EntreContos

Detox Literário.

Desafio Aberto de Micro Contos 2020 – Regulamento

I – Do Texto e do Envio

1) A participação no Desafio de Micro Contos 2020 do site EntreContos é totalmente gratuita. O Desafio é ABERTO, de abangência ampla, irrestrita e sem vinculação com certames anteriores. Ressalte-se, contudo, que é voltado para ESCRITORES que orgulhosamente sejam também LEITORES.

2) Os interessados em participar poderão inscrever UM ÚNICO TEXTO, INÉDITO, com livre temática, todavia sujeito ao limite de 99 (noventa e nove) palavras, excluído o título.

3) O texto deverá ser enviado para o endereço eletrônico desafio.entrecontos@gmail.comO Assunto da Mensagem deverá ser indicado como “Microcontos 2020 – Nome do Conto”.

4) O participante deverá indicar o pseudônimo com o qual o conto inscrito será identificado. Por pseudônimo, entenda-se uma denominação que não guarde qualquer semelhança com o nome verdadeiro do participante.

5) O texto deverá ser enviado em arquivo .doc, .docx, ou .odt. Não serão admitidos textos em pdf. Uma vez disponibilizado o texto em nosso site, não será admitida republicação (a não ser que o erro tenha sido cometido pela moderação).

6) É permitida a inclusão de UMA ilustração, que deverá ser enviada juntamente com o texto proposto, quer no mesmo arquivo, quer em arquivo separado.

7) O prazo para envio terminará às 23h59 do dia 18 de janeiro de 2020, sábado, considerando-se a hora oficial de Brasília, DF.

8) Os textos enviados serão postados ao mesmo tempo, no dia 19 de janeiro de 2020, na Categoria “Micro Contos 2020” do site, sendo identificados apenas com os pseudônimos respectivamente indicados pelo participantes, abrindo-se, a partir daí a fase de comentários.

II – Dos Comentários

9) O sistema de comentários será ABERTO, isto é, os comentários serão liberados desde o momento da postagem, com exceção daqueles relativos à votação.

10) O participante deverá comentar todos textos enviados para o desafio, com exceção do próprio; para tanto, recomenda-se que utilize seu NOME VERDADEIRO.

11) Os comentários deverão ser fundamentados, não sendo admitidas impressões genéricas como “gostei/não gostei”.

12) É permitido ao autor do texto responder os comentários realizados em seu conto; para tanto, é obrigatório que use o seu pseudônimo.

13) É possível, ainda, que o autor comente o próprio texto com seu nome verdadeiro, de modo a despistar a autoria.

14) O participante que não comentar todos os demais contos inscritos terá seu próprio texto desclassificado do certame. O conto será, nesse caso, deletado do blog quando da divulgação dos resultados.

III – Da Votação

15) Também na data de 19 de janeiro de 2020, a moderação disponibilizará um post específico para Votação. Nesse post será definido o prazo para leitura e para a realização de comentários nos textos enviados. Tal prazo levará em consideração o número de contos participantes, de forma a possibilitar um tempo razoável para a apreciação.

16) A votação seguirá o critério de indicação de contos favoritos, não sendo necessária a atribuição de notas. De todo modo, o post específico definirá a quantidade de contos a serem indicados, bem como a pontuação que será atribuída a cada qual.

17) Para votar, reforce-se, os participantes do desafio deverão ter comentado todos os contos. Excepcionalmente, não-participantes poderão votar, desde que também tenham comentado todos os contos postados.

IV – Da Desclassificação

18) Será desclassificado sumariamente o participante que:

a) Frustrar o anonimato;

b) Desrespeitar os prazos, condições ou limites previstos neste Regulamento ou no post de Votação;

c) Desrespeitar as regras de urbanidade e de boa educação no trato com os demais participantes;

d) Não comentar satisfatória e fundamentadamente TODOS os contos do desafo, à exceção do próprio texto inscrito;

e) Não votar.

19) O participante desclassificado terá seu conto deletado do site, não sendo computados os pontos que porventura houver atribuído.

V – Do resultado e da Premiação

20) Após o prazo definido no post específico de Votação, a moderação publicará um novo post divulgando a autoria dos contos enviados, a pontuação e a classificação dos participantes.

21) O desempate só será aplicado para definição do primeiro lugar. Neste caso, será utilizado como critério a maior ocorrência de pontuações máximas, decrescendo, se necessário, gradativamente. Persistindo o empate, a moderação decidirá..

22) O vencedor receberá um vale-presente para compras na Caligo Editora equivalente a R$ 100,00 (cem reais). Tal quantia abrangerá eventuais obras de sua escolha e os custos de envio, cabendo ao interessado arcar com os valores que superem esse limite.

23) Ao campeão será atribuído, ainda, um post específico na galeria de vencedores do EntreContos, contendo mini biografia e links diretos para seus textos.

V – Das Disposições Finais

24) Os casos omissos serão resolvidos pela Administração e pelos moderadores. Dúvidas a respeito das presentes regras poderão ser sanadas pelo email acima indicado.

25) O envio do conto para participação no Desafio importa na aceitação das regras ora dispostas.

……………………….

Não deixem de curtir nossa página no Facebook. Mais do que isso, juntem-se ao Grupo de Autores do EC para conhecer e participar dos nossos bastidores.

Boa sorte a todos!

Equipe Entre Contos.

5 comentários em “Desafio Aberto de Micro Contos 2020 – Regulamento

  1. Alice Castro
    4 de fevereiro de 2020

    Olá, amigos!
    Boa tarde!
    Resultado divulgado, o que acontecerá com os nossos contos que não ficaram entre os vencedores?!

    • EntreContos
      4 de fevereiro de 2020

      Oi, Alice. A princípio, ficam disponíveis normalmente no site, vinculados à categoria desse desafio.

  2. Sarin
    15 de janeiro de 2020

    Olá.
    O desafio parece interessante, mas tenho uma questão que condiciona a minha participação: não existindo número limite de participantes, estaremos a assinar um contrato para avaliação de textos em quantidade que poderá ir das dezenas às dezenas de milhares. Avaliar devidamente uma grande quantidade de textos, onde a subjectividade é a tónica, exige que cada um crie uma matriz de avaliação – e transforma em pesada obrigação aquilo que se deseja satisfação. Também pode conduzir, por cansaço, à votação aleatória, pim pam pum que já não recordo qual o que mais me agradou.

    É um desafio muito interessante, mas não assumirei um compromisso assim tão indefinido sob pena de ver falhar-me a disponibilidade ou a justiça da minha avaliação.
    Boa sorte, e boa escrita!

    • EntreContos
      15 de janeiro de 2020

      É um ponto de vista interessante e que nos faz recordar do pararelo entre o copo-meio-cheio e o copo-meio-vazio. Isso porque na medida em que pode haver um grande número de contos a analisar e comentar, haverá por consequência um número igual de comentários em seu próprio conto. Vale dizer, terei muitos comentários em meu texto desde que eu me disponha a retribuir essa gentileza. Isso, claro, vale para quem almeja a opinião sincera dos outros sobre o que se escreve. Nada contra aqueles que preferem manter-se à margem de uma tarefa possivelmente desgasatante – para esses, o mantra é “não saberei o que estranhos acham do meu conto, mas pelo menos não terei que comentar o texto de ninguém”. Ambos os pontos de vista são válidos. Cabe a cada um de nós seguir aquele que mais nos apraz. Felicidades!

      • Sarin
        15 de janeiro de 2020

        Olá.
        A questão não passa pelos comentários, que esses não necessitam de matriz e são feitos na sequência da leitura. Aliás, não me conhece mas não bebo desses copos meios – muito raramente leio um texto sem comentar, não concebo usufruir da partilha sem partilhar com o autor o que senti ou percebi com a mesma.

        Falo da avaliação e sequente votação: a avaliação de um texto pode obedecer a critérios objectivos, mas obedece também aos subjectivos – e votamos por comparação, a menos que reduzamos a avaliação subjectiva a um mero gostei ou não gostei, bom ou mau. Votar 200 textos exige disponibilidade, e atenção, na criação e na aplicação da matriz, sempre posterior à leitura de todos os textos sob pena de inquinar o processo (a tal comparação). Tal votação exige uma disponibilidade que pode tirar o prazer da participação devido ao número de textos a votar. Nem todos teremos a mesma disponibilidade.

        Para evitar limitar o número de participantes e manter a obrigatoriedade de votar, poderiam, numa futura edição, tentar reduzir esta obrigatoriedade a um número fixo de textos, 5 por exemplo. Processo natural de eliminação: todos avaliam e comentam todos, cada um avalia e vota apenas os 5 que considera mais bem conseguidos.

        Obviamente, é uma sugestão pessoal, e surge por ser esse o óbice que encontro à minha participação.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado às 13 de janeiro de 2020 por em Microcontos 2020 e marcado .