EntreContos

Detox Literário.

Regulamento do Desafio “Artes”

@b_axe42

Bem-vindos ao Desafio Artes!

I – Inscrições

O desafio é aberto a quaisquer escritores que sejam, com igual orgulho e dedicação, leitores.

Para participar basta escrever um conto inédito, abordando de forma livre o tema Artes. O texto deverá ser enviado para o email desafio.entrecontos@gmail.com.

Como a definição de arte é um tema mais espinhoso do que o cruzamento de um Cenobita com um Togemon (não, eu não tenho vergonha de nenhuma das duas referências), usaremos como base a famosa numeração das artes. Que segue aqui embaixo:

1ª – Música

2ª – Movimento (Teatro, Dança)

3ª – Pintura

4ª – Escultura

5ª – Arquitetura

6ª – Literatura

7ª – Cinema

8ª – Fotografia

9ª – Histórias em quadrinhos

10ª – Video Games

11ª – Arte Digital

É possível encontrar variações dessa lista, mas, para este desafio, usaremos essa aí mesmo. Vamos facilitar a vida da moderação.

Dessa forma, o conto deve abordar uma ou mais das formas de arte presentes nessa lista.

Reforçando que essa abordagem é livre. Não é necessário tratar do fazer artístico, ou ter um artista como protagonista da trama. O tema deve ser relevante no texto, mas respeitando a liberdade criativa de cada autor.

II – Contos

O texto deverá ser inédito. Por inédito entende-se jamais publicado, seja por via impressa ou virtual. Nem adianta fazer arte tentando apagar rastros de publicações, nós vamos encontrar. Plagiadores serão obrigados a maratonar todos os filmes da franquia Transformers. Sim, estou impondo minha opinião no meio do regulamento. Maldito Michael Bay.

Os contos podem ser feitos em co-autoria. Sem limites de autores. Em caso de vitória, caberá aos autores a decisão de como dividir a premiação. A moderação não quer ser acusada de Yoko Ono.

O prazo para o envio vai até às 23h59 do dia 23/05/2021, domingo, horário de Brasília. Se o seu texto não ficar pronto até lá, você leva para casa o Troféu Guilherme Fontes.

O conto deverá respeitar o limite máximo de 3.000 (três mil) palavras, excluindo o título. Não há um limite mínimo.

Ao enviar o conto, o participante deverá se identificar e indicar um pseudônimo com o qual o texto será identificado no certame. O pseudônimo não poderá ter quaisquer referências ao nome real do autor, ou a pseudônimos usados anteriormente em desafios do site.

Os textos deverão ser enviados em arquivo .doc, .docx, ou .odt. Arquivos em .pdf não serão aceitos. Nesse momento a moderação está pensando em siglas bem menos polidas para quem madar um .pdf.

Para este desafio, excepcionalmente, será livre a inclusão de imagens, vídeos e áudios.

As imagens devem vir junto com o texto, no mesmo arquivo, posicionadas no local onde devem ser postadas.

A imagem que ilustrará a postagem pode vir em arquivo separado ou no mesmo arquivo, sendo posicionada antes do texto.

Vídeos e áudios deverão ser enviados em links que serão incorporados à postagem. Os links também devem vir no mesmo arquivo do texto, posicionados no local que o autor desejar que apareçam no texto.

Abaixo seguem exemplos de links incorporados.

Aqui um vídeo das nossas parceiras Contistas, estrelando nossa atual campeã Fernanda Caleffi Barbetta, num link do YouTube:

E aqui um arquivo de áudio, um podcast dos nossos amigos (menos o Leo) do Esculachos Cacofônicos, num link do Spotify:

Leo Jardim sucks

Então se você quer usar imagens, áudios, vídeos ou músicas para contar sua história, a hora é essa. 🙂

Não há um limite para a quantidade de imagens ou links que podem ser utilizados. Porém, a moderação se dá o direito de julgar casos de excesso. Ou seja, se um arteiro enviar duzentas imagens, vai ficar de castigo no cantinho da disciplina. Foi assim que mamãe me ensinou.

III – Formato do desafio

Os contos serão disponibilizados, juntamente e em ordem aleatória, no dia 24/05/2021

Também no dia 24 será publicado um post de avaliação, com instruções de como o certame irá transcorrer, dependendo do número de contos inscritos. Nesse post constará o prazo final para leitura, comentários e avaliação dos contos.

Se o número de textos inscritos for igual ou inferior a 25 (vinte e cinco), o certame se desenvolverá em apenas uma etapa, onde todos os participantes devem ler, comentar e avaliar todos os contos.

Se o número de contos inscritos for superior a 26 (vinte e seis), o desafio terá duas etapas. Na primeira, os textos serão divididos, de forma aleatória, em grupos. Cada grupo terá um mínimo de 13 (treze) e um máximo de 25 (vinte e cinco) contos. Os participantes de um grupo deverão ler, comentar e avaliar os contos de outro grupo, conforme as instruções dadas no post supracitado.

Os textos mais bem avaliados de cada grupo se classificarão para a segunda etapa. Então haverá um novo post de avaliação e um novo prazo para leitura. Os autores classificados devem ler, comentar e avaliar todos os contos que estiverem nessa etapa.

O número de contos classificados em cada grupo dependerá da quantidade de textos e de grupos, sendo anunciado no post avaliativo.

A segunda etapa terá, no mínimo, 10 (dez) contos.

Após esse processo, será divulgado o resultado final.

 IV – Comentários

Os comentários serão abertos. Ou seja, serão liberados desde o momento da postagem — com exceção daqueles relativos à avaliação — para permitir o debate entre os participantes.

No momento da inscrição o autor pode, se assim optar, indicar um segundo pseudônimo, com o qual irá comentar os textos. Dessa forma, não denuncia sua participação no certame. Por que alguém faria isso? Não faço ideia, mas muito gente tem esse desejo. Ao final do desafio, a identidade desse pseudônimo será revelada.

Os comentários deverão ter fundamentação. O que significa que comentários genéricos, sem apontar elementos relevantes do texto não serão aceitos. É preciso que fique claro que o comentarista leu e analisou o conto em questão. Caso a moderação entenda que o comentário não foi bem fundamentado, pedirá ao participante para que o refaça. Em caso de recusa, o participante poderá ser eliminado.

É permitido ao autor do texto responder os comentários realizados em seu conto; se assim optar, é obrigatório que use o seu pseudônimo. O do conto, não o dos comentários. Isso vai dar confusão. Maldito Anderson!

É possível, ainda, que o autor comente o próprio texto com seu nome verdadeiro, de modo a despistar a autoria. Ou com o pseudônimo dos comentários. Não o do conto. Maldito Anderson!²

V – Eliminação

Será eliminado o participante que:

Não ler, comentar ou avaliar todos os contos que lhe forem indicados.

Fizer comentários sem fundamentação e se recusar a refazê-los.

Frustrar o anonimato, seja o seu ou de outro autor.

Tiver um sobrenome relacionado a flores e plantas ornamentais cultivadas para lazer ou estudo.

Sugerir a possibilidade de mais pseudônimos.

VI – Avaliação

A avaliação, seja no formato com uma etapa, seja no com duas etapas, será feita através da atribuição de notas.

A notas devem ser postadas no post de avaliação.

As notas atribuídas irão de zero a dez, utilizando apenas números inteiros, sem casas decimais.

Cada participante poderá atribuir uma única nota onze, se assim quiser, para seu conto favorito.

Também podem votar aqueles que lerem e comentarem todos os contos, mesmo não participando do certame como autores. Isso vale para ambas as etapas.

Se o certame transcorrer em duas etapas, os autores que não se classificarem para a segunda podem seguir votando, desde que leiam e comentem todos os contos classificados.

VII – Resultado

Ao fim do processo de avaliação, será divulgado o resultado, que se dará pela média alcançada pelas notas de cada conto. Será divulgada uma tabela geral de classificação com todos os textos e suas respectivas notas.

Em caso de empate para alguma das três primeiras colocações, o critério de desempate será o maior número de notas mais altas alcançadas pelo conto. Persistindo o empate, a moderação decidirá.

Também serão divulgados os nomes reais dos autores de cada texto.

VIII – Premiação

Para esse desafio, que tem tudo para ser muito maluco, teremos premiações muito especiais.

O campeão levará para casa um exemplar de Encruzilhada, de Pedro Viana, acompanhado de marcadores de páginas personalizados, como os que ilustram essa postagem, arte de BeAxe (clique no nome para conhecer mais do trabalho dela 🙂 ) e um e-book da edição número zero da revista Fantástica Caligo, ambos cortesias da nossa parceira Editora Caligo, da querida Amana.

O segundo colocado receberá, no conforto de sua casa, um exemplar de Bonina, do entrecontista e gente boa toda hora Fernando Cyrino. E também o e-book da edição número zero da revista Fantástica Caligo.

E, ao terceiro colocado, caberá um exemplar de Aurora, de Thiago Castro, a máquina de leitura e escrita entrecontista, que nesse momento deve estar escrevendo três livros, participando de uns quinze desafios literários e lendo a obra completa de Dostoiévski traduzida para o mandarim, só para matar o tempo. E mais um e-book da edição número zero da revista Fantástica Caligo.

Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas aqui mesmo neste tópico ou no grupo do Facebook, que você pode acessar clicando AQUI.

Boa escrita e leitura a todos!

Bruno Raposa, a Moderação Perdida.

Publicidade

3 comentários em “Regulamento do Desafio “Artes”

  1. Pingback: Avaliação – Desafio “Artes” | EntreContos

  2. Ricardo Gnecco Falco
    8 de maio de 2021

    Enquanto lia o “des”regulamento do ‘primo’ Falconeri, uma voz famosa começou a surgir do nada em meu quarto, cantando como somente um Rei o poderia: “Eu voltei”… “Eu voltei”…
    É… Não vai ter como não participar desta vez…

  3. Lara
    4 de maio de 2021

    Muito interessante

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 2 de maio de 2021 por em Artes e marcado .
%d blogueiros gostam disto: