EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio “Amazônia”

Capítulo I – Disposições Gerais

Art. 1º A participação no Desafio “Amazônia” é totalmente gratuita.

Art. 2º O certame é voltado para ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

 Capítulo II – Da Inscrição

Art. 3º Os interessados em participar do presente desafio deverão enviar um conto inédito com livre abordagem sobre o tema “Amazônia”, observando o limite máximo de 3.000 (três mil) palavras, até as 23h59 do dia 6 de junho de 2020 (sábado), considerando a hora de Brasília-DF.

I – Ao enviar o conto, o participante deverá indicar um pseudônimo com o qual seu texto será identificado. Por pseudônimo deve-se entender uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante.

II – Os textos  deverão ser enviados para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.com. O Assunto da Mensagem deverá ser indicado como “Amazônia – Nome do Conto”. Não serão aceitos pedidos de alterações, correções ou substituições após o envio.

III – Os textos deverão ser enviados em arquivo .doc, .docx, ou .odt. Arquivos em .pdf não serão aceitos.

IV – É livre a inclusão UMA imagem de ilustração, quer no arquivo do conto inscrito, quer em arquivo separado. A responsabilidade sobre os direitos autorais respectivos caberá exclusivamente ao autor que indicá-la.

 Capítulo III – Do Desenvolvimento do Desafio

Art. 4º No dia 7 de junho de 2020, a moderação publicará todos os contos inscritos em conformidade com as regras do presente desafio.

Art. 5º Também no dia 7 de junho de 2020, será publicado um post específico com regras complementares, atinentes ao desenvolvimento do certame.

I – Se o número de contos inscritos for igual ou inferior a 25 (vinte e cinco), o desafio de desenvolverá em turno único, com todos os participantes lendo, comentando e avaliando todos os textos publicados, observado o prazo a ser definido no post de que trata este artigo.

II – Se o número de contos inscritos for superior a 25 (vinte e cinco), o certame será dividido em duas fases:

a) Os participantes serão inicialmente divididos de forma aleatória em grupos que terão no mínimo 13 (treze) e no máximo 25 integrantes.

b) Caberá aos participantes de um grupo ler, comentar e avaliar os contos de grupo diferente do seu, conforme as definições e os prazos que constarão do post a que se refere este artigo.

c) Ao final do prazo de avaliação, a moderação publicará um novo post, informando sobre a rodada final. Essa rodada será formada pelos contos mais bem avaliados na fase inicial em quantidade idêntica dentro de cada grupo.

d) A quantidade total dos finalistas será calculada da seguinte forma: havendo dois grupos, classificam-se os cinco melhores de cada qual; havendo três grupos, os quatro melhores; havendo quatro grupos, os três melhores; havendo cinco, seis ou sete grupos, os dois melhores; havendo oito grupos ou mais, classificam-se somente os respectivos campeões.

e) Os contos finalistas deverão ser lidos, comentados e avaliados em sua totalidade pelos respectivos autores, em prazo a ser fixado nesse post respectivo. É admitida a avaliação por autores que não integrem o grupo de finalistas, desde que também leiam e comentem a totalidade dos contos que integram essa fase.

Capítulo IV – Dos Comentários e da Avaliação

Art. 6º Seja pelo sistema de turno único, seja por meio de grupos, a avaliação dos contos se dará por meio da atribuição de notas.

I – Deverão ser utilizadas notas de zero a cinco, SEM USO DE CASAS DECIMAIS.

II – Será possível a não-participantes avaliarem os contos, tanto no sistema de turno único como no sistema de grupos; na hipótese de sistema de grupos, a avaliação voluntária será permitida dentro de cada fase, desde que a leitura e os comentários se deem em relação à totalidade dos contos considerados.

Art. 7º Na hipótese de turno único, os comentários serão “fechados”, isto é, as impressões somente serão liberadas quando da divulgação do resultado certame.

Art. 8º Na hipótese de sistema de grupos, os comentários serão abertos na primeira fase e fechados na fase final.

Art. 9º Em qualquer dos casos, os comentários deverão ser iniciados com um resumo da história lida. A partir daí, será possível aludir a aspectos diversos do conto, como gramática, criatividade, fluidez narrativa, pontos positivos e negativos, etc. A moderação do site se reserva o direito de solicitar aos participantes que refaçam comentários sem fundamentação (p.ex, “gostei/não gostei”) ou mesmo desclassificar sumariamente aqueles que deixarem de observar as regras neste sentido.

Art. 10 Em qualquer sistema, o prazo para leitura, comentários e avaliação será equivalente à média de um conto obrigatório de por dia.

Capítulo V – Do resultado e da Premiação

Art. 11 Ao final do prazo a que se refere a alínea e) do inciso II do art. 5º, a moderação publicará os resultados em post específico.

I – No post de que trata este artigo serão informados os nomes verdadeiros dos participantes.

II – O vencedor será o conto com melhor média geral (considerando-se o sistema de turno único), ou com a melhor média na fase final (considerando-se o sistema de grupos).

III – Como critério de desempate em qualquer fase, será utilizada a quantidade de notas mais altas. Persistindo o empate, a moderação decidirá.

Art. 12 O campeão do certame receberá um exemplar autografado e com dedicatória do livro “Pontos de Fuga“, de Milton Hatoum. O vice-campeão, receberá, também autografado e com dedicatória, um exemplar de “Noite de Espera“, do mesmo autor. Em ambos os casos tanto o livro como a remessa ficarão a cargo da moderação, mas caso o contemplado resida em país diferente do Brasil, poderá haver a cobrança de encargos para remessa.

Art. 13 Ao primeiro colocado será atribuído, ainda, um post específico na galeria de campeões do EntreContos, contendo mini-biografia e links diretos para seus textos.

 Capítulo VI – Da Desclassificação

Art. 14 Será desclassificado o participante que violar qualquer das disposições do presente regulamento e ainda:

I – Frustrar o anonimato de seu texto ou de outro participante;

II – Não comentar e/ou não avaliar os contos indicados para tanto; e

III – Realizar comentários carentes de fundamentação.

Art. 15 As notas eventualmente atribuídas por participante desclassificado não serão computadas para efeito algum.

Art. 16 O participante desclassificado terá seu conto deletado do site ao final do certame.

Capítulo VII – Das Disposições Finais

Art. 17 Uma vez publicado, não será permitida a retirada do conto até o fim do certame.

Art. 18 O INEDITISMO pressupõe que o conto não tenha sido publicado em qualquer meio e, ainda, que não venha sê-lo até a divulgação dos resultados do presente desafio.

Art. 19 O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

Art. 20 Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado.

Informação

Publicado às 16 de maio de 2020 por em Amazônia, Amazônia - Grupo 1, Amazônia - Grupo 2, Amazonia-Finalistas e marcado .