EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio “Fim do Mundo”

end-of-world-wallpaper

Após emocionante enquete realizada em nossa página no facebook, surge o tema “Fim do Mundo” para o nosso próximo Desafio .

Apocalipse, Armagedom, invasão alienígena, holocausto nuclear, tragédias espaciais, revolta dos elementos da natureza, juízo final… São inúmeras as abordagens possíveis, fazendo do assunto um dos mais apaixonantes, instigantes e férteis da literatura.

Esta é a hora de marcar seu nome para a eternidade, caro autor. Antes que o tempo acabe.

Regras

I – Do Texto e do Envio

1) A participação no Desafio EntreContos é totalmente gratuita. O Desafio é voltado a ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

2) Os interessados em participar poderão encaminhar UM ÚNICO TEXTO, INÉDITO, relativo ao tema “FIM DO MUNDO” para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.com.

3) O email enviado pelo participante deverá trazer, no cabeçalho, o nome completo do autor. Deverá, também, indicar um pseudônimo com o qual o conto inscrito será identificado no blog. Por pseudônimo, entenda-se uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante. Atenção: NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS PSEUDÔNIMOS JÁ INDICADOS EM OUTROS DESAFIOS.

4) O texto deverá ser enviado em arquivo .doc ou .odt, não podendo ultrapassar 4.000 (QUATRO MIL) palavras, excluindo o título. Uma vez remetido ao endereço acima, não será permitida a republicação. Revise bem antes de enviar. Plagiadores serão julgados sem dó nem piedade. Para eles, o mundo terá acabado antes mesmo de começar.

5) É livre a inclusão de ilustrações, que deverão enviadas juntamente com o texto proposto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado.

6) O prazo para envio terminará às 23h59 do dia 22 de março de 2014 (hora de Brasília, DF).

7) O texto enviado será postado no blog na Categoria “FIM DO MUNDO”, pelos moderadores, logo após recebido, sendo identificado apenas com o pseudônimo indicado pelo participante, podendo receber análises e comentários daí por diante.

II – Dos Comentários

8) Enfatiza-se a realização de comentários nos demais textos enviados para o desafio. Para tanto, recomenda-se que o participante utilize seu NOME VERDADEIRO.

9) É permitido ao autor comentar o próprio texto, fazendo-se passar por leitor, também utilizando seu nome verdadeiro.

10) Para responder aos comentários de outros participantes em seu próprio texto, porém, o autor DEVERÁ utilizar o pseudônimo.

11) O participante que não comentar pelo menos quarenta por cento dos contos postados terá seu conto deletado do blog após a divulgação dos resultados. Caso tal percentual resulte em número fracionado, arredonda-se para o valor inteiro imediatamente superior.

III – Da Votação

12) Em 23 de março de 2014, a moderação do blog disponibilizará um post específico para Votação.

13) Nesse post será definido o prazo final para leitura e para a realização de comentários nos textos enviados. Tal prazo será proporcional ao número de contos participantes de forma a possibilitar um tempo razoável para o término da apreciação.

14) Nesse post será também definida a quantidade de contos a serem indicados como favoritos, bem como a pontuação que será atribuída a cada qual pelos votantes e, ainda, o valor do bônus para aqueles que comentarem todos os textos.

15) Somente poderão votar os participantes do desafio. Excepcionalmente, não-participantes poderão votar, desde que tenham comentado TODOS os contos postados.

16) É necessário que os textos indicados pelo votante tenham sido por ele comentados. Do contrário, os pontos não serão computados.

IV – Do resultado e da Premiação

17) Após o prazo definido no post de votação, a moderação publicará um novo post contendo os resultados.

18) Como critério de eventual desempate, será observada, em primeiro lugar, a quantidade de comentários realizados pelo autor; em seguida, a quantidade de indicações que o mesmo obteve como primeiro lugar; depois, a quantidade de indicações obtidas como segundo lugar, em terceiro, em quarto, e assim por diante. Se mesmo assim o empate persistir, a moderação determinará a precedência.

19) Ao primeiro colocado será enviado um exemplar de “A Última Canção de Bilbo”, de J.R.R. Tokien. Ao segundo lugar, será enviado um exemplar de “Sincronicídio”, de Fabio Shiva, cortesia da Caligo Editora, e, ao terceiro, um exemplar da obra “Tal”, poemas em metalinguagem, cortesia da autora Anorkinda Neide. Os envios serão gratuitos; porém, caso os contemplados residam em países outros que não o Brasil,  poderão incidir taxas adicionais.

20) Ao vencedor será atribuída, ainda, uma página específica como Autor Fixo do blog EntreContos, se já não possuir, na qual poderão ser publicados textos de sua autoria.

21) Ao vencedor e aos segundo e terceiro colocados, será oportunizada a reunião dos respectivos contos em um e-book (formatos .mobi e .epub) a ser compilado pela moderação oportunamente e publicado pela Caligo Editora.

V – Das Disposições Finais

22) Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores do blog. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado.

23) O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

Anúncios

25 comentários em “Regulamento Desafio “Fim do Mundo”

  1. Eduardo Selga
    23 de março de 2014

    Ola, pessoal! O texto de comentário está sendo publicado sem o duplo espaço dos parágrafos, prejudicando a compreensão.

    • EntreContos
      23 de março de 2014

      Olá, Eduardo! Infelizmente isso é algo que não conseguimos mexer. A formatação dos comentários é algo que já vem do wordpress.
      .
      Para minimizar o problema, sugiro que você utilize um ponto (.) entre os parágrafos, como acabei de fazer 😉
      .
      De todo modo, obrigado pelo aviso.
      .
      Abraços.

  2. Pétrya Bischoff
    21 de março de 2014

    Dois empregos, faculdade e estágio curricular… Duas semanas sem tempo para aparecer aqui e tem 20 novos contos para ler. E nem consegui enviar o meu ainda 😦

    • Thata Pereira
      23 de março de 2014

      Como eu te entendo Pétrya… :/ mas eu não resisto, ler os contos postados aqui virou um vício, apesar da correria. rsrs’

  3. Gustavo Carneiro
    18 de março de 2014

    Achei o máximo 🙂 Pergunta básica: se o texto for bem menor, por exemplo, 2000 palavras, tem problema?

    • Jefferson Lemos
      18 de março de 2014

      Gustavo, não existe limite mínimo, só o máximo. Pode escrever quantas palavras quiser, dentro dessas 4000. 😀

  4. Alan Machado de Almeida
    14 de março de 2014

    O aumento de palavras será mantido nos desafios seguintes? Preparei alguns contos a vulso aqui e se eu tiver que reduzir a história acho que vou acabar estragando-as.

  5. Tom Lima
    8 de março de 2014

    Poxa, queria muito enviar dois contos para esse desafio…

    😦

  6. Pedro Luna
    4 de março de 2014

    Nenhuma ideiazinha de nada ainda..rs. Mas estou tranquilão. Ela vem na hora certa. Ah, gostei do aumento do limite das palavras. Notícia boa.

  7. Eduardo B.
    3 de março de 2014

    Não entendi o comentário do Abelardo. Também acho que o uso comporta mil possibilidades.

  8. Thales Soares
    3 de março de 2014

    Estou ansioso para ver os primeiros contos saindo. O tema desta vez é muito bom (aliás, os temas sempre são bons e criativos)

  9. Abelardo Domene Pedroga
    3 de março de 2014

    Qual a formatação? Seria a “padrão” : folha A4, fonte TIMES NEW ROMAN, espaço 1,5?

    • EntreContos
      3 de março de 2014

      Olá, Abelardo. A formatação é irrelevante, já que a plataforma do blog acaba deixando tudo igual nesse sentido. A única preocupação do autor, ao escrever, é respeitar o limite, que para este desafio é de 4.000 (quatro mil) palavras.

      • Abelardo Domene Pedroga
        3 de março de 2014

        Grato, farei o possível para conseguir participar….tenho uma ideia, mas preciso ver se consigo desenvolvê-la a contendo.

  10. Bia Machado
    2 de março de 2014

    No caso a ação pode acontecer depois do fim do mundo, quando a coisa toda “foi pro espaço”, ou quase? =P

    • EntreContos
      2 de março de 2014

      Claro, Bia. Como foi dito ao Rubem, tudo fica a critério do autor. Se está ou não adequado ao tema proposto, cabe àqueles que leem decidir. Somente a eles.

  11. Marcellus
    2 de março de 2014

    Opa! Aumentaram o limite de palavras? 8-D

  12. Rubem Cabral
    2 de março de 2014

    Já comecei a escrever. Uma dúvida: o fim do mundo tem que ser real ou pode ser algo menos literal? Feito alguém que perde outra pessoa e com isso “o seu mundo acaba”?

    • EntreContos
      2 de março de 2014

      A critério de cada um, Rubem. Cabe a quem lê julgar 😉

    • Jefferson Lemos
      2 de março de 2014

      Sério mesmo que a gente teve a mesma ideia?
      Eu ia perguntar isso agora! hahahahah

    • Abelardo Domene Pedroga
      3 de março de 2014

      Rubem, não sei se minha opinião interessa, afinal a pergunta foi feita a direção do site e já teve sua resposta. Mas perceba bem uma coisa. O nome do site é: ENTRE CONTOS e abaixo se lê: literatura fantástica. Não vejo como a abordagem que colocou – perda de algo e com isso “o mundo de quem perdeu acaba” consiga ser inserido em literatura fantástica. Claro que é apenas opinião de um curioso, Nem sei se vou conseguir participar do concurso, pretendo, mas ainda tenho receio de não conseguir desenvolver algo que dê alguma chance de ter uma boa participação. Mas acho, e isso é apenas minha opinião e se conseguir participar meus comentários seguem essa linha de pensamento, que é sobre o fim do mundo mesmo, no literal e não subjetivo.

      • rubemcabral
        3 de março de 2014

        Abelardo, foi só uma ideia que tive, mas estou a considerando ainda. É provável que eu escreva um fim de mundo “clássico” mesmo. Obrigado e seja benvindo! ;D

      • EntreContos
        3 de março de 2014

        Como dito antes, a ideia de “fantástico” ficará sempre a critério de quem lê ou escreve. É um conceito subjetivo, afinal de contas, não? Não precisa, necessariamente estar ligado à fantasia ou ao sobrenatural. Pode ser simplesmente algo que exceda ao comum, ao ordinário, que equivalha ao extra-ordinário. Seja substantivo, seja adjetivo, o uso comporta mil possibilidades.

    • Claudia Roberta Angst
      3 de março de 2014

      Sério que nós três tivemos a mesma ideia? É o fim do mundo, mesmo.

    • Thales Soares
      3 de março de 2014

      Hehe, eu também estava pensando em algo assim. Mas acabei optando por algo mais clássico e com suspense. Ao meu ver, é perfeitamente possível escrever sobre um fim do mundo sem um fim do mundo propriamente dito. É tudo uma questão de perspectiva. Aliás, eu gostei tanto desse tema, que por mim eu escreveria umas 5 histórias! Pena que o limite agora é somente 1 por autor…

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 1 de março de 2014 por em Fim do Mundo e marcado .