EntreContos

Detox Literário.

Regulamento Desafio-Relâmpago de Micro Contos

micro01

Nossos autores pediram e aqui está, o primeiro desafio relâmpago de Micro Contos do EC! Elaboração, postagem e votação rápidos como o sol em Curitiba. Por isso, não percamos tempo! Às regras!

I – Do Texto e do Envio

1) A participação no Desafio Relâmpago de Micro Contos do site EntreContos é totalmente gratuita. O Desafio é voltado a ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

2) Os interessados em participar poderão inscrever UM ÚNICO TEXTO, INÉDITO, com livre temática, todavia sujeito ao limite de 150 (cento e cinquenta) palavras, excluído o título.

3) O texto deverá ser enviado para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.comO Assunto da Mensagem deverá ser indicado como “Microconto – Nome do Conto”.

4) O participante deverá indicar o pseudônimo com o qual o conto inscrito será identificado. Por pseudônimo, entenda-se uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante. Atenção: NÃO PODERÃO SER UTILIZADOS PSEUDÔNIMOS JÁ INDICADOS EM OUTROS DESAFIOS.

5) O texto deverá ser enviado em arquivo .doc, .docx, ou .odt. Uma vez remetido ao endereço acima, não será permitida a republicação. Revise bem antes de enviar. Plagiadores serão excluídos sumariamente.

6) É livre a inclusão de ilustrações, que deverão enviadas juntamente com o texto proposto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado.

7) O prazo para envio terminará às 23h59 do dia 13 de janeiro de 2016 (hora de Brasília, DF). Sim, são pouco mais de 72 horas para escrever e remeter o conto. Desafio Relâmpago 😉

8) Os textos enviados serão postados ao mesmo tempo, no dia 14 de janeiro de 2016, na Categoria “Micro Contos” do site, sendo identificados apenas com os pseudônimos respectivamente indicados pelo participantes, abrindo-se, a partir daí a fase de comentários.

II – Dos Comentários

9) O sistema de comentários será ABERTO, isto é, os comentários serão liberados desde o momento da postagem, com exceção daqueles relativos à votação.

10) O participante deverá comentar todos textos enviados para o desafio, com exceção do próprio; para tanto, recomenda-se que utilize seu NOME VERDADEIRO. É permitido ao autor do texto responder os comentários realizados em seu conto; para tanto, é obrigatório que use o seu pseudônimo. É possível, ainda, que o autor comente o próprio texto com seu nome verdadeiro, de modo a despistar a autoria.

11) O participante que não comentar todos os demais contos inscritos terá seu próprio texto desclassificado do certame. O conto será, nesse caso, deletado do blog quando da divulgação dos resultados.

12) A moderação e a Administração do site se reservam o direito de solicitar aos participantes que refaçam comentários sem fundamentação (p.ex, “gostei/não gostei”), sob pena de desclassificação.

III – Da Votação

13) Também na data de 14 de janeiro de 2016, a moderação disponibilizará um post específico para Votação. Nesse post será definido o prazo para leitura e para a realização de comentários nos textos enviados. Tal prazo levará em consideração a dimensão dos contos e o número de contos participantes, de forma a possibilitar um tempo razoável para a apreciação.

14) A votação seguirá o critério de indicação de contos favoritos, não sendo necessária a atribuição de notas. De todo modo, o post específico definirá a quantidade de contos a serem indicados, bem como a pontuação que será atribuída a cada qual pelos votantes.

15) Para votar, reforce-se, os participantes do desafio deverão ter comentado todos os contos. Excepcionalmente, não-participantes poderão votar, desde que também tenham comentado todos os contos postados.

16) O participante que não votar terá seu conto desclassificado e deletado, ainda que tenha comentado todos os demais contos.

17) Os pontos eventualmente atribuídos por participante desclassificado não serão computados para efeito algum.

IV – Do resultado e da Premiação

18) Após o prazo definido no post de votação, a moderação publicará um novo post divulgando a autoria dos contos enviados, a apuração da pontuação e a classificação dos participantes.

19) O desempate só será aplicado — se necessário — para definição do primeiro lugar. Neste caso, será utilizado como critério a maior ocorrência de pontuações máximas, decrescendo, se necessário, gradativamente. Persistindo o empate, a moderação decidirá..

20) Ao vencedor será enviado um exemplar de “Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos”, de Luís Fernando Veríssimo. A remessa será gratuita; porém, taxas adicionais poderão incidir caso o vencedor resida em país outro que não o Brasil.

21) Ao campeão será atribuído, ainda, um post específico na galeria de campeões do EntreContos, contendo mini biografia e links diretos para seus textos.

V – Das Disposições Finais

22) Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado.

23) O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

10 comentários em “Regulamento Desafio-Relâmpago de Micro Contos

  1. Tomé Dídimo
    22 de janeiro de 2016

    Já votei, e um de meus escolhidos foi eliminado. E agora? O que faço?

    • EntreContos
      22 de janeiro de 2016

      Não se incomode com isso, Tomé. Os votos atribuídos a contos desclassificados — e até o final haverá outros, por conta da falta de comentários, p.ex — simplesmente deixarão de ser computados.

  2. Ricardo de Lohem
    12 de janeiro de 2016

    Ótima ideia, parabéns pra vocês!

  3. Rich Dan
    12 de janeiro de 2016

    Não entendi a regra 10: o autor não deve comentar o próprio conto, mas pode comentar o próprio conto, como assim? Pode comentar o próprio ou não?

    • Brian Oliveira Lancaster
      12 de janeiro de 2016

      Se você decidir comentar em seu conto (para explicar alguma coisa, por exemplo) – o que não é obrigatório – estará entregando a autoria. Então, para fazer isso, recomenda-se utilizar o pseudônimo que você enviou. Assim você não comenta com o nome verdadeiro, e não entrega a autoria.

      • Rich Dan
        12 de janeiro de 2016

        Sim, obrigado pela resposta, mas minha pergunta foi se posso comentar meu próprio conto com meu nome real, fingindo que é de outra pessoa. Afinal, se eu comentar todos os contos – com meu nome real – menos um, todos vão saber qual é o meu, e isso vale para todos os participantes.

    • Fabio Baptista
      12 de janeiro de 2016

      No final da própria regra 10 está especificado que o autor pode, sim, comentar o próprio conto com o nome real com o intuito de despistar a autoria.

      Abraço.

  4. Simoni Dário
    11 de janeiro de 2016

    Socorrooooooooo!!!

  5. Kleber
    11 de janeiro de 2016

    Hora de arregaçar mangas e fritar neurônios.

  6. Lucas Rezende
    11 de janeiro de 2016

    Aehooooo
    Gostei!!!

E Então? O que achou?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 10 de janeiro de 2016 por em Micro Contos e marcado .