Caros entrecontistas, amigos, e até mesmo você que deixou de participar por um triz!
Um desafio sensacional e intenso! Muito legal ver nosso site e nosso grupo bombando! Oitenta e cinco contos inscritos, trazendo novos participantes — eis o grande objetivo deste tipo de certame — mas com a participação importantíssima de nossos membros mais jurássicos.
Parabéns aos novos autores que perceberam que o verdadeiro tesouro do EC é a troca de experiências e de opiniões bem fundamentadas, a despeito da classificação que se obtenha. Parabéns a todos, aliás, independentemente do nível de experiência, que se empenharam em dar o melhor de si, seja escrevendo, seja comentando, seja avaliando os contos, nesses quinze dias de mergulho literário.
Aos resultados, então!
No total, foram 67 os contos cujos autores cumpriram integralmente as regras relativas aos comentários e à votação. O domínio feminino foi sensacional!
Em terceiro lugar, com 525 pontos, “Calendário“, de DANIEL REIS:
“— Tarde, seu Rubens.
— Quanto tempo, seu Luís! Vai beber o quê?
— Não bebo mais, nessa idade. A mulher mandou pedir calendário, daqueles de parede…
— Ixi, 2020? Ninguém usa…
— Usa, sim! Por que não faz um, com foto do presidente, pra agradar a freguesia?
— Tá maluco? Coisa ruim, todo dia…
— Nada! O Brasil voltou a ser o que já foi.
— Não que eu me lembre.
Contrariados, ambos.
— Serve cachaça, então.
Vai. Volta com um papelão sujo.
— Achei esse. Pode levar.
— Mas é de 1964!
— Os dias são iguais.“
Em segundo lugar, com 567 pontos, “Silêncio“, de CATARINA CUNHA:
“Lírios beijados flutuam para Iemanjá. O céu surdo explode esperança. Na areia as pegadas mudas de um ano ruim.
Ele chegou manso e sentou-se ao seu lado. Ela suspirou sentindo cheiro de homem bom; agarraria aquele homem até seus últimos dias. Ele prendeu a respiração temendo quebrar o encanto; abraçaria aquela pequena eternamente.
O nascente coloria duas almas inquietas assistindo ao mar. Ele enfim fixou o olhar nas sobrancelhas arqueadas estendendo-lhe a mão esquerda. Seria ela sempre assim plena ou fui eu? Ela aceitou. Seria ele sempre assim quente ou fui eu?
Pularam ondas juntos.
Nunca se falaram.”
E por fim, em primeiro lugar, com 643 pontos, Pendência, de ELISA RIBEIRO:
“Saiu pela porta da garagem empurrando a bicicleta. Àquela hora, a rua reta e plana estava completamente vazia. Vinha tentando há três semanas, exceto nos dias em que chovia. Os netos já haviam perdido o interesse em presenciar suas investidas.
Nem ele acreditou, fizera tudo exatamente como sempre fazia, mas dessa vez o milagre havia acontecido. Equilibrava-se sobre as duas rodas. Um sorriso ligeiro, a brisa fresca, a lua praticamente cheia, sua calva reluzia. Conseguira. Podia tirar essa pendência de sua lista de desejos a realizar na próxima vida.“
Para visualizar a classificação final completa basta clicar na tabela abaixo:
Lembrando que a vencedora receberá um vale compras no valor de R$ 100,00 (cem reais) para locupletar-se literariamente na Caligo Editora, além de uma página exclusiva na galeria de campeões do EC.
Uma vez mais agradecemos a participação de todos. É o comprometimento pessoal de cada um que faz do Entre Contos um lugar diferenciado. Agradecemos, em especial, à ANORKINDA NEIDE, que mesmo sem ter inscrito um conto próprio, comentou todos os textos concorrentes.
A partir de agora os comentários referentes à votação estão liberados.
Até o próximo desafio!
Equipe EntreContos.
…………………..
Para quem quiser conferir as planilhas com a consolidação dos resultados, basta entrar em contato com a moderação, pelo email do desafio.
Comentários