EntreContos

Detox Literário.

Regulamento EntreMundos – Desafio “Monstruoso Mistério Alternativo”

Bem-vindos à segunda edição do Desafio EntreMundos!

I – Inscrições

O Desafio EntreMundos é um espaço para a literatura de gênero, voltado para contos de Ficção Científica, Fantasia, Horror e seus diversos subgêneros.

A presente edição do desafio tem três temas: Monstros, Policial e Realidades Alternativas.

O desafio é aberto a quaisquer escritores que sejam, com igual orgulho e dedicação, leitores.

Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) contos.

São permitidas inscrições em coautoria.

Um conto em coautoria conta como uma única inscrição para cada um de seus autores. Ou seja, um autor que estiver participante com um texto em coautoria pode também enviar um conto individual, ou ainda outro em coautoria. Não são permitidos mais do que dois contos por autor.

Para participar basta enviar seu(s) conto(s) para o email desafioentremundos@gmail.com, abordando, de forma livre, um ou mais dos temas propostos. O(s) conto(s) deve(m) se encaixar em algum dos gêneros citados acima.

No corpo do email de inscrição, o participante deverá informar seu nome verdadeiro (da forma como assina seus textos) e indicar um pseudônimo com o qual o conto será identificado no certame. O pseudônimo não poderá ter quaisquer referências ao nome real do autor, ou a pseudônimos usados anteriormente em desafios do site. O participante que frustrar o anonimato, seja o seu ou de outro autor, será desclassificado.

No caso de contos em coautoria, os participantes devem indicar um único pseudônimo, e este também não pode ter qualquer relação com os nomes dos autores ou com quaisquer outros pseudônimo já usados em desafios do site.

II – Contos

O contos deverão ser inéditos. Por inédito entende-se jamais publicado, seja por via impressa ou virtual. Plagiadores serão trancafiados numa cela apinhada de monstros numa delegacia sobrenatural de alguma realidade alternativa.

O prazo para o envio vai até às 23h59 do dia 08/08/2021, domingo, horário de Brasília.

O conto deverá respeitar o limite de 3.000 (três mil) palavras, excluindo o título.

Os textos deverão ser enviados em arquivo .doc, .docx, ou .odt. Arquivos em .pdf não serão aceitos.

É livre a inclusão de uma ilustração, que deverá ser enviada juntamente com o conto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado. A responsabilidade sobre os direitos autorais respectivos caberá exclusivamente ao(s) participante(s) que indicá-la.

Os contos serão disponibilizados, juntamente e em ordem aleatória, no dia 09/08/2021

III – Comentários

Os comentários serão fechados. Ou seja, ficarão sob moderação até o término do certame, quando todos serão liberados de forma conjunta.

Os participantes deverão comentar todos os contos do desafio, utilizando seus nomes reais.

Em casos de coautoria, cada coautor deverá fazer seus comentários individualmente.

Os comentários deverão, obrigatoriamente, seguir o seguinte modelo:

Ambientação:

Enredo:

Escrita:

Considerações gerais:

Em Ambientação devem ser tratados aspectos acerca da construção do universo no texto, o que houve de positivo ou negativo, se conseguiu situar bem o leitor dentro do gênero escolhido, etc.;

Em Enredo, questões referentes à trama e aos personagens;

Em Escrita, aspectos técnicos e narrativos;

E, em Considerações gerais, o participante é livre para tecer suas opiniões e dissertar sobre o conto da maneira que quiser.

IV – Formato do desafio

O certame se desenvolverá em etapas. O número de etapas dependerá da quantidade de contos inscritos.

A primeira se inicia no dia 09/08/2021, quando todos os textos serão publicados, em ordem aleatória.

­Nesse mesmo dia, cada participante receberá uma lista de leitura, contendo os contos que deve ler nessa primeira etapa. As listas serão elaboradas de forma que distribuam os comentários de maneira o mais igualitária possível em cada texto. O prazo para a leitura será divulgado junto com as listas. Tal prazo será estipulado tendo em vista o número de contos enviados.

Os participantes deverão comentar todos os textos de suas listas de leitura, utilizando seus nomes reais. Também podem comentar textos que não estejam em sua lista, se assim quiserem.

Finalizada a primeira etapa, aqueles que não comentarem em todos os contos de suas listas de leitura serão eliminados e terão seus textos excluídos do site.

A segunda etapa, que iniciará no dia seguinte ao término da primeira, seguirá o mesmo sistema: cada participante receberá uma lista de leitura, já sem os possíveis contos eliminados, e terá um prazo para comentar os textos indicados. Finalizado o prazo, quem não comentar todos os textos de sua lista será eliminado e terá seu conto retirado do site.

Caso sejam necessárias mais etapas, o processo se repete.

As listas de leitura serão enviadas para o email com o qual o participante fez sua inscrição.

O autor que, por algum motivo, não puder seguir no certame e não quiser atrapalhar seu andamento, pode comunicar à moderação e terá seu conto imediatamente removido.

V – Avaliação

Juntamente com o início da última etapa, será aberto um post de avaliação.

A avaliação será feita através da atribuição de notas.

Os participantes deverão atribuir notas de zero a dez em todos os contos, com exceção do(s) próprio(s), sejam individuais ou em coautoria, utilizando apenas números inteiros, sem casas decimais. Com o fim da última etapa, igualmente se encerra o prazo de votação.

As notas devem ser postadas nos comentários do post de avaliação.

O participante que não votar será eliminado.

Cada participante deve atribuir apenas uma nota em cada conto avaliado, mesmo que esteja concorrendo com mais contos.

No caso de coautoria, os coautores devem votar conjuntamente. Caso os coautores estejam concorrendo também com contos individuais, não será necessário o voto conjunto.

Também podem votar aqueles que lerem e comentarem todos os contos, mesmo não participando do certame como autores. Tais leitores, não tendo listas de leitura, podem comentar os contos na ordem que lhes convier.

VI – Resultado

Ao fim do processo de avaliação, será divulgado o resultado, que se dará pela média alcançada pelas notas de cada conto. Será divulgada uma tabela geral de classificação com todos os textos e suas respectivas notas.

Em caso de empate para alguma das três primeiras colocações, o critério de desempate será o maior número de notas mais altas alcançadas pelo conto. Persistindo o empate, a moderação decidirá.

Também serão divulgados os nomes reais dos autores de cada texto.

VII – Premiação

Os três primeiros colocados receberão livros generosamente doados pela nossa parceira Editora Caligo!

O campeão receberá um exemplar da antologia ! – Antologia de Contos Fantásticos, que conta com a participação de diversos nomes entrecontistas.

Ao segundo lugar será oferecido um exemplar do livro de terror nacional A Forma da Sombra, de Fernando de Abreu Barreto.

E o terceiro lugar levará para casa um exemplar do policial O Sincronicídio – Sexo, morte e revelações transcendentais, de Fabio Shiva.

O envio dos livros será gratuito para residentes no Brasil; caso contrário, taxas adicionais poderão ser aplicadas.

Em caso de coautorias, os coautores devem definir para onde o livro será enviado.

***

Quaisquer dúvidas podem ser retiradas nos comentário deste post, por email, ou no nosso grupo no Facebook, que pode ser acessado clicando AQUI.

Também é através do grupo que são definidos os parâmetros e temas dos desafios, e onde os participantes interagem livremente. Passa lá, a gente é legal. 🙂

Boa sorte a todos em mais uma jornada fantástica pelo Desafio EntreMundos

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado em 26 de junho de 2021 por em EntreMundos - Monstruoso Mistério Aternativo.