EntreContos

Literatura que desafia.

Resultados do Desafio “Imagem”

1495472_756537127708103_1580254606_n

Caros participantes, amigos e curiosos de sempre.

Todo mundo sabe que uma imagem vale mais do que mil palavras. Aqui, valeu muito mais. Noventa mil, ou algo assim. Ao todo, trinta e oito contos inscritos, subvertendo o senso comum sobre a imagem acima com textos fantásticos, realistas, insólitos e evocativos.

A tabela abaixo contém os títulos dos contos, os pseudônimos e os nomes verdadeiros de cada participante:

autoria_imagem

Ao final, foram nove os contos desclassificados. Considerando que o desafio atravessou as Festas de fim de ano, temos um número de finalistas razoável. Parabéns, pessoal!

Abaixo vê-se a pontuação final, já desconsiderados os contos eliminados.

notas

Como vencedor, “Clube dos amigos de outubro“, que rendeu o terceiro campeonato ao Fabio Baptista, com 249,8 pontos e média de 8,614:

“Eu não sabia o que nos aguardava num futuro distante ou sequer o que nos aguardava dali a cinco minutos, não tinha a menor noção do abismo infinito que “para sempre” queria dizer e nem mesmo possuía qualquer consciência do significado da palavra “amor”. Mas fui inundado pela convicção que só acomete os simplórios e os inocentes. E eu soube. Simplesmente soube. “Jamil…”, comecei a falar, quase sem me dar conta. Teria economizado alguns dos anos banhados em incerteza que sucederam esse dia, caso conseguisse completar a frase.

Em segundo lugar, com 239,2 pontos e média de 8,248, “No Limiar da Eternidade“, de Gustavo Araujo:

Levei uma semana para voltar à biblioteca de meu pai, preferindo me concentrar em minha rotina no hospital. Quando tornei a casa dele, enfim, tudo o que queria era encontrar informações sobre Isabel. Já não me interessavam as viagens, os estudos e os questionamentos filosóficos que permeavam seus escritos. Àquela altura, meus olhos procuravam apenas as letras que compunham aquele nome. O “i” maiúsculo tombado para o lado direito, num desenho elegante, finalizado por um “el” comprido, como que numa tentativa de se prolongar a referência.

Completando o pódio, com 237,5 pontos e 8,190 de média, “Lembranças Futuras“, de Catarina Cunha:

O silêncio borbulhou por alguns segundos enquanto o homem mergulhava nas águas abissais. Cadenciou as braçadas com as pernadas capítulo por capítulo, inspirando letras, expirando linhas em direção ao horizonte emendado com o céu.  Enquanto o útero do romance, que a todos acolhe e expande, pulsava a flutuação sobre as ondas cerebrais. O braço em flecha aproveitava o fluxo da maré rumo ao conhecimento deixando o torpor da obra abraça-lo lentamente.

Lembrando que o campeão receberá em casa, livre de custos, impostos e CPMF, um exemplar de “Ficções”, de Jorge Luis Borges.

Conforme a tradição, oferecemos aqui alguns prêmios honorários:

– Troféu “Patrícia Laffan de Maturidade ao Receber Críticas” vai para… Poxa, todo mundo sabe, né? Virou até nome do Troféu! Ao caro João Renha, que mantenha a esportiva, aprenda e divirta-se!

– Troféu “Teclado Viciado” vai para o Wilson Barros Junior, cuja generosidade na atribuição de notas demonstra que seu computador possui somente as teclas 9, 1 e 0.

– Troféu Matemático do EC vai para o Phillip Klem, cujas notas utilizaram todos os números naturais de um a dez — com tudo de bom e mau que isso significa 🙂

– Troféu “Que Bom, você voltou” vai para o Eduardo Selga, cujos apontamentos são aguardados com taquicardia e olhos arregalados por todos nós!

– Troféu Arrasa-Biblioteca vai para o Victor Brian Lancaster Faria, que foi o primeiro a terminar de comentar e postar as notas, no já distante 21 de dezembro de 2015. Claro, ele tem uma máquina do tempo.

– Troféu, “Didn’t Show, Didn’t Tell” vai para os participantes que enviaram contos e que, apesar das diversas análises recebidas, não apareceram o suficiente para retribuir o empenho.

– Troféu “Melhor Estreante” vai para o Daniel Reis (também conhecido como ‘Sting’ na época de colégio), que em sua primeira participação chegou ao 8º lugar! Parabéns Daniel!

– Troféu “Pô, de novo?” vai para o Felipe Rodrigues que, mais uma vez, viu-se desclassificado num desafio aberto, com um ótimo conto e com vários comentários =/

– Troféu “Faltou Você” vai para a Maria Santino e para o Jefferson Lemos… porque o desafio não é mesmo sem a presença de tão bem quistas figuras 🙂

– Troféu “Livro do Tico” deve ir para o Leo Jardim, que adivinhou grande parte das autorias, ainda que tenha falhado no conto do Jowilton.

Uma vez mais parabenizamos todos os participantes pela preocupação que demonstraram em dar o melhor de si, tanto na elaboração dos próprios contos, como principalmente nos comentários realizados.

Mais do que isso, agradecemos aqueles que dedicaram horas preciosas para analisar os contos postados, que perceberam que este espaço só funciona porque todos se ajudam.

A partir de agora os comentários referentes à votação estão liberados.

Até o próximo desafio!

Equipe EntreContos.

Anúncios

26 comentários em “Resultados do Desafio “Imagem”

  1. catarinacunha2015
    5 de janeiro de 2016

    Voltei!!! Entrei em 2016 no estilo bombeiro: derrubando a porta!
    Esta foi minha melhor colocação nos Desafios EC. Sinto-me honrada em dividir o pódio com um tricampeão (FB) e um bicampeão (Chefe). 3º lugar com gostinho de primeiro. E se tiver um desafio de contos rápidos (limite 300, 400 palavras) tenham certeza que participarei com a mesma disposição que participei nos demais e todos verão o quanto é difícil “cortar na carne”. E se houver um com limite mínimo e máximo (ex: mínimo 2.000 e máximo 4.000) eu também aceito o desafio. Estou aqui para aprender e ensinar. Respondi os comentários genericamente lá no post do “Lembranças futuras”
    Parabéns a todos e muito obrigada!

  2. Brian Oliveira Lancaster
    4 de janeiro de 2016

    Mas… e o desafio relâmpago de mini-contos?

    • catarinacunha2015
      5 de janeiro de 2016

      Brian, dou o maior apoio para a galera exercitar o enxugamento literário sem perder a ternura jamais.

      • Davenir Viganon
        5 de janeiro de 2016

        Eu também! Espero que seja colocado em votação.

  3. Kleber
    4 de janeiro de 2016

    Olá a todos os amigos do EC.

    Não pude participar dos últimos desafios por motivos pessoais e profissionais. Porém, nunca deixo de vir aqui e prestigiar este blog e seus autores. Parabéns a todos, independente da posição no ranking!
    Quanto a mim, estou à espera do próximo, porque quero participar com certeza!

    Grade abraço a todos os amigos aqui do EC!

    • EntreContos
      4 de janeiro de 2016

      Obrigado pela visita, Kleber! Contamos com você no próximo!

  4. Evie Dutra
    4 de janeiro de 2016

    Parabéns a todos os participantes e principalmente aos vencedores.
    Amei participar, pela primeira vez, neste desafio. Fiquei muito feliz com cada crítica construtiva. No próximo ousarei mais e sairei de minha zona de conforto hehe.
    Confesso que estou viciada e torcendo pelo próximo desafio! 😀

  5. Simoni Dário
    4 de janeiro de 2016

    Parabéns aos vencedores!
    Gostaria de agradecer ao Eduardo Selga que me deixou sem dormir por uma semana com seu comentário ao meu conto e hoje fez me sentir no pódio com a nota 9 que recebi. Muito honrada, obrigada!
    Fabio Baptista também, muita honra receber um 8,5 do vencedor deste e de outros desafios, seus comentários e agora essa nota são muito incentivadores (até porque já percebi que você é econômico nas notas…kkk).
    Quero agradecer ao vencedor do troféu “Teclado Viciado”e pedir a Deus que ele mantenha esse teclado em todos os desafios!
    E agradecer a não participação da Maria Santino, do Jeff Lemos e também do Rubem Cabral neste desafio..sabe lá onde meu conto ia parar com a participação desse povo,kkk. A brincadeira só demonstra a minha admiração pelo talento de vocês. Troféu merecido!
    Gostaria de propor um desafio de mini contos com uma ressalva, a Catarina seria a única a ter que escrever um texto de 3000 palavras pra validar a participação, kkk. Nossa, vai tirar leite de pedra assim em outro desafio…que talento mulher, parabéns!
    Parabéns Gustavo, e obrigada por esse site maravilhoso, to começando a viciar como disse o Leonardo Jardim.
    Parabéns a todos os que permaneceram até o fim no desafio, em meio a correrias e festas de final de ano. Obrigada pela companhia.
    Feliz 2016 para todos! Que venha com muita inspiração, alegria e talentos!

  6. Davenir Viganon
    4 de janeiro de 2016

    Gostei da totalidade que os comentários que recebi formaram. Fiquei contente com minha evolução mesmo que lenta (mas não tenho pressa mesmo) e que não tenha se materializado numa posição melhor (um dia fico acima do 25º lugar). Mas ao menos recebi uma nota 10 para além da nota da “mãe” distribuiu 10 pra todo mundo kkk. :v

    No mais parabéns a todos e um abraço!

  7. Piscies
    4 de janeiro de 2016

    Menções honrosas para mim:

    Rogério Germani e o seu “A Biblioteca”. Gostei demais dos personagens, até mesmo de Adamastor! E a escrita está primorosa, é claro.

    Cláudia Roberta Angst e o seu “Entre Livros”. Que conto fantástico! Foi um dos que mais me tocou.

    Rafael Sollberg e o seu “Escombros de um legado”, que me fez sentir lendo um livro de aventura como adolescente, me colocou na pele dos personagens e me fez sonhar um pouco.

    Davenir Viganon, com o seu “O bibliotecário de Salé”. Que thriller!

    Phillip Klem e o seu “Para lembrar de não esquecer”. Lágrimas nos olhos!

    Wilson Barros Júnior e o seu “Pensar”. FC na veia!

  8. Piscies
    4 de janeiro de 2016

    Parabéns aos vencedores!

    Fábio me surpreendeu. Demonstrou versatilidade em abordar um tema que nunca havia abordado antes (homossexualismo).

    Eu tenho que parar de dar notas 10 pro Gustavo. Sempre assim! Vou começar a prestar atenção nas predições do Leonardo Jardim e tirar pontos do conto que ele identificar como o chefe. Hahahahha!

    O conto da Catarina estava demais. Gostei dos mini contos que fizeram parte deste certame. E estou gostando muito do nível da escrita de todos vocês!!

    Particularmente, fiquei surpreso com a minha quarta colocação. Pelas críticas, achei que estaria bem abaixo disso. Foi um conto que lutou pra nascer, e vê-lo tomar vida nos olhos dos leitores foi algo belíssimo mas, ao mesmo tempo, doloroso. Agradeço todas as críticas e deixarei um comentário lá, para quem quiser ler, sobre minhas intenções na escrita de “A Biblioteca do Mundo”.

    • Evie Dutra
      5 de janeiro de 2016

      Seu conto foi o meu favorito, Piscies. Parabéns 😀

  9. Gustavo Castro Araujo
    4 de janeiro de 2016

    Pessoal, queria, como participante, agradecer os comentários em “No Limiar da Eternidade”, tanto os que elogiaram como principalmente os que desceram a lenha, rs É por essas impressões de todas as matizes que a gente percebe os pontos a serem melhorados na nossa escrita.

    Gostei muito deste desafio, pois mexeu bastante com a criatividade do nosso pessoal. Em momento algum fiquei enfastiado de bibliotecas destruídas, já que a galera soube aproveitar todas as possibilidades que a imagem oferecia.

    Queria também pedir desculpas por certos comentários que fiz. Relendo-os agora tenho a impressão de um certo exagero, ainda que os tenha feito na intenção de ajudar. Menos é mais — algo que tenho a aprender.

    Quanto ao meu conto, confesso que quis jogar com questionamentos filosóficos sobre a aparente imortalidade que os livros podem conferir a quem os escreve. Isso exigiu uma abordagem científica que não agradou a todos. Mesmo assim, fico contente pelo fato de que a maioria — mesmo aqueles que não são fãs de FC — conseguiu enxergar o verdadeiro sentido do texto. De que vale a vida eterna se isso significa apagar nossas memórias mais cândidas?

    Da parte da moderação, queria agradecer inicialmente a ajuda do Fabio Baptista na liberação dos comentários e no gerenciamento das crises — sim, elas existem. Queria agradecer a ele, também, a disponibilidade constante no que se refere às sugestões de melhoria e na elaboração do ranking. Podem apostar que há muitas novidades a caminho, sempre na busca de novos desafios, no sentido mais amplo possível da palavra.

    Agradeço, mais uma vez, a participação de todos que se empenharam de verdade. Pela análise dos comentários, dá para perceber aqueles que de fato mergulham no exame dos textos inscritos, que se dedicam a passar o melhor a cada participante, mesmo que isso se traduza em críticas. Infelizmente, às vezes tem-se a impressão de que há quem se aproveite dos comentários já feitos, sem de fato ler o conto. E, mais lastimável ainda, há quem simplesmente envia os textos e jamais dá as caras, aproveitando-se do sistema aberto para colher frutos sem se preocupar com os demais.

    De todo modo, o balanço é positivo. Embora o sistema de comentários abertos tenha efeitos nefastos, também possibilita mais interação, como se vê nos debates gerados pelas impressões em cada texto. Nesse método, o importante é postar as impressões desde logo, para justamente permitir o diálogo.

    No mais é isso, pessoal. Obrigado mais uma vez pela participação de todos. Lá se vão mais de dois anos desde que começamos esta brincadeira. E nosso fôlego só faz aumentar.

    Um ótimo 2016 para todos nós!

    • Piscies
      4 de janeiro de 2016

      Foi um excelente conto, Gustavo.

      Eu, particularmente, peço desculpas por, no final, acabar não me aprofundando como deveria nos comentários dos contos. Estou tentando, aos poucos, deixar de fazer as coisas na última hora =D

  10. Brian Oliveira Lancaster
    3 de janeiro de 2016

    Parabéns aos vencedores! Como sempre, entre meus preferidos. E quem não está na comunidade do Facebook, faça isso já!

  11. Fabio Baptista
    3 de janeiro de 2016

    Parece que estou numa maré de sorte! (pelo menos no que tange a literatura :D).
    Espero que continue assim para o Prêmio SESC kkkkkk

    Pessoal, foi grande prazer participar de mais um desafio ao lado de vocês. Teve umas briguinhas (Patrícias são meu carma :D) e sei que não falei palavras lá muito agradáveis em alguns (na verdade, em muitos) comentários, mas gostaria de reafirmar uma vez mais que o meu objetivo, e acredito que o da maioria esmagadora dos participantes, é oferecer uma visão sincera sobre os contos – e que cada autor use ou deixe de usar da forma como melhor lhe aprouver.

    Domar o ego e o sentimento de “leoa defendendo as crias” que temos em relação aos nossos trabalhos faz parte do processo de aprendizagem. Hoje, penso eu, talvez seja a melhor lição que podemos tirar dos desafios. Espero ter ajudado nesse sentido. Garanto que vocês, de uma forma ou de outra, sempre me ajudam bastante.

    Um grande abraço e fiquem com Deus!

    Até o próximo desafio.

  12. phillipklem
    3 de janeiro de 2016

    Parabéns à todos os participantes e principalmente aos vencedores 😀
    Foi muito bom participar mais uma vez desse desafio e desse site, que está ganhando cada vez mais espaço no meu coração!
    Um feliz ano novo à todos e que venham mais desafios!

    • Evie Dutra
      5 de janeiro de 2016

      Agora que vi que meu comentário começou igual ao seu. Juro que não foi cópia hehe

  13. Bia Machado
    3 de janeiro de 2016

    Deixando um parabéns aqui também para os vencedores do pódio, merecidamente, e a todos os outros vencedores: os que enviaram conto e comentaram, ainda que fora do prazo. Mais uma vez, valeu demais!

  14. Claudia Roberta Angst
    3 de janeiro de 2016

    Parabéns a todos os participantes porque só nós sabemos a batalha que cada um travou.
    Merecidas coroas de louros ao trio do pódio. E que no próximo desafio, possamos contar com a participação de Maria Santino, Jeff e Thata. 🙂

  15. Maria Santino
    3 de janeiro de 2016

    Ah, puxa! Obrigada pela gentileza da lembrança. Parabéns para o rapaz das resenhas divertidas e novamente campeão, Fábio Baptista, ao chefe, a Ms. Cat e ao autor do conto “Herdeiros do abandono” que me matou de inveja (queria o texto pra mim. A sério!)

    Desejo um 2016 muito lindo pra gente.
    Felicidades.
    Abraços!

    • Neusa Maria Fontolan
      3 de janeiro de 2016

      Eu pensei que “Herdeiros do abandono” fosse seu, Maria Santino.

      • Maria Santino
        3 de janeiro de 2016

        Sério? Ah, ganhei a noite.
        Não escrevi nada, mas gostaria de ter escrito algo como o texto em questão.
        Lerei seu conto, Neusa, ouvi falar que é divertido 🙂

        Abraço.

  16. Leonardo Jardim
    3 de janeiro de 2016

    Ae, Parabéns ao FB por mais um título. Vai ficar mal acostumado, hein. Tinha certeza que esse conto ia vencer, era mesmo o melhor do desafio, só não tive tanta certeza da autoria.

    A autoria do chefe foi mais fácil. Mesmo não fazendo chorar dessa vez, trouxe profundas reflexões. Um textão, como sempre, mereceu a medalha de prata.

    Catarina também mereceu muito. Só ela poderia ter escrito um texto tão curto e profundo ao mesmo tempo. Sou fã desde o primeiro conto que li. Pódio muito bem ocupado.

    E eu estou muito feliz mesmo com minha posição. Quase não consegui participar do desafio: crianças doentes, projeto pegando fogo no trabalho, final de ano. Tinha tido a ideia de colocar um velho sobrevivente e uma menina inocente na biblioteca assim que vi a imagem, mas não conseguia passar isso pro papel. Escrevi o texto num dia e revisei no outro. Enviei o texto faltando três minutos para o fim do prazo. E ainda assim, um quinto lugar! Muito gratificante!

    Por fim, ainda ganhei meu primeiro troféu individual. Estou ficando craque em identificar autorias. E olha que eu tinha uns chutes que não arrisquei e aceitaria, como Vitor Leite e Pedro Luna. Mas, apesar do nome do troféu ser “Livro do Tico”, regra é regra, não aceitei a autoria do Jowilton, logo não mereço tamanha honraria. Tentarei novamente no próximo desafio. 🙂

    E que este venha logo, pois sou um viciado confesso nisso aqui!

  17. Jef Lemos
    3 de janeiro de 2016

    Parabéns aos participantes!

    E Fabio, depois da primeira ficou mais fácil, né? Hahahah

    Vou guardar esse troféu e garantir que eu não ganhe outro desse. 😀

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 3 de janeiro de 2016 por em Imagem e marcado .