EntreContos

Detox Literário.

Desafio “Começo, Meio e Fim” – Regulamento

A participação no certame é totalmente gratuita e aberta a autores de todo o mundo (os textos devem ser escritos em português).

Tema: Livre

Etapas: 3

PRAZOS (sempre 22h, horário de Brasília)

Primeira etapa: 19/07/2024 (sexta-feira)

Segunda etapa: 05/08/2024 (segunda-feira)

Terceira etapa: 24/08/2024 (sábado)

LIMITE DE PALAVRAS: Mínimo 500, Máximo 1.500 (em cada etapa)

Publicação dos contos: assim que recebidos pela moderação

Comentários: Todos os contos deverão ser lidos e comentados por todos os participantes. Os comentários ficarão fechados até o encerramento do prazo da terceira etapa. Quando todos os contos estiverem publicados em sua totalidade, os comentários serão abertos até a data de votação (a ser definida dependendo da quantidade de contos inscritos). Os participantes podem fazer comentários parciais, mas o que vai contar será o comentário nos contos completos. Os participantes poderão comentar os contos em que tiveram participação, visando despistar a autoria. As notas, no entanto, só deverão ser atribuídas a contos em que o autor não teve participação em nenhuma das etapas.

DINÂMICA:

Na primeira etapa (começo), os autores deverão enviar o início de uma história, com um mínimo 500 e um máximo de 1.500 palavras. Nessa etapa também deverá ser indicado um título para a história (o título não conta no limite de palavras). Opcionalmente o(a) autor(a) poderá indicar uma imagem para ilustrar o conto.

Na segunda etapa, os autores deverão escrever a sequência (meio) para uma história de outro participante, seguindo os mesmos limites de palavras. Não haverá título ou imagem nessa etapa.

Na terceira etapa (fim), os participantes deverão escrever o desfecho de uma história, seguindo os mesmos limites de palavras. Não haverá título ou imagem nessa etapa.

QUERO CONTINUAR ESSE AQUI!

Os participantes poderão escolher quais contos desejam continuar, conforme as regras:

O participante só estará apto a escolher após cumprir sua obrigação da etapa correspondente. Ou seja, só após enviar seu trecho de conto da etapa.

Tendo cumprido esse pré-requisito, o(a) autor(a) deverá se atentar à chegada dos outros contos. Caso se interesse por algum, deverá enviar um e-mail indicando “quero continuar esse aqui: [Título do conto]”. Caso dois ou mais participantes se interessem pelo mesmo conto, será respeitada a ordem de recebimento do e-mail. O participante poderá indicar uma ordem de até 5 contos que deseja continuar, de modo que, caso o primeiro já tenha sido escolhido, tentaremos atribuir o segundo da lista e assim por diante. Ao adiar a decisão esperando a chegada de um conto mais adequado às suas características, corre-se o risco de perder a vez. Após a publicação de todos os contos, haverá um dia para o recebimento das solicitações de continuação. A moderação publicará um tópico com a indicação de quais contos ainda estão disponíveis para reserva. Os contos remanescentes serão distribuídos de modo aleatório entre os participantes que não conseguirem (ou optarem por não) escolher.

NOTAS

0 a 10 com uma casa decimal, para todos os demais contos em que o(a) autor(a) não tiver participação nem no começo, nem no meio, nem no fim.

DEFINIÇÃO DE VENCEDORES

Média de notas recebidas nos 3 contos em que o(a) autor(a) contribuiu.

DESISTÊNCIAS

Desistências são muito mais nocivas nesse formato de desafio. O participante que se inscrever e não chegar ao final da terceira etapa será banido pelos próximos 3 desafios. Desistências após a terceira etapa (tendo entregue as duas continuações e não prejudicado diretamente nenhum colega) receberão punições mais brandas.

No caso de uma desistência em alguma das etapas, o(s) autor(es) prejudicados por não receberem o “meio” ou o “fim” de suas histórias poderão enviar eles próprios a continuação, desde que já a tenha “na manga”. Nesse caso extremo, que esperamos do fundo de nossos corações tirânicos que não aconteça, a moderação entrará em contato direto com os autores prejudicados para estudar as possibilidades.

E-mail para envio dos contos e das intenções de continuação: desafio.entrecontos@gmail.com

Não será necessário indicar um pseudônimo. Os contos serão publicados no formato: Título do conto, Título do conto (2) ou Título do conto (3), conforme a etapa em que estiverem.

Dúvidas? E-mail, Facebook ou grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GVYWr2EfYzcD79WXmkXE76

Boa sorte no desafio!

Sobre Fabio Baptista

2 comentários em “Desafio “Começo, Meio e Fim” – Regulamento

  1. Fabiano Dexter
    30 de junho de 2024

    Entrei no grupo do Zap.
    Ainda não consegui participar de nenhum desafio mas dessa vez vai!

E Então? O que achou?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado em 28 de junho de 2024 por em Começo, meio e fim.