EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio Tema Livre

freedom-17371-1920x1200

Como resultado da pesquisa realizada no nosso site, lançamos o desafio literário com livre escolha do tema.

A hora é de colocar a criatividade a mil, deixar a imaginação alçar voos perigosos, e escrever sobre o que mais se gosta.

Regras

I – Do Texto e do Envio

1. A participação no Desafio EntreContos é totalmente gratuita. O Desafio é voltado a ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

2. Os interessados poderão encaminhar UM ÚNICO TEXTO de livre temática para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.comO Assunto da Mensagem deverá ser indicado como “Tema Livre – Nome do Conto”.

3. O email enviado pelo participante deverá indicar o pseudônimo com o qual o conto inscrito será identificado. Por pseudônimo, entenda-se uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante. Atenção: NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS PSEUDÔNIMOS JÁ INDICADOS EM OUTROS DESAFIOS.

4. O texto deverá ser enviado em arquivo .doc ou .odt, não havendo limites quanto ao número de palavras. Uma vez remetido ao endereço acima, não será permitida a republicação. Revise bem antes de enviar. Plagiadores serão sumariamente excluídos do certame.

5. É livre a inclusão de ilustrações, que deverão enviadas juntamente com o texto proposto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado.

6. O prazo para envio terminará às 23h59 do dia 21 de junho de 2014 (hora de Brasília, DF).

7. O texto enviado será postado na Categoria “Tema Livre” pelos moderadores, logo após recebido, sendo identificado apenas com o pseudônimo indicado pelo participante, podendo receber análises e comentários daí por diante.

II – Dos Comentários

8. Enfatiza-se, embora não se obrigue, a realização de comentários nos demais textos enviados para o desafio. Para tanto, recomenda-se que o participante utilize seu NOME VERDADEIRO.

9. É permitido ao autor comentar o próprio texto, fazendo-se passar por leitor, também utilizando seu nome verdadeiro.

10. Para responder aos comentários de outros participantes em seu próprio texto, porém, o autor DEVERÁ utilizar o pseudônimo.

III – Da Votação

11. Em 22 de junho de 2014, a moderação disponibilizará um post específico para Votação.

12. Nesse post será definido o seguinte:

12.1. O prazo final para leitura e para a realização de comentários nos textos enviado, que será proporcional ao número de contos participantes, possibilitando um tempo razoável para o término da apreciação;

12.2. Quanto aos contos, a quantidade de favoritos a serem indicados, bem como a respectiva pontuação; e

12.3. Quanto aos comentários, a pontuação a ser atribuída de modo individual (isto é, em cada conto), o bônus por ter-se comentado todos os contos participantes.

13. Somente poderão indicar favoritos os participantes do desafio. Excepcionalmente, não-participantes poderão fazê-lo, desde que tenham comentado TODOS os contos postados.

14. É necessário que os textos indicados como favoritos tenham sido por comentados pelo votante. Do contrário, os pontos não serão computados.

15. Cada participante terá sua pontuação calculada com base nos comentários realizados (12.3) e nas indicações de seu próprio texto entre os favoritos (12.2).

IV – Do resultado e da Premiação

16. Após o prazo definido no post de votação a moderação publicará um novo post contendo os resultados.

17. Como critério de eventual desempate, será observada, em primeiro lugar, a quantidade de comentários realizados pelo autor; em seguida, a quantidade de indicações que o mesmo obteve como primeiro lugar; depois, a quantidade de indicações obtidas como segundo lugar, em terceiro, em quarto, e assim por diante. Se mesmo assim o empate persistir, a moderação determinará a precedência.

18. Ao primeiro colocado será enviado um exemplar de “Fique Onde Está e Então Corra”, de John Boyne.

19. Ao vencedor e aos segundo e terceiro colocados, será oportunizada a reunião dos respectivos contos em um e-book (formatos .mobi e .epub) a ser compilado pela moderação oportunamente e publicado pela Caligo Editora.

V – Das Disposições Finais

20. Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado ou nos comentários deste post.

21. O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

22 comentários em “Regulamento Desafio Tema Livre

  1. Eduardo Selga
    22 de junho de 2014

    Parece-me que os três últimos contos (O Caminho da Borboleta, A Voz e a Hora Eterna) foram postados fora do prazo, segundo o regulamento.

    • mariasantino1
      22 de junho de 2014

      Pode ser que tenham chegado dentro do prazo e só foram postados depois. Aproveitando o embalo, os comentários continuam liberados, isso persiste no espaço da votação também?

      • Claudia Roberta Angst
        22 de junho de 2014

        Eu também acho, Maria. Afinal, as pessoas precisam de descanso também, mas com certeza as regras foram respeitadas.

      • Anorkinda Neide
        22 de junho de 2014

        Também creio que os moderadores verificaram que os contos entraram no e-mail antes da meia-noite. Sempre há uma série de fatores que podem impedir a moderação de estar presente no horário combinado.

        Os comentários liberados, ixi.. é melhor ninguém votar, por enquanto… hehehe

    • EntreContos
      22 de junho de 2014

      Caro Eduardo, o regulamento previu que os contos fossem enviados até as 23h59 do dia 21/06. As postagens pela moderação podem se dar depois disso.

  2. Reinaldo
    11 de junho de 2014

    É aqui que avaliam textos?

    • vitorts
      11 de junho de 2014

      Olá, Reinaldo!

      Mais ou menos isso. O Entre Contos é um grupo de leitores e escritores que promove desafios literários para estimular a prática da escrita e interação entre os membros. Se você participar de algum desafio, com certeza será lido e avaliado! Só não se esqueça que o processo não pode ser unilateral. É de bom tom também ler e comentar os contos dos colegas como retribuição. 🙂

      • Reinaldo
        13 de junho de 2014

        Ah, achei que era editora. Mas, bacana, boa sorte;

  3. Tiago Quintana
    10 de junho de 2014

    Os direitos autorais sobre o conto continuarão a pertencer ao autor? O autor poderá dispor como bem entender do conto (por exemplo, se quiser enviá-lo, posteriormente, a outro concurso)?

    • EntreContos
      10 de junho de 2014

      Todos os contos pertencem aos autores. O EC nada mais é do que uma vitrine que possibilita a interação entre quem escreve e quem lê.

  4. Eduardo Selga
    8 de junho de 2014

    Levando-se em consideração certas marcas textuais, é possível antever, mesmo com o biombo do pseudônimo, algumas autorias. Também a partir disso, acredito que nesse desafio, de tema livre, até agora há muitos autores que, se não completamente novos, ao menos não participaram dos últimos. Se estou certo nessa adivinhação, será o tema livre que teria causado isso? Se for, talvez valha a pena repetir a dose

  5. Brian Oliveira Lancaster
    2 de junho de 2014

    Nossa… já foi dada a largada? Em um dia já apareceu seis – tenho que me mexer…

  6. piscies
    2 de junho de 2014

    Me amarrei no tema livre, mas achei meio ousado tirar também o limite de palavras.

    Tem certeza que não tem chance de enviarem contos com 10 ~ 30 mil palavras? rs

    UM ABRAÇO e desta vez EU VOU PARTICIPAR nem que chova METEOROS!

  7. Ana Santiago
    31 de maio de 2014

    Minha primeira vez no site e logo tema livre! (:

  8. Inácio Lopes
    31 de maio de 2014

    Os textos precisam necessariamente serem sobre o fim da escravidão?

    • Pétrya Bischoff
      31 de maio de 2014

      Inacio, a temática não é Liberdade, e sim Livre; ou seja, não há tema sobre o qual todos devamos escrever. Escrevas sobre absolutamente qualquer coisa que queiras, desde que seja um conto 😉
      E boas energias a todos nós \o/

    • EntreContos
      31 de maio de 2014

      Exatamente como a Pétrya disse, Inácio. Não há tema específico. Escreva sobre o que quiser. Está no art. 2º do regulamento: “2. Os interessados poderão encaminhar UM ÚNICO TEXTO de livre temática”
      Abraços.

      • Inácio Lopes
        31 de maio de 2014

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que cara burro

      • Inácio Lopes
        31 de maio de 2014

        Mas valeu pessoal!

  9. Alexandre Coslei
    31 de maio de 2014

    No e-mail com o texto enviado deverá constar somente o pseudônimo a ser utilizado ou deve-se inserir o pseudônimo e o nome real do autor para que seja identificado quando da premiação?

    • Pétrya Bischoff
      31 de maio de 2014

      Alexandre, como participante te digo que sempre faço assim:
      Título: …
      Autor: …
      Pseudônimo: …
      Isso no e-mail, no texto ponho só o título e pseudônimo 😉

    • EntreContos
      31 de maio de 2014

      Isso mesmo. O participante envia a mensagem com seu nome verdadeiro e, também, apontando o pseudônimo com o qual quer identificar seu texto.

E Então? O que achou?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 30 de maio de 2014 por em Tema Livre e marcado .