EntreContos

Detox Literário.

Votação – Viagem no Tempo

Caros participantes!

Agradecemos mais uma vez a presença de todos por aqui.

Temos um prazeroso trabalho pela frente. Escolher os campeões deste Desafio que superou todas as nossas expectativas.

Foram 41 (quarenta e um) contos inscritos. E temos DEZ dias para ler, comentar e, por fim, votar nos nossos preferidos.

Por conta dessa elevada adesão, temos algumas mudanças que certamente serão do agrado de todos.

Aos lembretes, então.

1) Os contos que concorrem ao Desafio são aqueles constantes da Área do Desafio do blog. 

2) Somente serão computados os votos dos participantes do Desafio. Excepcionalmente, não-participantes poderão votar, desde que tenham comentado TODOS os contos do Desafio.

3) Não é permitido votar no seu próprio conto.

4) Os votos deverão ser inseridos por meio de comentários neste post aqui, até as 23h59 do dia 29 de outubro de 2013.

5) Uma vez enviado o comentário, não caberá arrependimento. Portanto, pense bem antes de eleger os seus contos preferidos.

6) Os comentários da votação permanecerão “aguardando moderação” até o dia da divulgação do resultado. O voto, portanto, é secreto, para evitar as influências de parte a parte.

7) Em 30 de outubro de 2013, quando da divulgação do resultado, também em post específico, os comentários dos votantes no tópico de votação serão liberados, de modo a atestar a transparência na apuração.

Agora uma ressalva importante: embora o Regulamento tenha disposto que os votantes deveriam apontar os cinco contos que mais gostaram, a elevada adesão ao Desafio permite considerar que seria mais adequado a escolha recair sobre SETE contos.

Reforçando, então: escolha os SETE contos de sua preferência.

A maneira de indicar os contos de sua escolha será a seguinte: “1) Nome do Conto (Pseudônimo do Autor); 2) Nome do Conto (Pseudônimo do Autor)….”

Desse modo, o primeiro indicado receberá 7 pontos, o segundo, 6, o terceiro, 5, e assim por diante.

Ainda devido ao grande número de participantes, optamos por elevar para 10 (DEZ) os pontos de bonificação para quem ler e comentar os textos de TODOS os demais concorrentes.

Vamos lembrar que é esse o grande diferencial do nosso concurso: aqui se lê, aqui se comenta. Isso é tudo o que um escritor deseja, portanto, vamos nos empenhar nos comentários.

Aliás, para que não fiquem dúvidas, os comentários nos contos em si serão liberados desde logo. Apenas os comentários na votação é que ficarão suspensos até a data do resultado.

Por último, deixo a dica para que todos “curtam” a página do EntreContos no FB (https://www.facebook.com/entrecontos ) e, mais do que isso, que selecionem a opção “todas as atualizações”, para não perderem as novidades.

Mãos à obra, então!

E mais uma vez, obrigado a todos pela participação.

Gustavo Araujo.

40 comentários em “Votação – Viagem no Tempo

  1. Marco Nazar
    30 de outubro de 2013

    Olá, Gustavo; meus votos vão para os seguintes contos:

    1) Náufrago (J. Constantino)
    2) O universo antes do universo (Vargon, O Destruidor de Mundos)
    3) O primeiro pensamento (Pensador)
    4) Pelo amor de Katy Perry (Skitter)
    5) Aos olhos do tempo (Dr. Richthofen)
    6) Zorro (H.G. Delorean)
    7) Naoto (Ouroboros)

    Obrigado pela oportunidade ímpar de participar do desafio; Ah, não esqueça que aqui em Campo Grande/MS ainda são 23:25h. Peço novamente que considere a diferença de horário. Um abraço!

    • Marcelo Porto
      30 de outubro de 2013

      Olá Marco,

      Primeiro quero agradecer imensamente você votar no meu conto para o primeiro lugar e segundo, pela feliz coincidência de você morar na mesma cidade que eu (Campo Grande-MS). Gostaria de te conhecer pessoalmente e trocar algumas ideias literárias.

      Abs!

      • Bia Machado
        30 de outubro de 2013

        Coisa rara eu encontrar outras pessoas que moram em Campo Grande, além de mim, rs…

      • Marco Nazar
        30 de outubro de 2013

        Olha só… Sabia que você era daqui, mas escolher o seu conto é que foi uma feliz coincidência, rs. Parabéns! Já tô te mandando um convite pelo face. Abraço!

  2. Andrey Coutinho
    30 de outubro de 2013

    1) Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    2) Eternas Cerejeiras (Blanche)
    3) Paradoxo do Adeus em QUBITS (João Sem Nome)
    4) Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    5) 8 (Raquel Guesrubitof)
    6) A Beira (Arieb)
    7) Do Lado de Fora (Pedro Lopes)

  3. Felipe Holloway
    29 de outubro de 2013

    O pódio mais difícil de montar em todos os concursos dos quais participei como “eleitor”. Nem preciso dizer o quanto fico feliz, com isso. Se continuar nessa progressão geométrica de qualidade, os contos dos próximos concursos deverão sair direto da área de postagem para antologias do Flávio Moreira da Costa, muitos deles dispensando, inclusive, revisão profissional. =)

    Vam’lá!

    1) Do Lado de Fora – Pedro Lopes
    Pela força lírica da composição gradativa e fragmentária da vida do protagonista, que me cativou e enterneceu como fazia tempos um conto não conseguia.

    2) A Beira – Arieb
    Por haver atingido, num espaço de poucos parágrafos, o que muito romanção consagrado não consegue em centenas de páginas: intrigar, cativar, impactar, nesta ordem, fornecendo um tipo de catarse raro em textos sobre crime, culpa e castigo.

    3) Uma nem tanto revolucionária máquina do tempo – Aurélio Prado Lôbo
    Por honrar o empréstimo estilístico do Machadão, narrando uma história pela qual é fácil sentir empatia, e atingindo sutilmente o ponto nevrálgico do que todos nós, escritores, no fundo, somos.

    4) Zorro – H.G. DeLorean.
    Por fugir ao lugar-comum das tramas sobre o tema do mês, emocionando sem ser piegas.

    5) Paradoxo do Adeus em QUBITS – João Sem Nome
    Pela oportuna e genial brincadeira metalinguística com o concurso e seu tema, com um fundo emocional tocante. A princípio, não pensava em votar neste texto, mas um comentário do grande Rick me fez rever, em partes, meu conceito.

    6) Náufrago – J. Constantino
    Pela narrativa tensa, à qual se adere feito adesivo, pelas descrições sob medida e pela impressionante virada final.

    7) Pelo amor de Katy Perry – Katy Perry
    Porque se rir é o melhor remédio, rir de uma piada genial é quase a cura do câncer.

    Menções honrosíssimas a Horologistas, extraterrestres, florestas abafadas e autores medíocres, Jornada da Arte, Cronometrofobia, Diário dos Negligenciados e Naoto.

    Abraços, galera, e parabéns a todos!

    • Felipe Holloway
      29 de outubro de 2013

      Opa, o autor de Katy Perry é o/a Skitter, e não a própria deusa Katy. Que heresia!

  4. Davide Di Benedetto
    29 de outubro de 2013

    1-Resolver seu problema é uma questão de tempo para nós (Danton Clarke)
    2- Anti-santos (São Miguel de Touros)
    3- Branca de Neve (Isaque de Assis)
    4- Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    5- Cronometrofobia (Kairos)
    6- À paulistana (Beto Palitinho)
    7- Destinatário: Eu ou Meus Descendentes (W. Lee)

    • EntreContos
      30 de outubro de 2013

      Caro Davide, só foram considerados os votos relativos aos contos que você comentou até o momento do envio das suas opções. Obrigado pela compreensão.

  5. Bia Machado
    29 de outubro de 2013

    Bem, votando então!

    Só pra reforçar, não foi fácil escolher! Mas tentei reunir aqui os sete contos que me proporcionaram a melhor leitura, a leitura mais prazerosa, aqueles que li da primeira à última linha. Ainda assim, tive que deixar outros de fora, ô tarefa difícil!

    Meus votos são os seguintes:

    1 – Sem Horas (M. Kronys)
    2 – Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    3 – Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    4 – Paradoxo do Adeus em QUBITS (João Sem Nome)
    5 – Jornada de Arte (Guilherme Hopper)
    6 – Náufrago (J. Constantino)
    7 – Aos Olhos do Tempo (Dr. Richthofen)

    E parabéns a todos!!! 😉

  6. Sandra
    29 de outubro de 2013

    Segue lá, meninim… Só lamento por não ter lido todos…
    1. Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    2. Sem Horas (M Kronys)
    3. Reconstruindo Sarah Parker (Miler)
    4. Paradoxo do Adeus em Qubits
    5. Anti-santos (São Miguel dos Touros)
    6. Aos Olhos do Tempo (Dr Richthofen)
    7. Naoto (Ouroboros)

  7. José Geraldo Gouvêa
    29 de outubro de 2013

    Vamos lá, hehehe. Demorou para ler 41 contos, e confesso que não foi um trabalho tão prazeroso porque alguns dos contos me desagradaram muito. Felizmente houve uma boa quantidade de textos agradáveis, MAIS DO QUE SETE, o que me obrigará a cometer pelo menos umas cinco injustiças. Desculpem-me os autores em quem eu não votar. Tentarei compensar com menções honrosas.

    1 – Anti-Santos (São Miguel de Touros). Nenhum defeito estilístico óbvio, uma história criativa, interessante e culturalmente relevante. Texto destinado a figurar em antologias. O autor ainda tem que aprender um pouco, mas sua criatividade e a sua sensibilidade compensão seus erros.

    2 – Spoiler (Los Pollos Hermanos). Disparado o melhor autor do desafio, pelo seu domínio técnico impecável. Talvez não o melhor conto, mas me agradou o suficiente para merecer o segundo posto. Único texto em que não consegui achar defeito algum (se bem que sou míope), mas perde o primeiro lugar porque, se o autor é quem penso que seja, este conto é meio que mais do mesmo em relação ao resto de sua ficção.

    3 – Do Lado de Fora (Pedro Lopes). Justo quando eu comentava no texto dos “Horologistas…” que o autor poderia ter feito uso da mitologia que envolve São Tomé das Letras e Macchu Picchu, eis que o conto que li a seguir fazia exatamente isso. Este não foi o único motivo pelo qual votei: é também um texto onde não achei quase defeito nenhum (apenas algumas obscuridades aqui e ali, nada grave). A história é mais fantástica (e menos criativa) que a do Spoiler também.

    4 – Aos Olhos do Tempo (Dr. Richthofen). Outro conto em que a criatividade compensa as falhas. No caso, as falhas são pequenas, mas o texto em si é bom, e a sacada da personificação do tempo foi maravilhosa. O principal erro é a citação de Nietzsche ser tão explícita, e vazada num português tão coloquial.

    5 – Náufrago (J. Constantino). Um dos primeiros contos que li no desafio: sua impressão positiva não desbotou, mesmo depois que li tantos outros. Impressionou pela ousadia de mesclar história nacional com fantasia (não digo “ficção científica” porque não há nada de ciência nele). Talvez o conto mais criativo do concurso, padece apenas de algumas falhas de diálogo durante o clímax.

    6 – Horologistas…. (Nuno Hera). Este texto tem o grave defeito de enrolar demais no começo, gastando tempo com uma viagem à Bolívia onde nada de realmente importante acontece para avançar a história. Em um conto isto é imperdoável: cada frase deve apontar para o fim, para o objetivo. Porém, quando entramos na ação principal, a criatividade quase celerada do autor se impõe e nos nocauteia. Poucos terão percebido que este é o único conto do desafio em que a viagem no tempo é feita por personagens sem nome, não pelo protagonista. Isto é uma invertida radical em relação aos outros contos, e o faz merecedor de figurar entre os votados, mesmo com o escorregão do começo.

    7 – Zorro (H. G. DeLorean). A combinação eficiente de saudades e emoções me cativou, embora o final tenha sido demasiado doce, como o pirulito. O autor deste texto precisa ser mais malvado, mais niilista, precisa de viver mais, enfim.

    MENÇÕES HONROSAS

    Contos que ficaram com nota acima de 9 durante meu cômputo pessoal de notas.

    Paradoxo do Adeus em Qubits (João Sem Nome)
    Uma Nem Tanto Revolucionária Máquina do Tempo (Aurélio Prado Lobo)
    8 (Raquel Guerusbitoff, argh que pseudônimo chiclete, não tiro da cabeça faz duas semanas!)
    Resolver seu Problema É uma Questão de Tempo para Nós (Danton Clark)
    Um Segundo Destino (Silviano Silva)
    Apenas um Velho Relógio (Sardo Numspa)
    O Universo Antes do Universo (Vargon)
    Pelo Amor de Kate Perry (Skitter)
    O Primeiro Pensamento (Pensador)

    BOAS IDEIAS DESPERDIÇADAS

    O Viajante (Tun)
    Naoto (Ouroborus)
    Amanhã Obscuro (A. A. F. Jr.)

  8. Alexandre Leão.
    29 de outubro de 2013

    Foi extremamente difícil escolher somente sete dentre tantos contos bons. Me guiei então pelo meu gosto pessoal. 23 contos foram os que gostei e todos eles estão de parabéns. Como não se pode votar em tantos, vamos lá então:

    1- Spoiler-(Los Pollos)
    2-Reconstruindo Sarah Parker-(Miller)
    3-O Viajante- (Tun)
    4- Um Segundo destino – (Silviano Silva)
    5- NaoTo- (ouroboros)
    6-O Primeiro Pensamento -(Pensador)
    7-Zorro -Delorean)

    Fica ainda um abraço em especial aos autores de: “Aos Olhos Do Tempo” e “Sem Horas” pelos belíssimos trabalhos.

    Parabéns à todos!

  9. bellatrizfernandes
    29 de outubro de 2013

    Meus votos são:
    – Branca de Neve (Isaque de Assis)
    -O Universo Antes do Universo (Vargon, o Destruidor de Mundos)
    -Do lado de fora (Pedro Lopes)
    -Jornada de arte (Guilherme Hopper)
    -Antes de Morrer (Ofel Witca)
    -Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    -Spoiler (Los Pollos Hermanos)

  10. Gina Eugênia Girão
    29 de outubro de 2013

    Sr. Moderador, boa noite!

    Eis minha seleção:
    1. Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    2. Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    3. Zorro (H.G. DeLorean)
    4. Aos Olhos do Tempo (Dr. Richthofen)
    5. Uma nem tanto revolucionária máquina do tempo (Aurélio Prado Lôbo)
    6. Um Segundo Destino (Silviano Silva)
    7. Horologistas, extraterrestres, florestas abafadas e autores medíocres (Nuno Hera Marega)

    Com pesar esclareço que não li todos, mas a maior parte dos lidos, relidos e comentados tem qualidades ótimas. Agradeço por ter me proporcionado tantas boas leituras e espero ansiosa a edição de novembro.
    Até lá!

  11. Juliano Gadêlha
    29 de outubro de 2013

    Assim voto:

    1) Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    2) Do Lado de Fora (Pedro Lopes)
    3) Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    4) O Universo Antes do Universo (Vargon, o Destruidor de Mundos)
    5) Horologistas, extraterrestres, florestas abafadas e autores medíocres (Nuno Hera Marega)
    6) Anti-santos (São Miguel de Touros)
    7) Resolver seu problema é uma questão de tempo para nós (Danton Clarke)

  12. fcoglaucobastos
    29 de outubro de 2013

    Voto:
    1) Aos Olhos do Tempo (Dr. Richthofen);
    2) Spoiler (Los Pollos Hermanos);
    3) Diário dos dias negligenciados (Joana do Tarugo);
    4) Reconstruindo Sarah Parker (Miller);
    5) Amor Atemporal (Tamara);
    6) Um Segundo Destino (Silviano Silva);
    7) Eu, meu algoz (Primo Primeiro).

    • Marco Nazar
      30 de outubro de 2013

      Francisco, obrigado por votar em meu conto e fico feliz que tenha lhe agradado em meio a tantos textos incríveis. Foi meu primeiro conto e diante dos elogios recebidos, me considero um vencedor. Tô rindo à toa; meu passo inicial obteve um alcance muito maior do que esperava (não esperava nenhum, rsrs). Seu voto, o maior elogio que poderia receber, irá me ajudar neste caminho. Um abraço, e muito sucesso pra você!

  13. Thata Pereira
    29 de outubro de 2013

    1) Spoiler – Los Pollos Hermanos
    2) Reconstruindo Sarah Parker – Miller
    3) O Universo Antes do Universo – Vargon O Destruidor de Mundos
    4) Aos Olhos do Tempo – Dr. Rich Thofen
    5) Do Lado de Fora – Pedro Lopes
    6) Zorro – H. G. Deloream
    7) Jornada de Arte – Guilherme Hopper

    😉 Parabéns Pessoal! Não só os que votei, mas todos participantes.

  14. charlesdias
    29 de outubro de 2013

    1o – O Universo Antes do Universo (Vargon, o Destruidor de Mundos)

    2o -Destinatário: Eu ou Meus Descendentes (W. Lee)

    3o -Branca de Neve (Isaque de Assis)

    4o – Escuridão (Elgar > Dukas)

    5o -Pelo Amor de Katy Perry (Skitter)

    6o – O Viajante (Tun)

    7o – Reconstruindo Sarah Parker (Miller)

  15. patriciario
    29 de outubro de 2013

    1) Zorro (H.G. DeLorean)
    2) Destinatário: Eu ou Meus Descendentes (W. Lee)
    3) Jornada de Arte (Guilherme Hopper)
    4) Viajante do Tempo (Regis Messaco)
    5) Branca de Neve (Isaque de Assis)
    6) Anti-santos (São Miguel de Touros)
    7) Vai Um Chazinho Aí? (Alfred 32)

  16. selma
    29 de outubro de 2013

    1 – naufrago – j. constantino
    2 – sem horas – m. kronys
    3 – um segundo destino – silvano silva

    4 – zorro – h.g. de lorean
    5 – diario dos dias negligenciados – joana do tango
    6 – pelo amor de katy – perry (skitter)
    7 – paradoxo do adeus em OUBTIS – joão sem nome

  17. Rodrigues
    29 de outubro de 2013

    Infelizmente não consegui ler todos os contos deste mês, mas, dos que li (bem mais do que a metade), esses são os meus escolhidos:

    1) Spoiler (Los Pollos Hermanos)

    Imbatível, daqueles contos que te marcam pra sempre.

    2) O Universo Antes do Universo (Vargon, o Destruidor de Mundos)

    Os dois personagens mais adoráveis, uma história delirante e cativante.

    3) Náufrago (J. Constantino)

    Rápido e rasteiro, narrado com primor, além de ter a “máquina do tempo” que mais gostei.

    4) Reconstruindo Sarah Parker (Miller)

    História muito bem construída e um final de arrepiar.

    5) Nostalgia Delirante do Presente, Passado e Futuro (Arnold Arg)

    Pela cena do bar de jazz. Se o escritor mantivesse a técnica e a paixão daquele trecho, seria o meu voto do primeiro lugar.

    6) Do Lado de Fora (Pedro Lopes)

    Pela construção do personagem, um dos mais carismáticos do concurso, e pelo regionalismo.

    7) Pelo Amor de Katy Perry (Skitter)

    Pela viagem mais insana de todas.

    (Cito aqui alguns outros textos que me agradaram, mas por um motivo ou outro, não consegui votar: “Eu, meu algoz”, “Jornada de Arte”, “Resolver seu problema é uma questão de tempo para nós”, “Anti-santos” e “8”). Parabéns a todos os participantes e, se o tempo deixar, pretendo participar do próximo, ler, comentar todos os textos. Não gosto de votar sem ter lido todos, mas acharia injusto não deixar aqui as minhas impressões.

  18. Sérgio Ferrari
    28 de outubro de 2013

    1) Zorro (H.G. DeLorean)
    2) Um Segundo Destino (Silviano Silva)
    3) Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    4) Pelo Amor de Katy Perry (Skitter)
    5)Paradoxo do Adeus em QUBITS (João Sem Nome)
    6)Do Lado de Fora (Pedro Lopes)
    7)Naoto (Ouroboros)

    Estes são meus votos. Parabéns a todos. Boa sorte.

    S.F.

  19. Frank
    28 de outubro de 2013

    Seguem os indicados ao Pulitzer:

    1) Naoto (Ouroboros);
    2) Aos olhos do tempo (dr Richthofen);
    3) Jornada de Arte (Guilherme Hopper);
    4) O universo antes do universo (Vargon, o destruidor de mundos);
    5) Horologistas, extraterrestres, florestas…(Nuno Hera Marenga);
    6) O viajante do tempo (Regis);
    7) Zorro (H.G. De Lorean).

    Aprendendo com as críticas e tendo prazer com as leituras…eis o meu resumo. Abraços e até uma próxima.

  20. Ricardo Labuto Gondim
    28 de outubro de 2013

    1) A Beira (Arieb); 2) Escuridão (Elgar > Dukas); 3) À paulistana (Beto Palitinho); 4) Amor Atemporal (Tamara); 5) Sem Horas (M. Kronys); 6) O Primeiro Pensamento (Pensador); 7) Cronometrofobia (Kairos).

  21. Alexandre Santangelo
    28 de outubro de 2013

    1) Paradoxo do Adeus em QUBITS (João Sem Nome)
    2) A Beira (Arieb)
    3) À paulistana (Beto Palitinho)
    4) Amor Atemporal (Tamara)
    5) Sem Horas (M. Kronys)
    6) 8 (Raquel Guesrubitof)
    7) Cronometrofobia (Kairos)

  22. Marcellus
    27 de outubro de 2013

    1) Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    2) Uma nem tanto revolucionária máquina do tempo (Aurélio Prado Lôbo)
    3) Anti-santos (São Miguel dos Touros)
    4) Diário dos dias negligenciados (Joana do Tarugo)
    5) 8 (Raquel Guesrubitof)
    6) Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    7) Naoto (Ouroboros)

  23. Claudia Roberta Angst - C.R.Angst
    27 de outubro de 2013

    1 – Spoiler – Los Pollos Hermanos
    2 – Reconstruindo Sarah Parker – Miller
    3 – Zorro – H.G. DeLorean
    4 – Paradoxo do Adeus em QUBITS – João sem Nome
    5 – Aos olhos do Tempo – Dr. Richthofen
    6 – Um Segundo Destino – Silviano Silva
    7 – O Viajante – Tun

  24. Marcelo Porto
    25 de outubro de 2013

    1. Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    2. Paradoxo do Adeus em QUBITS (João Sem Nome)
    3. Uma nem tanto revolucionária máquina do tempo (Aurélio Prado Lôbo)
    4. Do Lado de Fora (Pedro Lopes)
    5. Sem Horas (M. Kronys)
    6. Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    7. Zorro (H.G. DeLorean)

  25. fernandoabreude88
    25 de outubro de 2013

    1) O Universo Antes do Universo (Vargon, o Destruidor de Mundos)
    2) Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    3) Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    4) Náufrago (J. Constantino)
    5) Do Lado de Fora (Pedro Lopes)
    6) Pelo Amor de Katy Perry (Skitter)
    7) Jornada de Arte (Guilherme Hopper)

  26. Gustavo Araujo
    24 de outubro de 2013

    Como no Desafio de Setembro, seguindo a premissa do José Geraldo, vou fundamentar meus votos:

    1) Sem Horas (M Kronys) – Para mim, o conto mais contundente, o mais próximo da perfeição, onde me foi possível, como em nenhum outro, viajar na angústia e na dor da perda vivida pela protagonista.

    2) Paradoxo do Adeus em QUBITS (João Sem Nome) – Foi o conto que mais me surpreendeu, tanto por usar o mote do Desafio deste mês como nenhum outro, como também por ser isento de falhas ou erros, num enredo envolvente e belo. Só não leva o primeiro lugar por que o achei curto demais.

    3) Zorro (H G DeLorean) – pela história bem escrita, envolvente e emocionante. Enredo simples mas tocante, daqueles que nos fazem terminar com o coração apertado. Do jeito que eu gosto.

    4) Spoiler (Los Pollos Hermanos) – pela maestria na escrita, pelo envolvimento supra-leitura, pelo aproveitamento engenhoso do tema do concurso, e por tratar de um tema que nos é sempre caro: de onde vem, afinal, a inspiração para escrever?

    5) Do Lado de Fora (Pedro Lopes) – pelo enredo bem montado, instigante e criativo. Que atire a primeira pedra quem não terminou de ler com a maior vontade de ir a São Tomé e entrar naquela caverna. Conto bom tem que ser assim: fazer o leitor ir além do que está escrito.

    6) Náufrago (J. Constantino) – pelo enredo prazeroso, pela didática sem ser forçada e pela aula de história.

    7) Resolver Seus Problemas é Questão de Tempo para Nós (Danton Clarke) – pela criatividade da história e pelas possibilidades que com ela são abertas. O tipo do conto que nos faz pensar “e se…”

    Foi difícil decidir no fim… Havia pelo menos mais seis contos que eu poderia facilmente indicar como bons ou muito bons.

    De qualquer forma, parabéns a todos.

  27. Jefferson Lemos
    23 de outubro de 2013

    1 – Reconstruindo Sarah Parker (Miller), 2 – Aos Olhos do Tempo (Dr. Richthofen) 3 – Uma nem tanto revolucionária máquina do tempo, 4 -Branca de Neve (Isaque de Assis), 5 – O Universo Antes Do Universo (Vargon, O Destruidor de Mundos) 6 – Náufrago (J. Constatino), 7 – Paradoxo do Adeus em QUBITS (João Sem Nome)

    • Jefferson Lemos
      23 de outubro de 2013

      Perdão, esqueci de mencionar o nome do autor do número 3 (Aurélio Prado Lôbo)

  28. TONINHO LIMA
    23 de outubro de 2013

    Por favor, anotem os meus votos:
    1. RECONSTRUINDO SARAH PARKER – (MILLER)
    2. PARADOXO DO ADEUS EM QUBITS – (JOÃO SEM NOME)
    3. PRIMEIRO PENSAMENTO – (PENSADOR)
    4. DO LADO DE FORA – (PEDRO LOPES)
    5. CRONOMETROFOBIA – (KAIROS)
    6. ESCURIDÃO – (ELGAR>DUKAS)
    7. DIÁRIO DOS DIAS NEGLIGENCIADOS – JOANA DO TARUGO)

  29. Elton Menezes
    23 de outubro de 2013

    Antes de votar, quero dizer que tentei analisar todos os contos igualmente: o título, que é o que atrai o leitor; a técnica de escrita, analisando narrativa, estrutura, personagens, diálogos e ortografia; e a história em si, que é o grande mote, avaliando principalmente a adequação ao tema e a qualidade de desenvolvimento do texto. Todos os comentários realizados foram feitos sem ler os comentários dos outros, para não sofrer qualquer influência, mas foi interessante ver como há concordâncias e discordâncias, tudo muito pacífico e legal como se espera da maturidade dos participantes. Não escrevi conto para esse desafio, então meu voto é desprovido de interesses hahahhahaha
    1) O Primeiro Pensamento (Pensador)
    2) Zorro (H G DeLorean)
    3) Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    4) Diário dos Dias Negligenciados (Joana do Tarugo)
    5) Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    6) Aos Olhos do Tempo (Dr Richthofen)
    7) AntiSantos (São Miguel dos Touros)
    Eu queria que fosse até 10 para poder incluir Náufrago, Adeus em QUBITS e Universo Antes do Universo… Ainda parabenizo outros que, embora tenham fugido ao tema, são maravilhosos!
    UFA! Muito difícil selecionar alguns no meio de tanto conto bom 😦

  30. Ricardo
    22 de outubro de 2013

    Direto ao que interessa:

    1) Spoiler (Los Pollos Hermanos);
    2) Paradoxo do Adeus em QUBITS (João Kibon);
    3) O Menino e as Formigas (Gabriel do Além);
    4) A Beira (Arieb);
    5) Uma nem tanto revolucionária máquina do tempo (Aurélio Prado Lôbo);
    6) Sem Horas (M. Kronys);
    7) Zorro (H.G. DeLorean).

    Agora, às explicações:

    1) Só de raiva. Porque o cabra é bom e tenho certeza que ele sabe disso. Mas, o cara é bom, né… Fazêroque… 😦 Se o tema do Desafio fosse diarreia, ele seria o campeão da mesmíssima forma. É um verdadeiro maestro e conduz o leitor para onde quiser, quando quiser e do jeito que quiser. E, para o bem da Nova Literatura Brasileira, espero que ele queira por muito tempo ainda! … Se bem que, se ele decidir fazer outra coisa da vida, deve se dar bem também… Vai encontrar a cura para o câncer, acabar com a fome na África, tirar o PT do poder no Brasil… E por aí vai! (rs!)

    2) … porque me emocionou. Me tocou, mesmo. Inovou na apresentação e exploração do tema deste Desafio, apresentando um texto sutil e ambiciosamente reflexivo. Com ternura, bate forte em nossa cara e abre a ferida de nossa alma, que com muito custo tentamos (sempre em vão, ao final) cicatrizar. Li várias vezes! Este era o meu primeiro lugar, mas o canetinha de ouro aí de cima tinha que aparecer para bagunçar todo este coreto! (rs!)

    3) … porque simplicidade não é sinônimo de falta de qualidade ou “esmero”. Muito pelo contrário, neste conto simples, o autor pede licença poética para as tradicionais Fábulas e transforma a “lição de moral” existente nas mesmas em uma velada crítica filosófica sobre o significado de “tornar-se adulto”, ou, para os que acharam que este conto fugiu ao tema, do simples e natural(?) “avançar do tempo”. Muito bom, mesmo! Parabéns ao autor!

    4) … porque é um contasso! Ousado na forma e na abordagem do tema. Intimista, seguro, até um pouco cruel. O pessoal invocou com a repetição do nome do protagonista… Eu achei no tom certo. Inclusive a escolha dos nomes, retratando foneticamente os conflitos da personagem. Eu, gênio. (culpa, ironia consigo mesmo, auto-sarcasmo…) E, Brígida. (Rígida; morta; morte.) Na moral…? “EuGenial!” 😉

    5) … porque mereceu. Eu nem ia designar pontuação para este autor, colocando-o como uma “menção honrosa”, artifício muito utilizado por aqui (embora às vezes com intuitos nem tão honrosos…). Ia dizer que o texto era primoroso, um trabalho bem executado e bláblábla… Mas, pensei melhor e não vou privar este “concorrente” de seus merecidos pontos, pois o fato de acreditar que se trate de um autor já “velho de guerra”, no sentido do mesmo já ser um escritor “profissa”, não me dá o direito de excluí-lo de um merecido pódio! Mas é fato: trata-se de um escritor já consumado como tal. Total domínio da pena! Parabéns!

    6) … porque desde os tempos do colégio (primário) que eu não era arrebatado por uma paixão platônica como a que me encontro neste exato momento (38 anos na cara!), pela autorA deste conto. (Ou, na remota chance de ser um barbudo de cueca zorba o autor, pelo “Eu Lírico” dele…);

    7) … porque é uma história linda, emocionante e tão real que chega a doer a garganta, bem naquele nozinho característico de quando lágrimas são formadas em nossos olhos.

    E, pra finalizar:

    PARABÉNS a todos os escritores/contistas participantes deste concorrido e surpreendente Desafio! Confesso que fiz minha própria “viagem no tempo” durante este mês, rememorando os áureos (e distaaantes) tempos do início da Era Orkutiana no Brasil, mais especificamente da saudosa N.E.B. (Novos Escritores do Brasil), a maior e melhor comunidade literária que alguns dos “burros-velhos” daqui tiveram a oportunidade de conhecer e participar, antes de sua apocalíptica derrocada.
    Muito bom reencontrar velhos amigos e conhecer tantos e tão talentosos novos escritores por aqui! Vida longa à EntreContos e que este reavivamento literário (de extrema qualidade!) renda muitos e bons frutos!

    Grande abraço em todos,

    Paz e Bem!

    🙂

  31. Michael
    21 de outubro de 2013

    1) Vai um chazinho aí? (Alfred 32)
    2) Paradoxo (Shadow)
    3) A revelação (Chronus)
    4) Eu grito o nome do amor (Rosa dos Ventos)
    5) O viajante (Tun)
    6) Eu, meu algoz (Primo primeiro)
    7) Sem horas (M. Kronys)

    • EntreContos
      30 de outubro de 2013

      Caro Michael, só foi computado o voto relativo ao primeiro dos contos apontados, eis que não houve comentários seus em face dos demais. Obrigado pela compreensão.

  32. rubemcabral
    21 de outubro de 2013

    Ufa, depois de idas e vindas temporais:

    1-O Universo antes do universo (Vargon, o Destruidor de Mundos)
    2-Paradoxo do adeus em QUBITS (João Sem Nome)
    3-Spoiler (Los Pollos Hermanos)
    4-Reconstruindo Sarah Parker (Miller)
    5-Sem Horas (M. Kronys)
    6-Zorro (H. G. DeLorean)
    7-Resolver seu problema é uma questão de tempo para nós (Danton Clarke)

E Então? O que achou?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 20 de outubro de 2013 por em Viagem no Tempo e marcado .