EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio “Cotidiano”

cotidiano02

I – Das Disposições Gerais

1) A participação no Desafio “Cotidiano” é totalmente gratuita. O certame é voltado para ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

2) O desafio se dará em DUAS FASES distintas. Na primeira, os participantes deverão enviar um conto inédito sobre o tema “Cotidiano”, com livre abordagem, observando o limite de 2.000 (duas mil) palavras até as 23h59 do dia 11 de setembro de 2015 (sexta-feira). Ao enviar o conto, o participante deverá indicar um pseudônimo com o qual o texto será identificado.

3) Os textos enviados serão liberados para leitura ao mesmo tempo, no dia 12 de setembro de 2015 (sábado) e serão divididos pela moderação em dois grupos distintos  — “Grupo Meireles” e “Grupo Veríssimo” –, alternadamente, conforme a ordem em que foram enviados. Cada participante deverá comentar e avaliar todos os textos do grupo distinto do seu. Portanto, não será necessário, nesta fase, comentar os contos do grupo ao qual se pertence.

4) Também em 12 de setembro de 2015, a moderação publicará um post denominado “Cotidiano – Avaliação – 1ª Fase”.

4.1. No post de que trata este item será definido o prazo para comentários e avaliação dos contos. O prazo será proporcional ao número de contos do grupo, arredondado para cima, caso seja necessário, para preservar a isonomia entre os grupos, acrescido de 01 (um) dia.

4.2. O participante deverá inserir as notas dos contos do grupo distinto do seu no post de que trata este item, por meio de notas de zero a dez, permitindo-se o uso de uma casa decimal para tanto.

5) Após o prazo de que trata o item acima, as notas serão apuradas pela moderação. Os 50% (cinquenta por cento) melhores contos de cada grupo estarão classificados para a fase seguinte. A moderação publicará post específico, denominado “Cotidiano – Classificados da 1ª Fase”, informando os contos classificados.

5.1. Se necessário, o arredondamento para efeitos de classificação será feito para cima. Por exemplo, se houver 21 contos no grupo, classificam-se para a fase seguinte os 11 melhores avaliados.

5.2. A classificação do conto para a fase seguinte dependerá, necessariamente, de que o respectivo autor cumpra os requisitos afetos a comentários e a atribuição de notas a todos os contos do grupo distinto do seu.

5.3. A desclassificação de conto inicialmente constante dos 50% melhores fará com que sejam promovidos à fase seguinte tantos contos quanto necessários para preencher o percentual acima.

5.4. As notas atribuídas nessa fase somente serão disponibilizadas quando do fim do certame.

6) Os contos classificados serão reunidos em um grupo único, denominado “Grupo Trevisan”.

7) A partir da divulgação, os autores dos contos classificados terão quinze dias de prazo para enviar um conto complementar ao primeiro. Esse segundo conto deverá ter relação direta com o primeiro, quer por meio de um “gancho” na narrativa, quer se trate de continuação. O texto complementar será acrescido àquele encaminhado na primeira fase. No total, isto é, considerando a primeira e a segunda postagem, os contos não poderão ultrapassar o limite de 4.000 (quatro mil) palavras.

8) Na segunda fase, os participantes do grupo “Trevisan” deverão comentar todos os textos classificados, à exceção de seu próprio, sob pena de desclassificação. Os textos eventualmente comentados na primeira fase deverão sê-lo uma segunda vez, considerando-se o desdobramento da história inicialmente enviada.

9) Os contos em sua versão definitiva, isto é, acrescidos do texto complementar, serão disponibilizados ao mesmo tempo, logo após o término do prazo de envio. Nessa ocasião, a moderação publicará um post denominado “Cotidiano – Avaliação Final”.

9.1. Nesse post, será definida a data limite para comentários nos contos e para avaliação. O prazo será equivalente ao número de contos finalistas, acrescido de (01) um dia.

9.2. A avaliação dos contos do Grupo “Trevisan” deverá ser inserida no post de que trata este item, por meio de notas de zero a dez, permitindo-se o uso de uma casa decimal para tanto.

9.3. Os contos por ventura já avaliados na primeira fase deverão sê-lo novamente, considerando-se o desdobramento da história.

9.4. As notas atribuídas nesta fase serão disponibilizadas quando do fim do certame.

10) O resultado final do Desafio será definido pela soma das notas da primeira fase com as da segunda fase, definindo-se a ordem de classificação conforme a média obtida.

11) Será permitido a autores desclassificados na fase inicial atribuir notas aos contos do Grupo “Trevisan”. Para tanto, será necessário que comentem todos os contos finalistas.

12) Será permitido que leitores não inscritos avaliem os contos enviados. Na primeira fase, esse direito será reconhecido se o leitor comentar todos os contos, tanto do “Grupo Meirelles” como do “Grupo Veríssimo”, devendo atribuir notas a todos os textos. Na segunda fase, do mesmo modo, a avaliação será computada se o leitor comentar todos os contos do grupo “Trevisan”.

II – Dos Comentários

13) Os comentários serão “fechados” em ambas as fases do desafio, sendo liberados apenas quando da divulgação do resultado final.

14) A moderação e a Administração do site se reservam o direito de solicitar aos participantes que refaçam comentários sem fundamentação (p.ex, “gostei/não gostei”).

III – Da Desclassificação

15) Será desclassificado o participante que:

15.1. Encaminhar texto que não seja inédito;

15.2. Frustrar o anonimato de seu texto ou de outros participantes;

15.3. Na primeira fase, não comentar e/ou não avaliar todos os contos do grupo distinto do seu;

15.4. Na fase final, não comentar e/ou não avaliar todos os contos classificados.

15.5. Em qualquer fase, se realizar comentários carentes de fundamentação

16) Os textos cujos autores sejam desclassificados serão deletados do site, sem que seja possível o acesso a eventuais comentários.

17) As notas eventualmente atribuídas por participante desclassificado não serão computadas para efeito algum.

IV – Do resultado e da Premiação

18) Após o fim da segunda fase, a moderação publicará um post denominado “Cotidiano – Resultados”, em que divulgará a autoria dos contos enviados, a apuração das notas e classificação final dos participantes.

19) O desempate só será aplicado — se necessário — para definição do primeiro lugar. Neste caso, será utilizado como critério a maior quantidade notas mais altas. Persistindo o empate, a moderação decidirá.

20) Ao campeão será enviado um exemplar de “Histórias Curtas”, de Rubem Fonseca. A remessa será gratuita; porém, taxas adicionais poderão incidir caso o vencedor resida em país outro que não o Brasil.

21) Ao vencedor será atribuído, ainda, um post específico na galeria de campeões do EntreContos, contendo mini biografia e links diretos para seus textos.

V – Das Disposições Finais

22) Por pseudônimo deve-se entender uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante. Atenção: NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS PSEUDÔNIMOS JÁ INDICADOS EM OUTROS DESAFIOS.

23) O INEDITISMO pressupõe que o conto não tenha sido publicado em qualquer meio e, ainda, que não venha sê-lo até a divulgação dos resultados do presente desafio.

24) Os textos participantes deverão ser enviados para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.comO Assunto da Mensagem deverá ser indicado como “Cotidiano – Nome do Conto – Parte I” e, eventualmente, “Cotidiano – Nome do Conto – Parte II”.

25) Os textos deverão ser enviados em arquivo .doc, .docx, ou .odt,

26) É livre a inclusão de ilustrações, que deverão enviadas juntamente com o texto proposto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado.

27) Uma vez remetido(s) ao endereço acima, não será permitida a retirada do(s) conto(s) até o fim do certame.

28) O envio do(s) conto(s) para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

29) Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado.

Anúncios

11 comentários em “Regulamento Desafio “Cotidiano”

  1. Davenir Viganon
    9 de setembro de 2015

    A segunda parte, ou segundo conto, vai ficar na mesma postagem que o primeiro?
    Cada conto que eu enviar tem o mesmo titulo ou cada um tem que ter um título diferente?

    • EntreContos
      9 de setembro de 2015

      Oi, Davenir,

      A segunda parte será inserida no mesmo post da primeira. O email enviado fará alusão a isso: que se trata da segunda parte do conto ‘XYZ’.

  2. Fabio D'Oliveira
    1 de setembro de 2015

    É um tema muito interessante.

    Um pequeno conselho para aqueles que estão encontrando dificuldade para escrever um conto baseado nesse tema.

    Cotidiano como se traduzido para a rotina de um indivíduo, uma sociedade, um universo distinto do nosso, etc, etc. Ou seja, o tema não se prende à realidade que vivemos.

    Vamos abrir as asas e voar longe. Deixar a imaginação fluir com excelência! E explorar o cotidiano de piratas espaciais ou acompanhar o serviço da Morte.

    Vamos lá!

  3. Ricardo Gnecco Falco
    27 de agosto de 2015

    É… O negócio por aqui agora ficou sério! Rs!
    Espero conseguir participar desta vez!
    Parabéns pelo nobre serviço prestado por aqui aos criativos amantes das palavras!
    Está tudo cada vez mais profissa! 😉
    O que consegue agregar ainda mais valor ao Entrecontos!
    E vamos que vamos!
    Paz e Bem!

  4. Fellipe Mariano
    26 de agosto de 2015

    Só achei o tema meio vago… além de jogar para a questão contemporânea.

    • EntreContos
      26 de agosto de 2015

      Livre abordagem, Fellipe! Esse, aliás, foi o segundo tema mais votado na última enquete q realizamos. Contamos com a sua participação!

  5. Bia Machado
    26 de agosto de 2015

    EC Fuvest/2015, lá vou eu, rs…

  6. Rubem Cabral
    26 de agosto de 2015

    Pelas barbas de Maomé! Cotidiano?! Isso tá com mais regras que jogo de RPG! 😀

    Mãos à obra!

    • Kleber
      26 de agosto de 2015

      Eu diria que está mais para banca examinadora, tipo CESPE/UnB…

    • Davenir da Silveira Viganon
      27 de agosto de 2015

      Não dá ideia que daqui a pouco o ranking vai ter lvl e xp kkk

      • Fabio Baptista
        2 de setembro de 2015

        XP já tem! kkkkk

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 25 de agosto de 2015 por em Cotidiano e marcado .