EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio “Loucura”

I – Disposições Gerais

Art. 1º A participação no Desafio “LOUCURA” é totalmente gratuita. O certame é voltado para ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

Art. 2º Os interessados em participar deverão enviar UM conto INÉDITO abordando livremente o tema “Loucura”, com livre abordagem, para o email desafio.entrecontos@gmail.com.

§ 1º O texto enviado deverá respeitar o limite máximo de 3000 (três mil) palavras, excluindo o título.

§ 2º O prazo para envio terminará às 23h59 do dia 08 de novembro de 2020, domingo, considerando-se a hora de Brasília, DF.

§ 3º Ao enviar o conto, o participante deverá indicar um pseudônimo com o qual o texto será identificado. Por pseudônimo deve-se entender uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante.

§ 4º Os textos deverão ser enviados em arquivo .doc, .docx, ou .odt. Arquivos em .pdf não serão aceitos.

§ 5º É livre a inclusão de UMA ilustração, que deverá enviada juntamente com o texto proposto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado. A responsabilidade sobre os direitos autorais respectivos caberá exclusivamente ao participante que indicá-la.

Art. 3º Os contos inscritos serão disponibilizados à medida que chegarem à moderação. Uma vez publicado, não será admitida revisão ou substituição.

II – Dos comentários

Art. 4º O sistema de comentários será ABERTO, isto é, os comentários serão liberados desde o momento da postagem — com exceção daqueles relativos à avaliação — para permitir o debate entre os participantes.

Art. 5º O participante deverá comentar todos textos enviados para o desafio, com exceção do próprio; para tanto, recomenda-se que utilize seu NOME VERDADEIRO.

§ 1º. É permitido ao autor do texto responder os comentários realizados em seu conto; se assim optar, é obrigatório que use o seu pseudônimo.

§ 2ºÉ possível, ainda, que o autor comente o próprio texto com seu nome verdadeiro, de modo a despistar a autoria.

Art. 6º O participante que não comentar todos os demais contos inscritos terá seu próprio texto desclassificado do certame. O conto será, nesse caso, deletado do blog quando da divulgação dos resultados e o participante, impedido de participar do próximo desafio.

Art. 7º Os comentários deverão ser iniciados com um resumo da história lida. A partir daí, será possível aludir a aspectos diversos do conto, como adequação ao tema, gramática, criatividade, fluidez narrativa, pontos positivos e negativos, etc.

Parágrafo Único. A moderação do site se reserva o direito de solicitar aos participantes que refaçam comentários sem fundamentação (p.ex, “gostei/não gostei”) ou mesmo desclassificar sumariamente aqueles que deixarem de observar as regras neste sentido.

III – Da Avaliação

Art. 8º No dia 9 de novembro de 2020, a moderação publicará um post denominado “Loucura – Avaliação”, onde constará o prazo derradeiro para a realização de comentários e para a avaliação dos contos, levando-se em conta o número de participantes.

§ 1º A avaliação será realizada mediante a atribuição de NOTAS de ZERO a DEZ, sendo possível a utilização de uma casa decimal.

§ 2º Será possível a não-participantes avaliarem os contos inscritos, desde que os comentem em sua totalidade.

IV – Do resultado e da Premiação

Art. 9º Ao final do prazo a que se refere o art. 8º, a moderação publicará os resultados em post específico.

§ 1º No post de que trata o caput serão informados os nomes verdadeiros dos participantes.

§ 2º O resultado do certame considerará as médias finais de cada autor, relacionando-os da maior para a menor.

§ 3º O desempate será aplicado — se necessário — para definição do primeiro lugar. Neste caso, será utilizado como critério a maior quantidade notas mais altas. Persistindo o empate, a moderação decidirá.

Art. 10 Ao campeão do certame será oferecido um exemplar de “Elogio da Loucura”, de Erasmo de Rotterdam. O envio será gratuito no caso de o vencedor residir no Brasil; caso contrário, taxas adicionais poderão ser aplicadas.

Art. 11 Ao vencedor será atribuído, ainda, um post específico na galeria de campeões do EntreContos, contendo mini biografia e links diretos para seus textos.

V – Da Desclassificação

Art. 12 Será desclassificado sumariamente o participante que violar qualquer das disposições do presente regulamento e ainda:

I – Frustrar o anonimato de seu texto ou de outro participante;

II – Não comentar e/ou não avaliar todos os contos inscritos à exceção daquele de sua autoria;

III – Realizar comentários carentes de fundamentação; e

IV – Encaminhar conto que não seja inédito.

Art. 13 As notas eventualmente atribuídas por participante desclassificado não serão computadas para efeito algum.

VI – Das Disposições Finais

Art. 14 Uma vez remetido(s) ao endereço acima, não será permitida a retirada do(s) conto(s) até o fim do certame.

Art. 15 O INEDITISMO pressupõe que o conto não tenha sido publicado em qualquer meio e, ainda, que não venha a sê-lo até a divulgação dos resultados do presente desafio.

Art. 16 O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

Art. 17 Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado.

8 comentários em “Regulamento Desafio “Loucura”

  1. Amanda Gomez
    12 de dezembro de 2020

    Oláááá. Segue minhas notinhas, parabéns para todos os loucos que chegaram até aqui!

    1. Pelo Buraco da Fechadura (Molière): Nota _10____
    2. Cê tá pensando que eu sou Loki, Bicho (Mutante): Nota _____
    3. Desejo Incontrolável (Alze dos Santos): Nota _6,0____
    4. InfiniTempos (Kairós): Nota __9,0___
    5. O Fantástico Mundo de Bartolomeu (Bartolomeu): Nota _7.6____
    6. Belarmino do Depósito (Vizinho do Lado): Nota _10____
    7. Bendita Loucura (R2)): Nota __0,0___
    8. A Mulher de Jó (Horácio Johann): Nota _9.5____
    9. O que alguém guarda de si (Endy Ele): Nota _6,0____
    10. Filho da Mãe (Mad Dog): Nota _9.7____
    11. A Chave do Paradiso (Misery White): Nota _7,8____
    12. Essas pessoas na sala de jantar (Filho da Cota): Nota _9.7____
    13. O Invasor (David Escarradine): Nota __8,3___
    14. As Cores do Colônia (Franco Besaglia): Nota _9.8____
    15. Uma mulher normal (Amatis): Nota ___7,5__
    16. Entrelinhas (Tussen de Lijnen): Nota _9,9____
    17. Lar (O Andante): Nota __8,0___
    18. O Silêncio do Quarto ao Lado (Lua Pinkhasovna): Nota _8,9____
    19. 1888 (Firmina): Nota __9.0___
    20. Monstros (HaradaFLV): Nota __6,0___
    21. Maria Mulambo (Tritão): Nota _9.5____
    22. A Porta (Doutor): Nota __9,0___
    23. Caleidoscópio (Dawid Brewster): Nota __8,3___
    24. Não, não e não!! (Limítrofe): Nota _9,0____
    25. Gelato (Mila): Nota ___9.4__
    26. Mulheres e Drogas da Rússia (Dostoiévski): Nota _7,0___
    27. A Gota D’Água (Bel Marduk): Nota _5.8____
    28. Canção de Ninar (Elene): Nota _9,7___
    29. Loucura (Rouxinol): Nota __7,5___
    30. Yolanda, a Louca (Pedro de Castro): Nota __9.4____
    31. Um bom domingo (Pierrot): Nota _8.4____
    32. A Majestade (Carmélia Alves): Nota _9.7____
    33. Olhos perdidos (Louca): Nota _7,3____
    34. O Coelho azul (Bingo): Nota __8.7___
    35. Loucura ou sabedoria (Sábia): Nota __6,0___
    36. A louca e o mar (José de Nazaré): Nota _9,5____
    37. A inconsciência cruel do ser (Euler d’Eugenia): Nota _____
    38. O vereador epitafista (Mac Brava): Nota __8.1___
    39. Laivos (Pablo): Nota __7,0___
    40. O aquém, o além e o aqui (Matrioska): Nota __9.8___
    41. Soterramento de Sísifo (Frederico Córdoba): Nota _____
    42. Vamos terminar (Bia Vera): Nota _9,2____
    43. Alegria (Sr.): Nota _9,0____
    44. Loucas Vozes Geniais (Homero Arquíloco): Nota _____
    45. Sinapses (Willian): Nota __8,0___
    46. Gente de Arena (Gustave Flambé): Nota _8,9____
    47. Hereditário (Quaresma): Nota __9.6___
    48. A Máquina (Elisaldo Crisóstomo): Nota __10___
    49. Tem Alguma coisa do outro lado da Janela (Visão): Nota __8.5___
    50. A LoucaHistória da Buchadinha (Onairda Neseb): Nota __7,0___
    51. Desconexo (Dionísio Pedrosa): Nota _9.1____
    52. Árvore da Loucura (Carlos Fati): Nota _6.6___
    53. Ruptura (Helô): Nota _9,1____
    54. Rumo ao Estrelato (Tamisa): Nota _7,9____
    55. A Posse da Casa (Jacarandá Pé): Nota _8,0____
    56. Oceano (Gabriel Moreira): Nota _9.8____
    57. Diálogos entre os donos do mundo (Ouvinte): Nota _____

  2. Luís Palma Gomes
    22 de novembro de 2020

    Boa noite, Estou maravilhado com este desafio. É uma graça e uma oportunidade única poder ler tantas críticas feitas aos contos. A crítica é fundamental para a formação do escritor. Bem hajam!

  3. Pingback: Avaliação – Desafio “Loucura” | EntreContos

  4. Ana Cláudia Barros Fontenele
    3 de novembro de 2020

    Acho que não, hein? Okay, é justo, por causa do anonimato e tudo mais. Obrigada de qualquer forma.

  5. Ana Cláudia Barros Fontenele
    3 de novembro de 2020

    Ei, posso fazer um desenho inspirado em um dos contos? Eu ainda vou pedir autorização e, obviamente, só farei se ele ou ela deixar, mas queria saber se eu posso.

  6. JOSAFÁ PAULINO DE LIMA
    3 de novembro de 2020

    Bom por abrir espaço para autores novatos porém vejo que são muitas exigências e poucas contrapartidas por parte de quem gere o certame.

    • Ana Maria Monteiro
      9 de novembro de 2020

      Mas que contrapartidas você queria? Ser lido, comentado e aconselhado, não é a melhor contrapartida? se não é, está no sítio errado.

E Então? O que achou?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 17 de outubro de 2020 por em Loucura e marcado .