Esse é o tópico de votação para os participantes da Séries C da Liga 2019 – RODADA 1.
Confira abaixo a composição de cada subgrupo, com a indicação de quais contos deverão ser lidos e comentados:
Localize em qual grupo você está e siga a seta para identificar quais contos deverá ler e comentar.
Para visualizar diretamente todos os contos da Série C – Grupo 1, clique aqui
Para visualizar diretamente todos os contos da Série C – Grupo 2, clique aqui
Para visualizar diretamente todos os contos da Série C – Grupo 3, clique aqui
Lembre-se que todos os comentários devem iniciar com um breve resumo do conto lido, conforme explicado no item 2 do regulamento.
Prazo final da primeira etapa: 22:00hs (horário de Brasília) de 10/03/2019 (domingo).
Classificam-se para a segunda etapa os 4 primeiros colocados de cada grupo. Os 12 classificados disputarão 5 vagas de acesso à Série B do próximo certame.
Método de Avaliação:
Lista de todos os contos lidos e comentados, na ordem do que mais gostou para o que menos gostou.
Exemplo:
1 – A Brincadeira <<< esse é o conto que mais gostei no certame
2 – A Última Pergunta <<< segundo conto que mais gostei
3 – Pop-Art
(…)
10 – Clube da Insônia <<< conto que menos gostei
Os votos deverão ser postados através de comentário realizado no presente tópico.
Dúvidas?
Boa sorte no desafio! 😀
Votação encerrada!
1- Apenas um dia comum
2- A lenda da árvore cantante
3- Betiron, um reino
4-A outra face dos anjos
5-A dama rubra
6-A passagem secreta
7- A procissão
8- A dama negra
9- Cara de lata
10- Autorregeneração
Seguem meus votos para os contos da Série C, grupo 3:
1 – Sensitu
2 – Passageiro 3J
3 – O homem do cão
4 – Sinestesia
5 – Somos Seis
6 – Uma Canção para Nara
7 – O Trabalho Mais Difícil de Kalil
8 – O Saci-pererê Galopando Uma Mula-sem-cabeça
9 – Os Dois Lados da Penteadeira
10 – O Príncipe que Não Tirava os Patins
1 – A Dama de Negro <<< esse é o conto que mais gostei
2 – A Outra Face dos Anjos <<< segundo conto que mais gostei
3 – Betiron, um Reino <<< terceiro conto que mais gostei
4 – A Dama Rubra <<< quarto conto que mais gostei
5 – A Procissão <<< quinto conto que mais gostei
6 – Apenas Um Dia Comum <<< sexto conto que mais gostei
7 – Cara de Lata <<< sétimo conto que mais gostei
8 – Autorregeneração <<< oitavo conto que mais gostei
9 – A Passagem Secreta <<< nono conto que mais gostei
10 – A Lenda da Árvore Cantante <<< conto que menos gostei
AVALIAÇÃO DOS CONTOS
Participante: Fabio Monteiro
1º O dia em que acordei morto
2º Miguel e o caldeirão
3º Intuição
4º Leitor Inácio
5º Dezembro
6º O gnomo e eu
7º Luz dos Olhos
8º Lucia no mundo das coisas
9º O animalismo
10º Histórias não contadas
11º E ai? Comeu?
1 – O Trabalho Mais Difícil de Kalil <<< esse é o conto que mais gostei
2 – Uma Canção Para Nara <<< segundo conto que mais gostei
3 – Os Dois Lados da Penteadeira <<< terceiro conto que mais gostei
4 – Somos Seis <<< quarto conto que mais gostei
5 – O Príncipe que Não Tirava os Patins <<< quinto conto que mais gostei
6 – Sinestesia <<< sexto conto que mais gostei
7 – Passageiro 3J <<< sétimo conto que mais gostei
8 – Sensitu <<< oitavo conto que mais gostei
9 – O Saci-pererê Galopando uma Mula-sem-cabeça <<< conto que menos gostei
Segue o voto relacionado aos contos do grupo 1, série C, conforme regras previstas:
1 – A dama Rubra
2 – Apenas Um Dia Comum
3 – A Passagem Secreta
4 – Betiron, um Reino
5 – A lenda da Árvore
6 – Cara de Lata
7 – A Outra Face dos Anjos
8 – A Procissão
9 – A Dama de Negro
10 – Autorregeneração
1 – Sensitu
2 – O Homem do Cão
3 – Passageiro 3J
4 – Os Dois Lados da Penteadeira
5 – Uma Canção para Nara
6 – Saci-Pererê Galopando em Uma Mula Sem Cabeça
7 – Sinestesia
8 – Somos Seis
9 – O Trabalho mais Difícil de Kalil
10 – O Príncipe que Não Tirava os Patins
Classificação dos contos em ordem do que mais gostei para o que menos gostei. Notei que o conto Sinestesia sumiu da listagem. Pelo sim pelo não ele segue na lista e foi o que menos gostei:
01 – Passageiro 3J
02 – Os Dois Lados da Penteadeira
03 – Somos Seis
04 – O trabalho mais difícil de Kalil
05 – Uma Canção para Nara
06 – Sensitu
07 – O Saci-pererê galopando uma Mula-sem-cabeça
08 – O Homem do Cão
09 – O Príncipe que Não Tirava os Patins
10 – Sinestesia
Avaliação EntreContos:
1. Apenas um dia comum
2. A lenda da árvore cantante
3. Betiron, um Reino
4. Autorregeneração
5. A dama rubra
6. Cara de lata
7. A passagem secreta
8. A outra face dos anjos
9. A dama de negro
10. A procissão
Seguem meus votos para os contos da série C grupo 2.
1- Lúcia no mundo das coisas.
2-Leitor Inácio.
3-0 animalismo.
4-Luz dos olhos.
5-Gnomo e eu.
6-Dezembro.
7-0 dia em que acordei morto.
8- Intuição.
9-E aí comeu?
10- Histórias não contadas.
11- Miguel e o caldeirão.
1- Histórias Não Contadas (Benuel)
2- O animalismo (Ajax Bandeira)
3- Lúcia no mundo das coisas (B. Corina)
4- O Dia Em Que Acordei Morto (Brás Cubas)
5- Miguel e o Caldeirão (Dominico Baltês)
6- O Gnomo e Eu (Mão Verde)
7- Intuição (Lucifer friend)
8 – Luz dos Olhos (Professor Kirke)
9 – Leitor Inâcio (Bonsai Pinus)
10 – Dezembro (Hyzowda)
11 – E aí, comeu (Freydom Embograndi)
Perdão pelas minhas votações. Por minhas críticas. Há contos que, por mim, estavam empatados. Tudo de bom para vocês.
1 Passageiro 3J 4,90
2 Somos Seis 4,80
3 Sensitu 4,70
4 O homem cão 4,60
5 Uma canção para Nara 4,50
6 O Saci-pererê Galopando uma Mula-sem-cabeça 4,40
7 O Trabalho Mais Difícil de Kalil 4,30
8 Os Dois Lados da Penteadeira 4,20
9 Sinestesia 4,10
10 O Príncipe que Não Tirava os Patins 4,00
Votação dos contos da série C grupo 2
1 DEZEMBRO
2 ANIMALISMO
3 LUZ DOS OLHOS
4 LÚCIA NO MUNDO DAS COISAS
5 O GNOMO E EU
6 O DIA EM QUE ACORDEI MORTO
7 LEITOR INÁCIO
8 MIGUEL NO CALDEIRÃO
9 INTUIÇÃO
10 HISTÓRIAS NÃO CONTADAS
11 E AÍ? COMEU?
1 – Os dois lados da Penteadeira
2 – O Homem do Cão
3 – Sensitu
4 – Uma Canção Para Nara
5 – Passageiro 3 J
6 – Somos Seis
7 – O Trabalho mais difícil de Kalil
8 – Sinestesia
9 – O Saci-pererê galopando uma Mula-sem-cabeça
10 – O Príncipe que não Tirava os Patins
Votação, contos grupo 1 da série C.
1- Apenas um dia comum.
2- A lenda da árvore cantante.
3- A dama de negro.
4- Cara de lata.
5- A passagem secreta.
6- A outra face dos anjos.
7- Betiron, um reino.
8- A dama rubra.
9- A procissão.
10- Autorregeneração.
Lista dos contos que mais gostei do Grupo C2. Sequência do mais apreciado (1) para o menos apreciado (11).
1 Miguel e o Caldeirão (Dominico Baltês)
2 O Animalismo (Ajax Bandeira)
3 Histórias Não Contadas (Benuel)
4 O Dia Em Que Acordei Morto (Brás Cubas)
5 Lúcia no Mundo das Coisas (B. Corina)
6 O Gnomo e Eu (Mão verde)
7 Dezembro (Hyzowda)
8 Leitor Inácio (Bonsai Pinus)
9 Luz dos Olhos (Professor Kirke)
10 E aí! Comeu (Freydom Embograndi)
11 Intuição (Lucifer friend)
1 – Miguel e o Caldeirão – é o conto que conseguir gostar um pouco mais.
2.- Intuição – dos bastante fracos, este ainda se salva um pouco.
3 – Lúcia no Mundo das coisas – ao menos diverte um pouco.
4 – O Animalismo – fraco.
5 – Histórias não Contadas – bem fraco.
6 – Dezembro – mais fraco.
7 – Leitor Inácio – sem palavras.
8 – O Dia Em Que Acordei Morto – mera releitura.
9 – Luz dos Olhos – uma crônica.
10 – O Gnomo e Eu – outra crônica.
11 – Não teve como gostar, por falar em situação real.
Olá, Fábio, Eis minha classificação para os contos comentados. Verifique se está tudo nos conformes, como o enunciado. Se algum equívoco me informe. Grato.
1 – O Homem do Cão
2 – Sinestesia
3 – Os dois lados da Penteadeira
4 – Uma Canção para Nara
5 – Passageiro 3J
6 – Somos Seis
7 – O Saci-pererê Galopando uma Mula sem cabeça
8 – O Príncipe que não tirava os Patins
9 – O Trabalho mais difícil de Kalil
10 – Sensitu (não atendeu ao tema: Comédia nem Fantasia)
SÉRIE C – GRUPO 1
1. A LENDA DA ÁRVORE CANTANTE <<< Conto que mais gostei no certame.
2. A PASSAGEM SECRETA <<< Segundo conto que mais gostei.
3. A PROCISSÃO <<< Terceiro conto que mais gostei.
4. BETIRON, UM REINO <<< Quarto conto que mais gostei.
5. A OUTRA FACE DOS ANJOS <<< Quinto conto que mais gostei.
6. A DAMA DE NEGRO <<< Sexto conto que mais gostei.
7. A DAMA RUBRA <<< Sétimo conto que mais gostei.
8. APENAS UM DIA COMUM <<< Oitavo conto que mais gostei.
9. AUTOCORREGENERAÇÃO <<< Nono conto que mais gostei.
10. CARA DE LATA <<< Conto que menos gostei no certame.
cara de lata, mais gostei.
a lenda da arvore cantante.
a outra face dos anjos
a passagem secreta
a procissão
apenas um dia comum
a dama rubra
autorregeneração
betiron, um reino
a dama de negro
Por favor, utilizar esta avaliação. O conto O príncipe que não tirava os patins é drama e não cumpre o quesito tema, por isso o coloquei por último.
1 – Passageiro 3J
2 – O trabalho mais difícil de Kalil
3 – Uma canção para Nara
4 – Os dois lados da penteadeira
5 – Sensitu
6 – O Saci-pererê galopando uma Mula-sem-cabeça
7 – O homem do cão
8 – Sinestesia
9 – Somos Seis
10 – O príncipe que não tirava os patins
1- Os Dois Lados da Penteadeira
2- Sensitu
3- O trabalho mais difícil de Kalil
4- Uma Canção Para Nara
5- O Saci-pererê galopando uma Mula-sem-cabeça
6- Passageiro 3J
7- O Homem do cão
8- Somos Seis
9- O Príncipe que Não Tirava os Patins
10- Sinestesia
1. SENSITU <<<<< esse é o conto que mais gostei do certame
2. PASSAGEIRO 3J <<<<< esse é o segundo conto que mais gostei
3. OS DOIS LADOS DA PENTEADEIRA <<<<< esse é o terceiro conto que mais gostei
4. O TRABALHO MAIS DIFÍCIL DE KALIL <<<<< esse é o quarto conto que mais gostei
5. O SACI-PERERÊ GALOPANDO UMA MULA-SEM-CABEÇA <<<<<< esse é o quinto conto que mais gostei
6. UMA CANÇÃO PARA NARA <<<< esse é o sexto conto que mais gostei
7. SOMOS SEIS <<<<< esse é o sétimo conto que mais gostei
8. O PRÍNCIPE QUE NÃO TIRAVA OS PATINS <<<< esse é o oitavo conto que mais gostei
9. SINESTESIA <<<<< esse é o nono conto que mais gostei.
10. O HOMEM DO CÃO <<<<<< esse é o conto que menos gostei do certame
1 – OS DOIS LADOS DA PENTEADEIRA
2 – SENSITU UM PASSARINHO
3 – O HOMEM DO CÃO
4 – UMA CANÇÃO PARA NARA
5 – SINESTESIA
6 – PASSAGEIRO 3J
7 – SOMOS SEIS
8 – O TRABALHO MAIS DIFÍCIL DE KALIL
9 – O SACI PERERÊ GALOPANDO A MULA SEM CABEÇA
10 – O PRÍNCIPE QUE NÃO TIRAVA OS PATINS
SENSITU <<<<< esse é o conto que mais gostei do certame
RESUMO: Pelo terceiro ano seguido Lúcia e sua família viajam nas vésperas de natal para fazer dinheiro extra no litoral. Outras famílias se juntavam a ela para dividir os trabalhos. Os homens vendiam alimento na praia enquanto as mulheres vendiam mercadorias do lado de fora da rodoviária. No segundo dia uma garota indígena chamada Maia aproxima-se das vendedoras oferecendo serviço em troca de comida. Os laços se estreitam depois que Maia se apega às crianças e principalmente ao pequeno Artur, filho de Lúcia, uma das vendedoras. Passados alguns dias, com o tumulto de turistas em volta, Maia, sua mãe ou qualquer pessoa não conseguiu evitar o assassinato do pequeno Artur, debaixo de uma árvore onde Maia costumava brincar com ele. O criminoso consegue fugir, mas não por muito tempo, pois Maia, como uma força da natureza, misteriosamente encontra o assassino e o faz provar o sabor da vingança. Depois a garota, como um ser mágico, mergulha nas águas do mar para nunca mais ser vista.
CONSIDERAÇÕES: O conto está excelente. Muito bem escrito e envolvente. As cenas finais são muito boas e lembram as fantasias espetaculares de algumas animações japonesas.
PASSAGEIRO 3J <<<<< esse é o segundo conto que mais gostei
RESUMO: No Boeing 767 Ronaldo procura disfarçar a excitação de viajar pela primeira vez na classe executiva. O passageiro sabe lidar com as novidades sofisticadas do assento 3J, mas perde a compostura quando o avião entra em área de turbulência, acreditando que aquela poderia ser a sua última viagem. No fim tudo acaba bem, com exceção da necessaire vazia que levava para a esposa.
CONSIDERAÇÕES: O conto está muito bem escrito e nos faz voar junto de Ronaldo. O humor é convincente e na dose certa. Extrai-se ainda que se a classe alta é para poucos, as turbulência são para todos. Muito bom.
OS DOIS LADOS DA PENTEADEIRA <<<<< esse é o terceiro conto que mais gostei
RESUMO: Maria vive com o pai e descobre que no sótão de sua casa se encontra a penteadeira de sua falecida mãe. Ao sentar-se no móvel e olhar para o espelho a menina é transportada para um plano tridimensional acompanhada de dois seres humanoides, e descobrem juntos um universo fantástico e surreal.
CONSIDERAÇÕES: O conto é melancólico, intrigante e bastante insólito. Está bem escrito. Incomodou-me os momentos de fala do narrador com o leitor, achei-os desnecessárias. De qualquer modo um conto acima da média e bastante visual.
O TRABALHO MAIS DIFÍCIL DE KALIL <<<<< esse é o quarto conto que mais gostei
RESUMO: Um homem, Narciso, encontra uma lâmpada mágica no meio de tralhas que seriam doadas por uma igreja. Quando ele esfrega a lâmpada um gênio pequeno e barbudo, chamado Kalil, aparece para ele. Assustado o protagonista foge do gênio, que o persegue até que ele faça os três desejos. Narciso era um homem egoísta e possuía uma esposa amável e um filho, o que não o impediu de escolher entre os desejos ser rico e morar no Havaí com cinco esposas lindas. No fim o filho de Narciso encontra a lâmpada mágica e pede ao gênio o seu pai de volta.
CONSIDERAÇÕES: Não fiquei convencido de que esse tenha sido o trabalho mais difícil de Kalil. Acredito que daria para escolher um título mais criativo ou coerente. Está bem escrito. O tipo da história me lembra os filmes besteiróis de adaptação de mitologias aos tempos modernos, neste caso Aladin. Acho que não combina muito, mas é uma questão de gosto. No fim parece uma piada trabalhada e transformada em conto, que não ficou ruim apesar de tudo.
O SACI-PERERÊ GALOPANDO UMA MULA-SEM-CABEÇA <<<<<< esse é o quinto conto que mais gostei
RESUMO: Saci-Pererê e a Mula-sem-cabeça marcam um jogo de futebol secreto, mas o Quero-quero ouviu tudo e espalhou para os demais seres encantados da floresta (folclore brasileiro). No fim todos aparecem para jogar bola, se divertem até o momento em que o Lobisomem surge para estragar a festa.
CONSIDERAÇÕES: O conto se alonga cansativamente e apesar de estar bem escrito possui um enredo fraco. No fim os personagens folclóricos não adquirem o carisma necessário devido ao carnaval de seres que surgem.
UMA CANÇÃO PARA NARA <<<< esse é o sexto conto que mais gostei
RESUMO: Conta a história de Marcos, uma criança ansiosa pelo nascimento da irmã, que se chamará Nara. No dia que a irmãzinha nasceria o pequeno Marcos ficou na casa da vizinha brincando com sua amiga Nicole e acaba descobrindo com ela que em seu quintal havia seres que ouviam com os olhos e viam com o ouvido. Desses mesmos seres encantados ela guardou em um pote uma música que se escutava com a visão. Os meses se passam e Nara é diagnosticada com deficiência auditiva. Fica sempre introspectiva até o momento em que seu irmãozinho a leva para conhecer os seres mágicos que cantam para ela uma música que se escuta com os olhos.
CONSIDERAÇÕES: O conto em alguns momentos possui uma linguagem simplória, o que não deve ser confundido aqui com simples. O que poderia ser justificado como narrativa destinada a um público juvenil na verdade não passa de inabilidade do escritor. Apresenta um tipo de enredo em que "tudo dá errado para dar certo." A irmã nasce surda, mas vejam só! O irmãozinho dela conhece seres, logo com a vizinha que coincidência, que produzem músicas que se ouvem com os olhos. Neste ponto acredito que não há muita originalidade semântica. Parece-me que se Nara nascesse com qualquer deficiência o seu problema seria atenuado. Se se nascesse cega Nicole apresentaria a Marcos seres mágicos que fariam a irmã "ver com os ouvidos". Se nascesse muda fariam-na falar com os olhos. Se não tivesse pernas fariam-na andar sem sair do lugar etc, tudo serviria apenas como pano de fundo para justificar a experiência sinestésica.
SOMOS SEIS <<<<< esse é o sétimo conto que mais gostei
RESUMO: Seis irmãs descem as escadas até o porão enquanto o narrador fala um pouco da vida de cada uma. Seus pais haviam falecido recentemente e o motivo de irem ao porão seria um desejo do pai de que o testamento que deixou fosse lido ali. Ao chegarem no destino encontram um advogado com o testamento em mãos, que é confundido com o de outra família. As órfãs se alvoroçam, mas logo tudo se esclarece.
CONSIDERAÇÕES: O conto se desenvolve em uma crescente tensão e até a sua conclusão não sabe-se se trata de um conto de comédia ou fantasia. Descobrimos depois que a piada, no fim das contas, não compensa as histórias enfadonhas das irmãs que são narradas enquanto elas descem as escadas até o sótão.
O PRÍNCIPE QUE NÃO TIRAVA OS PATINS <<<< esse é o oitavo conto que menos gostei
RESUMO: Imperadores no Japão têm três filhos. O terceiro filho, Yuri, nasce com uma doença genética e necessita fazer uma cirurgia de urgência para amputar os pés. Na escola Yuri tem de lidar com as dificuldades e com sua paixão pela brasileira residente no Japão Roberta, a Índia Loira. Os irmãos de Yuri ajudam-no a conquistá-la e com o tempo se casam, fazem apresentações de patins por todo Japão, adotam uma criança e fazem dois gêmeos e vivem felizes para sempre.
CONSIDERAÇÕES: O conto perde-se em várias situações e observações desnecessárias, que empobrecem a história. O que seria elemento cômico torna-se estranheza aleatória. O autor não trabalha com o realismo necessário para fazer com que as situações inusitadas sejam de fato engraçadas. Uma leitura onde tudo que acontece é improvável não nos deixa com margens para expectativas.
SINESTESIA <<<<< esse é o nono conto que mais gostei
RESUMO: O conto começa com as recordações de uma mulher que acorda "malhada, cor de sabor flocos com tons de vermelho tilintando pingados de caramelo – doces, eu sei – querendo amarelar-se para manga". Depois a recordação de beijos apaixonados onde "todos os olhos iam para o alaranjado, quase vermelhos, mas laranjas". Nesses tempos tão bons existiam o Sr. Coelho e Dondoca, a Pomba. Eles costumavam surgir do nada e voltavam para lugar nenhum. O Sr. Coelho reclamava bastante de sua condição enquanto a Pomba se alegrava da liberdade que nunca teve. Depois o "O Sr. Coelho com muita frequência era visto aqui e além, e Ela, pelo que sei, foi-se daqui a acolá, sei lá, poderia ter ido a tantos cantos". Tudo isso fora registrado pelo narrador, Capelão Intrigado. Seria ele um João ninguém, Joãozinho sem braço, João de Deus? Não importa. Decerto era um Palhaço em busca de sua Pomba. No fim, depois de tantas recordações "sinestésicas", o Palhaço estava acordado para ver no Painel de trilhões de cores anunciado em letras garrafais as atrações principais do PAU ELÉTRICO, DO COELHO MAGNÉTICO E DA POMBA.
CONSIDERAÇÕES: Não há muito em um conto semanticamente infértil, descomprometido de razão e alheio a qualquer preocupação convencional.
O HOMEM DO CÃO <<<<<< esse é o conto que menos gostei do certame
RESUMO: Homem ao caminhar com seu cão se detém diante de outro homem que estaciona seu carro perto de um museu (?). Ambos se observam por um bom tempo, de modo que uma platéia se forma na vizinhança para observá-los e ver quem sai primeiro. Por fim o motorista do carro vai embora e o cão fica aliviado.
CONSIDERAÇÕES: O conto parece ter sido escrito com um português luso, muitas vezes desconexo. Semanticamente confuso e escasso. Parece-me que o texto foi extraído de alguma língua e traduzido no Google Translater para outra e perdido sua originalidade.
Olá, sou da C1 e li os contos da C2. segue abaixo a minha votação:
01. Lúcia no Mundo das Coisas
02. O Dia Em Que Acordei Morto
03. O Gnomo e Eu
04. Miguel e o Caldeirão
05. Leitor Inácio
06. DEZEMBRO
07. Luz dos Olhos
08. Intuição
09. Histórias Não Contadas
10. E aí!? Comeu?
11. O Animalismo
1 – Sensitu
2 – Uma canção para Nara
3 – Os dois lados da penteadeira
4 – Sinestesia
5- O trabalho mais difícil de Kalil
6 – Passageiro 3j
7 – O Príncipe que não tirava o Patins
8 – O Saci-pererê galopando uma mula sem cabeça
9 – Somos seis
10 – O Homem do cão
1. A Dama Rubra
2. Betiron
3. A Lenda da Árvore Cantante
4. Passagem Secreta
5. A Outra face dos Anjos
6. A Dama de Negro
7. A Procissão
8. Cara de Lata
9. Auto Regeneração
10. Apenas um Dia Comum
Segue avaliação.
1 – A Lenda da árvore Cantante
2 – Apenas um dia comum
3 – A Dama Rubra
4 – A outra face dos anjos
5 – Betiron
6 – A passagem secreta
7 – A Dama de Negro
8 – Cara de Lata
9 – Autorregeneração
10 – A procissão
Abraço.