EntreContos

Detox Literário.

A Arte de Viajar no Tempo (Gustavo Araujo)

capa.08

Rafael é um garoto de dez anos que gosta de andar de bicicleta e viver aventuras. Certa vez pedalou até a casa de sua avó, sozinho, sem avisar sua mãe. Como prêmio pela façanha ganha da avó um relógio antigo, que pertencera ao avô.

O feito, contudo, teve uma consequência desagradável: por não ter sido avisada, a mãe de Rafael o coloca de castigo em casa, trancado em seu quarto.

A ele está proibido brincar, ler revistas, livros, jogar ou qualquer outra coisa. A única diversão possível resume-se a algo que ele não gosta: um livro sobre pintura, que pertence à mãe, estrategicamente colocado sobre seu baú de brinquedos, agora trancado. A mãe de Rafael, aliás, havia pintado um quadro que agora enfeitava o quarto dele, onde três garotos empinavam pipas sob um imenso céu amarelo, quase laranja. Entediado, Rafael acaba mexendo no relógio que ganhara e, por fim, adormece.

Quando acorda, percebe que está entre três meninos que empinam pipa – Léo, Edu e Sassá. Acaba ficando amigo deles e aprende a empinar pipas também. Logo, fica sabendo que havia um quarto garoto, chamado Vico, que teria sido raptado pelo terrível velho-sem-orelha.
Rafael então propõe aos meninos que procurem o tal sujeito, mas todos relutam, com a exceção de Leonardo. Juntos, partem para uma jornada que tem como cenários paisagens retratadas em diversos quadros famosos – embora não saibam disso –, como “Dama com Arminho”, “Mona Lisa”, “A persistência do Tempo”, “A Leiteira”, “Delft”, “O Grito”, “Nenúfares”, “Noite Estrelada” e “O Quarto”.

As aventuras pelas quais Rafael e Léo – e depois, Sassá e Edu – passam, relacionam-se com diretamente com esses cenários, por vezes com interações com os próprios autores das obras, como Vermeer e Rembrandt. Em meio a enigmas e saltos no tempo, eles fazem de tudo para encontrar o companheiro que falta, Vico, e enfrentar o velho-sem-orelha.

**************

“A Arte de Viajar no Tempo” é de autoria de Gustavo Araujo e está disponível para compra na Amazon.com.br

Anúncios

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 9 de abril de 2013 por em Estante EC e marcado .