EntreContos

Detox Literário.

“1Q84” Livro Um – Resenha (Marcia Harumi Saito)

1Q84_1383088418P

Com uma linguagem clara e até gélida em alguns pontos de sua narração, sem mais nem menos o surreal se mescla com a realidade morna. Os personagens principais, onde correm suas histórias em paralelo, são os únicos a vivenciar que há algo de errado no mundo deles, questionando as próprias sanidades.

Aomame, ex-professora de artes marciais e com um passado misterioso que a impulsiona a descobertas e evoluções pessoais que a definem como uma assassina de aluguel sexista.

Tengo , professor médio em uma escola preparatória, é convidado para participar de uma fraude literária, sendo um escritor fantasma a reescrever um livro de uma garota estranha e disassociada da realidade por causa de seu passado. Seu trabalho torna-se mais profundo e perturbador quando confronta seu próprios problemas, que vêm à tona no decorrer das entrevistas com a estranha jovem.

O enredo da história sugere uma normalidade em uma sociedade que suprime quem questiona fatos ou expõem impressões pessoais que discordariam de qualquer imposição comportamental social e interpessoal. As pessoas se sufocam e em pequenos lapsos de suas rotinas se extravazam em momentos de prazer, narrados sem grandes vulgaridades, principalmente em relação à cenas de sexo.

É curioso e genial uma história que se desenrole como fizesse parte de uma sociedade como a da japonesa, conhecida por ser introspectiva e focadas neles mesmos, e inserir os elementos de surrealidade que até mesmo que o lê questiona se o que está lendo faz parte de algum sonho perturbador de uma realidade paralela.

Digo que este primeiro livro traz elementos de uma distopia que envereda em tramas mais profundas que a surrelidade, onde submergem temas como seitas religiosas, o sentimento de abandono e abusos psicológicos e físicos, retratados com uma delicadeza de explanação, sem daquela quebra de enredo em que o choque das revelações desbanlançariam qualquer enredo mal feito.

Murakami ganha respeito por sua narrativa fluida, inteligente e sem apelações vulgares.

—————————————–

Outras resenhas de Marcia Harumi Saito em htttp://torrenteliteraria.wordpress.com

Anúncios

2 comentários em ““1Q84” Livro Um – Resenha (Marcia Harumi Saito)

  1. Lilian Lima
    29 de setembro de 2015

    Eu li a trilogia que é realmente fora de série! Um trabalho genial do Haruki Murakami. Mas fiquei impressionada pela resenha também. Sucinta e traduz de forma inteligente o que é realmente a trilogia 1Q84, embora mencione apenas o primeiro volume. Parabéns!

  2. Anderson Andinho Alkimim
    1 de janeiro de 2014

    Uma ótima resenha. Esta resenha convida quem não leu, a ler o livro do Murakami. Realmente este livro número um é impecável, denso, e outros adjetivos. Tengo [ um dos protagonistas ] já faz parte do leque de bons personagens literários da literatura japonesa / mundial. Trama veloz, rica e com uma linguagem ímpar.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 1 de janeiro de 2014 por em Resenhas e marcado , , .