EntreContos

Detox Literário.

Antologia “!” – Coletânea de Contos Fantásticos (Diversos Autores)

antologia.v1

Trinta e quatro contos com elementos clássicos do gênero fantástico e que também ousam na busca por novas possibilidades.

Das páginas da Antologia “!”  brota a essência que faz do gênero fantástico algo tão apaixonante.Lugares distantes, dilemas filosóficos, loucura, poesia, fatos históricos subvertidos, realidades apocalípticas e até mesmo horrendos contos de fadas que afastam o leitor de sua zona de conforto, levando-o a se indagar, entre um parágrafo e outro – não sem uma estranha sensação ao mesmo tempo tentadora e temerosa -, se deve resistir ao impulso de continuar a ler desenfreadamente ou se deve, contra toda a vontade que o domina, guardar o livro e economizar as histórias que faltam.

Ficou fisgado, né? Dá uma passada na loja virtual da Caligo Editora e encomende o seu exemplar:http://www.caligoeditora.com.br/

***

Intrometida introdução introdutória

Foi no dia quinze de Maio de 2010. A rede social Orkut ainda pululava com comunidades muito ativas e pensei pela primeira vez em criar uma comunidade literária voltada ao gênero fantástico.

Outra coisa que eu intencionava à época era conseguir administrar de forma mais democrática, com muito mais “camaradagem”, leveza e gentileza dentre os membros, pois estava um tanto cansado de moderadores e proprietários ditatoriais ou ausentes, de egos inflados, de desprezo pelo talento alheio, de invejas e picuinhas, de antiquados mantenedores da gramática e dos bons costumes.

Eu conhecia tanta gente ótima e com enorme potencial, espalhada em uma dezena de comunidades diferentes. Então resolvi convidá-los, todos, para um único ponto de encontro. Num lampejo de criatividade que quase me fulminou, batizei a nossa comunidade literária de Contos Fantásticos.

A partir daí, a cada mês votávamos em nossos temas preferidos e nos desafiávamos em concursos literários, também de periodicidade mensal. Às vezes, organizávamos também semanas temáticas para burilar mais a escrita, com outros temas que, de alguma forma, houvessem ficado um tanto esquecidos. Pequenas obras-primas explodiram como supernovas, textos arrebatadores e ousados sempre apareceram em profusão para nos impressionar e deleitar.

Não que nunca tenham ocorrido rusgas saudáveis, mas logo um grupo meio mutante se formou: receptivo, simpático aos novatos, capaz de criticar de forma construtiva e, incrivelmente, capaz também de aceitar críticas de outrem.

Então, como não poderia deixar de ser, novamente e de forma democrática organizamos aqui nossos textos preferidos – nossos bebês – e convidamos você a conhecer os mundos incríveis que ardem febris nos âmbitos mal-contidos de nossos cérebros – jovens de ideias e, muitas vezes, de idade também.

Venha, aventure-se conosco! Arrisque-se um pouco e permita à sua mente uma viagem como talvez poucas vezes você viveu. Prestigie-nos com sua leitura!

Rubem Cabral

4 comentários em “Antologia “!” – Coletânea de Contos Fantásticos (Diversos Autores)

  1. catarinacunha2015
    5 de abril de 2016

    Ganhei este livro, da minha amiga oculta no EC Bia Machado no último Natal, e achei fantástico! Com duplo sentido, por favor. Eu tinha dificuldade de diferenciar o conto “fantástico” de “fantasia”. Depois deste livro tive certeza que o “fantástico” é muito mais cerebral, subjetivo, apaixonante. Recomendo!

  2. Thata Pereira
    5 de dezembro de 2013

    O meu está chegando!! ^^

  3. rubemcabral
    26 de novembro de 2013

    Minha nossa! Este livro é um serpentário de cobras literárias! 😀

    Vitor Toledo, Felipe Holloway, Falconeri, Bia Machado, Gustavo Araújo, Diogo Bernadelli, Wesley Cruz, Rodrigues… São tantos autores de tantos estilos surpreendentes!

    E, caramba, R$ 25,00 por um livrão lindo destes? Corram e comprem logo, pois esta antologia é “papa fina”!

  4. Pedro Luna Coelho Façanha
    26 de novembro de 2013

    Maneiro demais. Publiquei meu primeiro continho na Contos Fantásticos em 2011 e depois foi só aprendizado com os escritores que lá estavam. Tenho verdadeira admiração por alguns. A comunidade com certeza me fez crescer como escritor e fiquei feliz demais quando achei a Entre Contos e vi as mesmas caras que via lá. rs…essa Antologia deve estar o bicho, depois irei querer adquirir.

E Então? O que achou?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.