemplo, em um grupo de que participo, anunciaram o desafio e tinha algumas pessoas nos comentários falando “O conto tal é bem interessante, deem só uma olhada”. Pode ter sido coincidência, mas também podia ter sido um sinal do tipo “Essse é o meu conto, ou de fulano de quem somos fãs e amigos, por favor votem nele”.

        Eu tenho pouco mais de 700 amigos no Face, imagino que outros autores tenham bem mais do que isso. Imagine se um terço dessa galera for fã de SciFi e resolver vir comentar todos os contos. Nada impediria que se avisasse no chat, “O conto X é meu, por favor, comente todos os contos mas na hora de votar me dê uma força, OK?”. A regra de se ter que comentar todos os contos (e a de não poder dizer só “gostei/não gostei”) ajuda a barrar armações assim, mas ainda é possível acontecer.

        Claro que não vou fazer isso; além de ser ilegal eu acho que nem 10% dos meus amigos é fã de SciFi (e menos ainda teriam paciência para comentar todos os contos só pra votar no meu), mas sempre existe quem possa. A galera nerd/geek costuma ser bem organizada e quando se tem ego e amigos, tudo é possível rsrs

      • EntreContos
        4 de julho de 2015

        Nenhuma regra é 100%, Peret. Todos concordamos que é sempre possível driblar o regulamento e passar a perna nos demais participantes. No fim, a gente depende muito da ética de cada um, não é mesmo? No grupo de autores do EC, lá no facebook, p.ex, o pessoal gosta muito de dizer que esse ou aquele conto é bom; que outro ou mais um é ruim. A galera, aliás, adora despistar. Contudo, nos dezesseis desafios até agora, jamais tivemos que desclassificar alguém por ter quebrado essa regra do anonimato ou por ter convocado amigos para bagunçar a votação. Na verdade, são bem poucas as pessoas que comentam tudo só para poder votar. No geral, são os próprios participantes que se empenham de cabo a rabo, comentando tudo, para atribuir as notas no fim. Seria uma surpresa muito grande ver gente demais analisando todos os contos — de verdade — só para privilegiar um ou outro texto. A suspeita estaria levantada fazendo com que buscássemos mais informações sobre os votantes e suas redes de amizade. Daria trabalho, mas nós faríamos isso, sim, especialmente se o conto mais votado fosse, na opinião dos demais autores, sofrível. De todo modo, aprecio a sua preocupação. Saiba que estaremos atentos por aqui. Nunca aconteceu nada suspeito, mas nada impede que nos defrontemos com uma armação eventualmente, né? Valeu! Boa sorte!

      • Jauch
        5 de julho de 2015

        Eu provavelmente não vou enviar texto nenhum, mas estou me esforçando por ler e comentar todos.

        Claro que o mais provável é ganher uma recompensa pela minha cabeça, quando os comentários forem publicados…

        kkkkkkkkkkkkk xD

    • Fabio Baptista
      4 de julho de 2015

      Não tenho uma base de fãs… 😦

      • rubemcabral
        4 de julho de 2015

        Que isso, Fabão… Só na EC você tem um monte de admiradores!

      • Lucas
        4 de julho de 2015

        Eu sou se fã Fábio 😉 haha

      • Fabio Baptista
        4 de julho de 2015

        kkkkkkkk

      • Maria Santino
        5 de julho de 2015

        Passando só pra dizer que sou fã do Fábio 😉

      • Ricardo Falco
        6 de julho de 2015

        Eu sou fã do FB!
        😉

      • Carlos Henrique Fernandes Gomes
        6 de julho de 2015

        Acho que se eu chamasse minha base de fãs, só minha mãe seria 100% fiel, o resto votaria em contos melhores. Tipo o do Fabio Batista e outros por aí. No nível que é esse Entre Contos, acho que as bases de fãs ficariam surpresas e nem tanto fiéis. Seria uma experiência marcante para todos.

      • Fabio Baptista
        6 de julho de 2015

        Ah, vocês estão falando isso só porque é meu aniversário! kkkkkk

      • Carlos Henrique Fernandes Gomes
        6 de julho de 2015

        Ôpa! Parabéns! Onde é a festa? Lá no ap. do Sherlock Holmes da Praça da República? Sua base de fãs está só aguardando confirmação! Parabéns e muitos e excelentes anos de vida, dentro e fora do o Entre Contos.

      • Leonardo Jardim
        6 de julho de 2015

        Mais um fã do FB o/ 😀

      • Marcellus
        6 de julho de 2015

        Opa! Como não?! Eu sou seu fã! =-) E olha que ando afastado, mas vim aqui só para este comentário!

      • Fabio Baptista
        13 de julho de 2015

        Quero ver quando for lançar meu livro, hein!

        Está previsto para meados de 2023, vão se preparando! rsrsrs

        Abração, pessoal! 😀

  12. William de Oliveira
    1 de julho de 2015

    acho que vai ser mais difícil escolher o pseudônimo do que elaborar o conto.

  13. Jauch
    30 de junho de 2015

    Olá! O Conto do “Carl Sagan” faz parte do novo concurso? 🙂

  14. Swylmar Ferreira
    30 de junho de 2015

    Prezados colegas da moderação.
    Apenas uma dúvida.
    A bonificação de pontos com as datas de envio tão próximas não beneficiarão aqueles que já têm contos prontos?
    É apenas uma questão.
    Um abraço a todos.

    • EntreContos
      30 de junho de 2015

      É possível, Swylmar. Mas vamos lembrar que o conto precisa ser inédito.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 29 de junho de 2015 por em Ficção Científica e marcado .