EntreContos

Detox Literário.

Liga Entrecontos de Literatura 2019 – Regulamento

I. OBJETIVO

Com o intuito de incentivar a produção literária e proporcionar um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento, o Entrecontos orgulhosamente apresenta a LIGA ENTRECONTOS DE LITERATURA 2019, sem fins lucrativos, de participação totalmente gratuita e aberta a todos os escritores de língua portuguesa, de todas as nacionalidades e residências.

O modelo do campeonato tem como objetivo motivar os escritores através de uma competição sadia, que deve ser disputada com comprometimento e afinco, mas, sobretudo, com ética e respeito pelos companheiros de certame. Apesar de nossas regras rígidas, priorizamos sempre a diversão, a amizade e o entretenimento.

 

II. DISPOSIÇÕES GERAIS

A liga completa será dividida em 4 certames distintos e independentes entre si, distribuídos ao longo do ano conforme cronograma descrito abaixo no item “V. PLANEJAMENTO DA TEMPORADA”. A participação em um dos certames não implica em obrigatoriedade de participação nos demais. Também é possível ingressar no campeonato em qualquer um dos certames, não sendo obrigatória a participação sequencial. No entanto, a não participação em um ou mais certames reduzirá as chances de uma boa classificação final e também estará sujeita à mudança de série, conforme explicado no item “III. DAS SÉRIES”.

II.A) Temas
Os 3 primeiros desafios do ano oferecerão a opção de dois temas, de livre escolha para cada participante. O último desafio será de tema livre.

II.B) Limite de Palavras
O limite será de 2.500 palavras, para qualquer tema, em todos os desafios.

II.C) Comentários
Os comentários serão fechados, em todas as séries de todos os desafios.
Os participantes deverão, obrigatoriamente, iniciar o comentário com um breve resumo da história lida. Após o breve resumo, o participante é livre para comentar aspectos diversos do conto, como gramática, criatividade, fluidez narrativa, pontos positivos e negativos, etc.

II.D) Ineditismo
Todos os contos inscritos devem ser inéditos. Por inédito entende-se o conto que jamais foi publicado, integral ou parcialmente, em quaisquer meios eletrônicos (Facebook, Recanto das Letras, etc.) ou físicos.

II.E) Anonimato
Durante o certame, o participante não poderá, sob pena de desclassificação imediata, frustrar o anonimato, indicando diretamente ou mesmo dando pistas de qual é o seu conto dentro da competição. Será considerada quebra de anonimato qualquer evento que vincule o nome real do autor ao conto, até o final do certame.

II.F) Comprovação de identidade
A moderação se reserva ao direito de pedir comprovação de identidade através do envio de documentos, em caso de suspeita da utilização de usuários fake ou qualquer outra trapaça similar. Esse tipo de atitude fere completamente o espírito esportivo incentivado pelo desafio e não será tolerado em hipótese alguma.

 

III. DAS SÉRIES

O máximo de leituras que cada participante deverá fazer em cada certame será de 19 contos. Para que isso seja possível, os desafios serão divididos em 3 séries:
• SÉRIE A (18 participantes)
• SÉRIE B (18 participantes)
• SÉRIE C (número indefinido de participantes, com cota máxima de 19 leituras para cada)

Essas séries funcionarão de modo similar ao que acontece no Campeonato Brasileiro de Futebol, com promoções e rebaixamentos ocorrendo ao final de cada certame.

No primeiro certame, a ser iniciado em fevereiro, a definição de quem participará de qual série se dará através da classificação geral no Ranking de dezembro/2018. Após esse primeiro desafio, o ranking geral não será mais considerado e os integrantes de cada série serão definidos sempre com base no certame imediatamente anterior.

Dessa forma, no primeiro certame, estarão garantidos na Série A os 18 primeiros colocados no Ranking. Caso um desses 18 primeiros colocados não participe do torneio, será aberta uma vaga na Série A para o 19º classificado no ranking e assim sucessivamente, até que se preencham as 18 vagas da Série A. Da mesma forma serão alocados os 18 participantes da primeira Série B. Quem não conseguir vaga nem na Série A, nem na Série B, ingressará na Série C, juntamente com os novos participantes do Entrecontos.

 

IV. DA PROMOÇÃO E REBAIXAMENTO

No final de cada certame, os 5 (cinco) últimos colocados da Série A serão rebaixados para disputar a Série B no certame imediatamente posterior. Seus lugares na Série A serão ocupados pelos 5 (cinco) primeiros colocados da Série B. Da mesma forma, os 5 últimos da Série B serão rebaixados para a Série C e os 5 primeiros da Série C serão promovidos para a Série B. Se no certame seguinte um ou mais dos 13 remanescentes da Série A não puderem participar, serão promovidos, na ordem, os melhores colocados da Série B que não haviam garantido acesso direto (6º, 7º, 8º, etc.), até que se preencham todas as vagas. O mesmo raciocínio vale para o acesso da Série C para a Série B.

O participante que “pular” um ou mais certames ingressará no campeonato através da Série C quando desejar concorrer novamente.

O participante que for desclassificado em um certame (por não comentar os contos que lhe cabiam dentro do prazo estipulado, ou frustrar o anonimato, ou qualquer outra violação das regras) perderá todos os pontos obtidos no ano e não poderá participar do desafio imediatamente posterior, voltando apenas, caso deseje voltar, na Série C do segundo torneio subsequente à falta de comprometimento com as regras.

 

V. PLANEJAMENTO DA TEMPORADA

———————————————
DESAFIO DO TRIMESTRE 01
———————————————
Temas:
• Fantasia
• Comédia

Período para envio:
01/02/2019 a 17/02/2019

Período para leituras, comentários e avaliações:
18/02/2019 a 30/03/2019

Divulgação dos resultados:
31/03/2019

 

———————————————
DESAFIO DO TRIMESTRE 02
———————————————
Temas:
• Terror
• Infantil / Infanto-Juvenil

Período para envio:
16/04/2019 a 30/04/2019

Período para leituras, comentários e avaliações:
01/05/2019 a 15/06/2019

Divulgação dos resultados:
16/06/2019

 

———————————————
DESAFIO DO TRIMESTRE 03
———————————————
Temas:
• Ficção Científica
• Sabrinesco (erótico)

Período para envio:
17/07/2019 a 31/07/2019

Período para leituras, comentários e avaliações:
01/08/2019 a 15/09/2019

Divulgação dos resultados:
16/09/2019

 

———————————————
DESAFIO DO TRIMESTRE 04
———————————————
Tema:
• Tema Livre

Período para envio:
17/10/2019 a 31/10/2019

Período para leituras, comentários e avaliações:
01/11/2019 a 15/12/2019

Divulgação dos resultados:
16/12/2019

 

OBS: O período de leitura, comentários e avaliações considera os prazos inicial e final do certame. Dependendo do número de participantes da Série C, poderá haver, para os concorrentes dessa série, divisão em subgrupos e um prazo intermediário para leitura parcial dos contos.

 

VI. DA AVALIAÇÃO

VI.A) Séries A e B

Os participantes da Série A avaliarão os participantes da Série B, e os participantes da Série B avaliarão os participantes da Série A.
Essa avaliação será realizada com atribuição de notas de 1 a 5 (aceitando uma casa decimal) e escolha de 1 favorito para cada critério abaixo.

O mesmo conto pode se repetir em mais de um critério. Entre parênteses, a nota que será acrescentada ao conto a cada indicação:

• Melhor técnica (+0,5)
Independente da história contada, qual conto te inspirou aquele sentimento de “quando crescer eu quero escrever assim!”? As frases mais bonitas, as metáforas mais inteligentes, a narrativa mais fluída… são sugestões de critérios para esse item.

• Conto mais criativo (+0,5)
Mesmo que o autor eventualmente tenha derrapado na execução, qual foi a história que você achou mais criativa? A reviravolta incrível no final, o personagem único, o cenário inédito, a sacada extremamente inspirada… são sugestões de critérios para esse item.

• Conto mais impactante (+0,5)
Para o bem ou para o mal, você não vai esquecer esse conto tão cedo. Talvez ele nem esteja tão bem escrito, ou a ideia não seja das mais originais, mas algo nele te marcou, fez o coração bater mais rápido, despertou uma raiva repentina ou fez escorrer uma lágrima.

• Melhor conto (+1)
Sem muitos critérios ou justificativas, qual foi o conto que você mais gostou?

 

VI.B) Série C

A Série C não possui um número definido de participantes (só saberemos ao término das inscrições de cada certame). Então listamos abaixo as possibilidades:

———————-
1 a 5 participantes
———————-
Não haverá competição.
Classificação automática de todos para a próxima Série B.
Pontuação de primeiro lugar da Série C para todos.
Os participantes deverão, obrigatoriamente, comentar os demais contos da Série C.
Voluntários das outras séries serão convidados para aumentar número de comentários.

————————-
6 a 19 participantes
————————-
Turno único, grupo único.
Os participantes deverão ler e comentar todos seus concorrentes de Série C e votar através do sistema de classificação de favoritos.

————————-
20 a N participantes
————————-
Divisão em subgrupos, conforme tabela abaixo (prevendo até 50 participantes. Seguiremos os mesmos critérios no caso de mais participantes). Números fracionados indicam que a divisão perfeita não foi possível e um dos grupos, sorteado aleatoriamente, ficará com um participante a mais ou a menos.
Dois turnos.

Primeiro turno: Leituras e comentários de outro subgrupo que não o seu. Votação através de classificação de favoritos.

Segundo turno: Grupo de finalistas composto pelos melhores de cada grupo. Integrantes do grupo final deverão ler e comentar os concorrentes que ainda não comentaram na primeira fase. Votação através de classificação de favoritos.

 

VII. DA PONTUAÇÃO

Tabela de pontuação conforme a classificação final em cada certame:

 

VIII. DA PREMIAÇÃO

Os 3 primeiros colocados da Série A e o primeiro colocado da Série B de cada certame, terão vaga garantida na antologia “Devaneios Improváveis” a ser organizada no final do ano. No total, serão 16 contos/autores selecionados. Caso o mesmo autor apareça no pódio por mais de uma vez, ele participará com apenas um dos contos, abrindo vaga para o segundo colocado da Série B do primeiro para o último certame. Ainda havendo repetição, abrir-se-ão vagas para os quartos colocados da Série A, do primeiro para o último certame e assim sucessivamente até chegarmos a 16 autores diferentes para compor a antologia.

Vale ressaltar que a antologia não possui fins lucrativos e a participação é totalmente gratuita. Só haverá custos se o autor desejar adquirir  exemplares físicos, impressos sob demanda, o que não é obrigatório de forma alguma.

Finalmente, o(a) participante que somar mais pontos ao longo dos 4 certames do ano, seguindo as regras de pontuação descritas no item “VII. DA PONTUAÇÃO”, será considerado(a) o(a) CAMPEÃ(O) DA LIGA ENTRECONTOS 2019 e será laureado(a) com o TROFÉU LENDÁRIO JAVALI, representando a honra ao mérito de ser eleito(a) o(a) melhor contista de língua portuguesa do ano. Da mesma forma, segundo e terceiro colocados na classificação final receberão brindes comemorativos do evento.

 

IX. CONSIDERAÇÕES FINAIS

É menos complicado do que pode parecer à primeira vista. Em resumo, basta escolher um dos temas disponíveis para o certame do trimestre correspondente, escrever o melhor conto que você puder dentro do limite de 2.500 palavras e nos enviar. Depois é só aguardar as instruções sobre quais contos deverá ler e comentar.

Sinta-se à vontade para esclarecer suas dúvidas, nesse próprio tópico, através do e-mail desafio.entrecontos@gmail.com, ou do nosso grupo no Facebook (clique aqui).

Boa sorte no desafio!

Anúncios

2 comentários em “Liga Entrecontos de Literatura 2019 – Regulamento

  1. José Ernesto Tonon
    9 de fevereiro de 2019

    Fantástico!
    Quero participar, vou tentar os quatro certames.

  2. Caliel Alves
    13 de janeiro de 2019

    Esse ano eu irei participar com certeza, como é minha primeira vez eu entrarei no certame C, vou reler o edital com mais calma e divulgarei no Facebook.

E Então? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Informação

Publicado em 11 de janeiro de 2019 por em Liga 2019 - Rodada 1.