EntreContos

Detox Literário.

Liga 2019 – Rodada 3

COMO PARTICIPAR?

1 – Esteja preparado para ler e comentar até 19 contos.

2 – Escreva um conto de Ficção Científica ou um conto Sabrinesco (história de amor com toques de erotismo), com até 2.500 palavras.

3 – Envie para o e-mail desafio.entrecontos@gmail.com até as 22:00 hs de 31/07/2019. Não se esqueça de colocar seu nome real e um pseudônimo que não se pareça em nada com esse nome.

4 – Aguarde as instruções que serão divulgadas aqui no site e também chegarão por e-mail no final do período de inscrições.

 

RESUMO

Limite: 2.500 palavras

Período de envio: 17/07/2019 a 31/07/2019

Sistema de Comentários: Fechado

Previsão de Leituras: No máximo 19

Período para leituras, comentários e avaliações: 01/08/2019 a 15/09/2019

Divulgação dos resultados: 16/09/2019

TEMAS:

Ficção Científica: naves espaciais, alienígenas, robôs assassinos (ou bonzinhos, você que sabe), inteligências artificiais, civilizações impossíveis, máquinas maravilhosas de um mundo steampunk, distopias cyberpunk, viagens no tempo, algo completamente inusitado? Qual será sua abordagem do tema clássico?

Sabrinesco: queremos o espírito dos antigos livros de banca que têm em “Sabrina” seu maior expoente (com menções honrosas a “Julia” e “Bianca”). Em resumo, histórias de amor com uma pitada de erotismo. O tanto de açúcar e pimenta dessa mistura fica a critério do(a) participante. Como nos livros, algumas histórias pendiam mais para o romance, outras mais para o erotismo, mas sempre os dois elementos estavam presentes. Dizem…

 

1 – Disposições Gerais

1.1) A participação no Desafio Literário “Liga Entrecontos 2019 – Rodada 3” é totalmente gratuita. O certame é voltado para ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

1.2) Os interessados deverão enviar UM conto INÉDITO abordando o tema “Ficção Científica” ou o tema “Sabrinesco” (ou misturando as duas coisas em um único conto), com livre abordagem, para o e-mail: desafio.entrecontos@gmail.com indicando no assunto “Liga – Rodada 3”.

1.3) O texto enviado deverá respeitar o limite máximo de 2.500 (duas mil e quinhentas) palavras, excluindo o título. Não é permitida a utilização de personagens que não estejam em domínio público. Da mesma forma, só serão permitidas adaptações/releituras de obras em domínio público, com indicação da obra original.

1.4) O período de envio iniciará em 17 de julho de 2019 e terminará às 22:00 hs do dia 31 de julho de 2019, quarta-feira, considerando-se a hora de Brasília, DF.

1.5) Ao enviar o conto, o participante deverá indicar seu nome real e também um pseudônimo com o qual o texto será identificado. Por pseudônimo deve-se entender uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante.

1.6) Os textos deverão ser enviados em arquivo anexo. Não envie no corpo do e-mail, nem em PDF.

1.7) É livre a inclusão de UMA ilustração, que deverá ser enviada juntamente com o texto proposto em arquivo separado. A responsabilidade sobre os direitos autorais respectivos caberá exclusivamente ao participante que indicá-la.

1.8) Os contos inscritos serão disponibilizados para leitura ao final do período de inscrição. Uma vez publicado, não será admitida revisão ou substituição.

1.9) O presente certame seguirá as diretrizes divulgadas no regulamento geral da Liga: clique aqui

 

2 – Dos Comentários

2.1) O sistema de comentários será FECHADO, ou seja, todos os comentários ficarão ocultos até o final do certame.

2.2) O participante deverá comentar TODOS OS TEXTOS que lhe forem indicados, após divisão dos grupos (ver regulamento geral da liga).

2.3) O participante que não comentar os contos que lhe forem indicados terá seu próprio texto desclassificado do certame. O conto será, nesse caso, deletado do blog quando da divulgação dos resultados e o participante sofrerá as punições previstas no regulamento geral.

2.4) Os participantes deverão, obrigatoriamente, iniciar o comentário com um resumo da história lida. Um resumo bastante simples com as linhas gerais da trama. Exemplo de resumo simples de uma história bem conhecida: “Rapaz recebe anel do tio. Um mago descobre que o anel é amaldiçoado. Vários guerreiros partem numa jornada para queimar o anel (no bom sentido). No final eles conseguem e as águias salvam todo mundo”. Na eventualidade do conto apresentar uma estrutura alternativa, sem trama definida (um fluxo de consciência, por exemplo), o comentarista deverá indicar seu entendimento em linhas gerais “me pareceram as memórias de um prisioneiro tomado pela loucura. Acho que aquela girafa de salto alto que ele fala mal toda hora deve ser alguma ex-namorada. Ou a mãe.”

Após o breve resumo, o participante é livre para comentar aspectos diversos do conto, como gramática, criatividade, fluidez narrativa, pontos positivos e negativos, etc.

 

3 – Da Avaliação

3.1) Juntamente com a liberação dos contos ao final do prazo de inscrição, a moderação publicará um post denominado “Liga 2019 – Avaliação Rodada 3”, onde deverão ser postados os votos, conforme orientações que serão divulgadas no referido tópico.

3.2) Ver item VI do regulamento geral da liga.

 

4 – Do resultado e da Premiação

4.1) Em 16/09/2019 será divulgada a classificação final das séries, com seus vencedores, participantes que conseguiram o acesso e que foram rebaixados. Haverá um período de 48 horas para eventuais contestações. Após esse período, o resultado será dado como definitivo não cabendo mais recursos de nenhuma natureza.

4.2) No post de que trata este item serão informados os nomes verdadeiros dos participantes.

4.3) Ver itens VII e VIII do regulamento geral da liga.

 

5 – Da Desclassificação

5.1) Será desclassificado sumariamente o participante que violar qualquer das disposições do presente regulamento e ainda:

  • Frustrar o anonimato de seu texto ou de outro participante;
  • Não comentar e/ou não avaliar todos os contos que lhe forem indicados após a divisão de grupos;
  • Realizar comentários sem o resumo inicial;
  • Encaminhar conto que não seja inédito.

5.2) As notas eventualmente atribuídas por participante desclassificado não serão computadas para efeito algum.

 

6 – Das Disposições Finais

6.1) Uma vez remetido(s) ao endereço acima, não será permitida a retirada do conto até o fim do certame.

6.2) O INEDITISMO pressupõe que o conto não tenha sido publicado, todo ou em parte, em qualquer meio e, ainda, que não venha a sê-lo até a divulgação dos resultados do presente desafio.

6.3) O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas e das regras divulgadas no regulamento geral da liga.

6.4) Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo e-mail acima indicado, ou no presente tópico, ou em nosso grupo no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/368400486667546/

 

Contamos com sua participação. Boa sorte no desafio!

Anúncios

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado em 27 de junho de 2019 por em Liga 2019 - Rodada 3.