EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio “Noir”

noir_desk_003

Após a enquete realizada na nossa página do Facebook, eis que surge como vencedor o tema “Noir”.

Quem nunca foi fisgado por um romance policial, um detetive cínico, uma bela e misteriosa mulher? No fundo, todos temos um pouco de Raymond Chandler, Dashiell Hammett, Agatha Christie. Adoramos “O Falcão Maltês”, “O Sono Eterno” e até o impagável “Ed Mort”, de Luis Fernando Veríssimo.

O tema é muito maior do que aparenta. Representa, por isso mesmo, um desafio e tanto para os escritores. Liberte o Phillip Marlowe que existe em você e descubra o que existe por trás desse assunto fascinante. Quem sabe, no fim, você recebe um olhar de desdém de Lauren Bacall.

Regras

I – Do Texto e do Envio

1) A participação no Desafio EntreContos é totalmente gratuita.

2) Os interessados em participar deverão encaminhar seus textos, relativos ao tema “NOIR” para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.com .

3) O email enviado pelo participante deverá trazer, no cabeçalho, o nome completo do autor. Deverá, também, indicar um pseudônimo com o qual o conto inscrito será identificado no blog. Por pseudônimo, entenda-se uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante.

4) O texto enviado não poderá ultrapassar 3500 (três mil e quinhentas) palavras, incluindo o título. Uma vez remetido ao endereço acima, não será permitida a republicação. Revise bem antes de enviar. Plagiadores serão banidos para uma cadeia imunda da Los Angeles dos anos 40.

5) É livre a inclusão de ilustrações, que deverão enviadas juntamente com o texto proposto.

6) O prazo para envio terminará às 23h59 do dia 19 de novembro de 2013 (hora de Brasília, DF).

7) O texto enviado será postado no blog na Categoria “NOIR”, pelos moderadores, logo após recebido, sendo identificado apenas com o pseudônimo indicado pelo participante, podendo receber análises e comentários daí por diante.

8) Será permitida – e, aliás, incentivada – a realização de comentários nos demais textos enviados para o desafio. Para tanto, o participante deverá utilizar seu nome verdadeiro.

II – Dos Prazos para Leitura e Votação

9) Em 20 de novembro de 2013, a moderação do blog disponibilizará um post específico para Votação.

10) Nesse post será definido o prazo final para leitura e para a realização de comentários nos textos enviados. Tal prazo será proporcional ao número de contos participantes de forma a possibilitar um tempo razoável para o término da apreciação.

11) Nesse post será também definida a quantidade de contos a serem indicados como favoritos, bem como a pontuação que será atribuída a cada qual pelos votantes e, ainda, o valor do bônus para aqueles que comentarem todos os textos.

12) Os votos deverão ser informados por meio de comentários nesse post específico até o prazo final estabelecido. Os comentários nesse post permanecerão “aguardando moderação”, sendo publicados quando da divulgação dos resultados.

13) Somente poderão votar os participantes do desafio. Excepcionalmente, não-participantes poderão votar, desde que tenham comentado TODOS os contos postados.

14) É necessário que os textos indicados pelo votante tenham sido por ele comentados. Do contrário, os pontos não serão computados.

III – Do resultado e da Premiação

15) Após o prazo definido no post de votação, a moderação publicará um novo post contendo os resultados.

16) Nessa ocasião os comentários realizados no post de Votação serão liberados, a fim de que possa ser aferida a transparência na apuração.

17) Como critério de eventual desempate, será observada, em primeiro lugar, a quantidade de comentários realizados pelo autor; em seguida, a quantidade de indicações que o mesmo obteve como primeiro lugar; depois, a quantidade de indicações obtidas como segundo lugar, em terceiro, em quarto, e assim por diante. Se mesmo assim o empate persistir, a moderação escolherá o vencedor.

18) Ao primeiro colocado será enviado, sem qualquer custo, um exemplar da Antologia “!“, cortesia da Editora Caligo. Caso o vencedor resida em país outro que não o Brasil, porém, poderá haver cobrança de taxas para o envio.

19) Ao vencedor será atribuída, ainda, uma página específica como Autor do blog EntreContos, se já não possuir, na qual poderão ser publicados contos e resenhas de sua autoria.

20) Ao vencedor e aos segundo e terceiro colocados, será oportunizada a publicação dos respectivos contos vencedores em um e-book (formatos .mobi e .epub) a ser compilado pela moderação até dezembro de 2013. Tal publicação será divulgada na Seção “Estante” do EntreContos, além da página do blog no Facebook. Tanto a publicação, como a divulgação e a venda desse e-book serão gratuitas, não cabendo qualquer espécie de remuneração aos autores.

IV – Das Disposições Finais

21) Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores do blog. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email entrecontos@gmail.com

22) O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação tácita das regras ora dispostas.

Anúncios

41 comentários em “Regulamento Desafio “Noir”

  1. Frank
    3 de dezembro de 2013

    Vamos lá. Tentando achar uma brecha na correria e ler a metade (dos contos) que não li até o prazo.

  2. Agenor Batista
    11 de novembro de 2013

    Nunca havia escrito um conto antes. Apenas pequenos textos os quais chamo de “croniquetas”. Foi um desafio. mas foi muito bom mergulhar na vida da personagem e desenvolver suas temeridades e introspecções.

  3. Pedro Luna Coelho Façanha
    9 de novembro de 2013

    Eu irei participar, comecei a escrever hoje..:)

  4. Frank
    7 de novembro de 2013

    A galera vai perdendo a timidez e os contos vão surgindo!

  5. mportonet
    4 de novembro de 2013

    Nem acredito que participarei desse desafio. Depois de ler os comentários (e a ajuda dos universitários), repensei um conto que já tinha engatilhado.

    Não sei se ficará bem encaixado, mas que deu pra criar um climão, deu!

    Agora só preciso deixar ele maturar um pouquinho e arrancar umas 200 palavras para enquadra-lo.

    Espero não ser muito detonado.

    • rubemcabral
      4 de novembro de 2013

      Que bom! Em verdade (quase) não há tema impossível. Certa vez li até um conto (muito bom) com Ceará + buraco negro + aliens + manteiga de garrafa.

      • vitorts
        4 de novembro de 2013

        Hahahahahaha, bom lembrar!

        O dia em que Lenise virou Linese… ou coisa assim. 🙂

  6. selma
    4 de novembro de 2013

    Bem, estava pensando em fantasmas, vendo fantasmas, falando com…rs.
    Desse tema estou a grande distancia, nem gosto de contos assim, mas como disseram, o desafio é exatamente esse. Tentarei escrever como participante, mesmo antevendo criticas ferinas.
    Vamos ver no que dá. Boa sorte a todos!

  7. Thata Pereira
    4 de novembro de 2013

    Gostei muito do tema! Nunca escrevi sobre, mas cheguei a ler alguns livros. Já tenho uma história arquitetada a muito tempo e acredito que com alguns ajustes se enquadrará no tema desse mês.

    Porém, o mais engraçado é que ontem, enquanto estava escrevendo, me surgiu a ideia para um outro conto, sobre… fantasmas! (rs’)

    • EntreContos
      4 de novembro de 2013

      Esse desafio sobre fantasmas VAI sair! TEM que sair!

      • vitorts
        4 de novembro de 2013

        Ô se VAI! Sem rasteira dessa vez! hahaha

      • Ricardo Gnecco Falco
        7 de novembro de 2013

        Rs! 🙂

      • Thata Pereira
        7 de novembro de 2013

        Agora que já tenho um conto bolado, até eu voto em Fantasmas o// rs’

    • rubemcabral
      4 de novembro de 2013

      Que tal um noir com fantasmas, passado num cemitério que viaja no tempo? 😀

      • Frank
        4 de novembro de 2013

        Boa…hahaha.

      • Gustavo Araujo
        4 de novembro de 2013

        Pare de roubar a minha ideia, Rubem!

      • vitorts
        4 de novembro de 2013

        Camaleão maldito!

      • Thata Pereira
        7 de novembro de 2013

        Tá aí uma ideia legal para fechar o ano hein! Juntar todos os temas em um conto só… hahaha’

  8. José Geraldo Gouvêa
    2 de novembro de 2013

    Não vou nem tentar. Tenho a humildade de reconhecer meus limites. Não há como me inteirar de um assunto e de um estilo sobre o qual jamais escrevi (e o único film noir que eu assisti foi Casablanca) e produzir uma obra razoável dentro de um espaço de tempo tão curto. Em respeito aos meus leitores, prefiro não participar. Inclusive para não queimar o meu filme (que a essa altura já deve andar carbonizado por outras razões) produzindo obras abaixo da crítica.

    Desejo sorte a quem tentar, desejo especificamente que as pessoas que votaram no tema tenham coisas boas preparadas previamente, a fim de manter o nível dos desafios.

    Aguardo outro tema.

  9. Lucas
    2 de novembro de 2013

    Testando a minha sorte: Válido usar elementos de ficção cientifica/fantasia no conto (como, por exemplo, Blade Runner) ou o tema é o noir “puro sangue”?

  10. Lucas
    2 de novembro de 2013

    Ok, testando a minha sorte: é válido usar elementos de ficção cientifica/fantasia no conto (como, por exemplo, Blade Runner) ou temos que nos ater ao noir “puro sangue”?

  11. Bia Machado
    2 de novembro de 2013

    É um grande desafio! E eu o aceito! Já separei alguns livros aqui que acredito poderão me ajudar. E vamos que vamos, ler bons livros, buscar inspiração, aprender com os colegas, enfim… Participar! 😉

  12. Jefferson Lemos
    1 de novembro de 2013

    Dois dias atrás, eu escrevi um conto sobre fantasmas de 3.300 palavras. Acabei de ver que o tema mudou. hahahaha
    Agora, esse vai ser um desafio e tanto. Não tenho familiaridade com o tema, e vai dar um baita trabalho. haha

    • EntreContos
      1 de novembro de 2013

      Guarde seu texto, Jefferson! Com certeza o tema “fantasmas” há de ressuscitar mais cedo ou mais tarde 🙂

  13. Gustavo Araujo
    1 de novembro de 2013

    Para quem quiser se aventurar mais fundo, há o excelente livro de Raymond Chandler “O Sono Eterno”, bem como o filme nele inspirado, “À Beira do Abismo”, com o Bogart. Quem gosta de diálogos ácidos e sarcásticos, são uma pedida e tanto. Sem falar na trama, claro.

    A L&PM tem vários títulos do Chandler na coleção pocket. Baratinho e rápido de ler. Inspiração garantida!

  14. Pedro Viana
    1 de novembro de 2013

    Opa! Estava na metade do meu de “fantasmas”, muitíssimo animado com uma ideia louco que me apareceu, e eis que me deparo com “noir”. Eu deveria estar desorientado com isso, só que acho que gostarei mais com essa temática. Challenge accepted!

  15. Guga Pierobom
    1 de novembro de 2013

    Gostei do tema, desta vez acho que participo!

    Pra quem não está familiarizado com o tema (e não quer ou está sem tempo de ler Dashiell Hammett), assistir alguns episódios do Boardwalk Empire é uma boa pedida. Não é um Noir clássico, mas o ambiente / época estão de acordo. E no youtube deve ter filmes do Humphrey Bogart, e esses sim, são clássicos.

    • Frank
      1 de novembro de 2013

      Obrigado pela dica, Guga. Já vi alguns vídeos explicando os elementos do noir e agora vou procurar esses que você sugeriu.

  16. José Geraldo Gouvêa
    1 de novembro de 2013

    Partiu #NaNoWriMo

  17. piscies
    1 de novembro de 2013

    É, para mim também o tema é bem desconhecido. Isso é bom! Me amarro em desafios… afinal, não fosse algo assim, não seria um “Desafio Entre Contos”, nao é?

    Vamos ver no que dá!

  18. Marcelo Porto
    1 de novembro de 2013

    Também já tinha começado a rabiscar o meu conto sobre fantasmas. Agora f… não sei se consigo escrever nesse tema. Mas ler, com certeza lerei todos!

    Caso surja a inspiração durante a competição, quem sabe…

  19. rubemcabral
    1 de novembro de 2013

    Eu já estava escrevendo uma muito, muito sangrenta história de fantasmas, haha. O engraçado é que hoje me apareceu uma inspiração doida para o tema “noir”, então não posso reclamar. Só sei que vai me dar trabalho para encaixar em 3500 palavras (glup)!

  20. Frank
    1 de novembro de 2013

    Hahahahaha…também achei que tinha sido fantasmas! Tinha até bolado uma história…sniff. Bem, nunca li nada sobre Noir vou ver se leio, se aprendo e especialmente, se consigo escrever algo do gênero. Na pior das hipóteses não escrevo, mas aprendo bastante lendo os contos de quem postar!

    • EntreContos
      1 de novembro de 2013

      Esse é o verdadeiro desafio, Frank. Escrever sobre um tema desconhecido.

  21. charlesdias
    1 de novembro de 2013

    Mas o tema ganhador não foi “fantasmas”? Até recebi uma mensagem pelo Face anunciando isso … Após a enquete realizada na nossa página do Facebook, eis que surge como vencedor o tema “Fantasmas”. Quem não adora uma história sobrenatural? Quem nunca leu algo assustador ou até mesmo hilário sobre o universo etéreo que nos permeia? Quem nunca se sentiu observado? Quem nunca julgou ter visto um vulto onde, na verdade, não […]

    • EntreContos
      1 de novembro de 2013

      É verdade. Chegamos até mesmo a lançar o tema “fantasmas”, pois até o finalzinho era o que estava na frente. Só nos demos conta do erro depois da publicação, quando a pessoa que sugeriu “noir” nos avisou. Então, respeitada a vontade da maioria, revisamos o post e corrigimos para “noir”. Vamos lá!

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informação

Publicado às 1 de novembro de 2013 por em Noir e marcado .