EntreContos

Detox Literário.

O Jarro – Conto em Série – Prefácio (Marco Piscies)

Este projeto nasceu em uma época em que eu deixei de participar dos desafios do Entre contos para focar nos meus romances. Descobri que sentia falta de sentar e escrever, de uma só vez, uma história, sem ter que me preocupar com as inúmeras complexidades que um livro de centenas de páginas traz à mente do escritor. Ao mesmo tempo em que sentia este vazio em meu peito, eu estudava técnicas de escrita e estrutura de textos literários, e estava curioso para aplicar algumas das coisas que aprendi, mas não conseguia encaixá-las nos meus livros. Um terceiro fator somava a isso tudo: eu sempre joguei Role Playing Games (RPG, como Dungeons and Dragons), e meu grupo de amigos queria começar uma nova história. Decidimos que queríamos jogar uma história de terror, e que eu seria o mestre aquela vez. “O Jarro” surgiu como uma mescla disto tudo.

Para quem não sabe, uma sessão de RPG nada mais é do que um grupo de jogadores ouvindo um narrador contar uma história. Cada um dos jogadores assume o papel de um personagem na história, e eles falam as ações que seus personagens realizam no enredo. As consequências são decididas pelo mestre, pelo grupo, ou pelos dados, dependendo do sistema de regras que o grupo decide assumir. As linhas que você lerá a seguir nasceram deste jogo. Após cada sessão, eu me sentava e escrevia (à mão: era outra coisa que eu queria fazer, voltar a escrever à mão, largar um pouco o teclado do computador) um pequeno texto contando um pouco do que aconteceu na história. Textos rápidos, mas onde eu tentava aplicar um pouco do que aprendia nos livros que lia e exercitava meu músculo de “contista” para que não o perdesse completamente para o “romancista”.

Por isso falo que este projeto foi escrito por muitas mãos. Apesar de eu ter adaptado o jogo para algo legível no meio literário (jogos de RPG tendem a ser caóticos e as piadas, mesmo em um jogo de terror, são constantes!), a história foi criada por todos nós, mesmo que eu seja o bardo a transformá-la em conto. Por isso agradeço aos meus amigos Ricardo Esteves (que interpreta Finnegan), Pedro Ivo (Thomas), Diego Romar (Edward), Renan Fontella (Cory) e Fellyppe Araújo (Samuel), com participação especial de Filipe Esteves, que criou a base para o personagem George, mas não pôde jogar conosco.

Se você gosta de terror, do desconhecido e do estranho, talvez (assim espero!) você curta esta série de contos.

Boa leitura!

O Autor.

4 comentários em “O Jarro – Conto em Série – Prefácio (Marco Piscies)

  1. Angelo Rodrigues
    1 de abril de 2024

    Já li as duas primeiras partes. Aguardo o que vem pela frente.

  2. fabiodoliveirato
    26 de março de 2024

    Botei fé, Marcão!

  3. Marco Aurélio Saraiva
    25 de março de 2024

    A primeira parte já está lá! =)

  4. Kelly Hatanaka
    25 de março de 2024

    Interessante! Estou ansiosa pelo conto!

E Então? O que achou?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 25 de março de 2024 por em O Jarro e marcado .