EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio “Faroeste”

introonceuponatimeinthewest_1

Este mês a enquete realizada na nossa página no facebook teve um resultado surpreendente. Sem dar chances a qualquer outro, “Faroeste” foi eleito como tema para o nosso próximo desafio.

O horizonte infinito, o sol escorchante, o pistoleiro, o saloon, índios… os elementos são conhecidos, mas a forma de misturá-los é que pode fazer a diferença.

Por isso, mostre que você é rápido no gatilho e que não se amedronta nesse duelo multifacetado. Mostre sua coragem – afinal, este é um Desafio digno do nome – e principalmente sua criatividade, subvertendo o gênero ou, quem sabe, reformulando alguns dos clichês mais amados do Arizona ao Texas.

Regras

I – Do Texto e do Envio

1) A participação no Desafio EntreContos é totalmente gratuita. O Desafio é voltado a ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

2) Os interessados em participar poderão encaminhar UM ÚNICO TEXTO, INÉDITO, sobre o tema em epígrafe, para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.comO Assunto da Mensagem deverá ser indicado como “FAROESTE – Nome do Conto”.

3) O email enviado pelo participante deverá indicar o pseudônimo com o qual o conto inscrito será identificado. Por pseudônimo, entenda-se uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante. Atenção: NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS PSEUDÔNIMOS JÁ INDICADOS EM OUTROS DESAFIOS.

4) O texto deverá ser enviado em arquivo .doc ou .odt, não podendo ultrapassar 3.500 (TRÊS MIL E QUINHENTAS) palavras, excluindo o título. Uma vez remetido ao endereço acima, não será permitida a republicação. Revise bem antes de enviar. Plagiadores serão julgados sem dó nem piedade e encaminhados à cadeia pelo próprio John Wayne.

5) É livre a inclusão de ilustrações, que deverão enviadas juntamente com o texto proposto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado.

6) O prazo para envio terminará às 23h59 do dia 04 de maio de 2014 (hora de Brasília, DF).

7) O texto enviado será postado no blog na Categoria “FAROESTE“, pelos moderadores, logo após recebido, sendo identificado apenas com o pseudônimo indicado pelo participante, podendo receber análises e comentários daí por diante.

II – Dos Comentários

8) Enfatiza-se a realização de comentários nos demais textos enviados para o desafio. Para tanto, recomenda-se que o participante utilize seu NOME VERDADEIRO.

9) É permitido ao autor comentar o próprio texto, fazendo-se passar por leitor, também utilizando seu nome verdadeiro.

10) Para responder aos comentários de outros participantes em seu próprio texto, porém, o autor DEVERÁ utilizar o pseudônimo.

11) O participante que não comentar pelo menos METADE dos contos postados terá seu conto deletado do blog após a divulgação dos resultados. Caso tal percentual resulte em número fracionado, arredonda-se para o valor inteiro imediatamente superior.

III – Da Votação

12) Em 05 de maio de 2014, a moderação do blog disponibilizará um post específico para Votação.

13) Nesse post será definido o prazo final para leitura e para a realização de comentários nos textos enviados. Tal prazo será proporcional ao número de contos participantes de forma a possibilitar um tempo razoável para o término da apreciação.

14) Nesse post será também definida a quantidade de contos a serem indicados como favoritos, bem como a pontuação que será atribuída a cada qual pelos votantes e, ainda, o valor do bônus para aqueles que comentarem todos os textos.

15) Somente poderão votar os participantes do desafio que comentarem o mínimo exigido (vide art. 11). Excepcionalmente, não-participantes poderão votar, desde que tenham comentado TODOS os contos postados.

16) É necessário que os textos indicados pelo votante tenham sido por ele comentados. Do contrário, os pontos não serão computados.

IV – Do resultado e da Premiação

17) Após o prazo definido no post de votação, a moderação publicará um novo post contendo os resultados.

18) Como critério de eventual desempate, será observada, em primeiro lugar, a quantidade de comentários realizados pelo autor; em seguida, a quantidade de indicações que o mesmo obteve como primeiro lugar; depois, a quantidade de indicações obtidas como segundo lugar, em terceiro, em quarto, e assim por diante. Se mesmo assim o empate persistir, a moderação determinará a precedência.

19) Ao primeiro colocado será enviado um exemplar de “Asa de Sereia”, de Luiz Henrique Pellanda. Ao segundo lugar, será enviado um exemplar de “Sincronicídio”, de Fabio Shiva, cortesia da Caligo Editora, e, ao terceiro, um exemplar da “Antologia Exclamação”, também da Caligo. Os envios serão gratuitos; porém, taxas adicionais poderão incidir caso os contemplados residam em países outros que não o Brasil.

20) Ao vencedor será atribuída, ainda, uma página específica como Autor Fixo do blog EntreContos, se já não possuir, na qual poderão ser publicados textos de sua autoria.

21) Ao vencedor e aos segundo e terceiro colocados, será oportunizada a reunião dos respectivos contos em um e-book (formatos .mobi e .epub) a ser compilado pela moderação oportunamente e publicado pela Caligo Editora.

V – Das Disposições Finais

22) Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores do blog. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado.

23) O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

Anúncios

18 comentários em “Regulamento Desafio “Faroeste”

  1. Davi Mayer
    4 de maio de 2014

    Podem votar em até quantos contos por desafio??

    • Anorkinda Neide
      4 de maio de 2014

      Olá! Logo, após a meia-noite, terás esta resposta no tópico de votação.
      Porque é feito um cálculo a partir da quantidade de contos concorrentes. 😉

  2. Eduardo Selga
    19 de abril de 2014

    A respeito da narrativa, o western Keoma (disponível no YouTube) apresenta uma característica que demonstra que mesmo num gênero bem marcado pelos clichês pode-se inovar, e bem: nalgumas cenas, passado e presente coexistem num mesmo espaço. Digo isso como dica para fugir ao lugar-comum.

    • Bia Machado
      19 de abril de 2014

      Por coincidência, acabei de vê-lo aqui no You Tube!

    • Thiago Tenório Albuquerque
      19 de abril de 2014

      Essa mesma característica é vista em Dio perdona… io no! (1967), La collina degli stivali. (1969) entre outros. Keoma é uma produção que alcançou toda sua qualidade não devido a qualquer inovação temática, mas sim pela direção de Castellari, a trilha sonora dos irmãos De Angeli (completamente inversa ao antes usado) e a qualidade da produção de Balognini. Muitos consideram a produção como a despedida não oficial do western italiano.
      No ano seguinte do lançamento de Keoma (1976), o filme Mannaja (1977) teve sua vez e apesar de contar com quase a mesma equipe técnica, foi apenas mais um dos tantos spaghettis produzidos. Isso devido ao fato de o impacto das ferramentas usadas em Keoma terem diluído-se.
      É complexo falar sobre fuga dos clichês em um gênero que se marcou por seu uso excessivo. Penso que mais importante do que tentar reinventar ou fugir do lugar-comum é apresentar para toda uma nova geração esse modelo estético que definiu toda uma imagética sobre virilidade e violência gráfica.
      Um exemplo recente é Django Unchained (2013), um enorme retalho de clichês, gráficos, temáticos, narrativos e mesmo na trilha sonora (que se apropria de clássicos como Ancora Qui e Lo chiamavano Trinità). A obra é uma enorme homenagem ao western italiano e gerou um pequeno grupo de novos fans.
      Penso que esse desafio tem como principal mérito essa possibilidade, mas essa é só minha opinião.

  3. Franco Nero
    18 de abril de 2014

    Legal!!

  4. Thiago Tenório Albuquerque
    18 de abril de 2014

    Bravura Indômita é uma refilmagem do clássico de John Wayne.
    É uma temática muito boa e abrange uma série de mídias diferentes. Com certeza será uma edição excelente.

    • Bia Machado
      18 de abril de 2014

      Bacana, não sabia disso. =)

  5. Swylmar Ferreira
    16 de abril de 2014

    Parabéns pela escolha do tema, interessante e desafiador.

  6. claudia roberta angst CRAngst
    16 de abril de 2014

    Um duelo e tanto para mim. Não sei se participarei, pois meu notebook está sendo avaliado e aguardando diagnóstico. Caso ele sibreviva e eu tenha tempo, afrontarei a todos com minha péssima pontaria. Afinal, duelo é duelo, mesmo sob nuvens de poeira e esporras cravadas no orgulho. Boa sorte para todos.

  7. Jefferson Lemos
    16 de abril de 2014

    Os malfeitores irão invadir o Entre Contos esse mês!
    E quem não participar ativamente do desafio, será morto pelo Bufalo Bill e transformado em bife de búfalo!

    Já estou escrevendo o meu. hehe

  8. Hugo Cântara
    16 de abril de 2014

    Um desafio e tanto! Volta John wayne, estás perdoado 😛

  9. Thata Pereira
    16 de abril de 2014

    Pois é, quando meu pai me chamava para assistir filmes de faroeste junto com ele, eu sempre torcia o nariz… com que cara vou pedi-los emprestado agora? rsrs’

    • Caligo Editora
      16 de abril de 2014

      Thata, tem uns “westerns” mais moderninhos, se você não for muito com a cara dos antiguinhos, mas ó, tem uns clássicos aí que são de tirar o fôlego… =D

      • Thata Pereira
        17 de abril de 2014

        “Boiando” inclusive nos termos utilizados rsrs’

        Mas quero pegar a essência do tema. Vou encarar os antiguinhos mesmo, assim como fiz com o tema noir (que me apaixonei completamente) ^^

      • Bia Machado
        18 de abril de 2014

        Acho que você gostaria de “Bravura Indômita”, tem uma garota na história, é um dos modernos que achei bem bacana!

  10. rubemcabral
    16 de abril de 2014

    Que tema mais diferente! Justo hoje acordei cantando “No velho oeste ele nasceu…”, hahaha.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 15 de abril de 2014 por em Faroeste e marcado .