EntreContos

Detox Literário.

Regulamento do Desafio “Foras da Lei”

Bem-vindos ao Desafio Foras da Lei!

I – Inscrições

O desafio é aberto a quaisquer escritores que sejam, com igual orgulho e dedicação, leitores.

Para participar basta enviar um conto inédito, abordando de forma livre o tema Foras da Lei para o email desafio.entrecontos@gmail.com.

No corpo do email de inscrição, o participante deverá informar seu nome verdadeiro (da forma como assina seus textos) e indicar um pseudônimo com o qual o conto será identificado no certame. O pseudônimo não poderá ter quaisquer referências ao nome real do autor, ou a pseudônimos usados anteriormente em desafios do site. O participante que frustrar o anonimato, seja o seu ou de outro autor, será desclassificado.

II – Contos

O texto deverá ser inédito. Por inédito entende-se jamais publicado, seja por via impressa ou virtual.

O prazo para o envio vai até as 23h59 do dia 12/09/2021, domingo, horário de Brasília.

O conto deverá respeitar o limite máximo de 2.500 (duas mil e quinhentas) palavras, excluindo o título. Não há um limite mínimo.

Os textos deverão ser enviados em arquivo .doc, .docx, ou .odt. Arquivos em .pdf não serão aceitos.

É livre a inclusão de uma ilustração, que deverá ser enviada juntamente com o conto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado. A responsabilidade sobre os direitos autorais respectivos caberá exclusivamente ao participante que indicá-la.

III – Formato do desafio

Os contos inscritos serão disponibilizados à medida que chegarem à moderação. Uma vez publicado, não será admitida revisão ou substituição.

O certame se desenvolverá em etapas. O número de etapas dependerá da quantidade de contos inscritos.

A primeira se inicia no dia 13/09/2021, após o encerramento do prazo e a publicação de todos os textos.

­Nesse mesmo dia, cada participante receberá uma lista de leitura, contendo os contos que deve ler nessa primeira etapa. As listas serão elaboradas de forma que distribuam os comentários de maneira o mais igualitária possível em cada texto. O prazo para a leitura será divulgado junto com as listas. Tal prazo será estipulado tendo em vista o número de contos enviados.

Os participantes deverão comentar todos os textos de suas listas de leitura, utilizando seus nomes reais. Também podem comentar textos que não estejam em sua lista, se assim quiserem.

Finalizada a primeira etapa, aqueles que não comentarem em todos os contos de suas listas de leitura serão eliminados e terão seus textos excluídos do site.

A segunda etapa, que iniciará no dia seguinte ao término da primeira, seguirá o mesmo sistema: cada participante receberá uma lista de leitura, já sem os possíveis contos eliminados, e terá um prazo para comentar os textos indicados. Finalizado o prazo, quem não comentar todos os textos de sua lista será eliminado e terá seu conto retirado do site.

Caso sejam necessárias mais etapas, o processo se repete.

As listas de leitura serão enviadas para o email com o qual o participante fez sua inscrição.

O autor que, por algum motivo, não puder seguir no certame e não quiser atrapalhar seu andamento, pode comunicar à moderação e terá seu conto imediatamente removido.

IV – Comentários

Os comentários serão abertos. Ou seja, serão liberados desde o momento da postagem — com exceção daqueles relativos à avaliação — para permitir o debate entre os participantes.

Os comentários deverão ter fundamentação. O que significa que comentários genéricos, sem apontar elementos relevantes do texto não serão aceitos. É preciso que fique claro que o comentarista leu e analisou o conto em questão. Caso a moderação entenda que o comentário não foi bem fundamentado, pedirá ao participante para que o refaça. Em caso de recusa, o participante poderá ser eliminado.

É permitido ao autor do texto responder os comentários realizados em seu conto; se assim optar, é obrigatório que use o seu pseudônimo.

É possível, ainda, que o autor comente o próprio texto com seu nome verdadeiro, de modo a despistar a autoria.

V – Avaliação

Juntamente com o início da última etapa, será aberto um post de avaliação.

A avaliação será feita através da atribuição de notas de zero a dez, sendo possível utilizar uma casa decimal.

Os participantes deverão atribuir notas em todos os contos, com exceção do próprio.

As notas devem ser postadas nos comentários do post de avaliação.

O participante que não avaliar todos os contos será eliminado.

Também podem avaliar aqueles que lerem e comentarem todos os contos, mesmo não participando do certame como autores. Tais leitores, não tendo listas de leitura, podem comentar os contos na ordem que lhes convier.

VI – Resultado

Ao fim do processo de avaliação, será divulgado o resultado, que se dará pela média alcançada pelas notas de cada conto. Será divulgada uma tabela geral de classificação com todos os textos e suas respectivas notas.

Em caso de empate para alguma das três primeiras colocações, o critério de desempate será o maior número de notas mais altas alcançadas pelo conto. Persistindo o empate, a moderação decidirá.

Também serão divulgados os nomes reais dos autores de cada texto.

VII – Premiação

Os três primeiros colocados receberão ebooks generosamente doados pela nossa parceira Editora Caligo!

O campeão receberá um exemplar da antologia RedruM: contos de crime e morte.

Ao segundo lugar será oferecido um exemplar de Paranoide, de Fernando de Abreu Barreto.

E o terceiro lugar ganhará um exemplar da antologia Outros Brasis da Ficção Científica.

Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas aqui mesmo neste tópico ou no grupo do Facebook, que você pode acessar clicando AQUI.

Boa escrita e leitura a todos!

Bruno Raposa

3 comentários em “Regulamento do Desafio “Foras da Lei”

  1. Pingback: Desafio Foras da Lei – 1ª Etapa | EntreContos

  2. Josédtarsoafonso
    16 de agosto de 2021

    estou dentro mano

  3. Pingback: Regulamento do Desafio “Foras da Lei” – REBLOGADOR

E Então? O que achou?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 15 de agosto de 2021 por em Foras da Lei e marcado .