EntreContos

Detox Literário.

A Casa de Papel, de Carlos María Domínguez – Resenha de livro

A casa de papel96 págs. – Editora Realejo – 2014

A personagem Bluma Lennon, após comprar um exemplar de Emily Dickinson, é atropelada enquanto lia um dos poemas. Divaga-se sobre como livros que mudam destinos das pessoas e as tramas de envolvimento emocional e psicológicos que fazem-nas mudarem hábitos, toda a fisiologia de vida de um ser humano.
Depois do surgimento de um pacote destinado à personagem morta, um de seus colegas depara com um livro coberto de cimento. A partir daí, o descortinar da investigação sobre o mistério do livro em tal estado revela muitas histórias relacionadas a livros e da intensa paixão que certo bibliófilo que o fez mudar toda sua trajetória de vida em razão deles.
O interessante em descobrir histórias relacionadas a livros, colecionadores e de amantes de leitura, é queo que parecia um isolamento social e pessoal, na realidade mostrou-se que é possível ter uma vida sim. Pode ser regada a muitas histórias extraídas do livros que de lêem, seja de situações pessoais ligadas à busca de um certo livro a até de encontros com aqueles que compartilham a mesma paixão, que por felicidade conseguem mesclar em uma única história de amor e vida.
Ler livros pode ser um ato solitário. Mas nunca algo que isola as pessoas que optam por tal hábito edificante. Acredito que é também um alavancador social pois, apesar de não haver tantos leitores sérios que se gostaria ter por perto, sempre se encontra um em que se combinam os gostos literários.

Notas:

Em 27 de setembro deste ano, o autor Carlos María Dominguez esteve no evento “Tarrafa Literária na Vila”. O evento foi promovido pela Editora Realejo, responsável pela reimpressão do título.

Quem quiser ler mais a respeito do evento com o autor, eis o link: http://wp.me/p44jWc-uf

Este livro foi impresso anteriormente em 2006, pela editora Francis. Quem quiser comprar a versão nova, está aqui o link: http://www.realejolivros.com.br/loja/index.php?route=product/search&search=A%20casa%20de%20papel

Anúncios

Sobre Marcia Saito

Escrever e desenhar são os sentidos que fazem o meu caminho. Criar sempre. Desistir jamais.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 22 de novembro de 2014 por em Resenhas e marcado , , , .