EntreContos

Detox Literário.

Resultados do Desafio Cemitérios

Esculturas no Cemitério (10)[2]Caros participantes, amigos e curiosos de plantão.

Os dez dias de votação chegaram ao fim. A disputa tornou-se mais e mais acirrada por conta do anonimato dos posts. Mas, enfim, chegamos aos contos vencedores.

Antes de passar a eles, porém, vamos matar a curiosidade sobre quem escreveu o quê. Clique na imagem a seguir para ver a lista com o nome dos contos, o pseudônimo, e o nome verdadeiro de cada participante.

nomes.pseudo.2

Também é interessante ver quem comentou o quê. Clique na figura para conferir.

comentarios.set.2013

Por fim, vejamos a pontuação atribuída por cada qual dos participantes aos contos de suas respectivas preferências, com o eventual acréscimo do bônus pelos comentários.

pontuacao.set.2013

Houve empate na disputa do primeiro lugar. E também na do terceiro. Aplicando o critério de desempate previsto no regulamento, então, chegamos ao pódio:

1) Algo Assim (Jean Dahlmann) – Felipe Holloway; 50 pontos – 6 primeiros lugares.

2) Fogo Fátuo (Aureliano Pax) – Vitor Stuani; 50 pontos – 4 primeiros lugares.

3) Maria Fumaça (J. Belouve) – Marco Piscies. 29 pontos – 3 primeiros lugares.

Lembrando que o campeão receberá em casa o sensacional livro “O Oceano no Fim do Caminho”, de Neil Gaiman.

Os três contos acima vão compor a Antologia lançada pelo EntreContos no fim do ano.

De todo modo, parabéns a todos os participantes.

Só lembrando, os posts relativos à votação agora estão liberados para quem quiser conferir.

E que venha o Desafio de Outubro!

29 comentários em “Resultados do Desafio Cemitérios

  1. tiago graziano
    1 de outubro de 2013

    novos amigos escritores. Aguardem o próximo desafio, virei melhorado, brigando pelo titulo rsrsrs
    Parabéns aos vencedores e a todos que participaram. conheci o blog através de uma amiga e acompanharei as novidades e novos desafios.
    Gostei muito das criticas que recebi, embora não senti que entenderam muito o proposito da duvida de meu texto, mas que, enfim concordo não se adequava muito o conceito de conto. Costumo classificar meus textos de “escritos”, sem maiores distinções, tendo a inspiração como chefe condutor de milhas palavras escritas, palavras que transformam meus sentimentos em comunicação.
    Muito obrigado por me ajudarem a evoluir, pois esse é, definitivamente, o propósito de tudo

  2. selma
    1 de outubro de 2013

    achei incrivel, de bom gosto, historias fantasticas e os vencedores mereceram! minha preferida foi Maria Fumaça, me envolveu demais! parabens a todos! até a proxima! agradeço os comentarios, certamente cresci com eles e daqui a algum tempo não serei mais leiga. parabens!

  3. Claudia Roberta Angst
    30 de setembro de 2013

    Parabéns aos vencedores. Achei muito justo. Confesso que entrei no desafio meio às pressas, com conto remendado, mas não queria deixar de participar. Li e absorvi todos os comentários. Agradeço a atenção. Agora, vamos ao próximo desafio. Gostei da brincadeira!

  4. piscies
    30 de setembro de 2013

    Que surpresa! Eu sinceramente não esperava estar entre os três melhores. Obrigado a todos pelos votos e pelas excelente críticas! Foi horrível ler os comentários da galera no meu conto e não poder responder para não quebrar o anonimato, haha! Agradeço pelas dicas. Já vi meu principal erro no conto: falta de pesquisa. Situei o conto no local errado e coloquei elementos que não deveriam estar lá. Dicas anotadas para os próximos contos ; )

    O nível dos textos estava incrível e me sinto honrado de ter participado do concurso. Vou divulgar no meu blog, incluindo algumas menções honrosas (contos que eu me amarrei, apesar de não terem chegado ao topo das votações).

    Tudo foi conduzido de forma excelente pela equipe do EntreContos (não sei se é só o Gustavo… então falei “equipe”, rs). Parabéns para todos vocês e vocês merecem o sucesso do blog!

    Nos vemos… no futuro! ; )

    • Gustavo Araujo
      30 de setembro de 2013

      Caro Piscies,

      Parabéns pelo desempenho. “Maria Fumaça” foi um conto que caiu muito bem no gosto do pessoal, especialmente em virtude da singular criatividade que o permeia. Estou certo de que você terá muito a contribuir nos próximos desafios.
      O blog é de todos nós. É especial por causa de todos. Por causa de gente como você. Agradecemos muito as suas palavras – não só eu, mas também o Rubem (que ajudou com as regras) e o Vitor, que trabalham aqui nos bastidores para que tudo fique redondinho. Grande abraço e hasta la vista.

  5. Arlete Hamerski
    30 de setembro de 2013

    Parabéns aos vencedores! Gostei muito de participar e nos próximos pretendo me dedicar mais. Andei sem tempo para ler todos os textos, até em função da grande quantidade de participantes. Parabéns aos organizadores.

  6. Frank
    30 de setembro de 2013

    Meus parabéns aos vencedores! Agradeço a todas as críticas e impressões sobre meu conto! Realmente esse “feedback” (coisa de fisiologista) é inestimável. Por isso e pelos excelentes textos que li valeu muito participar. Espero ter tempo e boas ideias para participar de outros! Abraço a todos!

  7. Alexandre Leão.
    30 de setembro de 2013

    Passando para parabenizar a todos os participantes. Seja como autor ou leitor. Nesta lista há diversos conhecidos que já admiro de outras paragens e que faço questão de ler. Me perdi ou não fiquei sabendo a tempo para participar. Porém partindo de agora, estarei mais assiduamente aqui. Abraços para todos e iniciarei agora a leitura dos contos.

  8. Marcelo Porto
    30 de setembro de 2013

    Estou muito satisfeito com o resultado. Ganhou o melhor. Coincidentemente a minha escolha pessoal.

    A metodologia do concurso é perfeita, demonstra transparência e estimula a integração entre os autores, o que pra mim valeu a participação. As criticas são valiosíssimas.

    Li todos os contos e todas as criticas, aprendi bastante e vou continuar tentando.

    Fiquei nas nuvens com os votos que recebi. Ser votado numa disputa dessas é um bom sinal.

    São raras as oportunidades de receber esses feedbacks e isso é o melhor desta iniciativa.

  9. Sandra Datti
    30 de setembro de 2013

    Resultado justíssimo, parabéns galera! Parabéns ao meninim Gustavo pela iniciativa…
    Valeu pela paciência, pelas (valiosas) dicas, pela possibilidade de vivenciar uma verdadeira viagem à temática proposta.
    Se o “tempo” ajudar, boooora costurar a próxima edição…

  10. Martha Angelo
    30 de setembro de 2013

    Parabéns aos vencedores! Ótimo concurso! Que venham as viagens no tempo..

  11. Maria Inês Menezes
    30 de setembro de 2013

    Parabéns aos vencedores!
    Participei por um impulso, talvez pelo tema que me atraiu muito. Foi minha primeira vez em um desafio. Peço desculpas a todos por ter feito perderem tempo para ler algo tao ruim, tao bobo. Agradeço os incentivos e sugestoes para melhorar. Guardei todos. Obrigada, de coraçao! Valeu mesmo! Grande abraço a todos

    • Gustavo Araujo
      30 de setembro de 2013

      Oi, Maria Inês. Não tem por que se desculpar. Aqui somos todos aprendizes. Não deixe de participar do próximo. Vamos aproveitar a chance e evoluir. 🙂

    • vitorts
      30 de setembro de 2013

      E precisa de desculpas? O barato dos concursos é esse, a troca de conhecimento para melhorar. Não se iniba não, participe sempre! 🙂

    • piscies
      30 de setembro de 2013

      Retire estas desculpas, Inês! Espero vê-la no próximo concurso!

      Nada que é escrito com dedicação e que vem do coração é “ruim e bobo”. Guarde o conto que você escreveu com carinho e sigamos e frente!

  12. rubemcabral
    30 de setembro de 2013

    Felicitações aos textos vencedores! Foi um exercício muito interessante participar do desafio. Primeiro, porque eu estava de férias no Brasil e escrevi o meu conto, apressadamente, com medo de não conseguir fechá-lo a tempo, no computador de um amigo. Algumas coisas deram certo (fiquei em 4° lugar!), outras deram errado (ninguém gostou do meu final apressado, que certamente tenho que repensar).

    Gostei muito do uso de pseudônimos no concurso e de sua organização (ótima). Só lamento pelos participantes que enviaram textos, mas não votaram ou comentaram os contos dos demais concorrentes (é importante ter feedback, mesmo que negativo).

    Enfim, espero que eu não tenha sido muito duro em algumas críticas, pois não foi minha intenção.

    Aguardo ansioso por próximos concursos! Acreditem: este tipo de exercício é ótimo para nosso próprio aperfeiçoamento.

  13. Felipe Holloway
    30 de setembro de 2013

    Dando ctrl+v no comment da page: Weeeeee are the champions, my frieeeend!

    Aêeeee, minha primeira vitória num concurso da CF (é herdeiro, então vamos considerar do mesmo sangue, haha) Muito emocionado, muchachos! Valeu mesmo! Agradeço por cada um dos votos, leituras e comentários, e, antes disso e acima de tudo, pela iniciativa que me fez (e acredito que a vários dos colegas também) sair do vácuo criativo e voltar a escrever um conto depois de quase dois anos na seca. Parabéns ao Gustavo e demais adm pela condução primorosa do certame, e aos colegas que participaram, leram, comentaram. O nível deste concurso estava tão, mas tão acima da média que não foram poucas as vezes em que me envergonhei pela simplicidade do meu texto. Isso só aumenta o meu assombro e gratidão por ele ter sido digno de estar entre os mais votados. E é isso aí, muchachos, que venha o próximo concurso, no qual eu espero me sair melhor no bolão, porque, putz, nesse aqui fui um desastre quase total… Zuêra, não poder identificar vários dos colegas só pela escrita apenas prova o quão camaleônica a literatura deles consegue ser, o que é muito bom! Por outro lado, os textos cuja autoria identifiquei denotam a consolidação de um estilo único, pessoal e intransferível, o que é, da mesma forma, um excelente indicativo de maturidade literária. A lamentar, só tenho o fato de que, num concurso com 29 autores, apenas 19 votaram, mas estou certo de que cada um teve motivos justificáveis, hahaha

    Abração, meus amigos, e obrigado por tudo, mais uma vez. O champanhe é por minha conta, haha

    • piscies
      30 de setembro de 2013

      PARABENS o seu conto estava excelente!

  14. diogobernadelli
    30 de setembro de 2013

    Resultado justíssimo! A história do Felipe é até então o melhor texto que li da sua autoria. De longe. Condição mais ou menos análoga com o Vitão — Fogo Fátuo é uma narração brilhante e traduz o avanço do autor no quesito qualidade. Arrisco dizer que, dos escritores da CF, Vitor foi aquele mais aprimorou sua técnica nos últimos anos. Maria Fumaça foi outra ótima surpresa do concurso… Portanto, a satisfação é grande (torno a dizer que foi um resultado justíssimo), já que os três receberam meus votos, hahaha!

    No mais, obg a quem dispensou seu tempo com meu texto.

    • Felipe Holloway
      30 de setembro de 2013

      Poxa, Diogo, que honraria, o teu comentário! Fico muito feliz em saber desse seu julgamento. Concordo sobre o texto do Vitão (que fugiu brilhantemente a tudo o que eu já havia lido dele, que já era brilhante) e o do Marco. Só discordo do verbo “dispensar”, que parece muito pejorativo para se referir ao tempo empregado na leitura do teu conto. Porque ele valeu em peso dobrado cada segundo dela.

      • vitorts
        30 de setembro de 2013

        Valeu, caras! Receber um elogio desses dos figurões sempre é bom. 🙂

  15. Bia Machado
    30 de setembro de 2013

    Só posso dar os parabéns! Parabéns aos três primeiros colocados, contos realmente muito bons! Parabéns a todos que participaram, que se empenharam em votar, comentar, ler, afinal eram tantos contos! Muito bom mesmo acompanhar tudo isso. E claro, parabéns ao Gustavo, por ter iniciado essa ideia e organizar tão bem assim tudo isso aqui! =D

  16. José Geraldo Gouvêa
    30 de setembro de 2013

    Este desafio me permitiu reescrever um texto meu que me intrigava há anos. “Festa Estranha, Gente Esquisita” é a segunda versão de um conto originalmente chamado “Mortos Não Dão Unfollow”. Por alguma razão este conto, entre todos que estavam no meu blogue, era o que recebia as piores críticas. Várias pessoas me comentaram em privado que ele era ruim. Algumas chegaram a deixar comentários negativos no próprio blogue. Mas, por alguma razão misteriosa eu não conseguia desgostar e nem descartar o texto.

    Vendo, então, que o tema do desafio era “Cemitérios” eu me propus a reescrever a história, no que acho que fui bem sucedido. As partes onde reescrevi com mais profundidade foram as mais elogiadas (os primeiros parágrafos e o diálogo no posto de gasolina) e as partes onde menos interferi foram as mais criticadas (especialmente o desfecho, que quase não mudou).

    O conto está agora bem superior ao que era, muito embora eu soubesse desde o início que ele não tinha a menor chance.

    Para o próximo desafio prometo levar a sério, caso o tema coincida com alguma coisa que tenho na manga, e entrar para ganhar.

  17. vitorts
    30 de setembro de 2013

    E que venham as viagens temporais!

  18. Jussara Castro Araujo
    30 de setembro de 2013

    Parabéns a todos que participaram com seus contos, suas histórias, sua criatividade…
    Parabéns ao Felipe Holloway com “Algo Assim” classificado em primeiro lugar. Ao Vitor Stuani com o “Fogo Fátuo” e ao Marco Piscies com o conto “Maria Fumaça”. Uma alegria poder compartilhar com vocês um desafio de alto nível. Uma conquista almejada por tantos, agora uma motivação para novos embates literários…Muito interessante a forma como foi conduzido processo no anonimato. Vocês são nota 1000, parabéns!!!

  19. Thata Pereira
    30 de setembro de 2013

    Um dos desafios mais interessantes que já participei. Aproveito para agradecer todos os comentários bacanas sobre meu conto “Coleção de um Coveiro”. Foi o primeiro conto que escrevi. Consequentemente, acabei deixando passar alguns erros. Uma incrível troca de “figurinhas”, parabéns a todos!!

  20. livredujour
    30 de setembro de 2013

    Nossa, que legal e especificada essa votação 🙂 Já to indo ler os contos dos vencedores.

    Estou seguindo seu blog.

    beijos

    Beatriz

    • Gustavo Araujo
      30 de setembro de 2013

      Valeu, Beatriz! Queremos você no próximo desafio!

      • livredujour
        30 de setembro de 2013

        Estou pensando em participar mesmo, só nunca escrevi para alguém ler. Tentarei.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 30 de setembro de 2013 por em Cemitérios e marcado .