Olá, pessoal!
Ficamos muito felizes com a participação da galera que curte o EntreContos na pesquisa que disponibilizamos recentemente. Foram sessenta e uma respostas, o que dá uma amostra bacana sobre o que pensa o frequentador e o participante do site.
Primeiramente, em termos imediatos, verificamos que a maioria deseja que o tema do próximo Desafio seja livre. Então, podem se preparar porque no EC a democracia fala mais alto (às vezes, pelo menos). O Regulamento deve ser divulgado até o fim de semana.
No que tange às sugestões, seria inviável reproduzi-las todas aqui – o post ficaria enorme. Mas, de qualquer modo, vamos tentar resumi-las e fazer os comentários pertinentes.
Muita gente elogiou o site (viva!) e disse que não precisa melhorar nada. Mentirosos, hahaha! É claro que há espaço para melhorar – e muito – a nossa interação.
Várias foram as sugestões para alterarmos as regras dos Desafios: houve quem defendesse a ideia de que os autores fossem divididos em categorias, de acordo com a experiência acumulada, quem pedisse que o limite de palavras fosse aumentado e quem brigasse por sua diminuição. Houve quem reclamasse da obrigação de se comentar um número mínimo de contos, quem reclamasse dos prazos para escrita e votação e até quem nos chamasse de “hostis”! Outros participantes sugeriram que os comentários só fossem liberados após o fim das votações, havendo também quem rechaçasse essa ideia.
O que podemos dizer é que as regras para os desafios devem ser descomplicadas. É possível repensarmos essa ideia de comentar um mínimo de contos para manter o próprio texto vivo no desafio. Ao contrário, podemos valorizar os comentários que realmente são fundamentados. No que tange aos limites e prazos, receio que nunca atenderemos a todos, já que as opiniões – e os números – são as mais diversas. Já no que diz respeito a manter os comentários “escondidos”, cremos que eventualmente essa experiência pode ser adotada.
Alguns participantes sugeriram que o EC passasse a disponibilizar dicas de escrita e que até funcionasse como oficina para escritores. Achamos a ideia fantástica. Contudo, isso esbarra na falta de tempo e de pessoal. Mas é algo em que pensaremos com muito carinho e, quem sabe, colocaremos em prática.
Outros participantes fizeram sugestões quanto às ferramentas que o site oferece para leitura. Podemos dizer que o WordPress é ótimo em muitos aspectos, pois permite mesmo aos leigos realizar uma série de façanhas inimagináveis. Dizemos isso porque de modo geral, o EC esgotou os recursos do tema, não sendo possível ir muito além do que já existe. Para tanto, seria necessário mexer na programação em si do blog, o que, lamentamos, foge ao nosso conhecimento ordinário de informática.
Houve quem sugerisse que fosse dado um maior destaque aos campeões dos desafios, com a realização de entrevistas. Essa ideia é muito boa e esperamos levá-la adiante no segundo semestre.
Bem, no geral foi isso. A participação ficou bem dividida entre aqueles que se juntaram a nós em um ou mais desafios, o que revela o interesse no EC mesmo por parte de quem não é assíduo.
Nossa ideia é propor mais enquetes, com diferentes objetivos. Contamos, por isso, com a ajuda e a participação de todos.
Mais uma vez agradecemos. É nosso objetivo tornar o EC cada vez melhor. Muitas novidades estão a caminho!
Abraços a todos,
Gustavo Araujo.
Legal! Pena que esse mês não irei participar. 😦
Quem sabe na próxima eu consiga, Tentarei pelo menos ler os participantes e espero que dê certo!
Parabéns pelo enorme e gratificante projeto! Aliás, me inspirou a fazer algo para iniciantes, é claro, nada comparado com os mestres do Entre Contos. hehe
Olá!
Sobre o tema livre, acredito que seja um bom exercício, mas o resultado do certame talvez acabe sendo um pouco “aleatório”, pois, além da identificação com a construção do texto, narrativa, etc., haverá também a variável “tema”. Exemplo: entre um terror muito bem escrito e um Steam Punk igualmente bem escrito, muito provavelmente votaria no primeiro, por ser um gênero que me agrada mais.
Mas não quero parecer negativo com esse comentário! kkkkkk
Na verdade estou bastante empolgado, acho que será bem divertido 😀
Só uma sugestão: no regulamento, deixar bem claro se o tema é livre LIVRE (como estou supondo que seja) ou se é livre dentro do universo fantástico, como sugere o logotipo do site. Digo isso porque no desafio “Fim do mundo” surgiu essa questão em um dos contos, não me lembro qual.
Abraço!
não entendi seu comentário.
os desafios definem temas e não gêneros, até onde sei. então é possível encontrar num mesmo desafio tanto contos românticos como contos de terror e etc
Olá, Jocasta.
Acho que misturei tema com gênero e o exemplo acabou não sendo muito feliz. Tentando explicar de uma outra forma, com um outro exemplo:
– Eu não gosto da ambientação Steam Punk
– Eu gosto de ambientação no mundo atual
Um conto ambientado no mundo “real”, já começa com a minha preferência em relação a um conto Steam Punk. Claro, se a qualidade literária do Steam Punk for melhor, votarei nele… mas em caso de “empate”, a tendência é que eu vote no conto com ambientação contemporânea (não sou crítico profissional e não consigo dissociar meu gosto pessoal das avaliações).
O que não ocorreria por exemplo se o tema fosse “Steam Punk”… claro, dentro desse universo podem ter histórias de terror, romance, etc. e isso influenciar nos gostos pessoas de cada um, mas a variável “ambientação” é reduzida.
Participei uma vez de um desafio com tema aberto (dentro do universo da Litfan) e notei que FC ficava em segundo plano na preferência de escolha dos participantes, por exemplo.
Mas cada caso é um caso, vamos ver o que vai dar! Será uma experiência interessante, tenho certeza. 😀
Minha opinião é bem parecida com a da Maria no que se refere a desafio. Vejamos…
Idem, estou com Maria e Bia. O que alguns enxergam como limite de criação, eu vejo como desafio criativo. Enfim, vamos experimentar e ver no que dá. Só fico apreensiva quanto aos critérios usados para votação. Boa sorte para todos.
Só me preocupo com a postagem de contos engavetados. Devidamente reescritos e revisados perfeitamente. Sei que não há como controlar isso, mas acho mais bacana criar um conto novo exclusivo pro desafio.
Fui um dos que votou pelo tema livre, porque nele há um grande desafio para a avaliação dos comentadores e para mim, que é analisar o texto sem o parâmetro do tema. Isso talvez possa fazer com que os julgamentos se encaminhem mais para o julgamento da construção narrativa do que para a efabulação (que eu chamo de “estorinha”). Por outro lado, determinados temas conduzem naturalmente a certo estilo de narrativa (morte, por exemplo, encaminha para o fantástico e o insólito) e isso facilita em certa medida autores com esse perfil. Com a temática livre amplia-se a possibilidade de votos dados por empatia com o tema, mais do que pelo trato dado pelo autor. Exemplificando, o conto X é muito bem construído e o conto Y nem tanto, porém X descreve em pormenores o suicídio de uma criança e Y da flores da primavera. Pode haver uma tendência de Y ser melhor avaliado por ser “pra cima”, “positivo” e o outro não.
Vejamos.
Tema livre para o desafio do mês que vem??
Galera… creio que agora as verdadeiras habilidades de escritor de cada um serão testadas de verdade. Afinal, quando a gente escreve um livro, não há um tema fixo que precisamos seguir. Tema livre pode ser uma grande perdição… afinal, sobre o que escrever quando ninguém escolheu isso por você?
Gostei!
Parabéns! Agora que eu cheguei e já vão mudar? Rsrs. Bem, se me permite, eu gosto de como está e acho que a proposta DESAFIO é bem essa mesmo: Escrever dentro de temas previamente estipulados.
.
Em todo caso, exercícios de escrita e leitura são sempre válidos e no fim, o saldo é positivo para quem busca crescer.
.
Um abraço 😉
Não havia me ocorrido algo como as entrevistas com os campeões, e penso que será maravilhoso!
Já estou ansiando pelo Desafio com temática livre 🙂
Parabéns, Gustavo \o/