EntreContos

Detox Literário.

Resultado EntreMundos – Desafio “Fim do Mundo”

Olá, seres fantásticos!

Chegamos ao fim da nossa primeira jornada no Desafio EntreMundos.

Infelizmente, tivemos um alto número de eliminações por falta de comentários: onze. 😦

Mas dezesseis valentes sobreviventes pós-apocalípticos foram até o fim! E, para manter a fé na humanidade mesmo depois do fim do mundo, tivemos também exemplos de generosidade, com não-participantes lendo, comentando e votando. Palmas para nossos dedicados colegas. 🙂

Agora é o momento de arrancar as máscaras de gás e revelar as identidades dos autores (em vermelho, os eliminados por não comentarem todos os contos):

Lembrando que é possível clicar na imagem para ampliá-la e facilitar a visualização.

Antes de revelarmos nosso pódio, vamos a alguns prêmios alternativos:

Troféu Impacto Profundo: Para todos os participantes que decidiram que apocalipse que é apocalipse tem que ter meteoro!

Troféu Só quem pode julgar é Deus: Para Pedro Paulo, que comentou todos os contos, mas decidiu não votar.

Troféu Não escapei por um triz: Para Lúcia Azevedo, Tolbert Dzowo e Ângelo Rosa de Lima que comentaram quase todos os contos – faltaram cinco para o Tolbert, três para a Lúcia e apenas dois para o Ângelo -, mas morreram na praia, assistindo ao último ônibus espacial fugir do meteoro.

Trófeu Tomar bronca é o fim do mundo: Para Ana Caroline de Arimathea, que começou comentando com tudo, respondendo aos comentários no seu conto, mas, na metade do caminho, cansou, passou a comentar de qualquer jeito e, quando pedi para que ela refizesse alguns comentários, simplesmente sumiu.

Troféu Preparado para o Apocalipse: Para Lucas Julião, que não está aqui para fazer amigos.

Troféu Eu perco o mundo mas não perco a piada: Para Thiago Castro, criador do Cotardo, melhor personagem desta edição.

E vamos ao pódio:

Em terceiro lugar, com 476 pontos, nossa novata Márcia Dias, que já chegou beliscando o pódio no seu primeiro desafio. Márcia nos brindou com o sensível e inusitado Foi Panc, mostrando que o fim do mundo pode ser logo ali, no jardim da sua casa.

Tudo começou com a chegada do Beldroegão (Talinum Paniculatum). A mulher do jardim ficou em êxtase com ele. Ganhou de um amigo a mudinha de sua primeira PANC (planta alimentícia não convencional). Um bebê lindo e inofensivo, mas que em pouco tempo mostrou a que veio: queria crescer e dominar o mundo! 

Faturando a medalha de prata, com 481 pontos, ficando a apenas um pontinho da liderança, temos Kelly Hatanaka, trazendo um pouco de romantismo e otimismo em sua inventiva ficção científica Sobre as Esferas e os Observadores.

Enquanto Qarim amparava a queda de Nure, Aleek, paralisada, olhava para a porta. Difícil saber quem estava mais estupefato: Aleek que descobria carregar no Observatório o último dos nativos daquele malfadado planeta, ou Elisa que contemplava um homem muito alto com o corpo coberto por uma translúcida pele prateada segurando Nure e uma mulher de pele lilás e três olhos que a fitavam com assombro.

E o grande campeão do primeiro Desafio EntreMundos, com 482 pontos, é Jorge Santos, que nos trouxe uma clássica, angustiante e desoladora jornada pós-apocalíptica em O Fim da Humanidade. Jorge receberá, no conforto de sua casa, um exemplar de A Segunda Natureza, da escritora entrecontista Maria Elisa S. Ribeiro, e também terá seu conto publicado na edição número um da Fantástica Caligo, revista literária da Editora Caligo.

Ele tirou as duas luvas. Deu-lhe um beijo na testa. Passou-lhe a mão pela face. Depois tapou o nariz e a boca de Susana com força, enquanto lhe pressionava o peito com a outra mão. Susana estrebuchou e lutou para se libertar, mas rapidamente ficou imóvel. Ele tirou da caixa que tinha nas costas duas facas e um recipiente de plástico. Fechou os intensos olhos azuis de Susana.

Abaixo vocês conferem a tabela de classificação geral, com as posições finais de todos os participantes e os pontos que cada um atribuiu aos contos concorrentes, através da elaboração dos rankings avaliativos. Para evitar que os contos eliminados gerassem distorções, eles foram retirados das listas e substituídos pelos que vinham nas posições inferiores. Dessa forma, as listas ficaram com 16 contos para não-participantes e 15 para participantes. Os pontos foram distribuídos de acordo com o tópico de regras: 30 para o primeiro colocado de cada lista, 29 para o segundo, 28 para o terceiro e assim sucessivamente. Cliquem na imagem para ampliá-la.

Agradeço a todos que embarcaram na primeira edição desse novo desafio. Foi uma experiência divertida.

Espero vê-los por aqui outras vezes. 🙂

Vida longa à Literatura Fantástica e ao EntreMundos!

Abraços.

Bruno Raposa.

7 comentários em “Resultado EntreMundos – Desafio “Fim do Mundo”

  1. Pingback: Foi PANC – Contos de Marcia Dias

  2. Bárbara Beraquet
    14 de junho de 2021

    Circunstâncias da vida me impediram de ler e comentar todos os contos em tempo hábil. Mas amei participar! Sucesso a todos!

  3. Victor O. de Faria
    13 de junho de 2021

    O que pega fogo mesmo é ali no grupo do Facebook, mas queria deixar registrado aqui duas palavras aos sobreviventes: Pára-bens! Principalmente ao Jorge Santos, o qual já foi companheiro de antologia.

  4. Lucas Julião
    13 de junho de 2021

    Achei o resultado justo. O conto da Kelly foi incrível e, apesar de achar que o fim de um jardim não é uma hecatombe, o conto da Marcia foi maravilhoso.

    • thiagocastrosouza
      14 de junho de 2021

      KKK, Lucas, apareça no Grupo do Facebook, você irá se divertir conosco e arrumar muitas brigas saudáveis.

      Grande abraço!

      • Lucas Julião
        20 de junho de 2021

        Quero treta não

    • Toque com ternura
      28 de junho de 2021

      Julião, você reparou como os seus comentários e implicâncias com vários contos foram inversamente proporcionais ao sucesso do seu texto? Esses desafios são muito válidos para a gente aprender e melhorar nossa escrita. Mas não só ela. É um convite à humildade. Boa sorte na sua jornada!

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado em 13 de junho de 2021 por em EntreMundos - Fim do Mundo.
%d blogueiros gostam disto: