EntreContos

Detox Literário.

Entre Romances – Balanço e Ranking Parcial

Olá, pessoal!

Com o fim da terceira etapa, estamos prontos para o engajamento-mor, a fase derradeira em que os romances inscritos serão finalizados. Ou não.

De forma a incentivar todo mundo que está participando, seja escrevendo, seja comentando, seja ambos, seja só um deles, resolvemos utilizar um pouco de Inteligência Artificial para enxergar um pouquinho além do que aparece na superfície e, talvez, botar um pouquinho de lenha na fogueira.

A tabela a seguir contém a totalização de comentários por romance, dentro de cada fase da nossa jornada.

Observem que os romancinhos aparecem em ordem alfabética, dentro de cada grupo. Os comentários que respondem comentários anteriores do mesmo autor não foram, em regra, considerados.

Prosseguindo, temos a seguir a tabela que consolida os comentários que cada participante elaborou, não se computando os comentários no próprio texto.

Note-se que os comentários nos próprios textos (células amarelas) não foram considerados.

Por fim, temos abaixo a tabela com o ranking de comentaristas — este sim de suma importância.

Nela foram considerados não apenas os comentários nos textos obrigatórios, mas em especial os de leitura voluntária (peso 60%). Também levou-se em conta o acompanhamento, isto é, a continuidade nas análises nas fases sucessivas (peso 25%) e, por fim, a pontualidade, ou seja, a obediência aos prazos estabelecidos pelo regulamento (peso 15%).

A ideia de disponibilizar essas consolidações agora é permitir que nossos participantes se empenhem ao máximo na etapa final, melhorando suas pontuações e posição na tabela.

Isso porque a posição final do ranking de comentaristas será levada em consideração para a definição do romance de destaque do nosso certame, a par da qualidade literária.

O(A) Autor(a) da obra destaque, vamos lembrar, receberá vinte cópias da obra finalizada em casa, totalmente grátis. Por isso esse gás final é importante.

Como é regra por aqui, não basta escrever muito bem, é preciso que as leituras e os comentários sejam tão bons quanto. Afinal, somos todos escritores orgulhosamente leitores.

E Então? O que achou?

Informação

Publicado em 2 de novembro de 2026 por em Entre Romances.

Navegação