EntreContos

Detox Literário.

Viagem/Roubo – Resultados

Caros participantes, amigos e eventuais curiosos.

Vinte e oito contos inscritos neste desafio que subverteu conceitos de roubos, roubadas, viagens e viajadas. Polêmicas a granel, como sói acontecer em certames com comentários abertos. Mas, como tudo tem um lado ruim, nada menos do que seis contos desclassificados, seja por falta de comentários, seja por abandono mesmo…

A tabela abaixo contém os títulos dos contos, os pseudônimos e os nomes verdadeiros de cada participante:

O quadro a seguir consolida a pontuação final, já desconsiderados os contos eliminados.

Como vencedor, com 184,5 pontos e média de 8,786, “Beijo Roubado“, da nossa revisora favorita, participante de todos os desafios desde o primeiríssimo, nossa Claudia Roberta Angst:

“O último namorado, antes da proibição médica entrar em vigor, como era mesmo o nome dele? César. Isso. Disse que não aguentava lidar com alguém tão explosiva e instável. Que eu era tóxica. Virou moda isso agora: relacionamentos tóxicos. Eu o envenenava com o meu jeito de ser, mas bem que ele gostava quando dividíamos o sofá para ver as intermináveis partidas de futebol, e a mesa do botequim da esquina, onde eu representava tão bem minha paixão pela cultura popular, pagode e outras mesmices.

Em segundo lugar, com 184,3 pontos e média de 8,776, “Cem Euros“, da sempre presente, multifacetada e multipersonalizada Kelly Hatanaka,

Subi, irritado, entrei no quarto e me deitei na cama, remoendo a sensação ruim de ter sido roubado. Não tinha muito o que fazer, exceto pegar mais cem euros do cofre para trocar, substituir a mochila pelo porta dólar e pegar o cartão e a cópia extra do passaporte. Mas a sensação revoltante continuava remexendo em meu estômago vazio e quedei quieto, olhando para o teto. Pensava nos cem euros, na cotação do real, convertia, me desesperava, virava para o lado e via o olhar de Malu sorrindo para a câmera, naquele momento suspenso em que pensei que éramos felizes. Voltava a pensar nos cem euros.

E fechando o pódio, um empate, ambos com 178 pontos e média de 8,476!

O Mago que roubou o Sol“, daquele cara sincero, que todo mundo adora e que às vezes alega ter dificuldades de conexão com densidades maiores, ThaLLLLLes Soares:

– Estamos fodidos – gritou, observando que todos sustentavam olhares tão vazios e pessimistas quanto os seus. – Estamos completamente fodidos! Como combatemos algo assim? – apesar de já ter enfrentado uma infinidade de desafios e monstros, sentiu pela primeira vez o desespero diante um adversário que não podia ser derrotado com força bruta.”

Além dele, “A vida que eu te dei“, daquela que é “A Voz” do Entre Contos, nossa querida, Amanda Gomez:

Deixei escapar um soluço e então os acontecimentos dos últimos tempos pesaram sobre meu corpo. Olhei ao redor, em prantos, estava em uma velha choupana com cheiro ocre e mofo, deitada em uma cama de colchão gasto e lençóis encardidos ao lado do corpo de Olavo, meu primo. Levantei da cama e fui até o espelho grande que tinha no quarto, passei a mão para limpar a poeira. Eu não me reconhecia, os olhos azuis projetados vermelhos e inchados, os cabelos desgrenhados em uma confusão de cachos. Tentei alinhar as alças dos vestidos, passando as mãos pela seda amarrotada. O pescoço arroxeado ainda sensível.”

Retomando uma antiga tradição, vamos conferir troféus honorários:

Troféu Bora-Que-Vai-Dar-Tempo vai para a Mariana Carolo, que comentou todos os contos em dois dias.

Troféu Bora-Que-Não-Vai-Dar-Tempo vai para o Fabio D’Oliveira, que não comentou nenhum continho neste mês de prazo.

Troféu Achei-Que-Ia-Dar vai para o Sidney Muniz, que começou e… só começou. Faltou fôlego no Cara e Coroa.

Troféu Caminhão-sem-freio-na-descida vai para a Kelly Hatanaka, que foi a primeira a comentar todos os contos, lá pelo terceiro dia do prazo. Dedicação que chama! Grazie mille, Kelly!

Troféu Vamos-deixar-a-moderação-maluca vai para o Renato Silva, que postou os comentários no limite máximo do prazo.

Troféu Morreu na Praia, vai para o Silvio Vinhal que nadou, nadou e, no fim… Nada.

Troféu Persistência-Exemplar vai para o Antonio Stegues Batista, nosso Seu Toninho, que comentou tudo mesmo em meio às inundações no RS. Exemplo de dedicação para todos nós!!

Brincadeiras à parte, queremos uma vez mais parabenizar todos os participantes pela preocupação que demonstraram em dar o melhor de si, tanto na elaboração dos próprios contos, como principalmente nos comentários realizados — a evolução das análises é evidente, em especial quando comparamos com os desafios mais antigos.

A partir de agora os comentários referentes à votação estão liberados.

Até a próxima!

Equipe EntreContos.

2 comentários em “Viagem/Roubo – Resultados

  1. Antonio Stegues Batista
    2 de junho de 2024
    Avatar de Antonio Stegues Batista

    Obrigado pelo troféu. E parabéns para a administração eficiente, parceira e justa.

    • claudiaangst
      2 de junho de 2024
      Avatar de claudiaangst

      Troféu mais do que merecido. Parabéns!

E Então? O que achou?

Informação

Publicado às 2 de junho de 2024 por em Viagem / Roubo e marcado .