EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio “Pecados Capitais”

west

Como resultado da intensa troca de opiniões na página de autores do EntreContos, decidimos lançar um desafio à queima roupa, sem oitiva prévia, enquetes ou democracia. Sim, nós da moderação também pecamos.

Regras

I – Do Texto e do Envio

1) A participação no Desafio EntreContos é totalmente gratuita. O Desafio é voltado a ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

2) Os interessados em participar poderão encaminhar UM ÚNICO TEXTO, INÉDITO, sobre o tema “Pecados Capitais“, mais especificamente sobre um ou mais deles: gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça ou vaidade (soberba). A abordagem é livre, assim como a indicação do(s) pecado(s) escolhido(s).

3) O texto deverá ser enviado para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.comO Assunto da Mensagem deverá ser indicado como “Pecados – Nome do Conto”.

4) O participante deverá indicar o pseudônimo com o qual o conto inscrito será identificado. Por pseudônimo, entenda-se uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante. Atenção: NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS PSEUDÔNIMOS JÁ INDICADOS EM OUTROS DESAFIOS.

5) O texto deverá ser enviado em arquivo .doc, .docx, ou .odt, não podendo ultrapassar o limite de 1.000 (MIL) palavras, excluindo o título. Uma vez remetido ao endereço acima, não será permitida a republicação. Revise bem antes de enviar. Plagiadores serão banidos deste Éden, que é o Entre Contos 🙂

6) É livre a inclusão de ilustrações, que deverão enviadas juntamente com o texto proposto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado.

7) O prazo para envio terminará às 23h59 do dia 9 de fevereiro de 2015 (hora de Brasília, DF).

8) O texto enviado será postado no blog na Categoria “Pecados“, pelos moderadores, logo após recebido, sendo identificado apenas com o pseudônimo indicado pelo participante, podendo receber análises e comentários daí por diante.

II – Dos Comentários

9) É obrigatória a realização de comentários em todos os demais textos enviados para o desafio. Para tanto, recomenda-se que o participante utilize seu NOME VERDADEIRO.

10) O sistema de comentários será FECHADO, isto é, os comentários permanecerão “aguardando moderação” até a divulgação dos resultados. Portanto, sugere-se aos participantes que se organizem e façam um controle pessoal, de forma paralela, já que as impressões postadas ficarão invisíveis até que os vencedores sejam conhecidos.

11) O participante que não comentar todos os demais contos postados terá seu próprio conto desclassificado do certame. O texto será, nesse caso, deletado do blog quando da divulgação dos resultados.

12) A moderação e a Administração do site se reservam o direito de solicitar aos participantes que refaçam comentários sem fundamentação (p.ex, “gostei/não gostei”).

III – Da Votação

13) Em 10 de fevereiro de 2015, a moderação do blog disponibilizará um post específico para Votação.

14) Nesse post será definido o prazo final para leitura e para a realização de comentários nos textos enviados. Tal prazo será proporcional ao número de contos participantes de forma a possibilitar um tempo razoável para o término da apreciação.

15) A votação seguirá o critério de indicação de contos favoritos, não sendo necessária a atribuição de notas. De todo modo, o post específico definirá a quantidade de contos a serem indicados, bem como a pontuação que será atribuída a cada qual pelos votantes.

16) Para votar, reforce-se, os participantes do desafio deverão ter comentado todos os contos. Excepcionalmente, não-participantes poderão votar, desde que também tenham comentado todos os contos postados.

17) O participante que não votar terá seu conto desclassificado e deletado, ainda que tenha comentado todos os demais contos.

IV – Do resultado e da Premiação

18) Após o prazo definido no post de votação, a moderação publicará um novo post contendo a ordem de classificação dos contos conforme os pontos atribuídos pelos votantes, do maior para o menor.

19) O desempate só será aplicado — se necessário — para definição do primeiro lugar. Neste caso, será utilizado como critério a maior ocorrência de pontuações máximas, decrescendo, se necessário, gradativamente. Persistindo o empate, a moderação decidirá.

20) Ao campeão será enviado um exemplar do primeiro volume de “1Q84”, de Haruki Murakami. A remessa será gratuita; porém, taxas adicionais poderão incidir caso o vencedor resida em país outro que não o Brasil.

21) Ao vencedor será atribuído, ainda, um post específico na galeria de campeões do site EntreContos, contendo mini biografia e links diretos para seus textos.

V – Das Disposições Finais

22) Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores do blog. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado.

23) O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

Anúncios

49 comentários em “Regulamento Desafio “Pecados Capitais”

  1. aLEXANDRE cTHULHU
    11 de fevereiro de 2015

    ja comentei tudo! onde coloco a votação? aqui, ou por mail?

    • EntreContos
      11 de fevereiro de 2015

      Caro Alexandre,

      Infelizmente seus comentários estão muito ruins. Posso apostar que você NÃO LEU nenhum dos contos postados, dada a velocidade com que você postou suas impressões. Um comentário por minuto…

      Vou tentar explicar: o EntreContos é um site em que escritores trocam experiências e opiniões entre si. E o fazem com dedicação e afinco. Dê uma olhada nos comentários dos desafios passados para entender o que quero dizer. O que se EXIGE nos nossos certames é que o participante fundamente suas impressões. Não adianta você escrever “bom” ou “hehehe mt original” ou “maravila” (sic), ou “ok”. Isso não é comentar. É, na verdade, um ato de desrespeito, ainda mais se considerarmos que o seu conto está recebendo comentários fundamentados, em que são explicados os motivos porque a pessoa gostou ou não do seu texto.

      Assim, para que você não seja prontamente desclassificado, vou desconsiderar TODOS os pseudo-comentários realizados por você. Como o prazo para comentar e votar vai até o dia 23/02, sugiro que você realmente LEIA os TODOS contos e poste suas opiniões de forma fundamentada, explicitando as razões de gostar ou não gostar dos textos.

      Peço desculpas se pareço um tanto formal ou exigente demais. Mais do que constar das regras, a atitude de bem comentar segue de mãos dadas com a ética que deve permear a relação entre os escritores deste espaço. Espero que compreenda e, assim, se junte verdadeiramente a nós.

      • Fabio Baptista
        12 de fevereiro de 2015

        Capitão Nascimento curtiu esse comentário!!! 😀

      • Carlos Henrique Fernandes Gomes
        17 de fevereiro de 2015

        Ôpa! De repente vc pode até perder a aposta de que o Alexandre não leu nenhum conto! E se ele leu e deixou para comentar todos depois? Aí a conta de um comentário por minuto daria certo; eu já fiz isso no DTRL do Recanto das Letras! É uma pena que ele não tenha entendido bem a regra 12. Muito mais do que uma boa colocação, o tesouro dessa brincadeira está nos comentários dos companheiros que só fazem a gente crescer na deliciosa arte de escrever. Mas acho que vc vai perder a aposta! Quem não leria esses contos deliciosos como um bom pecado?

      • EntreContos
        17 de fevereiro de 2015

        Oi, Carlos,

        Os comentários foram monossilábicos, sem qualquer fundamentação, algo que não combina com o que se espera dos participantes por aqui. A boa notícia é que o Alexandre entendeu o espírito do site — isso a que vc se referiu — e está refazendo todas as impressões, desta feita com o embasamento necessário. Agradecemos a ele pela compreensão e a você também, pela preocupação. Um abraço!

    • Ricardo Gnecco Falco
      14 de fevereiro de 2015

      Gostei do (firme) posicionamento, Anfitrião. Parabéns! Mais do que uma chamada ou “puxão de orelha” no colega escritor, trata-se de um ENSINAMENTO sobre o correto “modus operandi” do blog.
      Show de bola! 😉

  2. Anorkinda Neide
    9 de fevereiro de 2015

    Não sei o que aconteceu..comentei normalmente alguns contos, Reviravoltas, foi o último, quando fu comentar o proximo, nao abria a caixa de comentarios, sai e voltei varias vezes e nada, fui para outros contos, inclusive os que ja comentei e nao consegui escrever nada!
    só abriu aqui! será q tô sonâmbula?! huhuaihua

  3. Alexandre Leite
    8 de fevereiro de 2015

    Uma dúvida: dentro do texto envio tb meu nome real ou só vai o pseudônimo?

    • EntreContos
      8 de fevereiro de 2015

      Olá, Alexandre,
      Pode enviar o texto anexo à sua mensagem de email. No texto em si só é necessário constar o pseudônimo que você escolher.

  4. Anorkinda Neide
    4 de fevereiro de 2015

    não consegui ficar sem comentar!
    Então as igrejas fizeram bem seu trabalho… o sexo em todas as suas ‘diversidades’ e sutilezas é o único pecado capital…ehehe a julgar pela quase totalidade dos contos apresentados até aqui 😮

    até vim reler as regras pra ver se o desafio era ‘sexo, quanto mais sujo melhor’…kkk
    to escolhendo ainda sobre qual perversidade sexual escrever 😛

    • Ricardo Gnecco Falco
      4 de fevereiro de 2015

      Rs!
      Bem por aí, Anorkinda…
      😉

    • Thales Soares
      5 de fevereiro de 2015

      Faz tempo que eu to esperando o tema Erótico aparecer aqui no Entre Contos. Seria interessante e curioso ver os contos que surgiriam por aqui com algo mais explícito e escancarado.

    • rubemcabral
      5 de fevereiro de 2015

      Sugestão: um(a) hermafrodita bi sado-masô e com uma quedinha em zoo e necrofilia se envolve com uma menina assexuada que na verdade é a reencarnação de sua falecida mãe… Rex, o pastor-alemão, com ciúmes de seu(sua) antigo(a) amante, o(a) mata a dentadas.

      • Thales Soares
        5 de fevereiro de 2015

        No meu primeiro conto que eu publiquei aqui, para o desafio do fantasma, o personagem principal era um tarado que praticou necrofilia com sua esposa morta, depois teve relações sexuais com uma garotinha que era a reencarnação de sua falecida amante. E havia um homem com cabeça de lobo que estava gostando muito de tudo isso, só para incrementar um pouco de bestialismo nessa fórmula toda. Mas o conto foi um fracasso de acordo com a crítica kkkk

  5. Carlos Henrique Fernandes Gomes
    30 de janeiro de 2015

    Putz! Não sei qual pecado escolher! Pecar em mil palavras será demais! Costumo pecar com muito menos! Dessa vez quero pecar direito, então vou aproveitar cada palavra! Será um prazer pecar com vocês…

  6. Edna Reis
    30 de janeiro de 2015

    Que medo! Estou querendo deixar de ser medrosa e começar a escrever para outras pessoas lerem, aceitar críticas, amadurecer. Talvez eu crie coragem para participar desse desafio, bem que fique em último lugar!

    • EntreContos
      30 de janeiro de 2015

      Entendemos o seu receio, Edna. Mas não se acanhe. Aqui todos somos alunos, todos evoluindo, aprendendo e amadurecendo. Seja bem vinda 🙂

      • Edna Reis
        30 de janeiro de 2015

        Obrigada! 😊

    • Claudia Roberta Angst
      30 de janeiro de 2015

      Vai fundo, Edna, arrisque-se com as palavras. Todos nós pecamos por aqui …rs. Seja bem-vinda!

  7. Gustavo de Andrade
    25 de janeiro de 2015

    Sra. ou Sr. EntreContos, tenho mais um apontamento: penso que o último pecado é Soberba, que engloba vaidade e orgulho (por mais que Tomás de Aquino tenha separado o orgulho da vaidade, originalmente acho que eram assim)

  8. M. Gomes A.
    22 de janeiro de 2015

    É a primeira vez que escrevo um desafio por aqui, espero que agradável 🙂

  9. José Leonardo
    22 de janeiro de 2015

    — Mil palavras? Pode isso, Arnaldo?
    — Pode.

    Que eu possua a concisão que nunca tive. Será um ótimo desafio, managers do Entrecontos.

    • JC Lemos
      22 de janeiro de 2015

      Carlos Henrique e José Leonardo participando? No bom e claro português: Fudeu!

      • José Leonardo
        22 de janeiro de 2015

        Só se for sobre Carlos Henrique, grande JC. Eu sou o Coritiba: do meio pra baixo da tabela.

  10. Brian Oliveira Lancaster
    22 de janeiro de 2015

    Um tema deveras interessante. Adaptá-los às marcas dos autores é o que fará a diferença. Mil palavras é um bom tamanho, não fica cansativo na reta final (ou inicial, para quem lê do último para o mais recente). Vou ver se adoto um sistema dessa vez, já que está virando moda.

    • Gustavo de Andrade
      23 de janeiro de 2015

      Prometo que será difícil, mas eu vou tentar

      • Miguel Bernardi
        23 de janeiro de 2015

        AHUHUAHAUHA

  11. Gustavo de Andrade
    22 de janeiro de 2015

    Sr. ou Sra. EntreContos, 9/02 não é um prazo muito comprido pra textos de 1000 palavras?

    • EntreContos
      22 de janeiro de 2015

      Tamanho é sempre uma questão complicada, rs Mas pode apostar q vai ter muita gente deixando p postar no último dia.

    • Thata Pereira
      23 de janeiro de 2015

      Nãooo, tá ótimo! (rs)

  12. Thata Pereira
    22 de janeiro de 2015

    Opa!! Dessa vez eu conheço o pessoal novo que anda aparecendo por aqui 😉
    Vou participar com certeza!! ^^

  13. Thales Soares
    22 de janeiro de 2015

    Mil palavras… só isso?!
    Poxa, sacanagem ein!! Eu tava esperando por umas 4 mil para este mes 😦

    • JC Lemos
      22 de janeiro de 2015

      Tu não participa ativamente nem com 2000, se botar quatro aí que tu é desclassificado mesmo. Deixa esse mil aí que fica sussa pra tu ler.

    • EntreContos
      22 de janeiro de 2015

      Pronto. Agora o desafio está completo. O Thales reclamou.

      • Claudia Roberta Angst
        22 de janeiro de 2015

        kkkkkkkk! Faltava mesmo isso.

  14. Leandro B.
    22 de janeiro de 2015

    “Como resultado da intensa troca de opiniões na página de autores do EntreContos, decidimos lançar um desafio à queima roupa, sem oitiva prévia, enquetes ou democracia. Sim, nós da moderação também pecamos.”

    ADOREI a chamada!! rsrsrs

    Como está virando tradição, também juro participar deste. No mínimo vou continuar comentando os primeiros contos.

    Boa sorte, pessoal.

  15. Maria Santino
    21 de janeiro de 2015

    Ma…mas… E eu aqui, na reta final da trama do Genoca ( Sim vim conferir o livro do Veríssimo depois da resenha:D ) e aparece o desafio? Ah! Vou terminar aqui de me deliciar (vou passar lá de novo pra comentar, viu?) e vou correr para pecar, não!, digo… Escrever. rsrs. Gostei muito das regras, espero que vez e outra ocorram mais desafios assim. Boa Sorte a todos. Até logo!
    P.s.: Comentando via cel., será que vai?

  16. Gustavo de Andrade
    21 de janeiro de 2015

    Caraio! Vou fritar o teclado e, desta vez, editar direitinho

  17. Fabio Baptista
    21 de janeiro de 2015

    Putz grila, agora que ninguém mais lê meu conto off mesmo! kkkkkkkkkkkkkk

    • Leonardo Jardim
      21 de janeiro de 2015

      Por sorte, li hoje rs

    • Lucas
      22 de janeiro de 2015

      O meu menos ainda hahahaha
      O seu eu li e curti demais!!!

      • Fabio Baptista
        22 de janeiro de 2015

        kkkkkkkkkk

        Vou ler o seu, Lucas! Hoje não deu tempo lá no trabalho… kkkkk

    • Brian Oliveira Lancaster
      22 de janeiro de 2015

      Muitos leem, apenas não comentam. Se existisse pageviews de posts (ouviu wordpress?)… seria outra história.

      • Fabio Baptista
        22 de janeiro de 2015

        Mas o pageview também não é garantia de leitura, né?

        Pô, galera que leu podia postar pelo menos um “gostei” ou “não gostei” nos comentários! 🙂

    • Claudia Roberta Angst
      22 de janeiro de 2015

      Lerei, lerei.. ou não lerei?

    • mariasantino1
      23 de janeiro de 2015

      Eu li assim que foi postado. Será que ainda lembro de algo? (brincando com voxe). Vou comentar, então. 😉

  18. JC Lemos
    21 de janeiro de 2015

    Quê que eu falei, hein!?
    Essa foi boa! Correndo para ter ideias!

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 21 de janeiro de 2015 por em Pecados e marcado .